Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Embora também não seja entendido na coisa, já apanhei que cada caso é um caso e o ideal é testar redes* e equipamentos de lojas que permitam a devolução.
Vivo numa zona urbana e em 4G tenho 2MB enquanto em 3G chego aos 12MB. Comprei uma antena que, segundo n recomendações me iria resolver o problema em 4G mas o ganho é insignificante.

*deves começar exactamente por testar redes antes de optar por uma solução duradoura

Boas, se isso acontece é porque a estação tem algum problema. Podes instalar o G-Netrack e ver o sinal que recebes. Mesmo com -105dBm em 4G consegue-se velocidades na casa dos 12Mb.
 
ola boa noite a todos!
Se alguem me puder ajudar agradecia bastante, sendo a minha situação a seguinte:
Vivo numa zona rural onde somente chega a adsl, mas a velicidade é no max 3/4Mb. Pelo que tenho lido a alternativa seria colocar a Internet movel.
Tinha pensado o seguinte:
- adquirir um cartão Meo (é a melhor operadora na minha zona) e comprar um rooter 4g, desses que a ***** tem, 45€ +-, adicionando uma antena externa 4g ao rooter,

gostaria que me dessem o vosso feedback, pois nao entendo muito do assunto.

cumprimentos

Se apanhas 4G certamente consegues maiores velocidades. Confirma primeiro com um telemóvel e faz um speedtest.
 
Olá, venho à procura de ajuda pois nao percebo muito disto.
A minha situação é a seguinte, sou cliente da vodafone (net por 4G, aqui não á fibra) e até entao estava satisfeito, tinha 20 megas de download, 10 de upload e trafego ilimitado, contudo eles agora vao retirar o trafego ilimitado da net 4g, ficando apenas com 100 gigas mes, como para mim isso é muito pouco procuro uma alternativa, ao ligar a vodafone eles dizem que nao tenho alternativa entao decidi testar a NOS e a MEO, a NOS aqui nem 1 mega apanhava (veio cá o tecnico) e tenho agendada a vinda de um tecnico da MEO para esta semana, mas aqui so custuma existir boa rede vodafone logo acredito que o teste com a MEO tambem sera muito mau.
Ao pesquisar como ter melhor sinal deparei-me com este topico, mas eu nao percebo nada disto.
Será que alguem me pode ajudar a apanhar um bom sina 4g onde moro?
 

As antenas interiores baratuchas de 10/20/30 € é deitar dinheiro ao lixo... folha de alumínio e uns arames faz o mesmo efeito que é mínimo. Com as exteriores já se conseguem ganhos que compensam mas se o sinal é fraquito e a rede estiver sobrecarregada é mais dinheiro para o lixo.

Uma antena não faz milagres nem melhora o que já é mau na origem...
Não te fixes no 4G porque o que não falta é zonas onde o 3G é superior. Isso do 4G é enganador e deves experimentar sempre o 3G
 
Olá, venho à procura de ajuda pois nao percebo muito disto.
A minha situação é a seguinte, sou cliente da vodafone (net por 4G, aqui não á fibra) e até entao estava satisfeito, tinha 20 megas de download, 10 de upload e trafego ilimitado, contudo eles agora vao retirar o trafego ilimitado da net 4g, ficando apenas com 100 gigas mes, como para mim isso é muito pouco procuro uma alternativa, ao ligar a vodafone eles dizem que nao tenho alternativa entao decidi testar a NOS e a MEO, a NOS aqui nem 1 mega apanhava (veio cá o tecnico) e tenho agendada a vinda de um tecnico da MEO para esta semana, mas aqui so custuma existir boa rede vodafone logo acredito que o teste com a MEO tambem sera muito mau.
Ao pesquisar como ter melhor sinal deparei-me com este topico, mas eu nao percebo nada disto.
Será que alguem me pode ajudar a apanhar um bom sina 4g onde moro?

Se me disseres a localidade onde moras posso verificar as estações envolventes e dar uma opinião sobre o assunto.
 
