Primeira vez

DarkT

Power Member
Boas a todos,

Como podem ler pelo titulo eu tenho ZERO experiencia em fotografia mas visto que adoro viajar decidi investir até 400€ numa maquina para poder tirar umas boas recordações.

A minha primeira duvida é Reflex vs Compacta?

Pelo que andei a ler a reflex é sempre melhor porque podemos usar varias lentes consoante o tipo de foto mas por outro lado sao grandes e mais pesadas e quando se esta a viajar isso é chato. Mas não sai fora da equação, a Nikon d3300 penso que seja a melhor escolha.

As maquinas compactas sao mais versateis tira todo o tipo de fotoas mas não tão perfeitas. No mundo das compactas não tenho ideia para saber qual a melhor/es num range de 400€. (aceito sugestões)

Ainda nesta batalha encontra-se a go pro, acham que uma gopro tira fotos tao boas como uma maquina compacta? É que assim teria os 2 lados da moeda boas fotos e bom video já para não valar do peso.
 
Ainda nesta batalha encontra-se a go pro, acham que uma gopro tira fotos tao boas como uma maquina compacta? É que assim teria os 2 lados da moeda boas fotos e bom video já para não valar do peso.

A Go Pro é boa para video, grande angular e sem falhas de foco.
Para Fotografia não é boa.

A melhor escolha com o orçamento de 400€ é uma Nikon D3400, tira boas fotografias, sem comparação com uma compacta, é um DSLR pequena e leve.

Cumps
 
Mas uma máquina cheia de funções que a pessoa não sabe usar e ainda por cima é maior, mais cara e não direcionada para sair com os jpegs "prontos" não me parece o mais indicado. Uma compacta avançada é boa para aprender e está preparada para ser uma point & shoot.

Uma Olympus OMD por exemplo é uma máquina que tem tantas definições que até mete medo, mesmo para quem já trabalha bem com uma DSLR...
 
e então? não saber usar não quer dizer que não se aprenda, porque se for assim é melhor ele comprar uma daquelas instantâneas, não vá nao saber ver as fotos em digital.

Hoje em dia as maquinas tem excelentes capacidades em automatico, se depois tens oportunidade é ir mexendo aos poucos e aprendendo melhor.
Não digo para saltar logo par a full manual, mas ensinar a usar Aperture ou shutter priority demora menos de 10 minutos e os resultados são fantasticos.
 
Eu comecei com uma compacta avançada é acho que é melhor para ele assim, tendo em conta a descrição que fez. Tu tens uma opinião diferente, estás no teu direito!
 
A minha opinião é que estaria a investir numa de 400 compacta quando existem mirrorless por pouco mais...

Se fosse... 200€ ya OK depois pode mudar, agora se já está perto do valor de uma dslr e mirrorless não vejo justificação.

Eu neste momento quero um telescópio.
Queria um no patamar dos 1200€, mas como não tenho esse dinheiro, não vou comprar um de 800, vou mesmo para os de 250€. Pois não quero vir a desperdiçar 800€
 
A minha opinião é que estaria a investir numa de 400 compacta quando existem mirrorless por pouco mais...

Se fosse... 200€ ya OK depois pode mudar, agora se já está perto do valor de uma dslr e mirrorless não vejo justificação.

Eu neste momento quero um telescópio.
Queria um no patamar dos 1200€, mas como não tenho esse dinheiro, não vou comprar um de 800, vou mesmo para os de 250€. Pois não quero vir a desperdiçar 800€
Existem mirrorless por pouco mais, com uma lente de kit que pouco mais faz que uma compacta avançada.

Ir para uma Mirrorless só justifica se o OP quiser mais tarde investir em lentes. Não li referência a isso.

Nem toda a gente está disposta a aprender acerca de fotografia, quer simplesmente disparar e obter uma fotografia bonita e com qualidade. E se for este o caso (o OP diz que percebe zero), então a compra de uma máquina mais cara, com possibilidade de troca de lentes (que se calhar não vai dar jeito), é também um desperdício de dinheiro.
 
Ir para uma Mirrorless só justifica se o OP quiser mais tarde investir em lentes. Não li referência a isso.

Pelo que andei a ler a reflex é sempre melhor porque podemos usar varias lentes consoante o tipo de foto mas por outro lado sao grandes e mais pesadas e quando se esta a viajar isso é chato. Mas não sai fora da equação, a Nikon d3300 penso que seja a melhor escolha.

não, não disse mais lentes, mas disse que viu as dslr e a d5300 que achava ser a melhor opção, mas so era chato por ser grande, logo uma mirrorless é o ideal.

como disse, ou compacta barata <200€ ou mirrorless ~450€
 
Qual a diference entre uma DSLR, mirrorless e uma compacta? Existe ai alguma mirror less nos valores de ~400 que possa ver?
Depende dos modelos que estivermos a falar. Tudo vai variar tendo em conta o tamanho do sensor, a abertura da lente...

