[EM CURSO] PC very low budget - Extreme Edition

notario

Power Member
Boas pessoal! Estando à espera do black friday ou do natal para aproveitar umas boas promoções para fazer upgrade ao meu pc, o meu bixinho pelo hardware não descansa. Para passar o tempo decidi montar um pc com um orçamento muito limitado, que servirá para gaming ocasional #pcparaasócia

Quem tiver pouca paciência para leitura pode passar logo para o que interessa, as specs, preços e fotos ;)

Decidi então obviamente virar-me para os usados. Vivo na Suiça e de quando em vez encontra-se "tesouros" à venda por pouco dinheiro. Também como o budget será entre 100 e 150.- (max 130€), impossível de fazer algo decente com hardware novo em folha, salvo raras exceções.

É sabido a Intel tem alguns "velhos" processadores que ainda são muito capazes. Querendo algo mesmo barato decidi virar-me para o socket 775. Encontram-se motherboards a preço decente, RAM ddr2 ou ddr3 também se encontra facilmente e várias motherboards socket 775 supportam até 8gb de RAM. Para quem quer jogar jogos como Asassin's Creed 2, Brotherhood, alguns "antigos" Lara Croft, Sims 4 e etc, 8gb devem ser suficientes, até em ddr2.

Andei um mesito à procura do bom negócio. Tinha encontrado uma motherboard Gigabayte 775 com um celeron e 2gb de ram por 35.- . Como não era mau negócio por a motherboard supportar cpus com tdp até 136w e até 8gb de ram negociei por 30.-, infelizmente quando eu pedi as coordenadas para efetuar o pagamento, não obtive qualquer resposta. Decidi então continuar a minha procura...

Sabendo que maior parte dos pcs são Intel, decidi alargar a procura e procurar apenas por computadores sem qualquer termo específico como "775", "Intel Quad" ou "Core 2 Quad". No início procurava algo como um HP ou um DELL, mas encontrando um pc com caixa "modding" e por 30.-, decidi contactar o vendedor.
Ele não me soube dizer como era constituido o pc, apenas que um amigo dele o construiu peça a peça. O que fez foi que me enviou os cd's dos drivers. Neles consegui ver o model da motherboard, e foi o que mais me interessou. Sendo que a motherboard já valia uns 20.- no mínimo, não me importei em pagar 30.- por um pc completo, caixa, HDD, processador, gráfica, motherboard e um monitor 21" que veio oferecido com o pc :D

Chega de conversa, passemos às specs!

Caixa: Thermaltake Soprano Dx (yup, caixa muito rasca mas pelo preço, nem vou trocar :headsh: )
Motherboard: Asus P5K SE
CPU: Intel Duo E6750
RAM: 2x1Gb Corsair pc-5300U 667
HDD: Western Digital Caviar Black 500GB 7200rpm SATA 6Gb/s 64MB
Fonte: Xilence XP-400W
Gráfica: nVidia Geforce 8600GT
Optic driver: 2x Sony IDE qualquer coisa não sei os modelos nem me interessa muito logo que funcione :rrotflm:


Comecei por limpa-lo por completo. Limpar o pó, trocar a pasta thérmica do cpu, e liga-lo a ver o que se passa. Pesso desde já desculpa pela qualidade das fotografias e do fotógrafo. Isto com o S5 mini está dificil. Antes do processo:
lbQjDSB.jpg

KDd0oD2.jpg

Ig8YOaZ.jpg

Ligando à corrente, a LED da motherboard acendeu-se e ficava estável. Era um bom sinal para começar. Porém o PC não ligava. Carregava no botão e nada. Controlei todas as conexões, tirei as fichas e voltei a pôr en todo o lado, nada mudou. Pensando que sendo uma caixa velha podia ser do interruptor, decidi fazer a ponte entre o positivo e negativo do power switch diretamente na motherboard. Nada novamente. Sendo que a LED se acendia mas que não havia absolutamente nenhuma ventoinha que desse sinal, decidi trocar de fonte. Tinha uma velha aqui que tinha comprado há uns valentes anos quando pouco ou nada percebia de computadores. Depois de ter ligado os cabos necessários, deixando-a fora da caixa, o pc ligou normalmente. Até fez boot no SO instalado (Windows XP :P ) e parecia estar tudo bem. Decidi então montar esta fonte, que vou provavelmente trocar mais tarde quando encontrar um bom negócio na net, e fiz um pouco de cable management. Fiz o que pude, pois não há mesmo hipótese com esta caixa. Ainda por cima os cabos desta fonte são muito curtos. Enfim, fiz o que pude, e sabendo que num futuro muito próximo vou mudar alguns componentes, por enquanto ficou assim :headsh:

