Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Obrigado pelas vossas respostas! Acabei por ir vê lo ontem. Pareceu me estar tudo bem! Com a exceção de 2pequenos riscos no ecrã e um ou outro na caixa de alumínio na parte de trás..but I can live with that! Penso que foi uma boa compra dado o preço. Ontem acabei por ter pouco tempo para o explorar. Mais logo coloco aqui umas fotos!
Mais uma vez obrigado!
 
Óptima compra. O preço é tão bom que só uma pessoa conhecida, eu se visse um anúncio desses achava que era vigarice e nem respondia.
 
Bom dia pessoal.
Estou a ponderar a compra de um iMac, que será basicamente para edição de fotografia e video.
É a primeira vez que vou comprar Mac, por isso precisava de alguma ajuda.
O processador i5 a 3GHz com 8GB de ram, gráfica de 2GB de memória e disco SSD de 256GB é uma boa configuração?
É suficiente para usar programas mais pesados como o Photoshop/Lightroom sem patinar?
Obrigado pela ajuda
Cumps

Vou dar a minha situação como exemplo.

Sou utilizador de produtos Apple desde iPhone/Mac ao carregador das pilhas.

Faço bastante fotografia e a necessidade que tenho na edição cada vez se torna menos suportável no meu rMBP de 2014, já para não falar no iMac que tinha de 2010 que nesse então nem tentava.

Agora vou montar um PC só para essa finalidade.

Para edição PC, para tudo o resto mac.

Da minha experiência pessoal ou tens muito dinheiro para investir constantemente em equipamentos de última geração ou esquece, cada vez menos os mac são uma opção racionalmente viável para o efeito.

E eu refiro-me a edição de fotografia, se falarmos em edição de vídeo então pior é a situação.

Eu sei, perdemos o OSX mas é um mal necessário.
 
Vou dar a minha situação como exemplo.

Sou utilizador de produtos Apple desde iPhone/Mac ao carregador das pilhas.

Faço bastante fotografia e a necessidade que tenho na edição cada vez se torna menos suportável no meu rMBP de 2014, já para não falar no iMac que tinha de 2010 que nesse então nem tentava.

Agora vou montar um PC só para essa finalidade.

Para edição PC, para tudo o resto mac.

Da minha experiência pessoal ou tens muito dinheiro para investir constantemente em equipamentos de última geração ou esquece, cada vez menos os mac são uma opção racionalmente viável para o efeito.

E eu refiro-me a edição de fotografia, se falarmos em edição de vídeo então pior é a situação.

Eu sei, perdemos o OSX mas é um mal necessário.

Como já disse noutros tópicos tudo passa pela optimização com que cada um usa o seu Mac e o software.
Havia aqui pessoal com o mesmo sentimento e no final o que estava mal era o processo de trabalho dele, no entanto e porque devia ter dinheiro comprou outro.
Antes de avançares na compra estuda o teu processo de trabalho, pixeis das fotos, dpis das fotos, formatos, tipos de ficheiro, etc.
Fotografia gasta espaço de disco, o resto é optimização.

O meu é de 2008 e faz tudo o que quiseres. Catálogos com mais de 100pag com mais de 250 fotos em tiff a 300, outdoors, etc etc. Photoshop, illustrator, indesign, sketchapp tudo ao mesmo tempo.

Quanto muito mete um ssd e ram caso dê e vais ver muitas melhorias.
Não é normal num PC com pouco tempo já dizeres que não te acompanha
 
O iMac já o despachei.

O rMBP bufa por todo o lado.

É recente mas é um dual core.

Quando exporto do lightroom para o photoshop então...

No meu caso é uma questão de processamento.

Não é a solução mais elegante, não me agrada propriamente trabalhar com Windows mas mantenho o OSX para tudo.

E com pouco € junto um bom monitor, um processador com 6 cores e a possibilidade de upgrade bem mais em conta no futuro.

Atenção que só estou a dar o meu exemplo.

Não acho que nenhum dos sistemas seja melhor que o outro.

