Sony Alpha 7 II

Sim. Tive oportunidade de testar uma de um colega que também faz casamentos. Sendo o AF melhor...a sensação é de déjà vu. Continua a não estar ao nível da minha Olympus. Mas também posso estar a ser injusto comparar uma FF com uma m43 com o melhor AF do mercado. A questão é que não me parece justificável comprar a A7RII neste altura do campeonato. É aguentar até que a A7RIII baixe de preço! Porque me parece que as grandes lacunas foram finalmente corrigidas.

Penso que isto também se aplica à tua situação! ;)

Eu partilho da tua opinião mas caso consiga uma troca sem gastar muitos Euros talvez não resista. Mas tem que ser gastanto muito poucos euros!

Os preços da A7R III vão demorar muito a chegar aos valores que POSSO e acho razoável EU gastar por uma máquina.

Vou ficar bem quietinho e ver o que aocntece. Estando atento como costumo estar. O meu futuro é claramente Sony nos próximos tempos.
 
Já agora se alguém me conseguir ajudar aqui em duas coisitas agradeço:

1° onde posso ver uma explicação concreta do que faz cada modo do autofocus? O menu é ininteligível e o manual não diz nada de jeito.

2° com a APP que sincroniza com a Olympus eu consigo usar o GPS do telefone para ir fazendo um log do meu trajecto, no final basta ligar por wi-fi à máquina e ela adiciona geo-referenciação a todas as fotos. É possível fazer isso com a Sony? É que eu tirando as coisas de família faço essencialmente "travel photography" pelo que gosto de ter as minhas fotos com coordenadas geográficas.


Por fim, só um desabafo, a história da playmemories é um tal roubo. Não percebo muito bem como é que a Sony acha que pedir dinheiro para activar funções que máquinas muito mais baratas têm é bem aceite pelos consumidores... Fiquei um bocado parvo quando percebi que para ter um intervalometro para fazer timelapse, que na minha Olympus de entrada de gama tem, teria que comprar uma aplicação extra por cerca de 20€... Vão lá roubar outro...
 
1° onde posso ver uma explicação concreta do que faz cada modo do autofocus? O menu é ininteligível e o manual não diz nada de jeito.

Fiquei um bocado parvo quando percebi que para ter um intervalometro para fazer timelapse, que na minha Olympus de entrada de gama tem, teria que comprar uma aplicação extra por cerca de 20€... Vão lá roubar outro...
Só paga quem quer...
Há solução para isso com uma simples app para android.
Ou então recorre-se a outro método eficaz...mas que é ilegal falar aqui...?
 
Por acaso a parte do gps nunca pensei no meter na foto antes de passar as fotos para o pc.

Já há quase 1 década que uso o gps logger que vai comigo na mochila em viagem. Como tem bateria para +- 3 dias e espaço para 5 dias em memoria, nem pensei nunca em outra solução :D

Quanto à play memories, realmente é 1 estupidez...
 
Só paga quem quer...
Há solução para isso com uma simples app para android.
Ou então recorre-se a outro método eficaz...mas que é ilegal falar aqui...?

É óbvio que só paga quem quer... Mas estamos a falar de funcionalidades de software, que vêm em muitas outras câmaras é estes gajos querem vender apps para fazer coisas básicas.

Por acaso a parte do gps nunca pensei no meter na foto antes de passar as fotos para o pc.

Já há quase 1 década que uso o gps logger que vai comigo na mochila em viagem. Como tem bateria para +- 3 dias e espaço para 5 dias em memoria, nem pensei nunca em outra solução :D

Quanto à play memories, realmente é 1 estupidez...

Pois, eu isso também posso fazer com o smartphone, a questão é que na Olympus a máquina inseria logo essa informação no RAW, ficava sempre lá.

No lightroom fica no ficheiro xpm anexo... Não acho tão prático. E causa-me outros problemas no workflow de backup que eu tenho em que uso o Google Photos. Mas pronto, não havendo outra solução tenho que viver com isso.


Realmente, acho que estes anos de Olympus me habituaram mal, há coisas que podem ser tão simples, mas parece que a esmagadora maioria das marcas não pensa nelas.
 