jzJ0Qaq.jpg

c6bXdch.jpg

nQH2Hwr.jpg

Fiz uma instalação do Windows 7 ultimate depois da formatação do HDD. O Windows Update encontrou todos os drivers que precisou, e está a funcionar lindamente. As temperaturas nem chegaram aos 60° depois do cinebench, o score infelizmente foi um desastre :msmiley1: (112)
O que pretendo fazer como upgrade:
CPU: Um Xeon socket 771 com mod para 775. Já estou em contacto para comprar um X5460 que está novo, já com mod. Estava a 24.- mas negociei para 20.- com portes incluido. É uma loja de informática que tem 4 destes novos e mais 5 E5440, todos novos aparentemente. Devem estar a desfazer-se de um antigo stock. Para sorte a minha :D
RAM: Ainda não sei se mudo tudo para ficar com 8gb 800 ou se adiciono um stick de de 4gb e outro de 2gb para ficar com 8gb 667. Acho que vai depender muito do negócio que encontrar. Mas do que tenho visto pelo preço mais vale mudar tudo e ir para 8gb 800.
GPU: Dependendo de quanto gasto com a RAM, tentarei comprar uma gráfica entre 50 e 80.-. Tenho em olho umas GTX 960, 770, 760, 670 ou 660ti. Ou então umas ATI R9 280/x, R9 270/x, R7 260 ou se o negócio for mesmo bom, HD 6870 ou HD 6850 (p.e. 20 .- )
Cooler: Isto virá mais tarde. Assim como um SSD. Quando o X5460 estiver a funcionar tudo na boa, vou fazer OC até pelo menos 3.6GHz. Quando encontrar um bom negócio então compro um cooler e meto-o, ou tentarei metê-lo no mínimo a 4.0GHz. No piores dos casos compro um novo. Encontrei ARCTIC Alpine 11 Plus novo a 13.- e ARCTIC Alpine 64 Plus a 14.-

Com isto o PC já deve dar um pulo de gigante. Espero poder avançar rapidamente com isto para não deixar morrer o tópico :D
Quando estiver tudo pronto ou quase começarei a fazer benchmarks com 3DMark e Unigine assim como com jogos "antigos" e modernos com o fraps, postarei tudo a aqui para verem o que isto poderá eventualmente agurentar como jogos.


Posto isto, sugestões, ideias, críticas, ajudas, tudo é bem vindo! Aproveitem para me dizerem se errei nalguma coisa ou se podia ter feito algo para melhorar este post.


Um abraço!
 
Bom tópico :) Para socket 775 também és capaz de encontrar Q6600 e Q9450 baratos e com um bom overclock conseguem mostrar o porquê de serem uns valentes tanques de guerra.
Quanto ao cooler não sei os preços de mercado aí, mas o hyper 212x também é capaz de ser uma boa opção e não é muito caro.

Keep it rolling :P
 
Esquece os Alpines. Vai pelo menos para um Artic Freezer 11 ou ainda melhor, um Cooler Master Hyper "qualquer coisa" usado. Os Alpines são tudo menos bons para meter quad cores famintos a 4.0Ghz.
 
Muito obrigado pelas respostas, muito fixe da vossa parte de vir aqui responder e aconselhar!! :victory:
Obrigado pelo conselho. Como o budget tem de ser mesmo restrito imaginei que estes coolers podiam ser o que precisasse, mas se os ganhos são marginais frente ao stock cooler, mais vale poupar os 10.- e metê-los numa melhor gráfica...
Já fiz a transferência pelo X5460. Por 20.- (17,50€) com portes incluidos, sticker e novo, acho difícil encontrar melhor :P (só o facto de ser novo é uma boa notícia, mesmo se ficou num armazém durante 10 anos lol)
Encontro um freezer 11 LP por 19.50.- (17€) e um hyper tx3 por 23.- (20€). Verdade seja dita, incomoda-me pagar mais pelo um cooler que pelo cpu. Vou mesmo procurar usado então :wah:
Veremos se encontro alguma coisa com o tempo. por enquanto não há nada nos usados.

