Grep valor único

C@rnim

Power Member
Boa Noite,

Espero que me possam ajudar e percebam o que pretendo.

Estou a iniciar-me em shel linux e queria fazer uma pesquisa a um ficheiro de utilizadores, esse ficheiro esta no formato:
joao;292929;000
joao22;292929;00200

Quero fazer um ficheiro de linha de comandos que vai-me dar o valor da 3 coluna da linha de utilizador que dei como valor. Para isso ele pede-me o utilizador ao qual dou o valor e guardo numa variavel x="joao"

Quando estou a fazer o grep estou a colocar a pesquisar a variavel mas ele devolve-me as duas linhas porque as duas têm joao mas eu so quero a que diga joao mais nada.

Se fizer o grep -w 'joao' ele de facto dá-me so o que pretendo mas como o joão esta dentro de uma variavel tenho que fazer grep -w '$x' e isso já não me da resultados.

Agradeço mesmo a vossa ajuda urgente por favor.
Desculpem se não me consegui explicar!
 
Última edição:
"PowerShell is a task automation and configuration management framework from Microsoft"

Nao tens medo de ir preso? Leste a licensa e termos de utilizacao para ter a certeza que nao estas a cometer um crime ?
 
"PowerShell is a task automation and configuration management framework from Microsoft"

Nao tens medo de ir preso? Leste a licensa e termos de utilizacao para ter a certeza que nao estas a cometer um crime ?

The MIT license permits reuse within proprietary software provided that all copies of the licensed software include a copy of the MIT License terms and the copyright notice. The MIT license is also compatible with many copyleft licenses, such as the GNU General Public License (GPL); MIT licensed software can be integrated into GPL software, but not the other way around.

Ref: https://en.wikipedia.org/wiki/MIT_License
 
Back
Topo