Multi Sega - A queda de um colosso

Eu também vive intensamente a passagem do 2D para o 3D, a primeira experiencia que tive foi quando passei pela arcade do Virtua Racing, fiquei sem palavras, depois comprei o respectivo jogo para a MegaDrive, foi o maior cartucho que vi na vida, aquecia imenso e custou na altura 19 contos, foi o jogo mais caro da minha vida.

Comprei tambem uma Sega Saturn no seu lançamento, trazia o Virtua Fighter, mais uma vez fiquei espantado com o que estava a ver.

Uma coisa era jogar Street Fighter ou Mortal Kombat, bons graficos mas sempre limitado pelo 2D, com a Saturn dei por mim a jogar num ringue 3D, bonecos 3D, podia mover para qualquer direcção e os "bonecos" finalmente tinham formas como na vida real, apesar das fracas texturas(na altura nao se notava)

Por falar nisso, lembro-me na altura de um amigo meu ter comprado o Virtua Fighter 2 para MegaDrive, antes de ver o jogo nem queria acreditar(entao a megadrive consegue isto?) cheguei a casa dele e foi uma enorme desilusao, 2D, lento e com graficos apenas decentes.

Sei que chegou a sair varios jogos 3D para a MegaDrive atraves da 32x, Doom, Virtua Fighter, Virtua Racing Deluxe entre outros, mas muito inferior á Sega Saturn.
 
Para a Megadrive saiu o Virtua Racing não era necessário ter a 32x. O cartucho tinha um chip extra (SVP) para auxiliar o processamento dos polígonos.

Dezoito contos dei eu pelo jogo em 1994, para os mais jovens estamos a falar de 90€ ;). Tinha eu 15 aninhos :-D

Depois também tive a versão para 32X.

Deve ser repost aqui mas é sempre bom rever :)

 
Última edição:
Bem passado mais de duas décadas fiquei a saber que jogava Sonic 1,2,3 The Hedgehog & Knucles a 60Hz NTSC ao envés de +-99% de pessoal aqui em portugal jogava a 50Hz.
A minha Mega Drive era o modelo Original japones portanto era NTSC e não PAL.
Imaginem o que é acabar os niveis 20% mais rápido ! Exemplo chegava ao fim do nivel em 34,5 segundos enquanto que em 50Hz demorava 41,5 segundos !
No entanto tem desvantagens na transformação para Super Sonic. Era mais fácil controlar o Sonic Amarelo em 50Hz do que em 60Hz, porque em 60Hz virava mais rápido e era dificil controlar nas plataformas verticais e horizontais principalmente na zona metropolis.
A vantagem em Sonic Amarelo em 50Hz é que o tempo anda mais devagar ! Portanto em PAL (voces) tinham mais tempo em Sonic Amarelo!
31 segundos reais correspondiam a 29s na versão de 60Hz e 23s na versão de 50Hz !
 
A primeira vez que vi o super sonic, foi no 2, tinha um amigo na escola que foi o primeiro lá do bairro a colecionar todas as esmeraldas, anos mais tarde vi isto e achei um rip off tao grande da parte da sega... :nie2:

goku_ssj___render__ssr__by_dbzandsm-d9niyj3.png
 
Tenho.. acho super difícil... por causa do timer em cada nível..


Eu por acaso já não me lembro desse timer em cada nivel...já foi á mais de 20 anos que joguei aquilo...Mas lembro-me de ter conseguido terminar o jogo.

E como aquilo não tem saves ou passwods...o jogo tem de ser feito de uma só vez.O que de si só já é uma chatice!
 
Eu também vive intensamente a passagem do 2D para o 3D, a primeira experiencia que tive foi quando passei pela arcade do Virtua Racing, fiquei sem palavras, depois comprei o respectivo jogo para a MegaDrive, foi o maior cartucho que vi na vida, aquecia imenso e custou na altura 19 contos, foi o jogo mais caro da minha vida.

Comprei tambem uma Sega Saturn no seu lançamento, trazia o Virtua Fighter, mais uma vez fiquei espantado com o que estava a ver.

Uma coisa era jogar Street Fighter ou Mortal Kombat, bons graficos mas sempre limitado pelo 2D, com a Saturn dei por mim a jogar num ringue 3D, bonecos 3D, podia mover para qualquer direcção e os "bonecos" finalmente tinham formas como na vida real, apesar das fracas texturas(na altura nao se notava)

Por falar nisso, lembro-me na altura de um amigo meu ter comprado o Virtua Fighter 2 para MegaDrive, antes de ver o jogo nem queria acreditar(entao a megadrive consegue isto?) cheguei a casa dele e foi uma enorme desilusao, 2D, lento e com graficos apenas decentes.

Sei que chegou a sair varios jogos 3D para a MegaDrive atraves da 32x, Doom, Virtua Fighter, Virtua Racing Deluxe entre outros, mas muito inferior á Sega Saturn.