Última edição pelo moderador:
Realmente, acho que estes anos de Olympus me habituaram mal, há coisas que podem ser tão simples, mas parece que a esmagadora maioria das marcas não pensa nelas.

Mundano, a Sony não é uma marca com tradição neste mundo das máquinas fotográficas. Eles desenvolvem bom hardware e bom software, mas falta-lhes saber fazer máquinas fotográficas "a sério". Têm sensores magníficos mas falham onde marcas como Canon, Olympus, Fuji etc. não falham!
Aqui à tempos li uma review da qual partilhava a opinião. A Sony é um excelente sensor numa camera básica a Olympus é um sensor básica numa excelente camera!

Há imensos aspectos que são de bradar aos céus!! Por exemplo para escolher o ponto de foco em qualquer máquina deste mundo e instantâneo e prático. Na Sony é preciso seleccionar o tipo de foco e então depois é que podemos escolher o ponto de foco!! Estamos em 2017!! :(
 
:joker:
Epá gostava mesmo de ver essa review...
Tens o link?

https://www.dpreview.com/forums/thread/4217979

"I would say the A7II is a good camera with an great sensor and the EM1mkII is a great camera with a good sensor."

Falando em rapidez, ergonomia, focagem, modos de fotografia, bateria, IBIS e por aí fora, a Sony simplesmente não tem hipótese! Está uma geração atrasada. Concordo com o Shadow quando diz que está ao nível de uma E-M5 de 2012. O sensor, esse é muito bom!

Mas tu já testaste realmente a A7II e outras cameras como uma X-T2 ou uma E-M1 Mark2 ou gostas de mandar uma piadas?
 
Última edição:
Mas é um bocado injusto esperar sequer que a A7 II estivesse ao nível de uma E-M1 MK II nesses aspectos... A Olympus é de um segmento diferente, é uma câmara ridiculamente rápida em tudo, e é mais cara do que a A7 II, apesar de ter um sensor 4 vezes mais pequeno, sobra muito mais dinheiro para por nas outras tecnologias.
 
:facepalm: Imagino se essa review estivesse no forum da sony(ou no forum da canon)...ummmm... Mas prontos não vou causar mais OT, senão passa-se a conversa para a conversa da treta.
Mas tu já testaste realmente a A7II e outras cameras como uma X-T2 ou uma E-M1 Mark2 ou gostas de mandar uma piadas?
Já tinha dito em vários posts que já tinha experimentado uma A7 II de um colega meu inclusive para ver a diferença entre a rapidez do AF da minha A6k e a A7 II. E sim já tinha experimentado uma X-T2 em um evento de fotografia no inicio do ano, a qual postei fotos dela em um tópico aqui, e apesar de não ser a Mk2, nessa altura também testei uma E-M1 mk1. Gosto de mandar piadas (ou é proibido?) para quem diz certas coisas como, a E-M1 Mk2 ter o "melhor AF do mercado"?!? Devias ter dito "um dos melhores AF do mercado no campo das mirrorless". Assim é bem dito...

Mas é um bocado injusto esperar sequer que a A7 II estivesse ao nível de uma E-M1 MK II nesses aspectos... A Olympus é de um segmento diferente, é uma câmara ridiculamente rápida em tudo, e é mais cara do que a A7 II, apesar de ter um sensor 4 vezes mais pequeno, sobra muito mais dinheiro para por nas outras tecnologias.
É quase como comparar a E-M1 Mk2 com a Sony A9. É óbvio que a Oly seria uma "desilusão" na grande maioria das areas. Ahhh, menos na area da A9 ser uma camera básica, enquanto a Oly já é considerada uma excelente camera. Logo a Oly, é melhor que a A9, pronto...
 
Mas é um bocado injusto esperar sequer que a A7 II estivesse ao nível de uma E-M1 MK II nesses aspectos... A Olympus é de um segmento diferente, é uma câmara ridiculamente rápida em tudo, e é mais cara do que a A7 II, apesar de ter um sensor 4 vezes mais pequeno, sobra muito mais dinheiro para por nas outras tecnologias.