No meu caso prefiro muito mais o OSX, sou é pobre e racional :D
 
@APedro por acaso já usei o lightroom e aquilo bufa e bem, é um exagero...verdade.
mas o bufar não quer dizer que o mac seja velho. claro que um desktop com outra capacidade de refrigeração é um mimo no momento de bufar
 
Mas para além de bufar é lento. Uma coisa é editar uma fotografia, outra é ter umas 500/1000. O load é bem lento, se usar então vários filtros e gradientes então.

O macbook não é velho, mas também não é um workhorse para tarefas mais pesadas.
 
Como já disse noutros tópicos tudo passa pela optimização com que cada um usa o seu Mac e o software.
Havia aqui pessoal com o mesmo sentimento e no final o que estava mal era o processo de trabalho dele, no entanto e porque devia ter dinheiro comprou outro.
Antes de avançares na compra estuda o teu processo de trabalho, pixeis das fotos, dpis das fotos, formatos, tipos de ficheiro, etc.
Fotografia gasta espaço de disco, o resto é optimização.

O meu é de 2008 e faz tudo o que quiseres. Catálogos com mais de 100pag com mais de 250 fotos em tiff a 300, outdoors, etc etc. Photoshop, illustrator, indesign, sketchapp tudo ao mesmo tempo.

Quanto muito mete um ssd e ram caso dê e vais ver muitas melhorias.
Não é normal num PC com pouco tempo já dizeres que não te acompanha


Tens algum conselho sobre onde me possa informar melhor sobre optimizar workflow, sem ter que perder horas a pesquisar às cegas no google?
Eu faço alguma edição de fotografia e vídeo, mas como não é a minha profissão e sou simplesmente amador, não queria investir numa máquina muito cara e simplesmente usar a que tenho da melhor maneira.
 
Tens algum conselho sobre onde me possa informar melhor sobre optimizar workflow, sem ter que perder horas a pesquisar às cegas no google?
Eu faço alguma edição de fotografia e vídeo, mas como não é a minha profissão e sou simplesmente amador, não queria investir numa máquina muito cara e simplesmente usar a que tenho da melhor maneira.

Ola @Capt_Malagueta não existe nada matemático para melhorar o pc, o que quero dizer é que muitas das vezes usamos as ferramentas mas usamos processos que por vezes não são os mais indicados.
Por exemplo, fazer um catalogo/revista etc de várias páginas no illustrator, embeber imagens quando se está em modo de edição (embeber só para exportação), fazer cartazes ou grandes dimensões com as medidas reais o que faz ficar tudo pesado (quando são grandes dimensões há características especificas dadas pelas gráficas), usar imagens com tamanhos "100" quando só precisas de tamanho "10", tiff's com opção de layers o que pesa mais, fazer cartazes completos em photoshop,...etc

Quanto à edição de fotografia e video, acredito que o processamento aqui seja mais complicado quando pegamos num conjunto, exportamos etc, mas também trabalhos "foto a foto" e não acredito que isso "mate" um pc. Acredito quando são grandes pacotes de movimento.
Claro que o pc bufa numa edição e há programas que abusam bastante mas queríamos o quê?
Outra coisa, se sabemos que um software é pesado mais vale estabilizarmos na versão em que o pc se porta melhor, mas não, a tendência das pessoas é instalar sempre o que é mais recente....e claro desajustado para pc mais antigo
 
O Air está em final de vida.

screen%20shot%202016-10-27%20at%202.18.01%20pm%20(2).png


Os pro de 13 são mais pequenos que o Air. Macbook Pro 13 Space Grey em cima, Macbook Air 13 em baixo.

Há dois chassis distintos de macbook pro 13, uma e duas ventoinhas. Os com touch bar levam duas, duas portas thunderbolt adicionais, por aí fora. O outro falou-se na altura que era para ser o refresh do Air mas que o preço não o permitia.

O Air está a ser deixado em produção apenas até ao macbook 12 o apanhar em performance e ir para o pricepoint dele. Com o ultimo refresh a permitir 16 GB de RAM no dito cujo diria que o Air não passa do natal na linha Apple.

Escrever num de 15 também vai ser.

