O problema das baterias gastas e perda de performance

Eles sabem muito bem de tudo, é só uma estratégia para te obrigar a trocar de telemóvel mais cedo. Pagas caro e muitas vezes...
 
Eles sabem muito bem de tudo, é só uma estratégia para te obrigar a trocar de telemóvel mais cedo. Pagas caro e muitas vezes...

Como é que esta conversa ainda existe?

Se as pessoas trocassem de telemóvel por a performance do anterior se deteriorar muito antes do esperado, não achas que mudariam para outra marca? Se tens um BMW e o motor estoirar no primeiro dia após o fim da garantia, compras outro BMW ou mudas de marca?

Ainda que nem toda a gente mudasse para a concorrência, não achas que muitos mudariam? Não seria uma aposta péssima por parte da empresa?

Se fosse intencional, porquê fazê-lo com base na bateria (algo que pode ser substituído) e não apenas artificialmente com um update de software (algo que seria mais fácil justificar dizendo que o software novo era mais exigente)?

Se a Apple, ou outra empresa de topo o fizesse, não achas que algumas das pessoas com conhecimento da situação acabariam por falar? Alguém acredita que uma conspiração pode envolver múltiplas pessoas ao longo de múltiplos anos, na maior empresa do mundo (em valor de mercado), sem ninguém, nem que seja após sair da empresa, vir falar do assunto? Bastaria um engenheiro com conhecimento da situação falar e teríamos múltiplos responsáveis a responder em tribunal (especialmente num país com o código civil americano). Basta ver o que aconteceu na Volkswagen há pouco mais de dois anos.

Nenhuma empresa com gestores minimamente competentes (e deve haver alguns na empresa mais valiosa do mundo) alguma vez vai tentar motivar a compra dos seus produtos tornando inferior a experiência de utilização desses produtos. Simplesmente não faz sentido e não deveria ser preciso ter formação em gestão ou economia para perceber porquê.
 
Duas coisas:

1) Acordos de confidencialidade com indemnizações milionárias

2) http://24.sapo.pt/tecnologia/artigo...pple-por-suspeita-de-obsolescencia-programada

Já vi que não tens noção de como as empresas mantém ocultas situações deste tipo por décadas ou mais. Não te posso falar dos casos que conheço pessoalmente, mas de forma simplista posso perguntar se achas que não havia centenas de pessoas no BES que conheciam os negócios ilícitos, bem como a iminente falência?!?
 
Isso não foi nada do que me disseram @dnjs . A mim a resposta foi que esperavam Stock do meu modelo - que efectivamente já foi noticiado que não têm baterias em Stock - mas que assim que tivessem, a troca era no próprio dia, aguardando uma meia hora talvez.

Pois eu respondi-lhes ao mail ontem a questionar o porquê de tanto tempo. Vou aguardar
 
Duas coisas:

1) Acordos de confidencialidade com indemnizações milionárias

2) http://24.sapo.pt/tecnologia/artigo...pple-por-suspeita-de-obsolescencia-programada

Já vi que não tens noção de como as empresas mantém ocultas situações deste tipo por décadas ou mais. Não te posso falar dos casos que conheço pessoalmente, mas de forma simplista posso perguntar se achas que não havia centenas de pessoas no BES que conheciam os negócios ilícitos, bem como a iminente falência?!?

Não sei se eram centenas mas seriam alguns, sim. E viste o que aconteceu, certo? Agora imagina que tinha sido nos EUA. Achas que ainda ninguém tinha ido preso? Além de que a motivação é diferente quando mentes porque estás à beira da falência (BES) vs. mentir para a empresa mais rica do mundo vender mais telefones (Apple). Num caso já há pouco a perder, no outro há tudo a perder.

Se fosses tu, arriscarias a tua liberdade para dar mais lucro à empresa onde trabalhas e que já é a mais lucrativa do planeta?

Quanto a acordos de confidencialidade, a jurisprudência americana tem decidido no sentido de que os acordos de confidencialidade não são aplicáveis quando há um bem público em deixar a pessoa falar. Aqui não se trataria de um segredo de negócio mas sim de fraude com milhões de vítimas.