Eu falo na E-M1 II porque é a que tenho de momento e comparo diariamente. Mas podemos perfeitamente ir para a E-M1 original de 2013. Excluindo o sensor, é melhor que a Sony em todos os aspectos!
 
Eu falo na E-M1 II porque é a que tenho de momento e comparo diariamente. Mas podemos perfeitamente ir para a E-M1 original de 2013. Excluindo o sensor, é melhor que a Sony em todos os aspectos!
Tudo bem, mas eu volto a dizer, são máquinas de segmentos muito diferentes... A E-M1 é uma máquina para um segmento semi-profissional, como a Nikon D500 ou a Canon 7D, que parte de um sensor crop mas têm sistemas de focagem topo de gama em cada uma das marcas e uma construção feita para durar em qualquer tipo de utilização. Apenas com o lançamento da A9 é que existe uma máquina que faz sentido comparar com a E-M1 em termos de velocidade e auto-focus, com a diferença óbvia de a A9 ser full frame.

Já a A7 II é a oferta de entrada de gama da Sony para full frame.

É que até no preço são segmentos muito diferentes, enquanto a Olympus aí num comparador de preços custa 1700€, a minha A7II com a lente de kit ficou a 1199€ e ainda tive um cashback de 200€ (supostamente era só para Espanha, mas eu mandei o formulário e eles já confirmaram o reembolso de 200€), pelo que com a lente 28-70 vai ficar a menos de 1000€.
 
Nos últimos 3 dias como estive de férias finalmente consegui levar a máquina para fora a de casa e dar--lhe um pouco de uso...

Aproveitei este verão de Dezembro que estamos a viver e tive oportunidade de ir até ao parque testar um pouco mais intensivamente o auto-focus naquilo que de mais exigente eu fotografo, que é o meu filho, extremamente irrequieto, de 20 meses.

Testei essencialmente com disparo contínuo e com o Lock-on AF, cenários com o miúdo a correr, a descer nos escorregas, a andar de baloiço e afins e devo dizer que ao contrário do que aqui pintavam acho que a máquina tem uma performance bastante convincente, tenho muitas fotos com foco perfeito e as outras estão suficientemente focadas para uso na web, as fotos totalmente desfocadas foram muito poucas. Em interiores, é que nota-se que a capacidade do AF fica progressivamente diminuída à medida que começa a faltar luz, aí a lente de kit não ajuda nada, em especial nos 70mm que mesmo aberta não passa de F/5.6.

Bem sei que não está na mesma liga do melhor que se faz, nem era suposto estar, mas também não é nenhum desastre como aqui pintavam. Acho-a muito mais capaz no que toca ao AF-C do que era a minha ex Olympus OMD E-M10, no AF-S são ambas praticamente instantâneas e com focagem perfeita.


Agora aquilo que não está fácil convencer-me é a lente de kit. Só é nítida no centro, é muito pouco luminosa e tem um zoom algo curto... Enfim, se não fossem tão caras atirava-me já de cabeça para uma 24-105 F4, mas 1300€ não é algo que eu possa dispor assim sem mais nem menos..
 
Última edição:
Mundano, a Sony não é uma marca com tradição neste mundo das máquinas fotográficas. Eles desenvolvem bom hardware e bom software, mas falta-lhes saber fazer máquinas fotográficas "a sério". Têm sensores magníficos mas falham onde marcas como Canon, Olympus, Fuji etc. não falham!
Aqui à tempos li uma review da qual partilhava a opinião. A Sony é um excelente sensor numa camera básica a Olympus é um sensor básica numa excelente camera!

