Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

No meu desktop corre relativamente bem, muito graças ao overclock...até ao momento em que uso brush ou spot removal. A partir daí ele perde bastante performance e só normaliza se eu reiniciar o software. E estou a contar que aqui no MBP me aconteça o mesmo (talvez com menos impacto). Ainda não fiz edição aqui, por agora só estou a pôr a casa ao meu gosto :P
 
No meu MacbookPro (mencionado acima), quando uso brush ou spot removal também fica um bocado mais lento, mas nunca tive que o reiniciar. Começa é a bufar por todos os lados :D
 
só tenho pena é que o lightroom esteja mal otimizado e que o seu funcionamento não seja tão fluido

Comparativamente à concorrência, o LR até está muitíssimo bem otimizado. O meu portátil (também um N56VM com 5 anos) chega perfeitamente para os RAWs de 20 MPix. Recomendo é que façam as previews 1:1 em simultâneo com importação e vão tomar um café se for preciso. Assim, quando estiverem a editar, o LR ficará totalmente fluído.(*)

já pensei num ssd mas ainda vai ter que esperar

Conjuntamente com a memória, é um dos upgrades com maior impacto que se pode fazerem a um portátil.

MacBook Pro 13" 2017, com 16GB de RAM, 256GB de disco, sem touchbar. [...] por 1565€.

E é por isto que não mudo para Mac. Talvez um "vintage" barato em segunda mão só para fazer desenvolvimento iOS. Para quem faz vídeo, há o Final Cut Pro que consegue justificar o MacOS. Mas para fotografia um PC hoje oferece muito mais por bastante menos. O LR come specs e não OS, por isso a plataforma PC permite conseguir sistemas mais capazes sem dar cabo da carteira.

EDIT:
(*) Antes que digam que "não fica", convém esclarecer que não estou a falar do módulo develop (que não beneficia das previews), mas para tarefas que combinem library e develop, visto que o módulo library beneficia muito das previews.
 
Última edição:
as para fotografia um PC hoje oferece muito mais por bastante menos. O LR come specs e não OS, por isso a plataforma PC permite conseguir sistemas mais capazes sem dar cabo da carteira.
Mas olha que "neste lado" não é só specs...A relação SO/drivers também conta. Foi isso que me convenceu a não fazer upgrade ao cpu.

Repara lá nos números:

https://browser.geekbench.com/v4/cpu/compare/3713927?baseline=3667448

Um Windows-PC com um desses i7 7600u e 16GB de RAM ronda os 2000€, e o processamento fica controverso, para não dizer pior, face ao meu i5 7360u (esse macbook nem é o meu, mas pronto, o cpu é igual). Quando eu vi este tipo de comparativos é que deixei de comparar as specs entre um mac e os windows-PC do mesmo preço.

Mas claro que também se paga por outras coisas:
o ecrã sai caro;
o chassis de alumínio é caro (já vi portáteis ASUS "iguais" com e sem chassis de alumínio, e as diferenças chegavam aos 300€);
O SSD PCI-E que lê acima dos 3GB/s e escreve acima dos 2GB/s também não sai barato...

Tudo conta, claro.

Felizmente não escolhi este dando prioridade à fotografia. Não só acho que seria errado (não sou um profissional, para estar a escolher o computador novo com base na edição fotográfica), como acho que poderia não ser a melhor escolha.
Para vídeo sim, eles têm vantagem se for usado o Final Cut Pro. Para o resto acho que é equivalente estar dum lado ou do outro.
Esta foi uma escolha pessoal, este será o meu computador pessoal para os próximos anos, e que também irei usar para edição porque faço da fotografia um hobbie. Não se trata de ir atrás do mito do "MAC é melhor para foto". Hoje em dia isso já não é verdade...


Recomendo é que façam as previews 1:1 em simultâneo com importação e vão tomar um café se for preciso. Assim, quando estiverem a editar, o LR ficará totalmente fluído.
Sim, é verdade que isto ajuda muito. Em tenho assim configurado no PC. O meu desktop da década passada aguenta-se perfeitamente se eu não usar brush e spot removal. Só perde performance é aí.
 
Última edição:
Consegues encontrar PCs com preço/specs similares aos de Macs. E para quem esteja comprador de algo nesse segmento, sem dúvida que os Macs são competitivos.

Mas na plataforma PC consegues outros compromissos preço/specs que podem ser mais interessantes, sacrificando, por exemplo, aspetos com o corpo em alumínio que nada contribuem para a performance.
 
por exemplo, aspetos com o corpo em alumínio
Sim, principalmente isto, é inteiramente verdade. É como eu referi, cheguei a ver um ASUS xpto e depois uma versão xpto deluxe que apenas trocava o chassis de plástico para alumínio, e o LCD por um pior, e mesmo assim custava mais 300€. Foi aí que percebi que um chassis de alumínio não sai nada barato, e mesmo assim a maior parte dos que vi em PC não tinham a mesma qualidade deste aqui (as tampas do monitor eram muito fraquinhas).