Mesmo excluindo o argumento de que alguém falaria, então e todos os outros? Num caso destes seria simplesmente uma terrível opção de negócio.

Para que fique claro, não estou a defender a Apple. Eles falharam imenso nesta questão das baterias, como já falharam noutras. No entanto, como diz o princípio da "Navalha de Hanlon": não atribuamos à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez.
 
Oi,

A minha opinião sobre esta matéria tem mudado ao longo do tempo.

No inicio era da opinião que se tratava apenas de uma opção técnica para um problema técnico. O "throtling" é a solução mais comum para preservar o tempo de vida da bateria. Usada hoje em tudo o que é dispositivo, desde colunas a portáteis PC passando por smartphones.

Estava assim inclinado a deixar a coisa apenas por aqui. Mas com o passar do tempo e mais informação sobre o impacto da solução adoptada, não me permite deixar a coisa apenas por aqui e acreditar na "sinceridade" do Tim Cook tanto quanto a palavra significa no meu dicionário.

Apenas um exemplo entre outros. Tenho um amigo com um iPhone 6 que mesmo antes desta informação vir a lume, falava em comprar um iPhone mais recente devido à sua lentidão. Pensava que estava normalmente ultrapassado. Sem mais qualquer informação isto é o pensamento lógico de qualquer pessoa que use o seu telemóvel como um utilitário.

Não está aqui em causa a necessidade da contra medida para evitar outros problemas tendo em conta o desgaste do material. Não está aqui em causa a benefício de se evitar um shutdown no meio de uma chamada, de uma urgência e outras coisas mais chatas que advém de actos inesperados. É a medida possível sem intervenção do utilizador. Ok, acho muito bem. Penso que toda a gente sã da cabeça irá contra uma medida técnica para evitar outros problemas técnicos potencialmente mais desagradáveis.

No entanto esta opção "silenciosa" da Apple deu-lhe nenhuma outra opção que não o pensar desta forma. Segundo as informações prestadas pelo telemóvel ao utilizador, a bateria estava ok, estava tudo a funcionar na perfeição, o telemóvel estava apenas mais lento. E não há retórica alguma que me convença que um comum utilizador deveria pensar em opção "tenho que substituir a bateria". Nenhuma.

Este é um efeito colateral da opção tomada pela Apple. Em engenharia e design, os efeitos colaterais de uma solução são tidos em conta. E não acredito, que tanta gente na Apple bem mais inteligente que eu, ninguém tenha tido em conta este efeito colateral e decidido que ... "Se a lentidão for assim tão chata para ele, é pá nesse caso compra-nos um novo telemóvel". E certamente alguém na Apple, no seu delírio, rodeado pelos $$$ que deve ter na conta bancária, não teria qualquer problema em adquirir um novo telemóvel telemóvel nesta situação, afinal de contras isto de substituir a bateria para o telemóvel durar mais uns anos é coisa da "plebe". E nesse sentido, certamente no seu delírio e afastado da realidade da maior parte dos seus utilizadores poderia pensar que estava a agir naquilo que considera a melhor solução para eles :)

Acontece porém, que este meu amigo ao saber desta notícia mandou substituir a bateria. E tocaram os sinos, o resultado foi que a experiência de utilização do seu telemóvel passou a ser semelhante ao dia de quando o comprou. Deixando no caso dele, de sentir a necessidade de fazer um upgrade para já. Acha agora que dura mais dois anos, retirando o sentido de urgência.

Como este meu amigo, tenho outros.

Não me considero um designer, apenas um engenheiro. Mas parece-me, sem complicar em nada a coisa, não custava nada à Apple de em vez desta solução, adoptar uma semelhante à adoptada pelos criadores de automóveis, quando um carro tem algo que não está a funcionar a 100%. Quando começa a faltar óleo, água ou caso haja alguma outra falta que impeça que o automóvel possa atingir a sua performance máxima, aparece umas luzinhas no painel de controle do carro não é verdade? Sugerindo a melhor opção a tomar. Ora pois bem, aqui seria a mesma coisa. A Apple poderia continuar a tomar as contra-medidas necessárias para evitar possíveis shutdowns, mas alertava o utilizador que o telemóvel precisava de ter a sua bateria substituída para uma performance óptima. Quanto muito, os utilizadores poderia lidar com esses alertas (em popup ou coisa semelhante) como lidam com os lembretes: Ignorar para sempre ou alterar mais tarde ...

