Substituir router Vodafone fibra

Para te poder ajudar, qual é a configuração que tens? (router vlans/portas)

A configuração que tenho neste momento é:
ONT > Asus > Porta 1 e 2 > Internet (VID 100 Prio 1)
> Porta 3 > Box (VID 105 prio 1)
> Porta 4 > pap2t (VID 101 Prio 1)​

Só me falta mesmo o telefone fixo.

Obrigado pela ajuda.

EDIT: Afinal o meu router não está a reconhecer a vlan para VoIP.
Está assim.
Mas está bem configurado.


EDIT 2:
Afinal a Vodafone já estava a preparar o caminho para apenas um ip...
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Equipamentos/Troca-de-Router/td-p/247852
 
Última edição:
A leitura que tiro é que provavelmente a Vodafone está a chegar ao seu limite no que toca a IPs disponíveis para os clientes. Então, como medida preventiva, devem ter começado a limitar os IPs.

Mentalizem-se de uma coisa coisa: Tenha o cliente razão ou não, seja por usar equipamentos da Vodafone ou não, esta situação É do lado da Vodafone e foi uma alteração UNILATERAL da parte deles. É omisso no contrato deles, é verdade... mas não deixa de ser a perda de algo bom que a Vodafone tinha, que era permitir mais que um IP público (e sim, não eram só 2 IPs públicos, eram mais até). Por isso, na minha opinião, sim foi algo mau da parte deles... foi uma má decisão da parte deles.

Não obstante, a MEO continua a permitir mais que um IP público, o que deixa agora a MEO em vantagem em relação à Vodafone em mais um ponto. Neste momento, as únicas coisas melhores que a Vodafone (ainda) tem são os pings rápidos, capacidade da ligação e velocidade. De resto, o serviço da MEO Fibra está superior.
 
Se puderes enviar os scripts, agradecia.

Aqui tens os links para baixar os dois scripts do xptopt referente ao Asus RT-AC68U:

https://www.dropbox.com/s/6aeah7g0jsiec71/AC68U-NO_IPTV.sh?dl=0
https://www.dropbox.com/s/cuqcdfps0ds8imb/AC68U-MRL-V1.sh?dl=0

(Se quiseres puxar direcatmente para o router em telnet com wget (como no tutorial) tira o ?dl=0 do fim do link.


omo não têm porta gigabit tenho evitado usa-lo

Sim, tambem estou convencido a comprar o switch, mas entretanto ate terca vou tentar ver se consigo por isto a trabalhar e pelo menos provar o conceito.

Estava com esperanca que configurando o linksys como switch era so substituir o TC mas a primeira tentativa esta tarde nao funcionou. O problema do DD-WRT e a quantidade de settings que isto tem - vou agora brincar com vlans e os settings a ver se consigo por isto a funcionar.


Só me falta mesmo o telefone fixo.

Obrigado pela ajuda.

EDIT: Afinal o meu router não está a reconhecer a vlan para VoIP.

Tambem estou com o mesmo problema. o PAP2T diz-me que "can't connect to login server". Nao tenho a certeza se e um problema de definicoes ou vlans. A outra conta SIP que tenho configurada continua a registrar-se sem problema.


Alguem sabe como fazer passar 2 vlans na mesma porta com o asusmerlin sem usar o script do xptopt? eu preciso tanto de internet (outra conta sip) como da vlan do telefone (para o telefone da vodafone) a sairem da mesma porta. Qualquer ajuda agradecia.
 
A configuração que tenho neste momento é:
ONT > Asus > Porta 1 e 2 > Internet (VID 100 Prio 1)
> Porta 3 > Box (VID 105 prio 1)
> Porta 4 > pap2t (VID 101 Prio 1)​

Só me falta mesmo o telefone fixo.

Obrigado pela ajuda.

EDIT: Afinal o meu router não está a reconhecer a vlan para VoIP.
Está assim.
Mas está bem configurado.


EDIT 2:
Afinal a Vodafone já estava a preparar o caminho para apenas um ip...
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Equipamentos/Troca-de-Router/td-p/247852

Boas,

De fato o que aparece na 1º foto parecia que não estava bem configurado... Pressupondo que está ok, obtens ip 10.x no pap2t?
 
A configuração que tenho neste momento é:
ONT > Asus > Porta 1 e 2 > Internet (VID 100 Prio 1)
> Porta 3 > Box (VID 105 prio 1)
> Porta 4 > pap2t (VID 101 Prio 1)​

Só me falta mesmo o telefone fixo.

Obrigado pela ajuda.

EDIT: Afinal o meu router não está a reconhecer a vlan para VoIP.
Está assim.
Mas está bem configurado.


EDIT 2:
Afinal a Vodafone já estava a preparar o caminho para apenas um ip...
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Equipamentos/Troca-de-Router/td-p/247852

Boas,

De fato o que aparece na 1º foto parecia que não estava bem configurado... Pressupondo que está ok, obtens ip 10.x no pap2t?
Não, o ip que tenho está no range de 192.168.x.x.
Realmente não percebo porque não me dá...

Se está na range 192.168.x.x , significa que não está a passar a vlan101 para o pap2t.
Significa que no 1º screenshot que enviaste está correto vlan 1 para a porta do pap2t e obtem o ip 192.168.x.x .
 
Boas,

De fato o que aparece na 1º foto parecia que não estava bem configurado... Pressupondo que está ok, obtens ip 10.x no pap2t?


