Recomendação Máquina Fotográfica + Vídeo 4K

E as sugestões que me deram acima?
  • Olympus 45mm f1.8
  • Panasonic 42.5mm f1.7
É fácil.
45mm 1.8 se tiveres olympus.
42.5mm 1.7 se tiveres Panasonic.

Já tive as duas (neste momento tenho a 45mm 1.8) e são as duas muito boas.
A olympus oferece mais “bang for the buck” porque é muito barata, mas a Panasonic tem estabilização óptica, que funciona com a estabilização do sensor das Panasonic (GX8, GX80, G80, etc.).

Cumps
 
É fácil.
45mm 1.8 se tiveres olympus.
42.5mm 1.7 se tiveres Panasonic.

Já tive as duas (neste momento tenho a 45mm 1.8) e são as duas muito boas.
A olympus oferece mais “bang for the buck” porque é muito barata, mas a Panasonic tem estabilização óptica, que funciona com a estabilização do sensor das Panasonic (GX8, GX80, G80, etc.).

Cumps
A questão é agora as sugestões que recebi para lentes 25mm ou 17mm. Acham mais adequadas para retratos do que as 45mm/42.5mm?
 
Desculpa por te ter induzido em erro: para retrato sem dúvida a 45 ou 42.5! Tive uma Olympus 45mm 1.8 e gostei muito dela. Leve, rápida a focar e sharp.

Para uso walk around gostei muito da Olympus 17mm 1.8 e da Panasonic Leica 25mm 1.4(embora na leica os preços já subam um pouco).
 
Mas tu não sabes se queres retrato puro. Não caias na asneira de escolher sem experimentar. Metes a tua lente zoom a 45 mm e testas um dia inteiro. Depois metes a 17mm e testas outro dia, etc... E só assim é que deves decidir. É que uma lente de 45mm em m43 é bastante fechada e podes querer apanhar dois adultos com uma criança ao colo e teres de te afastar muito para o conseguir. Por outro lado se quiseres isolar rostos individualmente, no meio de várias pessoas, aí vai funcionar lindamente.

Isto das primes tem muito que se lhe diga, porque vais ficar preso aquela distância focal.

Muitas das pessoas que estão aqui a dar opinião, são pessoas muito experientes e andaram muitas vezes a trocar de lentes até descobrirem as que melhores para eles.

Não tenhas pressa em decidir qual a lente, testa primeiro. Se eu fosse ter só uma prime em m43, ia para algo nos 25 a 30mm (eq a 50 a 60 mm). Se tivesse duas, ia para uma 14 a 20 e uma 40 a 45 e se tivesse 3, iria para as 3 anteriores.

Todos terão opiniões diferentes. Eu sou mais de wide angles, outros gostam mais de planos fechados, etc...
 
Mas tu não sabes se queres retrato puro. Não caias na asneira de escolher sem experimentar. Metes a tua lente zoom a 45 mm e testas um dia inteiro. Depois metes a 17mm e testas outro dia, etc... E só assim é que deves decidir. É que uma lente de 45mm em m43 é bastante fechada e podes querer apanhar dois adultos com uma criança ao colo e teres de te afastar muito para o conseguir. Por outro lado se quiseres isolar rostos individualmente, no meio de várias pessoas, aí vai funcionar lindamente.

Isto das primes tem muito que se lhe diga, porque vais ficar preso aquela distância focal.

Muitas das pessoas que estão aqui a dar opinião, são pessoas muito experientes e andaram muitas vezes a trocar de lentes até descobrirem as que melhores para eles.

Não tenhas pressa em decidir qual a lente, testa primeiro. Se eu fosse ter só uma prime em m43, ia para algo nos 25 a 30mm (eq a 50 a 60 mm). Se tivesse duas, ia para uma 14 a 20 e uma 40 a 45 e se tivesse 3, iria para as 3 anteriores.

Todos terão opiniões diferentes. Eu sou mais de wide angles, outros gostam mais de planos fechados, etc...

Eu subscrevo isto inteiramente!

Coloquei a 17mm 1.8 mas lendo a tread na diagonal!

Há vários post´s meus onde digo claramente: quando não temos certezas, agarramos nas nossas zoom´s, fixamos numa determinada distância e experimentamos. Ou então, agarramos em todas as nossas fotos, procuramos um software que estude as focais e aberturas e esse software vai-nos mostrar o que mais usamos. É incrivel mas por vezes ficamos surpreendidos com os resultados. Eu dei por mim a usar mais os 50mm(AKA 25mm em MFT) mais do que julgava.

Retrato puro e duro: 42.5/45mm aka 85mm. Também sou fâ da 70-200 ou 40-150 em MFT. Embora tenham aberturas menores o resultado consegue ser muito competente.

