Duas sessões em simultâneo Ubuntu Desktop 14

rxpt

Power Member
Boas,

Tenho um pc na sala a servir de media center, com a versão do Ubuntu Desktop 14 instalado.
O que eu queria fazer era iniciar automaticamente duas sessões(users?) no ubuntu, uma versão só linha de comandos que arrancasse o kodi automaticamente e outra sessão com o ambiente gráfico normal para aceder "do exterior" por teamviewer quando necessário.

Isto é possível?

Obrigado
 
No linux mint cinnamon:

Definições de Sistema:
- Utilizadores e Grupos > "Adicionar". adiciona o 2º utilizador (sem pass).
- Janela de inicio de sessão > "Autenticação Automatica" > "ativar inicio de sessão automatica" e escolhes o novo utilizador. Na mesma página em "opções" muda a "sessão padrão" para KODI.

Agora o sistema já arranca com o Kodi sem ambiente gráfico por trás.

Iniciar o Ambiente gráfico:
Para mudares para o teu 1º utilizador faz CTRL+ALT+F1 metes o teu nome de utilizador e depois a pass. Em seguida escreve startx e carrega ENTER. Agora ja tens acesso ao ambiente gráfico do teu 1º utilizador. Para mudares entre Kodi e o ambiente gráfico é só trocar o F1 pelo F8 ficando CTRL+ALT+F8 e vice versa.

Um dos problemas que isto tem é que se desligares e voltares a ligar o PC tens de iniciar o ambiente gráfico do 1º utilizador. E o outro é que os utilizadores têm a pasta HOME separada, mas é possível aceder aos dados do outro utilizador sem problema.

Provavelmente existe uma maneira mais automática de fazer isto funcionar mas certamente que requer mais conhecimentos.
 
Back
Topo