Dúvidas Criar VPN para acesso a equipamentos

filjoa

Power Member
viva,

tenho um router da MEO TG784n v3, e gostaria de saber se é possivel criar uma VPN no router para externamente ter acesso remoto por IP a todos os outros PCs que tenho por acesso remoto ou assim...

já li alguns artigos e por o que me parece, tenho de ter um servidor VPN (um PC dedicado para o efeito sempre ligado), é mesmo necessário ou consigo fazer tudo no router?

sei que por exemplo é firewalls tipo Fortinet, que tem uma aplicação client que faz a ligação cliente à rede interna e trabalho de onde quizer nessa mesma rede interna (exemplo do que tenho na empresa).

posso fazer algo deste tipo para casa? o que necessito?

com o equipamento que tenho resolve ou tenho de comprar alguma coisa mais?

cumps
 
no caso de eu querer um router VPN aconselham algum?

se eu usar um PC para fazer de server VPN, depois de fazer a ligação do exterior tenho acesso a toda a minha rede?

cumps
 
se calhar estou a fazer uma pergunta estupida... mas se eu instalar este software ou um outro qualquer do género num PC, depois no portatil que anda comigo tenho de tenho de criar a ligação VPN certo?

após isso depois eu quero aceder a um outro PC que está na rede, que é diferente do IP que tem o PC onde está instalado o Server VPN, posso o fazer com um simples acesso remoto do windows escrevendo o IP, ou tenho de aceder primeiro à maquina onde está o Server VPN e depois dai aceder ao PC em questão?

cumps
 
Back
Topo