Podia perguntar-te se vais querer mudar lentes, e podes responder sim ou não. No entanto, a tua resposta não terá importância enquanto não compreenderes porque queres ou não mudar de lentes.

Assim de caras, tendo em conta o teu primeiro post, eu tentava chegar a uma Panasonic LX100. Usada, deves conseguir chegar a uma por pouco mais que o teu orçamento. Tem um sensor decente, uma lente bem boa (com um range idêntico a uma lente de kit, mas muito mais luminosa), e features que já te vão obrigar a estudar o manual. Não dá para trocar lentes.

É uma máquina com óptimos controlos para o modo manual, se quiseres aprender e evoluir.

É a minha sugestão, o que não invalida que haja outras, eventualmente melhores.
 
deixo aqui um apanhado das diferenças, mas na pratica o importante para os leigos (tipo eu) é

Vantagems mirrorless
  • Mais leves e mais pequenas
  • as topo são mais baratas que as dslr de topo (se olharmos para os sensores)
  • sem espelho são mais silenciosas, mais rapidas, menos pontos de falhas e mais faceis de limpar
  • estabilização na camera em algumas (assim nao precisas de comprar lentes com estabilizacao como as dslr)
  • a maioria tem ecran rotativo/inclinável (ao contrario das DSLR que não é a norma)
Desvantagens
  • sem Viewfinder ou Viewfinder electrónico
  • menos bateria (por não ter viewfinder optico, logo estas sempre a usar um ecran)
  • menos botoes (por ser mais pequena, desvantagem para os pros, vantagem para os leigos)
  • menos lentes disponiveis
mirrorless porreiras tens
  • Canon EOS M10 ~400€
  • Panasonic Lumix DC-GX800 ~450€
  • Sony Alpha α6000 ~490€
e isto são preços em grandes superfícies, podes encontrar mais barato online.
 
Estás disposto a carregar 1 kg de máquina (sim, eu sei que uma d3400 não pesa 1 kg, mas pouco falta) volumosa e que não cabe no bolso? Digo-te já que em viagem não é pratico, a não ser que seja viagem fotográfica e já vais para isso mesmo.
Estaras disposto no futuro a investir em lentes e andar com elas atrás de ti para mudar?

Se respondes sim as 2 questões acima, podes ponderar um DSLR.
Se só respondes sim à 2ª questão, pondera uma mirrorless

Se respondes não as 2 questões, compra uma compacta.

Só para contextualizar, tenho uma DSLR e tenho uma compacta, pelo meio tambem já tive uma DSLR, por isso tenho alguma experiencia no assunto.
Actualmetne raramente pego na DSLR. A compacta é muito mais pratica e com otimos resultados.Tenho uma canon g9X mark II
 
Pois penso que vou desistir das DSLR, acho que nao tenho paciencia para andar sempre a trocar de lente!

A Canon EOS M10 pelo que andei a pesquisar nao tem grande focagem nem estabilizador...

A g9X mark II e muito porreira mas nao tem microfone :/

Ja agora para fazer uns videozinhos as compactas/mirrorless servem?
 
Pois penso que vou desistir das DSLR, acho que nao tenho paciencia para andar sempre a trocar de lente!

A Canon EOS M10 pelo que andei a pesquisar nao tem grande focagem nem estabilizador...

A g9X mark II e muito porreira mas nao tem microfone :/

Ja agora para fazer uns videozinhos as compactas/mirrorless servem?
Não deve é ter entrada para micro externo. Isso é normal não ter nas compactas, e mesmo até nas DSLR de entrada.

Mas tem micro imbutido, vais conseguir gravar som, como é óbvio.
 
Compactas avançadas são melhores em vídeo que muitas DSLR de entrada. Vê por exemplo a Sony rx100
Isto é algo relativo, mas para este caso específico até concordo contigo, uma vez que me parece que a ideia do op não é fazer nenhuma super produção.

Se quiseres um look mais cinematográfico podes, por exemplo, meter uma lente 35mm numa D3xxx, e filmares a f1.8 conseguindo bom bokeh e desfoque.


Na RX100, com o sensor de 1 polegada, nunca conseguirás um desfoque decente.

Uma RX100 será melhor na estabilização, foco suave, enfim, as vantagens duma mirrorless.

Mas se houver unhas, consegue-se fazer coisas na DSLR que numa RX100 não se consegue.
 
Última edição:
Back
Topo