Para fotografar crianças, como é muitas vezes o meu caso(filha de 2 anos que não para quieta) uma zoom 12-40 2.8 ou 24-70 acabam por ser excelentes escolhas. São mais versáteis.

Segue o concelho do @Meje fotografa e depois deteta necessidades!
 
Retrato puro é a 75mm 1.8 e não se fala mais nisso.
O meu kit é - 17mm 1.8 (walkaround e paisagem), 45mm 1.8 retrato e algumas panos e a 75mm para retrato puro :D
 
Para mim, os melhores retratos são os que são feitos com espaço :)

O preço é discutível.
A lente vale bem mais do que os quase 600€ que dei por ela (usada).

É uma lente incrível.
Desse para usá-la, de alguma forma, adaptada na Nikon e eu era um gajo feliz :D
 
Para mim, os melhores retratos são os que são feitos com espaço :)

O preço é discutível.
A lente vale bem mais do que os quase 600€ que dei por ela (usada).

É uma lente incrível.
Desse para usá-la, de alguma forma, adaptada na Nikon e eu era um gajo feliz :D

Não podemos estar mais de acordo!

Lente fantástica e vale o que custa! Mas custa mais do dobro da, 25mm ou 45mm.
 
Bom dia.
Antecipei-me e a máquina já está encomendada, pela promoção do "Dia do Aderente", por 849€. O kit, como referi antes aqui, vem com a
lente 12-60mm. Vou seguir os conselhos e testar bastante, para percebermos qual a distância que mais usamos, de forma a comprar a lente prime adequada. Penso também aprender mais alguma coisa sobre fotografia para não tirar fotos só no "automático", explorar bem a máquina e só depois avançar para a compra dessa segunda lente.
 
Se for como na LX100, fazes um vídeo 4k, e podes selecionar os frames como fotografia. Video = frames todos juntos, mais propriamente (creio que) 30 por segundo, nessa resolução.

Quanto ao resto, compras de lentes e afins, partindo eu do princípio que ainda não pescas muito do assunto, o ideal é mesmo pegares nessa lente, testares muito, e depois de estudares um pouco e perceberes a história da milimetragem das distâncias focais, o que faz a abertura, etc, então sim avançares para uma prime.

A malta entusiasma-se muito, e começa logo a sugerir coisas que gostam e que são boas... Faço ideia a confusão que já vai na tua cabeça quando falam em 25mm equivalente a 50mm e o camandro :winknu:

Estuda um pouco se quiseres justificar a compra de uma máquina que te permite explorar os modos manuais. Isso é o mais importante. As lentes têm tempo :Winkani:

Lê bem o manual da máquina, também é um bom ponto de partida.

Isto não é nenhum bixo de 7 cabeças, parece mais complicado do que o que é, mas tens mesmo que ter noções :Winkani:
 
Se for como na LX100, fazes um vídeo 4k, e podes selecionar os frames como fotografia. Video = frames todos juntos, mais propriamente (creio que) 30 por segundo, nessa resolução.

Quanto ao resto, compras de lentes e afins, partindo eu do princípio que ainda não pescas muito do assunto, o ideal é mesmo pegares nessa lente, testares muito, e depois de estudares um pouco e perceberes a história da milimetragem das distâncias focais, o que faz a abertura, etc, então sim avançares para uma prime.

A malta entusiasma-se muito, e começa logo a sugerir coisas que gostam e que são boas... Faço ideia a confusão que já vai na tua cabeça quando falam em 25mm equivalente a 50mm e o camandro :winknu:

Estuda um pouco se quiseres justificar a compra de uma máquina que te permite explorar os modos manuais. Isso é o mais importante. As lentes têm tempo :Winkani:

Lê bem o manual da máquina, também é um bom ponto de partida.

Isto não é nenhum bixo de 7 cabeças, parece mais complicado do que o que é, mas tens mesmo que ter noções :Winkani:

Já comecei a ler umas coisas e estou a gostar! :)
A conjugação de diversos factores (em modo manual) como o diagrama, a velocidade do obturador, o iso, o equilibrio de brancos, a profundidade de campo/pontos de focagem... isto tudo ao mesmo para fotos que muitas vezes são tipo "reportagem", parece complicado!
 
Boas.
Hoje, para meu espanto, vejo a máquina na ***** (onde comprei a minha há quase 1 mês) a 599€... eu tinha pago 849€ e em campanha! Pois bem, fui à loja, reclamei... como tinham passado 28 dias desde a data da compra, devolveram-me 250€ em dinheiro e a máquina passou a custar-me os 599€! Agora sim posso ir ao Black Friday! :)
 
Back
Topo