Há imensos aspectos que são de bradar aos céus!! Por exemplo para escolher o ponto de foco em qualquer máquina deste mundo e instantâneo e prático. Na Sony é preciso seleccionar o tipo de foco e então depois é que podemos escolher o ponto de foco!! Estamos em 2017!! :(

Estamos em 2017 e o mundo já mudou muito. Quando em 2014 quis fazer um upgrade à minha Cânon 7D a única opção no mercado que era de facto uma evolução, era da Samsung, a NX1. Foi um salto fantástico onde comecei a perceber que a Canon ou Nikon, já não estavam à frente tecnologicamente. Infelizmente logo a seguir a Samsung saiu do
Mercado e recentemente optei por vender tudo e assim recuperar algum do investimento realizado. Mais uma vez olhei para o mercado e o que havia era apenas pequenas atualizações ao que tinha e quase todas elas inferiores à Samsung. Até que de repente apareceu a Sony A7riii para provar que o mercado de facto mudou, apesar de alguns não quererem ver a nova realidade...
 
A questão nem é exactamente a tecnologia, porque aí, sem dúvida a Sony tem sido uma das poucas marcas a pensar "out of the box" e sem medo de inovar.

A Olympus fez o mesmo quando juntamente com a Panasonic lançou o sistema 4/3 e depois o micro4/3, com soluções inovadoras para a altura e que dê certo modo têm sido seguidas por outras marcas. A Samsung também, mas como dizes saltou fora...

Agora a diferença para mim é que a Olympus conseguiu fazer isso e manter sempre a sua tradição fotográfica, fazendo câmaras com uma usabilidade muito apreciada pelos fotógrafos. A Sony apesar de ter integrado duas marcas com imenso historial, a Minolta e a Konica parece que pôs a divisão de câmaras de consumo a desenhar as suas máquinas, porque há falhas na usabilidade que só assim se entendem. A falta de um joystick para controlar o ponto de focagem é imperdoável, só com a A7R III corrigiram..
 
A questão nem é exactamente a tecnologia, porque aí, sem dúvida a Sony tem sido uma das poucas marcas a pensar "out of the box" e sem medo de inovar.

A Olympus fez o mesmo quando juntamente com a Panasonic lançou o sistema 4/3 e depois o micro4/3, com soluções inovadoras para a altura e que dê certo modo têm sido seguidas por outras marcas. A Samsung também, mas como dizes saltou fora...

Agora a diferença para mim é que a Olympus conseguiu fazer isso e manter sempre a sua tradição fotográfica, fazendo câmaras com uma usabilidade muito apreciada pelos fotógrafos. A Sony apesar de ter integrado duas marcas com imenso historial, a Minolta e a Konica parece que pôs a divisão de câmaras de consumo a desenhar as suas máquinas, porque há falhas na usabilidade que só assim se entendem. A falta de um joystick para controlar o ponto de focagem é imperdoável, só com a A7R III corrigiram..

Sim. A A7RIII parece finalmente ser uma máquina acertada. Parece que finalmente corrigiram o que tinham a corrigir!!
O AF ainda não é o que devia ser...e a resistência às intempéries também é pior que a concorrência...mas tudo o resto está bem acima da média!
 
O Autofocus é assim tão mau como se lê nos comentários?

Tenho andado a ponderar comprar uma A7II em promoção mas com todos os comentarios negativos em relacao ao AF fico um bocado de pé atrás, porque dar 1000€ e depois o AF for uma miséria... :/
 
O Autofocus é assim tão mau como se lê nos comentários?

Tenho andado a ponderar comprar uma A7II em promoção mas com todos os comentarios negativos em relacao ao AF fico um bocado de pé atrás, porque dar 1000€ e depois o AF for uma miséria... :/
Eu não acho, mas já uso SLR desde prai 1990... Já usei muito piores e tirava fotografias do meu agrado.

Agora, para quem a primeira máquina que usou foi uma Sony A9, ou uma A7III, acredito que achem a A7II uma desilusão.


Mas depende do tipo de fotografia que vais fazer, para tracking de objectos que se movem em direção à câmara com alguma velocidade eu não recomendaria, para retrato, paisagem, arquitectura, etc... O foco não é factor limitador.
 
Tal como o @mundano diz. Tenho a mesma ideia.

O AF raramente me deixou mal. Agora é preciso ter o que se tem a comparar e qual o objectivo de fotos com essa mesma máquina.
 
Será essencialmente para retrato e paisagem.

Vou vender o que tenho da minha Nikon D3100 e queria fazer a passagem para Mirrorless.
 
Back
Topo