Mega Drive Recordar a SEGA Mega Drive/Genesis

Pessoal comprei um jogo em que o pcb parece ter açúcar agarrado bastante difícil de sair... Lol
Não nos contactos mas em todo o pcb!... Limpei com aquelas soluções antiferrugem e ficou com bom aspecto vamos lá ver se não fiz Mer..! Já alguém tenha visto algo assim? Não sei se é humidade que apanhou... Mas o resto (caixa, manual e cartucho) tudo num brinco! É só mm o pcb! Cumprimentos
 
Última edição:
Que estranho nunca vi tal situação! Mas nada agora como experimentares, mas em principio e se aquilo não era uma solução agressiva não deverás ter problemas.
 
REPARAÇÃO MEGA GAME 2

Apresento a Mega Game 2

Consola Free-region, híbrida (50/60hz) - mediante união de pontos na board, com um semi-GOAC (digo semi, porque não tem todos os chips integrados num só..) o TA-06WA...
Falou-se muito, inclusive neste thread, sobre a legitimidade desta consola que a ecofilmes lançou em portugal... Posso garantir com toda a certeza, que esta consola não é um produto desenvolvido pela eco-filmes nem "apadrinhado" pela sega.
É um clone, muito comum quer na versão 06WA como na versão 06S... basta uma pesquisa na net para vê-lo em dezenas de clones russos e de leste.. mesma versão, mesmo layout, mesmos conponentes..
Conclusão: a ecofilmes trouxe um clone para portugal.
IMG_20171010_230437.jpg

IMG_20171010_230231.jpg

IMG_20171010_230331.jpg

Quanto à qualidade de construção: Não é grande coisa.. aspeto leve, encaixes dos comandos sem suporte, circuito de power muito fraco ( o dissipador não tá preparado para o amperes que debita o transformador) - embora seja um layout similar à mega drive 2, o imput de amperagem é equivalente à mega drive 1.. 10v 1A.. muito perigoso... não tem led de power (pelo menos o botão de power é igual à mega drive 1 e não à mega drive 2 - graças a deus..

Som: hm.. o chip audio está integrado no GOAC.. mas o amplificador está cá fora.. um 3403AD.. não é mau... está a par da mega drive 2... fraco em geral..(embora se veja que houve um esforço em filtrar as linhas de som - linha de capacitores eletrolíticos - Faz stereo...yuupii
IMG_20171010_230351.jpg


video: Aqui o coisa tá estranha... mesmo estranha... usa o mesmo chip da mega drive 2..o KDA.. mas não tem as pistas conetadas nos pinos necessários para fazer RGB.. embora seja um chip capaz de rgb..
IMG_20171010_230408.jpg

a saída é a mesma da mega drive 2 - mini din 9 pinos - mas apenas composite video.. pena.. aliás.. pode-se ver perfeitamente no flat cable.. que só tem 5 linhas.. power, ground, video composto, audio left, audio right... é lamentável... se tem o chip capaz de fazer rgb, só precisavem de mais umas pistas..


Vamos agora à reparação..

sintoma - comando não dava, ou dando era errático..
análise - depois de o desssoldar, via-se claramente que 3 pernas estavam partidas.. no interior do encaixe do comando... não é reparável.
solução: troca do encaixe do comando.. - dador - mega drive 1

IMG_20171010_230128.jpg
received_2037145689853366.jpg

received_2037145749853360.jpg

received_2037145823186686.jpg

received_2037145959853339.jpg

received_2037146009853334.jpg


espero que tenham gostado....
mais reparações para breve..
 
Eu teria feito ao contrário: usado o clone para reparar a original :p ... Esse TA-06WA parece-me ser um clone do 315-5313 da sega (VDP).
Do outro ASIC não conheço nenhuma equivalencia.

Cumps
 
pode ser ou não... se reparares o cpu tá incluido num dos chips.. ou no TA (que é o que faz mais sentido) ou no chip de I/O..

mas no caminho para um GOAC completo, tudo vai pro chip TA-- já tem lá o Z80, o vdp, o Y2412.... Não tenho 100%, mas 99% de certezas que tem já o 68000..

De fora, só fiquou os chips de ram... amplificador e chip de video..
 