Tens mesmo ai ao lado a estação de Viavai que é uma torre com mais de 50m e com um sector a 270º mesmo apontado para a aldeia do outro lado do IC3, o problema é o monte, senão o sinal seria excelente. Mas mesmo assim deve ser a estação que estas a receber.
Instala o G-NetTrack deixa estar uns uns 5 minutos e depois faz um screenshoot e coloca aqui para perceber qual é a estação que chega ai mais forte.


oqPj2918kjRx16ul5F4d2h6Xk30B4Aq2B962sccCsQ91UjKExMAP5MLvoG7GRcYq0lLvcp1iYmodgQEhHrPcYyHir5jxl52qGezQL8FmlvTkT4_bSS1o7BNnv7-LfbKmgHqfHI-Gz46Y7KGu8vGepBa7991Oa6aagbHcZiBhXbHNM--9AuQ0Panb90M3CmaMbn2BMtRbAUcZot12A7zkZaVMIB7cvY4y6T-lxfinHOIAfxeq6-XyyCkX0aVfKDbv40ij112RNhD_A32JB3ZM3NkserrwKNf23mt5gYc5b6CV-aYENUZ17DKJXXaq5garu5iLgVAW7ZxKqP7Uytl9KqTr4-zlDJ4IwFCjpc56B6p7kwnhl3CFfh5SP-gfhho6zQ9n3Qbq3zH_usS6HhS8zsQFOdK26CDWPJbviD9-jlr0JswoUI59yfWBLW4LMUONSUY8MQdg1s-xQvkom2RjDSyWNWacy449jRJJzEsz0NTtNvBcewdOYIV3dZcY1APEATInwgaU-NYYL1K6OyBm1Rvmsv4Q8vyT9L0zme7u047FjFbrgEWtrChu4kDWwdfsvyiVNV6cd4Imk86WHOqlP48RmO3VQ38XS7VyYfbpSYajHFDghvYdSdRpfrlo0EioHdvE9H2Rea2N715sLlO5Qni0x82zGqjJwvztS_ZaxBojCg=w1064-h669-no



I6RJy1pfoF1iqsyjHWtdLIsJWQpA-vxDXj3nUmsS4HSxJLLPc-cgnb8sjazFImHD6sTuUqh8WVljWiv1DPcjZlwbih9Pqqb69LdI-vDH8Y9zblpC0O5Vpohi8yoNX_E-7nuYxi4EU_wQasfJf2lusJ_gbapdAK_kmpaC-yis3G_S9D6ho7cBYcJrno8Ipvrqp-ooCxkJv1KJs0j320Q4CMc_GYa9T1ZyjIxOmw9Upb0rLE26nyUnn-EKn71CMrCTEZiqcYyznmfwXSBIONEMlcCeMMN83IE_nYy5GYeNrzPLZ-M9qfwNceEhghXMYSlg3p_MZ6r3CE2gXhmH-xR2hMi-POOxv8a3fCOnnJo4v9brP_8D4Rh4UyZCIzIs2RLcJDFqCqRg7Bp957wmyalYmQrSYA5l9A7WIakBh4YdRwh2f2SlmDnBSozVankL0TdvbCDt2pBcs7tmeqqMPKIn1OEH4NCbSYPm2PRRVvrpclSJA9f3d83KrrQMER9z9jzwuBpMy44zmdY_dppRxaoxu9xmcjfIQXrtoGy3QqNn2-xlH9zaCUZxUq5GdU17mfs2uUYHCT_JR7fEBlJDN9gKkLjGTj3wRHhaYxEuMSMJnmuouij5eEmcA9Kj=w1064-h669-no
 
Última edição:
Tens mesmo ai ao lado a estação de Viavai que é uma torre com mais de 50m e com um sector a 270º mesmo apontado para a aldeia do outro lado do IC3, o problema é o monte, senão o sinal seria excelente. Mas mesmo assim deve ser a estação que estas a receber.

A meo nessa zona tem 4G e boas velocidades. A NOS aí perto também tem 4G
Mas a MEO é bem superior nessa zona


Pois o problema é mesmo o monte, veio ca o tecnico da NOS hoje e tinha apenas 60 kps de download, o da MEO vem quinta feira mas tou com receio que vao ser maus valores tambem pois a aldeia esta rodeada de montes.


Instala o G-NetTrack deixa estar uns uns 5 minutos e depois faz um screenshoot e coloca aqui para perceber qual é a estação que chega ai mais forte.

instalei o gnettrack lite mas isto acho que esta a fazer a leitura da rede vodafone pois o cartao no telemovel é vodafone, de qualquer das formas ca esta o screenshot

hVh8Rh0.jpg
 
Pois o problema é mesmo o monte, veio ca o tecnico da NOS hoje e tinha apenas 60 kps de download, o da MEO vem quinta feira mas tou com receio que vao ser maus valores tambem pois a aldeia esta rodeada de montes.




instalei o gnettrack lite mas isto acho que esta a fazer a leitura da rede vodafone pois o cartao no telemovel é vodafone, de qualquer das formas ca esta o screenshot

hVh8Rh0.jpg

Yep Vodafone claro.