Sim,foi mesmo por isso que os primeiros 3d não me cativaram na altura.Estava habituado aos gráficos coloridos,detalhados e extremamente animados da era dos 16 bit.
No Virtua fighter e no Virtua Racing,apenas só vi poligonos,nada mais...

Mas quando foi lançados,Toshiden,Daytona USA, eu já não queria outra coisa!Passava tardes inteiras a jogar sempre na mesma pista,na tipo oval ,a tentar bater o tempo dos outros jogadores,para poder fazer aquela ultima curva antes da meta (a mais apertada) a topo,fazia sempre tabela na parede.
 
SEGA anuncia novo serviço "SEGA Forever".


O trailer de anúncio está muito bom! Tem mesmo o toque dos anos 90.
Quanto ao serviço em si, é pena ser só para mobile.
 
Em vez de lançarem jogos antigos, acho que não seria má ideia de todo produzirem novos jogos ou sagas baseadas em 2D aproveitando o máximo os gráficos e o som, acho que no android tinha tudo para singrar.

Quem não gostava de um novo shinobi, sor, sonic
 
Eu claramente acho que isto é para criar BRAND AWARENESS, daí ser grátis.
Porque eles vão começar a ressuscitar os IP's antigos. Existe toda uma geração que não sabe o que é a SEGA (aparte de fazer o Sonic) e a importância que teve para a indústria.
 
A minha infância...tantos dias passados a jogar Street Fighter 2 na megadrive com os meus amigos. E as viagens de carro com a gamegear atras com a bateria portátil :Winkani:
Quando me lembro do preço da consola e dos jogos até me dói a alma, tinha 13 jogos na megadrive e um deles um colega meu nunca mo devolveu (Virtua Racing) com o 3d da altura.... (cada jogo era 50 euros e o VR foi quase 80 creio....)
A dreamcast infelizmente já não a tive, na altura precisava de um pc e não podia ter as 2

Good Times
 

https://mdshock.com/2023/07/10/irim...e-saturn-the-32x-and-soas-financial-troubles/

É extremamente revelador o ler sobre a aposta na Sega America (e o seu leadership) como o grande pilar financeiro e basicamente o início da ruína, que no final os recibos foram negativos. A forma como o retalho americano era quase um monopólio e decisão sobre a aposta de lançamento de consolas no ocidente tardiamente... que se repercute até muito recentemente.
E tanto promenor juicy. Must Read.

A Sega podia ter sido muito mais.

Acho que é obvio passado tanto tempo que vai se conhecendo promenores mais precisos, sendo assim reformulei o Top 10 (OP) da queda da Sega,
4oimwq.png


0- Sega of America ... American Anti-Japan Hubris
6- Sega 32x
10- O Lançamento de demasiado hardware
4- Falta de confiança dos "Devs"
9- A própria Sega deixou de apostar na Saturn
8- Suporte simultâneo de vários sistemas
7- Mega CD
5- Lançamento da Saturn
1- Falta de DVD na Dreamcast
3- Politica "Anti-RPG" para o Ocidente
2- Sonic The Hedgehog
 

https://mdshock.com/2023/07/10/irim...e-saturn-the-32x-and-soas-financial-troubles/

É extremamente revelador o ler sobre a aposta na Sega America (e o seu leadership) como o grande pilar financeiro e basicamente o início da ruína, que no final os recibos foram negativos. A forma como o retalho americano era quase um monopólio e decisão sobre a aposta de lançamento de consolas no ocidente tardiamente... que se repercute até muito recentemente.
E tanto promenor juicy. Must Read.

A Sega podia ter sido muito mais.

Acho que é obvio passado tanto tempo que vai se conhecendo promenores mais precisos, sendo assim reformulei o Top 10 (OP) da queda da Sega,
4oimwq.png


0- Sega of America ... American Anti-Japan Hubris
6- Sega 32x
10- O Lançamento de demasiado hardware
4- Falta de confiança dos "Devs"
9- A própria Sega deixou de apostar na Saturn
8- Suporte simultâneo de vários sistemas
7- Mega CD
5- Lançamento da Saturn
1- Falta de DVD na Dreamcast
3- Politica "Anti-RPG" para o Ocidente
2- Sonic The Hedgehog
A verdade é que o próprio Kalinske foi obrigado a pagar por erros da casa-mãe japonesa. Aquela ideia peregrina de lançarem a Saturn em plena E3 com todo o retalho apanhado com as calças na mão é de "génio". Nunca saberemos até que ponto podiam ter corrido as coisas se a SOA tivesse ido avante com o lançamento como originalmente planeado (que seria mais ou menos a mesma altura da PS), mas que o bosses no Japão ajudaram a dar uns quantos pregos no caixão à Saturn, ajudaram.
 
Back
Topo