Actualização de um controlador estragou a resolução do ecrã

Boa tarde,

Tive precisamente o mesmo problema, no dia indicado, com exactamente a mesma gráfica: ATI HD4870 512mb.
Ao encontrar este tópico, descobri que a solução para o problema é realmente simples (isto, para quem não andou com outras tentativas que possam inviabilizar esta solução).
Assim, no "Device Manager", identifiquei o "Display Adaptor" onde - no meu caso, nunca deixou de aparecer como ATI Radeon HD 4800 Series. Cliquei 2x, e em "Driver" selecionei a opção "Roll Back Driver" tendo colocado na razão que a versão anterior funcionava melhor. Depois disto, desliguei de imediato o Wi-Fi e fiz o que Mu7e indicou neste post

Tenho o computador a funcionar há 3 horas e até agora ainda não voltei a ter problemas com a resolução, acho o computador idêntico em performance e não tenho qualquer alteração de tonalidade ou focagem no ecrã.

Ao autor do tópico - a quem não é conveniente comprar um computador novo de momento, caso estas indicações não sejam possíveis de seguir por, compreensíveis, tentativas de resolução anteriores, aconselho a formatação e desligar imediatamente aquela opção.

Espero que ajude.

Abraço e bom fds ;)
 
@BuBlEaM: reverter o controlador foi a minha primeira ideia, mas infelizmente essa opção encontra-se bloqueada (indisponível). Voltei a ligar o Windows Update e, apesar de listar uma série de actualizações, nunca passa dos 3% da transferência. A Windows Store também lista uma série de actualizações mas não faz transferência de nenhuma, nem me deixa instalar apps novas (fica eternamente a fazer a transferência). Penso que com tanto restauro de backups que fiz na última semana o Windows flipou-se e não tenho outro remédio senão formatar o disco. É da maneira que instalo directamente o Windows já com a versão 1709. Depois aí verei o que acontece com os controladores da placa gráfica e irei aplicar as soluções aqui apresentadas, se necessário.

Obrigado a todos pelas sugestões e ajuda :)
 
para as placas intel já encontrei um driver compatível com o update do windows. Está no próprio site da intel.
 
Última edição:
Assim, no "Device Manager", identifiquei o "Display Adaptor" onde - no meu caso, nunca deixou de aparecer como ATI Radeon HD 4800 Series. Cliquei 2x, e em "Driver" selecionei a opção "Roll Back Driver"

Só não sugeri essa hipótese porque o @kinky fez uma reposição de um backup antes disso penso eu!
 
@Mu7e: correcto, mas depois do restauro do backup o Windows voltou a actualizar para o driver maldito e a opção para reverter o controlador continuava indisponível. Daí eu efectuar sempre restauros de backups.
 
Eu fiz assim: Arranquei em modo de segurança, fui a gestor de dispositivos, placas gráficas, desinstalei o controlador e reiniciar o pc. Depois fui novamente a gestor de dispositivos, procurar controlador no pc e instalar uma versão anterior ao problema e resolveu...
 
@zagzinho: isso vai dar um bocado ao mesmo que a solução apresentada nos links referidos pelo @Raen aqui (e sem ser necessário arrancar em modo de segurança), mas que não testei (porque, de momento, não tenho a necessidade disso).

Seja como for, por agora deixei de ter problema com o driver da placa gráfica, só ando às voltas com o Windows Update, que não há meio de sair da cepa torta, mesmo com as soluções apresentadas pelo @Mu7e noutro tópico. Isto já só lá vai à martelada, perdão, formatando a máquina, estou a ver... É preciso muita paciência para estas coisas da informática :)
 
@kinky Consegui resolver o problema já com a Fall Creators Update instalada - não tinha a opção de reverter o controlador/driver para a versão anterior funcional após o update para a FCU, e apaguei a instalação anterior do Windows pré-update (para libertar espaço no disco - basta apagar a pasta Windows.old do disco C ou então na Limpeza do Disco C, correndo como administrador).