Deixei uma r9 280x fugir por 90.- com portes... Uma gigabyte windforce rev 2.0. Infelizmente não estava em casa na altura do leilão.
Agora estou de olho em várias gráficas, sem saber bem o que decidir:
Gigabyte gtx 660 a 60.- com portes incluidos
Asus gtx 670 DirectCUII a 70.-
gtx 770 Phantom a 90.- ( a minha favorita?)
gtx 680 DirectCUII a 90.-
gtx 580 AMP! Edition a 40.- (também é capaz de ser meia favorita. pelo preço não está mal e para os jogos que a minha namorada vai jogar deve chegar bem, e esta geração de gráfica até calha bem com os componentes do pc)

A leilão ando de olho numa PNY gtx 770, XFX r9 270x e GTX 580 ROG Matrix. Os leilões acabam daqui a 3/4 dias. Por enquanto estão muito baratas (entre 16 e 22.-) Veremos se no ultimo dia vai valer a pena comprar uma delas

Pronto agradeço se tiverem alguma sugestão sobre as gráficas. Qual valerá mais pelo dinheiro, etc


Mais uma vez obrigado por ajudarem este tópico a viver!
Fiquem bem :wavey:
 
Actualização

mJl4b0Z.jpg


Já recebi o x5460 :D
Nota-se bem que era efetivamente novo, tive que instalar eu manualmente o stick mod 771->775. Vinha com uma saqueta de pasta thérmica e tudo, como um processador comprado numa loja.
Fiz os pequenos mods no socket da motherboard, instalei,e o pc fez logo boot, sem qualquer problema. Pensei em fazer logo um cinebench, para comparar com outros x5460 stock. A minha ideia era que se o resultado fosse aproximado a alguns cinebench que andei a ver, então nem andava aqui a actualizar a Bios, para não correr absolutamente nenhum risco. Visto que esta motherboard é de 2007 parece-me, não queria arriscar muito. Aqui vai o meu primeiro Cinebench:


FK4mFWO.png
Fiquei bem contente com o resultado. Vi alguns x5460 a fazer entre os 303 e 342, por isso pela diferença não quis andar aqui com muita coisa. Vi que há aqui no fórum Xeon e5450 a fazer 322 a 4.0GHz, por isso acho que não está mal o meu chegar a 331 a 3.13GHz.
Sobretudo que, diferente de algumas motherboards, não tenho qualquer mensagem durante o boot dizendo para actualizar a Bios para desbloquear o podder total do processador, por isso deixo a Bios como está.
A primeira coisa que notei foi que depois do boot do pc, ele é muito mais reativo a abrir programas. Antes tinha de esperar uns 10 segundos depois de aparecer no windows para abrir o chrome. Agora são uns 2-3 segundos no máximo.

Como ainda só tenho 2gb de ram e não tenho nenhuma gráfica de jeito, não resisti em passar o tempo a fazer pequeno OC com stock cooler :wah:
Depois de andar a brincar uma meia hora e de controlar temperaturas e estabilidades, aqui está outro cinebench:

kcP8z5w.png
Grande frustração por não chegar aos 400 em multithread, mas como ultrapassei 100 com apenas 1 core e que as temperaturas não andavam nada lindas com o stock cooler, fiquei-me por aqui. No dia que trocar de cooler, logo se verá. Quem sabe, secalhar isto pode melhorar se passar de 2gb a 8gb de ram (ok, não tenho qualquer ideia se a ram influencia o cinebench, mas imagino que sim...)

Aqui as horríveis temperaturas :004::
CqZynhy.png

Pronto, agora só estou à espera de um bom negócio para a ram, gráfica e fonte. Pode ser que a leilão na net encontre algo de jeito.
A ram parece ser o mais difícil. O melhor negócio que encontrei até agora: 4x2gb 667MHz por 30.-
Será que por 20.- vale a pena?

Pronto, espero que gostaram desta pequena actualização sobre este projecto. Fiquem bem! ;)
 
Muito interessante, Agora vai ter mais a ver com a sorte que vais tendo em encontrar negocios. Vais ficar com um pc bem agradavel por "tuta e meia". Um ssd é que caia ai que nem um mimo....
 
Bom tópico! Vou seguir. Os preços daqueles leilões são de que site? Ebay?
Boas, vivo na Suiça. O site é "ricardo.ch"
é como um olx, que permite vender a preço fixo ou a leilão. Mesmo muito interessante!


Muito interessante, Agora vai ter mais a ver com a sorte que vais tendo em encontrar negocios. Vais ficar com um pc bem agradavel por "tuta e meia". Um ssd é que caia ai que nem um mimo....
Boas. Sim é verdade. Mas sendo que o budget é muito limitado, e visto que tive a sorte que com o pc vinha um WD Black, por enquanto fica assim. Será mesmo para a minha namorada jogar, e sobretudo para passar o tempo num projeto que itnha mesmo mesmo vontade de fazer já há um tempinho. Ver até que ponto se pode jogar "fluído" com um orçamento tão limitado. Claro que no futuro, depois da máquina estar "pronta" para benchmarks e gaming, o próximo upgrade será um SSD. Mas a minha namorada já tem um portátil com SSD e i5 para a utilização normal (escola, filmes, net, etc)


Muito obrigado por meterem aqui mensagens. Muito fixe da vossa parte! ;D
Vou actualizando ao ritmo que vous fazendo negócios/obtendo peças. Peço que sigam isto, de certeza que terei resultados bem interessantes a apresentar ;)

Fiquem bem!
 
