A leitura que tiro é que provavelmente a Vodafone está a chegar ao seu limite no que toca a IPs disponíveis para os clientes. Então, como medida preventiva, devem ter começado a limitar os IPs.
Mentalizem-se de uma coisa coisa: Tenha o cliente razão ou não, seja por usar equipamentos da Vodafone ou não, esta situação É do lado da Vodafone e foi uma alteração UNILATERAL da parte deles. É omisso no contrato deles, é verdade... mas não deixa de ser a perda de algo bom que a Vodafone tinha, que era permitir mais que um IP público (e sim, não eram só 2 IPs públicos, eram mais até). Por isso, na minha opinião, sim foi algo mau da parte deles... foi uma má decisão da parte deles.
Não obstante, a MEO continua a permitir mais que um IP público, o que deixa agora a MEO em vantagem em relação à Vodafone em mais um ponto. Neste momento, as únicas coisas melhores que a Vodafone (ainda) tem são os pings rápidos, capacidade da ligação e velocidade. De resto, o serviço da MEO Fibra está superior.