Eis o que fiz para voltar a ter o driver funcional datado de 13/01/2015:

1. Download do AMD Clean Unninstall Utility na página oficial da AMD http://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/AMD-Clean-Uninstall-Utility.aspx ;
2. Correr o programa e reiniciar o PC no fim - este programa remove tudo o que é componentes (drivers, programas, etc) da AMD/ATI do PC, deixando-o totalmente limpo;
3. Ao reiniciar, o Windows em princípio vai instalar um driver genérico básico datado de 2006;
4. Correr o Windows Update e em princípio será instalado o driver funcional datado de 13/01/2015, e não um dos mais recentes datados de 2017 que provocam o problema;
5. (Opcional) Desactivar a instalação automática de drivers (e apenas de drivers, não de actualizações do Windows) no Windows Update, para que não seja novamente instalado um driver não funcional - ver links.



No caso de não terem a sorte de o Windows Update vos instalar o driver funcional, após fazerem a limpeza com a Clean Utility, deixo aqui os ficheiros do pacote do driver (fiz backup manual):

https://mega.nz/#!iFkhHI5I!H1Wi8ApRW20QyvTMnaufD5jEAHddvZVp4T8SWM6Jcg4

Extrair e colocar a pasta extraída em C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository e depois seguir o procedimento já descrito antes:

Gestor de Dispositivos
Placas Gráficas
Propriedades da Placa Gráfica
Separador Controlador
Actualizar Controlador
Procurar software do controlador no computador
Permitir a escolha a partir de uma lista de controladores disponíveis no computador
Escolher o driver funcional de 13/01/2015 e actualizar/instalar.


Para efeitos de arquivo, deixo aqui também os ficheiros que o Windows Update saca para instalar o driver, para o caso de alguém precisar (dá para instalar manualmente através do ficheiro .inf - botão direito do rato):

https://mega.nz/#!uR1TGZzZ!mq0WBq4035qaLrDhD7XlhCbS2TCdTyuufVHFkJRs_8M
(Estes ficheiro quando extraídos são colocados em C:\Windows\SoftwareDistribution\Download\Install )



Como bloquear o Windows Update de actualizar automaticamente drivers:

http://www.itprotoday.com/windows-server/stop-automatic-driver-updates-windows-10
https://www.laptopmag.com/articles/disable-automatic-driver-downloads-on-windows-10

ou então por linha de comandos/registo
https://www.howtogeek.com/302595/ho...from-automatically-updating-hardware-drivers/



Links úteis:

http://www.yourwindowsguide.com/2017/11/is-your-computer-not-showing-display.html

https://answers.microsoft.com/en-us...d=913d5c97-7dd7-4780-b735-1026da383882&auth=1

https://forum.hardware.fr/hfr/Windo...aphique-installe-affichage-sujet_348346_1.htm



Actualizem para a Fall Creators Update (v1709) pois já não há razões para o evitar, visto ser possível ter o driver funcional de 2015 novamente.
 
Última edição:
@Raen: isso é tudo muito bonito, mas o meu Windows não actualiza para a versão 1709 (o Windows Update não acusa nada e se eu forçar essa actualização o PC geralmente encrava no fim e o Windows automaticamente reverte para a versão anterior que tenho actualmente - Anniversary Update).
No entanto, está aí muita informação útil e, por isso, o meu sincero obrigado :)
 
@kinky Se actualizar dentro do Windows não funciona, tenta utilizar a ferramenta oficial para criares uma Pen com um setup da Fall Creators Update.
Arrancas o PC e seleccionas a Pen como boot device (BIOS ou então normalmente clicando F8 antes do Windows arrancar), e segues o setup do Windows como se fosse uma instalação limpa, apontas o C como partição a instalar, ele vai detectar a instalação anterior e fazer update ao Windows, como se o tivesses a actualizar pelo Windows Update.

https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10
 
Sim, é sempre uma opção. A maneira mais fácil de fazeres isso é usando a ferramenta que linkei acima para criares uma Pen com o setup do W10, mas já deves saber. Se por ventura te deparares com o problema dos drivers gráficos mesmo com uma instalação limpa da FCU, já tens aqui o que fazer para resolver :001:
 
mas já deves saber.

