Melhores serviços Cloud - uso particular

queiroga12

Power Member
Boas,

estou interessado em arranjar um serviço de cloud para uso pessoal, basicamente para servir de backup a todas as coisas que vamos arranjando, para me salvaguardar de as perder.

Tenho estado a estudar o que há por aí de ofertas, começando pelas mais conhecidas (google drive, onedrive, dropbox, etc), ver quanto cobram e quanto oferecem.

Ora a dropbox é estupidamente cara para o armazenamento que oferece, nem vejo nenhuma vantagem que outros não tenham.

A onedrive parece-me um bom serviço, por 8.25€/mês temos direito a 5tb e ainda ao office 365.

Mas a que mais me surpreendeu foi a amazon. Por menos de 4,5€/mês oferece espaço ilimitado. A restrição parece que é apenas para fotos e vídeos mas fora isso não vejo nenhum senão...

Alguém usa a da amazon? Recomendam? Caso não, qual usam e porquê?


Obrigado
 
Boas


Eu adoptei uma abordagem diferente e sugeria o mesmo. Ter um equipamento em casa ou escritório que seja o servidor, em vez do mesmo estar num servidor de uma empresa qualquer por x€/mês.

Existem duas soluções para o efeito:
- um NAS
- um PC a correr ownCloud ou nextCloud via php. Pode adicionalmente servir para mais coisas ao mesmo tempo.

No meu caso acabei por configurar um servidor num mini-desktop. Adicionalmente, o mini-desktop (do tamanho de uma carteira) é ainda media center.
Qualquer CPU dos mini desktops actuais corre owncloud sem qualquer dificuldade, a capacidade de armazenamento só depende do disco que lá metes (no meu caso, 1TB). Ou seja, é fácil configurar um sistema capaz com 200€ para ter 1TB e muito provavelmente, poderás usar para mais algo para alem da cloud pessoal (nem que seja para criar uma pagina WEB). A partir daí, o custo operacional é extremamente baixo, visto que a maquina estará quase sempre em idle a gastar perto de 5W.
Suporte windows (para o servidor) já acabou à algum tempo. Ainda usei o server em windows, quando migrei para linux a diferença de desempenho foi literalmente 6x melhor. Tutorials é o que não falta.


cump.
 
Por mim continuo a preferir ter 2 discos a fazer Raid 1 e com uma partilha online com dyndns .. serviços cloud nunca sabemos o dia de amanha .. Dados que precisamos de aceder diariamente e nao ha problema de perda OK .. de resto .. gosto de manter uma copia cmg .. ja perdi bastante informação com o megaupload
 
Por aqui PC+NAS e sincronizaçao na hora para a cloud da Amazon, mas infelizmente a Amazon anunciou recentemente que iria deixar de ter os planos de ilimitado para todos os ficheiros, e em dezembro quando expirar o meu contracto com a amazon deverei ir para a Onedrive porque oferece o que preciso e ao preço que eu ainda posso pagar. tenho tambem dropbox pro(pago pela empresa) mas 1tb nao chega, preciso de 3-4tb e apenas particular.
se ate dezembro surgir mais opçoes dentro daquilo que pretendo seria optimo.
 
Os problemas de NAS ou discos em RAID é que isso não é um verdadeiro backup, que era o principal propósito.

Os NAS por si só (sem RAID) é apenas um disco ligado à net, conseguimos ter os nossos ficheiros acessíveis em qualquer lado mas se o disco arde, lá se foram os dados. O RAID melhora em alguns aspectos mas caso um ficheiro se corrompa num dos discos, no outro também. Caso um dos discos apanhe um vírus, o outro também irá apanhar. Em caso de roubo/desastre/etc em casa, também perdem tudo.

Obviamente que o ideal seria o 3-2-1 mas não acho que seja preciso isso tudo, basta-me ter os ficheiros localmente em casa e numa cloud fora de casa.

Para já como estou a fazer backup de pouca coisa, consigo safar-me pelas clouds gratuitas e vou espalhando as minhas coisas um pouco por todo o lado. Sei de ferramentas que aglomeram vários serviços de cloud num só (fazendo como se tivesse tudo num só sitio) mas ainda não tive tempo para explorar bem isto.
 
Hubic e gratuito 25gb se enviares convites e aceitare tens mais 5gb por cada e no caso de necessitarem de mais por 50euros tens 10 tb.. Ou seja uma nas com raid custa no mínimo 200€... com disco de 2tb em raid 1 ou 4tb em raid0


Com hubic não dispendes de todo o investimento de uma ves...
no caso da NAS se avaria é uma carta de trabalhos mesmo em raid...
Na hubic existe redundância de servidores
.podes com o Dropbox ou drive sincronizar com o PC / tablet e telemovel e podes ainda ter a pasta para sincronizar e outras para backup
 
Vamos desenterrar isto.

