• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade esta semana

duartedrum

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1000€, a compra será feita esta semana para aproveitar a BF.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade ao meu pc + monitor + (caixa, deixo este ao vosso critério)

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (a melhor resolução que for permitido, nioh, AC, tomb raider, Elex, DMC, DeusEX, dishonored, skyrim, witcher 3, basicamente quero um pc que se aguente ao gaming)
b) Edição video / imagem / (faço alguma edição, mas nada de profissional.
c) Office / Navegação web / Filmes (muito trabalho em office, pef, excel, ppt, por vezes preciso de ter varias janelas aberta (tipo ambiente de trabalho alargado)
e) Outra? Estúdio de música, o PC é também utilizado para gravar bandas, uso samplitude


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
quando deixar de correr jogos recentes.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Esta é a minha config:
Fonte: Corsair CX500
Ram: 2x (2x8gb) Gskill Drr3-1600 Cl9-9-9-24 (32gb)
CPU: AMD FX8320 + cooler rajintek
GPU: MSI GTX760 Twinfroz 2gb OC (acho que a versão Ti)
3HDD + 1SSD de 120gb (talvez seja necessário mais um ssd e fazer raid ou outro maior)
Board: Asus M5A97 R2.0 (rev. 1,00)
Monitor: LG Flatron W2241SBF (esta é a NÓDOA, já deve ter 10 anos ou mais)
som: logitech 5.1
controlador de fans zalman para 6 cooler cpu e gráfica ligados ao controlador também
fans: 2up 120mm, 1 back tray do cpu 40mm (acho), 1 back 120mm, 1 front 120mm, 2 lateral 120mm
UPS
rato e teclado KROM
caixa cm690

6) Vais fazer Overclock?
Nunca pensei nisso, se for realmente melhor, poderei investigaar e faze-lo

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Online (penso que ***** tem preços bons)

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Não, eu monto tudo.

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>
ATX
b. Processador (Intel ou AMD)
>

c. Motherboard (chipset, formato)
>

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>pensei comprar mais um ssd de 120gb e fazer raid, no entanto se for melhor comprar um de 250 e vender o que tenho também o faço

f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
>

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>prefito modular

h. Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)
>monitor


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
não

11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
não

12) Contexto, comentários adicionais.
 
Não seria melhor investir no ryzen 7 1700x?

Na ***** podemos pagar a crédito?

Devo optar por este
LG 29UM69G-B (este já tem freesync)
ou
LG 29UM59 (estou mais inclinado para este)


Monitor:
Dell SE2717H IPS 27" FHD 16:9 75Hz FreeSync - 200€

27" está bom? como dizes que precisas e muitas janelas abertas.

SSD:
MX300 275GB - 97€

Gráfica:
Placa Gráfica MSI Radeon RX 580 ARMOR 8G OC - 300€

CPU+BOARD+RAM
R5 1600-B350-16GB DDR4 ~470€

Fonte:
Seasonic s12ii 520w - 55€

disco é sata?

Concordam com esta build?
A diferença dos monitores são de 50€, valerá a pena?
Valerá a pena investir num ryzen 7 1700 ou r5 1600 é suficiente.

Poderei investir esse orçamento se conseguir pagamento por prestações, vou enviar e-mail ao montepio.

Mais uma questão, tiraria o maximo partido desse monitor com uma msi gtx 760 2gb oc?
 
Última edição pelo moderador:
Para que saibas, tanto o UM59 como o UM69 têm freesync e devem fazer 75Hz com este activo. A diferença está nas features, nos extras e nas portas. Os Ryzen gostam de memórias rápidas, se puderes por pouco mais ter mais frequência, melhor. Outra coisa, se planeias aumentar a RAM brevemente, eu iria por um stick de RAM de 8GB, com a ideia de rapidamente (2 meses talvez?) passar a 16GB.
 
Não reparei no site da LG.
Concordo sim, podemos colocar um pente de 8gb e quando baixarem mais (espero que cedo), comprar outro.
Está então boa a build ou mudava algo? (Não poderia utilizar a minha fonte de 500w para poupar, ou não tem potencia suficiente?
 
Última edição pelo moderador:
Epá, poderes podes, mas a qualidade é inferior (um bocado) à Seasonic que tens na build. Se precisas mesmo do dinheiro, é uma maneira de o conseguires. Há quanto tempo tens a fonte?
 
Epá, poderes podes, mas a qualidade é inferior (um bocado) à Seasonic que tens na build. Se precisas mesmo do dinheiro, é uma maneira de o conseguires. Há quanto tempo tens a fonte?