Lá está, esta foi uma escolha mesmo pessoal, até porque tenho que admitir que, se gastasse este valor num desktop novo, trazia uma máquina com o triplo do processamento (ou mais). Não penso que esta fosse nunca a melhor opção se estivesse só a pensar em desempenho, ou só em fotografia.

Para já estou a adorar a máquina (acho que isso é o mais importante né?). A verdade é que isto foi a minha prenda de aniversário de mim para mim. Não tencionava comprar agora (ia esperar mais um bocado), mas quando vi a promo não a pude deixar passar, porque percebi que tão cedo não iria ter uma igual (quase 25% de desconto total é muito bom).
Para uso da treta é completamente overkill. Só quando começar a fazer aqui coisas mais pesadas é que irei justificar o upgrade da RAM.

Mas sou a primeiro a dizer: não estou a fazer aqui algo que não pudesse fazer com um Windows-PC. Eu é que estou fartinho de Windows :biglaugh:

Abraço
 
Comparativamente à concorrência, o LR até está muitíssimo bem otimizado. O meu portátil (também um N56VM com 5 anos) chega perfeitamente para os RAWs de 20 MPix. Recomendo é que façam as previews 1:1 em simultâneo com importação e vão tomar um café se for preciso. Assim, quando estiverem a editar, o LR ficará totalmente fluído.(*)



Conjuntamente com a memória, é um dos upgrades com maior impacto que se pode fazerem a um portátil.
Tenho que ver isso, pena é não funcionar no develop como tu dizes não é? É o que utilizo mais...
Tenho que ponderar bem... Foi fazer limpeza ao pó, 40 paus, estou a pensar comprar uma bateria daqui a uns tempos, e estou a pensar se vale a pena passar para um ssd, porque no dia a dia o hdd até se porta bem. Contudo um ssd seria outra coisa, e pelo que andei a ver 128gb andam por menos de 70€, por isso é algo a ver. Quanto à Ram, 8gb ainda da para me aguentar não é? Deves saber o quanto este portátil é comichoso com rams...
 
Já que se fala em Lightroom, há algum truque para optimizar a visualização das fotos na biblioteca?
Pah, o que conheço...
Aproveitar as previews a 1:1. Podes configurar o Lightroom para as fazer na importação, mas também podes forçá-lo a criar novas previews mais tarde, e ainda configurá-lo para nunca as apagar (ele por defeito apaga após 30 dias). Isto vai comer algum espaço em disco, mas ajuda consideravelmente.
Aumentar o tamanho das caches.
E de longe a longe, optimizar o catálogo.


Isto, pensando em ter a qualidade máxima na visualização, podendo ampliar a 1:1 e ter toda a qualidade da imagem sem ficar à espera que ele carregue o ficheiro. Por oposição, se for a pensar só em desempenho e sem ampliar as fotos, então diria que uma hipótese é fazer precisamente o oposto, usar previews pequenas.

Toda esta conversa das previews, naturalmente, só serve para a vista Library. No modo de desenvolvimento ele carrega sempre tudo, portanto é melhor evitar usar essa vista para navegar entre muitas fotos.

Também se podem configurar previews em modo de desenvolvimento, mas aí tem-se menos qualidade mesmo ao editar. Não considero boa ideia.
 
gAczgYr.jpg


Nikon AS-E900 e SK-E900 Bracket
 
Ontem de manhã fui comprar uma Olympus 45mm 1.8 e logo a seguir recebo um mail dum vendedor do olx a perguntar se eu mantinha a minha oferta pela 40-150mm 4-5.6 dele. Conclusão, comprei 2 lentes num dia [emoji16]

A 40-150mm não vai levar muito uso mas dá sempre jeito ter na mala e por 100€ por uma nova, nunca usada não a iria deixar fugir.

A 45mm é mais para retratos e para os gatos cá de casa, até agora nada a dizer. Pequena, rápida e luminosa. Apanhei-a a bom preço numa grande superfície.
 
Chegaram estes brinquedos:



DSC02613 by Paulo Baiana, on Flickr



- Godox TT350 TTL para a Sony A7 II

- Vivitar 28mm 2.8 OM - Excelente lente por 25€

- Olympus 135mm 3.5 OM

- OM to NEX



Estou a gostar de usar estas lentes vintage. Flash é sempre útil.
 
E hoje chegou uma Sigma 70-200 2.8 II Canon fit

Muito bem construída. Ainda não consegui usar mas pelo preço que paguei acho que fiz um excelente negócio.
 
Excelente aquisição @Fatalit1-4

Eu ainda pensei na 55 1.8 para substituir a 50mm art mas não o vou fazer para já. A sigma é excelente e dá para a 5d.

Agora estou á espera da Samyang 35mm 2.8. Já aparecerem mais umas reviews e opiniões.
 
Back
Topo