Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Além que tenha conseguido "casar" o HA com o Xiaomi Gateway, que me diga porque continua a aparecer o seguinte:

Invalid config
The following components and platforms could not be set up:

Please check your config.

Estou a seguir o manual colocado em: https://home-assistant.io/components/xiaomi_aqara/

xiaomi_aqara:
discovery_retry: 5
gateways:
- key: xxxxxxxxxxxxxxxx

A Key é sem '', correcto?


Segui este manual para ver a Key

https://diyprojects.io/installing-including-xiaomi-smart-home-kit-home-assistant-hass/#.WjVpJzdpGV8

O que estou a fazer mal?
 
Não te esqueças dos espaços para indentação, no teu post não existem.

#############
#xiaomi_aqara:
# discovery_retry: 5
# gateways:
# - key:
#############
 
A mim não funcionou com xiaomi_aqara, apenas funciona com:
xiaomi:
#gateways:
##-sid:
## key: xxxxxxxx

(tenho exatamente assim o g por baixo do a e o - por baixo do e)
 
@ciberg , qual é a versão HA que tens?

Eu também andei um bocado aos papéis para configurar o meu. Tentei com xiaomi e xiaomi_aqara.
Mas como ainda tenho o HA em Windows, pensei que fosse alguma incompatibilidade. Até já estava a desistir quando num site, que não me recordo, dizia que só era compatível a partir de uma determinada versão mas a que eu tinha até era superior mas pelo sim pelo não lá fiz o update do HA e após restart lá apareceram os elementos xiaomi.
 
Logo no primeiro ponto, onde aparece:
File:Mihome_lan.png


Mihome_lan.png


Não me aparece nada disto... mas sim isto:

5-xiaomi-mi-home-gateway-developper-mode-sid.jpg


Esta é a key, correcto?

O segundo ponto não deve ser, uma vez que tenho a Apple TV e o Chronecast instalado, tal como o terceiro.

O Mac Address está em branco.

Já alterei para 10 o numero de tentativas.

Já desliguei e liguei o LAN access.

Presumo que possa ser este passo: -If you receive an {"error":"Invalid key"} in your log while trying to control the gateway light, you should generate the key again using an Android Phone or alternativly an emulator such as bluestacks. In some instances there is an issue with keys being generated using the iOS application

Vamos ver se resolve...

Quanto ao ultimo ponto, onde posso ver estes logs e se está tudo bem instalado com o PyXiaomiGateway?

Obrigado pela ajuda
 
Última edição:
Sim, essa é a key.
Podes ver o log no arranque do homeassistant onde já agora foi também o único sítio onde consegui apanhar o id do sensor de luz do gateway.

Nos meus yaml, só tenho mesmo a key, tal como postei acima, não tenho mac address.

Depois é só configurar, deixo excerto de config. (atenção às identações que mesmo com a tag code ficam mal).

configuration.yaml
Código:
xiaomi:
  gateways:
  - sid:
  key: zzzzzzzzzz
groups.yaml
Código:
default_view:
  view: yes
  entities:
     - group.sala
     - group.hall

sala:
  name: Sala
  entities:
     - sensor.temperature_xxxxxxxxxx
     - sensor.humidity_xxxxxxxxx

hall:
  name: Hall
  entities:
     - light.gateway_light_yyyyyyyyy
     - sensor.illumination_yyyyyyyy
 
A mim não funcionou com xiaomi_aqara, apenas funciona com:
xiaomi:
#gateways:
##-sid:
## key: xxxxxxxx

(tenho exatamente assim o g por baixo do a e o - por baixo do e)

Já confirmei que tenho assim também... mas não tenho o sid e tenho xiaomi_aqara... vou tentar sem.

Tenho que configurar já groups para deixar de me aparecer a mensagem de erro no xiaomi Gateway?

Vamos ver se arranjo um Android para criar um mac... "In some instances there is an issue with keys being generated using the iOS application"
 
Também não uso o sid.
Os grupos não têm a ver com o erro, apenas permitem ver os valores, ou controlar as funções.

Ao arranque no log que vai passando deves ver os erros (no terminal do macOS é fácil porque aparecem a vermelho), ou procura o ficheiro home-assistant.log (no Mac está na mesma pasta dos yaml) e posta aqui pois pode ajudar a perceber o problema.
 
Já não me lembro, nunca meti o sid, não me lembro se ficou lá vazio por preguiça ou porque testei e tinha que ter a entrada (pela identação parece que tens que ter).
Posso testar isso logo quando chegar a casa se tiveres interesse.
 
Para quem tiver curiosidade de ver como é constituído o Xiaomi wall switch
IMG_20171222_231303.jpg
Depois da passagem de ano, vou fazer a bricolage necessária, já "tirei" as medias e não tenho que mexer muito na parede.
 
Back
Topo