Possuia o OneDrive com 50GB - Uso no dia-a-dia. Tenho uma conta hubiC com +50GB.

Encontrei recentemente esta:
Zoolz alguem conhece? 100GB grátis.
 
Por aqui PC+NAS e sincronizaçao na hora para a cloud da Amazon, mas infelizmente a Amazon anunciou recentemente que iria deixar de ter os planos de ilimitado para todos os ficheiros, e em dezembro quando expirar o meu contracto com a amazon deverei ir para a Onedrive porque oferece o que preciso e ao preço que eu ainda posso pagar. tenho tambem dropbox pro(pago pela empresa) mas 1tb nao chega, preciso de 3-4tb e apenas particular.
se ate dezembro surgir mais opçoes dentro daquilo que pretendo seria optimo.

Infelizmente também ando à procura de alternativas à Amazon "ilimited" Cloud Drive. Tenho lá 1TB em Fotos e Vídeos, e Docs + E-mails.
Já ando a considerar o que fazer, e por isso achei esta thread.
Preciso de rapidez de acesso, mas também estar disponível em qualquer lado.

Ontem e hoje pensei no assunto, e depois de ler isto vou adoptar o seguinte sistema:
Comprar um HDD externo simples de 1TB e lá fazer backup, sincronizando com a OneDrive que irei contratar.
Agora, parece-me um bom negócio contratar o serviço e ter o Microsoft Office disponível para usar, mais os meus sobrinhos (1 licença), irmã (+1) e cunhado (+1) e pai (+1), e comigo perfazendo os 5 users do serviço (cada um com direito a 1T).

Simplesmente parece lógico.
Alguém tem opinião diferente (mais barato, mais seguro, mais prático)?
 
Infelizmente também ando à procura de alternativas à Amazon "ilimited" Cloud Drive. Tenho lá 1TB em Fotos e Vídeos, e Docs + E-mails.
Já ando a considerar o que fazer, e por isso achei esta thread.
Preciso de rapidez de acesso, mas também estar disponível em qualquer lado.

Ontem e hoje pensei no assunto, e depois de ler isto vou adoptar o seguinte sistema:
Comprar um HDD externo simples de 1TB e lá fazer backup, sincronizando com a OneDrive que irei contratar.
Agora, parece-me um bom negócio contratar o serviço e ter o Microsoft Office disponível para usar, mais os meus sobrinhos (1 licença), irmã (+1) e cunhado (+1) e pai (+1), e comigo perfazendo os 5 users do serviço (cada um com direito a 1T).

Simplesmente parece lógico.
Alguém tem opinião diferente (mais barato, mais seguro, mais prático)?

A opção de Onedrive parece ser a melhor actualmente, mas para quem tem apenas necessidade de 1TB, no meu caso com 3TB ainda nao encontrei uma solução até 100€/ano.
 
Boas


Eu adoptei uma abordagem diferente e sugeria o mesmo. Ter um equipamento em casa ou escritório que seja o servidor, em vez do mesmo estar num servidor de uma empresa qualquer por x€/mês.

Existem duas soluções para o efeito:
- um NAS
- um PC a correr ownCloud ou nextCloud via php. Pode adicionalmente servir para mais coisas ao mesmo tempo.

No meu caso acabei por configurar um servidor num mini-desktop. Adicionalmente, o mini-desktop (do tamanho de uma carteira) é ainda media center.
Qualquer CPU dos mini desktops actuais corre owncloud sem qualquer dificuldade, a capacidade de armazenamento só depende do disco que lá metes (no meu caso, 1TB). Ou seja, é fácil configurar um sistema capaz com 200€ para ter 1TB e muito provavelmente, poderás usar para mais algo para alem da cloud pessoal (nem que seja para criar uma pagina WEB). A partir daí, o custo operacional é extremamente baixo, visto que a maquina estará quase sempre em idle a gastar perto de 5W.
Suporte windows (para o servidor) já acabou à algum tempo. Ainda usei o server em windows, quando migrei para linux a diferença de desempenho foi literalmente 6x melhor. Tutorials é o que não falta.


cump.



aqui utiliza-se Raspberry 3 com um disco.. linux em cima e siga! super eficaz! alem de backup, faz de excelente media center!

sei que esta era informática caminha para cloud, mas vai acabar com a palavra "particular", é a minha opinião
 
Eu por mim ia para um NAS mesmo.
Se não queres nada de mais e apenas como nuvem particular, eu metia um NAS razoável com duas baias dois discos de 8TBs em RAID1 e siga.
Ai e tal o RAID dá problema depois...
Prefiro um problema depois que consigo resolver com um disco externo em caso de ter algum problema do que perder os meus dados...

Só mais uma sugestão, seja qual for a ideia que optes, se fizeres RAID compra discos iguais mas em lojas diferentes.
 
Back
Topo