Tenho um CPU muito identico ao teu, mas nativo para 775. Tenho um Q9650 de 3Ghz e chego facilmente aos 4Ghz, só é preciso ter um bom cooler. As minhas temperaturas não passam muito dos 60ºc e quando tinha air cooler não passava dos 65 mesmo a 4Ghz.

Deixo aqui o meu Cinebench a 3,8Ghz (433*9). Foi a primeira vez que corri este software não sei quanto dá em 4Ghz


y4mt-sJkaup-5Un_KChnTwjCZkxlzYZDvjBYdGvfhNLyfHm0o7vB3Ok-7-DM44TNGKUWc3HL2j55dnd6_F3cYEzBkMey2HtIRoBQBwxzNGVurHpsmIW2_dF8qlLXWDZGqqmQpO4Xv_m1xDMomN0IlzN9lix5qbYtIUe5keS2FAvwG9rZCCX2PdWT835tWNzSe32X_5BD8a0I7Aj7B_hj0nXIw


Por isto, digo-te: Vale a pena dar 30 ou 40€ por um cooler jeitoso, mesmo que seja a ar e que custe o dobro do CPU! Esse CPU pode ter custado só 20€ mas em termos de performance vale mais que um de 60/70€ que é o minimo que consegues pelo meu. O teu só é barato porque ninguém os quer e quem os quer precisa de uma board compativel, que tu até tiveste a sorte de ter. Eu quando andei à procura de CPUs andei a ver Xeons desses, mas depois descobri que a minha board tinha um chipset incompatível :\

Quanto às memórias, tenta evitar memórias de 667Mhz, vão limitar-te o Overclock. Tenta encontrar de 800Mhz A minha board com este overclock está a meter as memórias a 900Mhz (não dá para menos), se fossem umas 667 nunca na vida isto fazia o POST sequer...
 
Tens de fazer lapping nesse CPU, as temperaturas nos Xeon sao horriveis... Eu vou ver se este proximo fim de semana faco lapping no meu E5450 que a 4Ghz anda sempre nos 80's!
 
80s em load? Parece mesmo elevado sim.
Eu no meu E5450 em load e com a pasta térmica que vinha com o cpu - usado, mas parecia novo por acaso, e já com o mod feito - a 3.0Ghz tenho temps entre os 60/65ºC.
Suponho que com outra pasta térmica isto baixe. Uso um Arctic Cooling Freezer 7 Pro Rev2.
 
Esse é o equivalente ao meu para soket 771. Que cooler tens? Acho essas temperaturas muito elevadas!
Zalman CNPS 10X Performa...

E nao, os Xeon sao mesmo muito quentinhos... Em Stock anda nos 65/68 em full load!

Tenho varios Xeon ca em casa e por norma as temperaturas sao "bastante!" elevadas... Sempre foram CPU's quentinhos, no entanto bons OC'rs
 
hum... eu tenho essas temperaturas em 4ghz Será que afinal o Q9650 não é assim tão idêntico a esses Xeon?

Eu conseguia estas temperaturas com um ThermalTake qualquer. Comprei usado por 15€ sem ventoinha, apliquei depois uma de 120mm que retirei de uma fonte avariada.

y4mRXMcYUtxIOMzFazHDiotqLWnwAufq0xtrCV7dm9b0TDL4JOUsy5TBTbdAiGrPLspEPiIOzMNmTgHRehBbCxq64k-8ttFt5w33AKiV7kc8UT71RSKvVADegW011p2uNYN2ekHeQYkdd97hxmjuTwoB5AQfcRwRQIE8kbbz8wx4rf4vNPEPuORxxJsWpI6qjOFh841518WesaP3BGmx0oj6g



O cooler que tinha no meu PC é parecido com este:
https://www.scan.co.uk/images/products/1998642-a.jpg
 
Última edição:
Entretanto eu tinha feito um EDIT a dizer que esse Xeon tinha um TDP inferior ao meu, mas acabo de descobrir que há 2 E5450, um com TDP 80W e outro com 120W, que deve ser o teu caso. Já o meu são só 95W. O de 120W deve mesmo produzir muito calor, isso já merecia um Watercooling decente :D

EDIT:
Afinal não há nada 2
Há é o E5450 de 80W e o X5450 de 120W
 
Os de 90W nao clockam tao bem! E WC para uma side machine?! Hummmmm... Nahhhh!