Não, nem por isso. Sabia que se podiam criar pens USB com isso, mas tal ultrapassa os meus conhecimentos informáticos, por isso os teus comentários e links ajudam :)
Sinceramente, nem nunca reparei na opção de arrancar por USB no menu da BIOS, se calhar a minha motherboard já é mesmo muito antiga (ou eu muito despistado, eheh!).
Mas o off-topic da minha parte já vai longo. Uma vez mais, obrigado pelas dicas.
 
Boas.

Tinha exactamente o mesmo problema da mudança espontânea de resolução, mas no meu caso a coisa agravava-se com o flickering, o que fazia com que o projector ao qual tenho o PC ligado perdesse o sinal.

Acontecia sobretudo a jogar ou a ver vídeos (youtube, netflix, etc.) e era acompanhado por um "arranhar" no som, uma ligeira estática que antecedia cada perda de sinal.
A principio a coisa remediava-se (não ficava resolvida) ido ao Control Panel da Nvidia e desactivando o Digital Audio. Mas nem sempre funcionava.

Dei então com este tópico e decidi seguir os passos aqui indicados. Comecei por este , já que cada vez que tentava remover os drivers mais recentes o windows "fazia-me o favor" de os actualizar, voltando o problema a acontecer.

Depois de desactivar a "transferência automática das aplicações, etc." conforme indicado no link, corri o DDU e apaguei os drivers da Nvidia em safe mode.

Restart, reinstalei os drivers 388.13 e está tudo a funcionar perfeitamente, excepto um pequeno detalhe: "perdi" o som hdmi.
Nos Playback Devices aparece "not plugged in" e não há forma de o voltar a activar.

Resumindo:
ANTES:
- Tinha o problema da resolução a mudar ao calhas & flickering como bónus;
- Desactivo a transf automática das aplicações e desinstalo as drivers Nvidia em safe mode com o DDU;
- Reinstalo as drivers.
AGORA:
- A resolução mantém-se e nada de flickering ou bónus;
- Perdi o som HDMI (o único som que tenho é dos phones que funcionam perfeitamente).

30iyfki.jpg



Não tinha qualquer problema até ao Fall Update do Windows, claro. Nem FPS, nem perdas de sinal, nem audio, nada.
2n151m0.jpg

Com uma gtx 1070.

Qualquer ajuda é bem-vinda.
 
Última edição:
Talvez o que está aqui possa ajudar desde esse update do Windows que tem mais pessoas com problemas na ligação via HDMI.

https://forums.guru3d.com/threads/windows-10-fall-creators-update-hdr.417396/
Não deu em nada mas agradeço na mesma. :)

Acabei por resolver o problema da seguinte forma:

  • Desinstalei as drivers todas (Nvidia e RealTek) e desactivei os devices no Device Manager.
  • Restart da praxe e, após reactivar os devices procedi à instalação dos drivers Nvidia 368.81.
  • Novo restart e a imagem (e respectiva resolução) estavam estáveis mas continuava sem ter o som por HDMI a ser detectado (device not plugged in, etc.).
  • Mudei o cabo HDMI só por descarga de consciência mas aparentemente sem resultados práticos.
  • Desactivei novamente todos os audio devices e fiz novamente restart, voltando a reactivá-los.

E pronto, tudo a funcionar.
Não há flickering nem imagem a ficar preta de vez em quando, não há arrastamento no som ou interferências, nada. Tudo a funcionar como estava antes do "maravilhoso" fall update.

Vou deixar a opção "transferência automática das aplicações" desactivada, pelo menos por enquanto. ;)
 
Estou com o mesmo problema, hoje deparo me com a resolução toda a atrofiada, nas configurações de ecrã estão tudo normal, mas as janelas estão fora das dimensões do ecrã, tenho uma gtx 660 onde nem consigo abrir o NVIDia Experiencia para ver se era um problema de drivers, entretanto eliminei 5 trojans e mesmo assim não me resolveu.

Já desinstalei drivers mas ele automaticamente adopta a resolução 1920x1080, pequenas tretas informáticas que se tornam um grande problema para resolver. É que nem consigo abrir o NVIDia Experience.

Alguém pode me ajudar se faz favor.
 
Última edição:
Back
Topo