O TA tem 128 pinos que é exactamente o numero do original. Não tem connectividade que chegue para um z80 ou um ym2612 (só o outro chip é que tem essa possibilidde), a maneira mais fácil de verificar é seguir a ligação da´RAM de 8kB. O 68000 poderia estar em qualquer um deles uma vez que ambos têm de ter o bus completo.

As fotos não têm resolução suficiente, mas o pinout de ambos parecem-me ser identicos aos dos originais 5313 e 5433 apesar de (pelo menos um deles) ter mais integração. Só para dar o exemplo do ASIC sem nome: os pinos 62..68 são quase de certeza da porta EXT que as MD1s traziam na parte de tras.
 
Última edição:
parece fazer sentido..

o chip de baixo é um ckk5864 - 8kbyte (do Z80) e vai pro chip I/O - 9737 .. e os dois da direita são a ram do cpu e vão também pro I/O - 9737

portanto o que tu estás a dizer é que o TA-06WA no fundo é o VDP + yamha...ou seja igual em funcionalidades e pinout que o VDP da mega drive...

o semi-GOAC é na verdade o 9737
 
Viva, eu PSG da mega Drive só conheço a versão francesa do Champions world class soccer
champions-world-class-soccer-by-psg-e80015.jpg
EHEHEHEHE


Mas voltando ao hardware pode ser que alguém aqui me ajude, tenho 2 comandos que comprei recentemente com uma mega drive e ambos não funcionam, são a versão Explorer SG da Logic3.
LL7g3Fk.jpg


Aparentemente está bom... não vejo assim nada há primeira vista.
kfoOs8o.jpg


Quando ligo na mega drive não acontece nada, nenhum led acende, estive a ver se chegava tensão pelos fios e medi entre o preto (GND) e os restantes 5V (acho que todos, agora não tenho a certeza), o que não me parece normal...
Será que o circuito integrado que está por baixo da "resina" foi ao ar? os condensadores não me parecem mal...

UQMkYgI.jpg
 
Última edição:
Os comandos de 6 botões SÓ FUNCIONAM EM CERTOS JOGOS, como por exemplo, mortal kombat, streets of rage 2, eternal champions e mais meia dúzia.. nos restantes não dá... não funciona como 3 botões...

Testa com um dos jogos que eu te disse.. e pesquisa na net pela lista de jogos compatíveis com comandos de 6 botões..

(isto tema ver com a forma como a consola foi desenhada.. simplesmente não há pinos no comando para tantos botões.. (são 9 pinos). o que acontece é que tem de existir um chip dentro do comando que vai comprimir o sinal e alternal o sinal entre os botões de forma a "simular" mais botões com menos pistas)... ora. num jogo preparado para 3 botões ele não vai entender o sinal e não dá..

num emulador de pc, podes sempre editar a rom e ativar o suporte para 6 botões.. num cartucho não..

--- ACHO QUE NÃO ESTOU A DIZER NENHUMA ASNEIRA, MAS SE ESTIVER ALGUÉM QUE QUEIRA CORRIGIR POR FAVOR --
 
Os comandos de 6 botões SÓ FUNCIONAM EM CERTOS JOGOS, como por exemplo, mortal kombat, streets of rage 2, eternal champions e mais meia dúzia.. nos restantes não dá... não funciona como 3 botões...

Testa com um dos jogos que eu te disse.. e pesquisa na net pela lista de jogos compatíveis com comandos de 6 botões..

(isto tema ver com a forma como a consola foi desenhada.. simplesmente não há pinos no comando para tantos botões.. (são 9 pinos). o que acontece é que tem de existir um chip dentro do comando que vai comprimir o sinal e alternal o sinal entre os botões de forma a "simular" mais botões com menos pistas)... ora. num jogo preparado para 3 botões ele não vai entender o sinal e não dá..

num emulador de pc, podes sempre editar a rom e ativar o suporte para 6 botões.. num cartucho não..

--- ACHO QUE NÃO ESTOU A DIZER NENHUMA ASNEIRA, MAS SE ESTIVER ALGUÉM QUE QUEIRA CORRIGIR POR FAVOR --

tive comandos de 3 e de 6 e sempre funcionaram em todos os jogos. Os botoes extra do 6 não funcionavam na maioria dos jogos mas funcionavam. MDII
 
Back
Topo