Se está na range 192.168.x.x , significa que não está a passar a vlan101 para o pap2t.
Significa que no 1º screenshot que enviaste está correto vlan 1 para a porta do pap2t e obtem o ip 192.168.x.x .

Boas,
Já consegui a vlan 101 para o pap2t no entanto o bicho (telefone) não toca e aparece como chamada não atendida ao fim de 2 segundos de aparecer o numero no display.
Como é que eu faço para aceder ao webgui do mesmo, uma vez que o ip já não está disponivel?
Obrigado
 
Boas,
Já consegui a vlan 101 para o pap2t no entanto o bicho (telefone) não toca e aparece como chamada não atendida ao fim de 2 segundos de aparecer o numero no display.
Como é que eu faço para aceder ao webgui do mesmo, uma vez que o ip já não está disponivel?
Obrigado

Para acederes ao webgui dado que está na vlan101, é trocares temporariamente de porta, assim fica temporariamente na vlan1.
Acho que para isso estar-te acontecer talvez seja a impedância da linha fxs, tenta alterar para este valor "270+750 | | 150nf" no menu regional no final da página.
 
Para acederes ao webgui dado que está na vlan101, é trocares temporariamente de porta, assim fica temporariamente na vlan1.
Acho que para isso estar-te acontecer talvez seja a impedância da linha fxs, tenta alterar para este valor "270+750 | | 150nf" no menu regional no final da página.

Agradeço mas não surtiu efeito ou seja, não toca e depois aparece "1 nova chamada" (agora aguentou um pouco mais) mas se eu atender apesar de dizer "1 nova..." ele aceita a chamada.
Já aumentei os tons no terminal mas mesmo nada, continua sem tocar aquando recebe uma chamada.
 
Um amigo meu vai comprar este router:
https://dl.ubnt.com/datasheets/edgemax/EdgeRouter_X_DS.pdf
https://www.ubnt.com/edgemax/edgerouter-x-sfp/

Ele nem tem fibra na zona dele, mas ao olhar para as specs do router, vi que tinha uma porta SFP onde se pode ligar um transceiver.

Fiquei com curiosidade se é possivel ligar a fibra da VFD directamente ao router e nao usar o ONT.
Basicamente queria saber se há um transceiver compativel com a fibra da VDF e se teoricamente se pode usar este router sem o ONT?

Viva.

O teu amigo chegou a comprar esse equipamento ?

Estou a pensar comprar comprar um EdgeRouter para substituir o Thompson da Vodafone, mas era bom ter uma opinião de quem já testou o "ecossistema" primeiro :)

Obrigado
 
Há transceivers compatíveis com a VDF Fibra.
As frequências são conhecidas, e o chicote de fibra usado para ligar ao ONT é típico e compra-se por quaisquer 5€.

No entanto, a menos que o cliente saiba como são feitas as configurações e autenticações na rede da VDF, o equipamento não vai conseguir funcionar como ONT.
 
Eu só quero trocar o router, peço desculpa mas não deixei isso claro.

Gostaria de trocar também o ONT (menos um aparelho ligado) mas percebo as dificuldades disso. Talvez mais tarde, quem sabe :)
 
Eu só quero trocar o router, peço desculpa mas não deixei isso claro.

Gostaria de trocar também o ONT (menos um aparelho ligado) mas percebo as dificuldades disso. Talvez mais tarde, quem sabe :)

Boas,
Já viu ou levou em consideração equipamentos Mikrotik?
A nível de valor e capacidades são bastantes bons.

O único senão é que temos de configurar o equipamento na sua totalidade mas existem bastantes tutoriais no YouTube.
 
Há transceivers compatíveis com a VDF Fibra.
As frequências são conhecidas, e o chicote de fibra usado para ligar ao ONT é típico e compra-se por quaisquer 5€.

No entanto, a menos que o cliente saiba como são feitas as configurações e autenticações na rede da VDF, o equipamento não vai conseguir funcionar como ONT.
As configurações arranjam-se com facilidade ou é pincel?
 
As configurações arranjam-se com facilidade ou é pincel?
Mikrotik e 6* eu estou a mudar da NOS para a Vodafone e tinha mikrotik em casa com a NOS em modo Bridge, dá trabalho mas tu é que decides como a tua rede funciona. No meu caso até tenho um AP que "bebe" as configuração do router principal, se precisar de mudar uma configuração de wifi ela migra por toda a rede.
Mas conseguires por a funcionar com fibra tens de saber muito bem os protocolos e definições utilizadas pela Vodafone, mas a rede a partir do fim da fibra e tua e tu é que mandas nela.
 
Eu tenho o AC-68U a trabalhar em condições na Vodafone, mas achei interessante a hipótese de mandar Thomson e ONT da Vodafone embora.

Há maneira de eu aceder ao ONT da Vodafone para retirar as configurações?
 
Mikrotik e 6* eu estou a mudar da NOS para a Vodafone e tinha mikrotik em casa com a NOS em modo Bridge, dá trabalho mas tu é que decides como a tua rede funciona. No meu caso até tenho um AP que "bebe" as configuração do router principal, se precisar de mudar uma configuração de wifi ela migra por toda a rede.
Mas conseguires por a funcionar com fibra tens de saber muito bem os protocolos e definições utilizadas pela Vodafone, mas a rede a partir do fim da fibra e tua e tu é que mandas nela.

Conseguiste remover completamente o ONT ?

Em caso afirmativo, não queres explicar aqui à malta como ? :)
 
Back
Topo