MCC (mobile country code) : 268 indica o país
MNC (mobile network code) : 01 indica o operador
01 - Vodafone
03 - NOS
06 - MEO

Supostamente a Phone-ix terá o 04.

Ora esse cellid 52826 é mesmo da estação Viavai e do sector 270º UMTS 900 que está apontado para a tua zona.
Esse valor RSCP -86 é bom tendo em conta o monte que tens pela frente e a qualidade que te chega é também boa.
Com uma antena yagi apontada facilmente ganhas na boa uns 12dB.

Da MEO tens ai a Isidoro Taliscas, deve ser alguma antena na cobertura de um pavilhão.

KC_-jcNPKkZp_2z6SFITmQeK3-ZXCwHULIvZcgjRgthLy-MLyJMbHnTpReVl0PFc1Sp51Xg1Iapg-1S6ZVepNgX7Axkpz4KDvYpFiOu6pYxoINQpa_YCg7aDKy5f2a65Lsyg_ZMKIHTb0GY_INz8sRZjd0ID6T3YJd8W8NiH0hTegT9evSxAjpugN3OtNg7pFUHMuOTxdcp1GpdybC3sAqIaXGH881wQJMlubdr8gbxsuU1STrP0bHPbit_3Lcel4qDE0NxUPqgbyOEpWqxY1TBf1KK_KoGdnFDdwdd1Za3DritPONsvYwyVoz6KSaqxk8rbYej7IpFdUIr1TmTUaFhspuEgPy-q5OCD2xr6HaDcckzpgM5Z3k26sJVZC1Hs8FVQt5xLjugyTgufRi_jKMFCy_R7No7A90UOR0na6NAcqUbK5cW6TNklhpTwNaDdouvzLdP_AIwuw3lZP2DO6m9q6CeY6dVPjYaDb18bILohsS6WN_gwAI1z0ATl9cY69q6uW9L5aybedqus4dySeS0rlKDPKjH7KKg3rQU4y7I4n7AWvVklgM6gNmAOo20wZM7pQutX4HPxsBs64gFjcqYYEBBoqEl8_aAye-sMqiEWzsdpxXoLO6bO=w666-h583-no
 
Pede alguém que seja MEO que faça um speedtest no telemóvel e logo tens uma ideia. Podes sempre tentar colocar uma antena externa mas....
 
Da MEO tens ai a Isidoro Taliscas, deve ser alguma antena na cobertura de um pavilhão.

aquilo é uma pedreira, deve ser algo privado, sei lá.

Esse valor RSCP -86 é bom tendo em conta o monte que tens pela frente e a qualidade que te chega é também boa.
Com uma antena yagi apontada facilmente ganhas na boa uns 12dB.

entao achas que a MEO talvez apanhe algo?

Pede alguém que seja MEO que faça um speedtest no telemóvel e logo tens uma ideia.

o problema é que nao conheço ninguem com numero MEO porque aqui na zona é tudo vodafone

Podes sempre tentar colocar uma antena externa mas....

eu até colocava, nao percebo é nada disso
 
Já agora pedia um pouco mais de ajuda, será que alguem podia colocar o link para uma loja que venda uma dessas antenas 4g que aumenta o sinal?
 
Eu comprei uma vez dos chineses. Não valia nada. Ou gastas dinheiro e metes uma coisa minimamente em condições ou então deixa estar.
 
Eu comprei uma vez dos chineses. Não valia nada. Ou gastas dinheiro e metes uma coisa minimamente em condições ou então deixa estar.

Quase 100% dessas antenas chinesas que aparecem no ebay a dizer 20 dBi 30dBi não passam de pura mentira, se tiverem 2 ou 3 dBi é uma sorte!!!

Outra coisa que vi ai foi pessoal a usar antenas de TV?????
A impedância dessas antenas é 75 ohm, em sistemas de rádio a impedância é de 50ohm!!! Depois dizem que dá melhor, claro que dá, até se esticarem um fio no ar dá melhor.
 
Back
Topo