O Tj do CPU sao os 100 graus portanto mesmo que ande nos 90 nao me chateia muito! E mais o caso do barulho do cooler que vai as maximas RPM's!
 
Boas pessoal, obrigado pelo interesse neste projecto! Só pedia de evitarem um bocadinho o offtopic, de resto muito obrigado por postarem por aqui, continuem assim :hello:

Sim com este cooler acho que não vale a pena tentar... Fiquei-me por 3.6GHz só para ver até que ponto os resultados do cinebench podiam ser promissores, e foram. A 3.60GHz tive o mesmo single score que com o meu fx 6300 quando estava a 4.4GHz. Este IPC é incrível para 2007. E o facto de saber que há 10 anos atrás custava 1235$ e que o comprei novo por 20.-, é fixe visto que o importante desta build é tentar encontrar o melhor negócio possível "bang for the buck".
Visto que já há mais de 1 ano que tenho SSD no meu pc principal, custa-me um bocado andar com este HDD aqui, mesmo sendo rápido para o que é e para a altura em que foi vendido. Isto é claramente o próximo investimento a fazer quando o projecto estiver acabado e quando estiver comprovado que para os jogos que a minha sócia quer jogar, o pc aguenta com 60fps com gráficos médios (sobretudo que o monitor que veio com o pc por 30.- tem uma resolução de 1680x1050. Mas acho que ela vai jogar mais vezes na televisão a 1080p que no monitor...)

NOVIDADES
Ok pessoal, a carta gráfica está comprada! (quer dizer, vou fazer a transferência hoje à noite xD )
Tentando encontrar um bom negócio a leilão, pois a preços fixos sempre se tem umas semanitas a ver se baixa o preço ou não, tentei comprar uma Asus DirectCUII R9 270x por 55.-, infelizmente um minutos antes houve outro que meteu aquele preço e não me apeteceu subir até 60.- para poder compra-la, sem ter a certeza que outra pessoa fosse para 65.-
Mesmo tendo vendido há apenas 1 mês atrás a minha HIS r9 270x por 100.-, não me apeteceu pagar 60.- + portes por o mesmo modelo. (wtf right??)
Encontrei então outro leilão que acabava 3 horas depois, de uma Gigabyte Windforce r9 270x. Visto que era domingo e perto do meio dia, consegui leiloar por apenas 41.-! Os portes sendo 7.-, fica-me por 48.- (42€ apenas!)
Na descrição está que ela funciona perfeitamente, ele veio de comprar uma nova gpu para VR, ainda há pouco ela estava na build do vendedor. único downside, não tem caixa de origem. Mas hey, por esta gráfica a este preço e funcional, não vou fazer o difícil. Sobretudo que é para uma build secundária, e não penso que a gráfica vai ser atualizada assim tão depressa por isso estou de boas com isto.

Ok, agora falta-me RAM e fonte. Para fonte encontrei uma beQuiet! Pure Power L8 630W semi-modular por 40.- mais portes. Vou tentar negociar para 35.- com portes ou 40.- com portes. Se não encontrar outra coisa, vai ficar mesmo esta, que pelas reviews que andei a ver andava a roçar a eficiência "silver". Só gostava de saber quando é que foi vendida. Parecendo que não se foi vendida em 2012 ela já tem 5 anos e vai caminhar para os 6 anos. Assim não se vale a penas o preço, secalhar mais vale investir numa nova entre 400w e 500w...

Sobre a RAM muito obrigado pela ajuda. Agora sei que não hei-de comprar mais 667MHz, vou substituir por 800MHz. Há um leilão de kits Kingston dualchannel. Está a vender 12gb mas se pudesse comprar 8gb a bom preço era fixe. São daqueles sticks de ram ddr2 que pelo que parece só funciona se estiverem em dual channel. o modelo é KVR800D2N5K2/4. O leilão só acaba daqui a 7 dias. Os portes são 10.- (que estupidez este preço por sticks de ram --') mas por enquanto o preço é 1.50.- por 8gb. Imagino que até 20.- portes incluidos deve valer a pena por 8gb ddr2 800MHz?


Acho que o cooler vou mesmo esperar por encontrar algo interessante a leilão ou a bom preço. Por enquanto deixo estar em stock, quando poder comprar um cooler a bom preço e com RAM a 800MHz, poderei fazer um OC decente sem ter que andar nos 80°


Espero que vou ter novidades daqui a pouco tempo. Fiquem bem!
 
Back
Topo