Estás a comprar um portátil, podem ser muito bonitos e giros e etc, mas no fim do dia estás a trabalhar num ecrã que não está ao nivel dos olhos e cuja tendencia é aproximares-te cada vez mais, criando uma postura incorrecta.Não há nada a vir num futuro imediato para os Portáteis Apple além de refreshes de CPU como os que sucederam agora em todos os portáteis menos o Air.

Olhando para roadmaps, não vão ser refrescados até ao Coffee Lake sair. E de uma forma ou outra (LPDDR3, LPDDR4 ou DDR4) por essa altura eles vão ter de arranjar uma forma de oferecerem build to order com 32 GB de RAM, que a comunidade "pro" já se está a passar dos carretos.

Tal como admitiram com o Mac Pro e a esquina (térmica) onde admitiram que se meteram, com o pro eles meteram-se numa esquina e agora estão à espera que deixe de o ser.


________________________

Eu ia para o Macbook Pro 13" sem touch bar com 16 GB de RAM sem pensar muito nisso. Faz um favor a ti mesmo e mete mais RAM na configuração base.

Com o que poupas, podes ver um ecrã para quando estás na secretária.
Por acaso comprei um Air a pouco tempo.. portabilidade e etc, pelos 1000€ em promo mais 60€ em cartão, que em principio vai pro Magic Mouse 2, ainda tou a ponderar, tou satisfeitíssimo!
Sei que a linha esta morrendo, mas não deixa de ser bom =)

edit: portabilidade e autonomia! que me agrada bastante nos dias de hoje isto aguentar-se sem ter de pensar no carregador se ficou em casa ou não!!
 
Última edição:
pessoal necessito de ajuda, uso o corel draw no meu pc e queria passar para um mac e instalar o windows e a seguir o corel draw que nao existe para mac, a pergunta e a seguinte que maquina deverei comprar para trabalhar bem no corel e nao ficar lento o corel ?
 
Aproveito este tópico para pedir ajuda/opinião para o seguinte...

Se fossem utilizadores normais, usufruindo essencialmente do MacBook para trabalho/estudo com texto e software mais leve do que editores de imagem e video, para verem filmes e ouvirem música, para navegar na internet e utilizar aplicações, e vos surgisse a oportunidade de comprarem um MacBook Pro novo de 13', tendo a possibilidade de introduzir um upgrade às definições base, qual seria o mais indicado:

- Dobrar a memória RAM de 8 para 16 GB?

- Escolher um processador i7, ao invés do i5 de "origem"?

- Dobrar o espaço em disco SSD, de 128 para 256 GB?


Surgiu-me a oportunidade de vender o meu Air e fazer este upgrade. Pretendo ficar com computador para muitos anos e como tal acho que é sempre bom ouvir a opinião de outras pessoas que percebem mais do que nós em termos de experiência enquanto utilizadores.
Para ajudar um pouco, apesar de ter uma vasta libraria musical, agora tenho privilegiado o uso do Spotify e mantido as dezenas de GB's num disco externo sem grande uso.
Filmes e afins tem sido essencialmente via Netflix e youtube.

Obrigado!
 
Do meu ponto de vista devia ser proibido vender MacBook com 128gb de disco. O i7 para o uso que descreves não se justifica. A ram é sempre bom ter mais, mas acho que 8gb são suficientes para as tuas necessidades. Eu investia no disco de 256gb.
 
Eu também acho que atualmente o sweet spot para qualquer máquina seja windows ou mac, salvo para utilizações especificas(jogos, edições, etc) é i5,8Gb de Ram e 256Gb SSD
 
Boa tarde.
Gostava de adquirir um novo portátil mas ainda estou indeciso entre mac e pc, prefiro mac mas os preços normais esticam o meu orçamento.
Acham que vale a pena 850€ por este macbook air?
APPLE - MACBOOK AIR 13-INCH CORE I5 1.6GHZ/8GB/128GB/INTEL HD 6000

Obrigado
 
Parece-me um bom preço desde que saibas as limitações que essa máquina tem principalmente o ecrã não ser retina.
Se só usas para tarefas leves (não para edição de vídeo por ex.) acho que ficam bem servido.

A minha irmã usa um Air meu de 2013 com 4GB de RAM e faz tudo com ele.
 
Back
Topo