Talvez entre 2 a 4 anos

Em relação à gráfica devo comprar amd ou nvidia? Se comprar nvidia, poderei escolher monitor sem freesync. Os preços são equivalentes? Ou consigo comprar amd com specs mais baratas que a nvidia?

Esta board é melhor que a que coloquei acima?

ATX Asus Prime B350-PLUS

Vale a pena a diferença de preço?
 
Última edição pelo moderador:
O freesync não adiciona preço ao monitor, e freesync não tem impacto se fores de nvidia. Portanto, se fores com um monitor freesync e uma gráfica Nvidia, basicamente funciona como um monitor normal, sem syncs. Se tiveres AMD, passas a poder usar o freesync, apenas é essa a diferença. O correspondente da Nvidia, o Gsync, fica 200€ mais caro, é esse o preço da tecnologia. Mas tudo o que são os monitores mais baratos que recomendo costumam ter freesync, nomeadamente o LG 24MP59G. Podes usar esse com Nvidia como um monitor normal.

Eu honestamente nesse preço não me preocupava demais com "é melhor". Considera que são equivalentes em qualidade. Olha para o tipo de portas e número de portas que tem (USB3, USB2, USB-C, Sata, M.2, número de slots de RAM, etc), é isso que te deve interessar mais.
 
prefiro um monitor maior que as 24''.

Devo ir para o 29UM69, quando tiver em stock. A ultima vez que vi não tinha stock.

Ainda estou a aguardar a resposta ao crédito.

Obrigado.

Referente à fonte, talvez poupe esse dinheiro.

Já agora, conhece algum simulador de potências para uma build?
 
que acham de poupar uns € e ir para um ryzen 5 1600x? vou notar muita diferença em relação ao Ryzen 7 1700?

Sei que um é de 6 núcleos e outro de 8....Pretendo é saber a olho visto (sem benchmarks nem nada) se vou notar lags, atrasos, etc...

Li que a plataforma 350 é optima para os ryzen 5, e a 370 para os ryzen 7, ou seja, seria uma board fraca para um belo processador, o problema é que não posso subir o orçamento mais.
 
que acham de poupar uns € e ir para um ryzen 5 1600x? vou notar muita diferença em relação ao Ryzen 7 1700?

Sei que um é de 6 núcleos e outro de 8....Pretendo é saber a olho visto (sem benchmarks nem nada) se vou notar lags, atrasos, etc...

Li que a plataforma 350 é optima para os ryzen 5, e a 370 para os ryzen 7, ou seja, seria uma board fraca para um belo processador, o problema é que não posso subir o orçamento mais.

1 - Fica-te pelo 1700 ou 1600, esquece as versões X.
2 - Para o que pretendes um 1600 chega.
3 - Nada a ver, não vais ter qualquer perda de perfomance a instalar o R5 1600 numa x370 ou vice-versa.
 
1 - Fica-te pelo 1700 ou 1600, esquece as versões X.
2 - Para o que pretendes um 1600 chega.
3 - Nada a ver, não vais ter qualquer perda de perfomance a instalar o R5 1600 numa x370 ou vice-versa.


Valeu pela ajuda, sendo assim posso poupar uns € e ir para o
Processador AMD Ryzen 5 1600 Hexa-Core 3.2GHz c/ Turbo 3.6GHz 16MB
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pela ajuda.

ficaria assim?!

Tenho uma caixa ai simplesmente porque gostava de ter uma com lateral acrilica, no entanto a minha está boa e tem óptimo airflow.
Retirei a fonte, se acharem melhor colocar de novo, digam.

Estou com algum receio em relação ao monitor, mas acho que vou optar por este tamanho. fico a 60 cm do monitor.

Acham que se pode poupar, tentando arranjar outro negócio (2ª) para a RAM?

Até já.

Se houver algo em que achem que consiga poupar algum, não hesitem.

Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Tenho estado aqui a pensar (tenho lido também muito), A RX580 8gb, por exemplo em jogos como o skyrim, dark souls, the witcher iii, dishonored 2, rise of tomb raider, AC, vai utilizar o ecrã todo de jogo? utiliza as 28'' em ultrawide, ou corta a imagem?

Vi alguns videos, que isso acontece.

Obrigado

Está quase a ser comprado tudo. É só esperar amanha e o crédito.

Build ok para ser comprada?

Estive a ver quantos fps tinha com esta build, no DMC chego a 280fps.
Uma questão, existem algum tópico pelo site a explicar fps, lag, etc?
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo