Problemas Técnicos Problema nos débitos da rede

cs.oyen

Power Member
Viva pessoal,

Estou aqui com um problema que não consigo perceber nem resolver.

Basicamente nesta rede específica tenho esta configuração:

- Router LTE Huawei B593 (u-12) que está a trabalhar como modem neste caso.

- Router Asus RT-N14U que recebe o serviço do Huwaei por WAN e transmite por wireless e cabo de rede para os vários dispositivos ligados à rede.


Aparentemente está tudo a funcionar bem. Os IP estão a ser atribuídos correctamente, há ligação à rede em todos os equipamentos, a transferência de dados entre equipamentos na rede interna está nos valores normais, ou seja, para mim à primeira vista está tudo ok.

O problema reside mesmo é na velocidade em down e up do próprio serviço de Internet, isto é:

Corri uma bateria de testes. Diversos servidores, países diferentes, protocolos diferentes e o resultado é este a título de exemplo:

No Asus tenho velocidades de serviço de Internet de, por exemplo 5 Mbps em download e 1Mbps em upload

No Huawei os mesmos testes executados na mesma ordem tenho valores de 15Mbps em download e 5Mbps em upload.

No Asus o ping para um IP específico anda à volta dos 35/40ms.

No Huawei o ping para o mesmo IP anda à volta dos 20/25ms.


Testes feitos por cabo de rede no mesmo computador em ambos os casos. Em outros dispositivos o resultado é o mesmo.

Ao início pensei que seria por ter o QoS personalizado por mim com prioridade para determinados dispositivos, mas mesmo desligando essa função o problema é exactamente igual. Pensei também que poderia ser por usar no Asus servidores DNS diferentes, mas se o colocar a obter os DNS atribuídos pelo Huawei tenho exactamente o mesmo problema!

Ou seja, está tudo a funcionar "bem" a nível de rede e IP internos mas quanto à rede externa (serviço dados móvel MEO) há uma diferença abismal entre o router que está a receber e processar o sinal e o router que recebe a mesma ligação e, em teoria devia manter os mesmos débitos.

Não sei se consegui explicar-me de maneira correta mas acho que passei a ideia geral do problema.

Se alguém puder dar uma ajuda, uma dica qualquer agradecia.

Cumprimentos.
 
Back
Topo