Isto é um pensamento errado, seja qual for a distância focal, tipo 400/200/100/50, f4, é f4 em todas, ou seja teóricamente a luz que entra é igual, o t-stop das lentes é que pode diferirDesconhecendo a shaprness e presumindo que ambas tem o mesmo f#, eu usaria a 17mm. 10mm 'e tao wide que nas bordas ficas com imenso arrasto, e para o mesmo f# a 17mm deixa entrar mais luz.
Isto é um pensamento errado, seja qual for a distância focal, tipo 400/200/100/50, f4, é f4 em todas, ou seja teóricamente a luz que entra é igual, o t-stop das lentes é que pode diferir
Por princípio, sim, acho que pode deixar passar menos luz, sim. Depois vem a questão dos T-stops, por causa da dispersão da luz dentro do corpo da lente (devido à quantidade e qualidade dos elementos), e aí é que se tira a dúvida. Esta parte às vezes ainda me faz alguma confusão, confesso.
Considerando que a máquina só regula a exposição de 1/3 em 1/3 de stop, creio que só veremos alguma diferença na velocidade de obturador se o T-stop nessa abertura tiver uma diferença de pelo menos 1/3 de stop.
É algo que até posso testar mais logo, para este exemplo, já que tenho as duas.
A título de curiosidade, isto também está relacionado com aquela história de "não existirem" (entre aspas, vá) lentes zoom com abertura constante, pois o que elas fazem é aumentar o diâmetro do diafragma à medida que fazes zoom, para compensar esse diâmetro extra que é necessário. Isto é, as lâminas não ficam quietas, à medida que aumentas a distância focal.
Basicamente, f = [distância focal] / [diâmetro do diafragma]
Resolvendo em ordem ao diâmetro do diafragma, temos que ele é igual à [distância focal] / [f]
E é aqui que eu dou um nó no miolo, porque esta fórmula só me diz que diâmetro é necessário no diafragma para que corresponda uma certa abertura f/x, o que, no meu entender, não se traduz necessariamente em T-stops. E com isso fico a cismar que as duas lentes deveriam dar exposições iguais, a menos que houvesse muita diferença na qualidade e/ou quantidade de elementos
Claro que deixa entrar menos luz, tens uma abertura maior entra mais luz, as simple as that...
Isto nao e' nenhuma teoria, e' matemática e física elementar! Uma 400mm a f4 deixa obviamente entrar mais luz que uma 16-50 f4, a questão e' que tens de obviamente afastar com a 400mm para teres a mesma imagem.
Uma 400mm a f4 tem uma abertura com uma área de 7850 mm^2, a 16-50 a 50mm tem uma área de 123mm. A 400mm deixa entrar bem mais luz, isto já nem e' discutir fotografia, mas sim física.
Tens que ter noção que uma 400mm esta a fazer zoom, logo nao vais apanhar a mesma área que uma 50mm, portanto podes de facto ter menos luz porque estas a apanhar menos imagem, o FOV e' menor. O melhor teste que podes fazer e' pegar em duas focais diferentes, usar a mesma abertura (f stop), e com as distancia focal mais longa afastar-te mais (ou aproxima-te mais com a menor) para teres +- a mesma imagem, e garanto-te que vais ter uma shutter speed mais rápida na lente mais longa
The 24mm f/2 lens collects light from a comparably wider field of view than the 100mm f/2. Since they’re both f/2, they both capture light at the same “speed”. So for equal shutter speeds, they should provide the same illuminance at the sensor. So in terms of exposure value, the 24mm lens will produce equivalent brightness images for any given ISO and shutter speed because it’s pulling light from more of the scene than the narrower 100mm lens, hence the identical f/number rating. The long lens collects more light at a time from a smaller area of the scene while the short lens collects less light at a time from a larger area of the scene.