Isto seria uma solução de design e engenharia à moda da Apple que eu conheci quando o Steve Jobs era vivo. Cria uma solução que poderia ter um bom marketing associado no âmbito de do "Self Diagnostics" pois era algo diferenciador dos restantes. Ao contrário da adoptada pela Apple de hoje, que na minha opinião dado o efeito colateral, foi na minha opinião propositadamente metida totalmente à socapa!!

Outra evidência para mim de que este efeito colateral era certamente conhecido. Esta do "Tim Cook" vir agora fazer mega anúncios que num futuro update as pessoas vão poder desligar as contra medidas necessárias, ignorando a melhor medida segundo a Apple. Ora isto nunca foi a Apple que conheci (agora dar ao utilizador uma opção que considera em termos de design pior? ... nunca). Vindo a reforçar para mim a ideia que eles sabiam muito bem do efeito colateral assim assinalado. É uma solução sem ponta de design de qualidade, é uma solução tomada ... como alguém diria ... com o fogo no cu! Isto na minha opinião claro.

Resta-me apenas dizer que neste episódio encontro o melhor e o pior desta nova Apple. O pior já o descrevi. É mesmo muito mau. O melhor, é a sua capacidade de reacção pública rápida aos problemas. O pouco que se calhar resta dos tempos em o CEO sabia de design e se preocupava muito com isso. Dando quando necessário razão aos utilizadores arranjando a melhor solução possível de seguida (algo qu faz parte das práticas do design). Ao contrário de muitas outras empresas que normalmente optam por ignorar o problema, dizer que não há problema algum e coisas mais ... até à última. O que em termos práticos vai dar no mesmo, o utilizador tem a necessidade de fazer um upgrade, ou se calhar é ainda pior porque é mantido na ignorância e na dúvida.

E por este último ponto a par de outras coisas que não vem ao acaso irei continuar a comprar Apple. Mas certamente muito mais atento às sua "contra-medidas"!

O ar de Padreco, a juntar as mão como quem está a jurar, um acto celeste sem o dizer ... sorry não é suficiente para me convencer que permanece consciente com os pés juntos da realidade da vasta maioria dos seus clientes. Tenho em mente que pessoas com a consciência da normalidade sabem muito bem que entre pagar no imediato cerca 80 Euros para bem resolver uma coisa chata que acontece diariamente no seu iPhone topo de gama em 2014 (faz 3 anos quando o comprou) ou pagar 800+ Euros por um equivalente de 2017, considerando o anterior obsoleto para as tarefas, sabem que iria a maioria preferir. Alguns poderiam optar por comprar um novo certamente mas não a vasta maioria ... pelo menos quem vive fora dos EUA. Que se segundo o Tim Cook compõe 2/3 da receita da empresa. E em última análise isto é que estará a ser julgado na minha opinião nos tribunais.

Abraço.
 
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"capacidade de reação pública rápida"... até parece que não está tudo estudado...

Rápida apenas por comparação com outros quando acontecem problemas chatos como a lentidão, WIFI que se desliga sem se perceber porquê, teclados que se tem que acoplar e desacoplar para voltar a ter energia e coisas mais ;). Esses nunca admitem coisa alguma certo e a solução é a próxima versão é o máximo. Algo também certamente estudado. ;)

O bom disto tudo é que pelo menos isto acontece a uma grande empresa que pode muito bem levar com o balde. O que deste caso sair vai afectar toda a industria relativamente a estas práticas que exploram o a gestão de potência / bateria para levar a conclusões para os utilizadores como as de cima. Esticaram demasiado a corda.

Estou mesmo a ver os ultra portáteis e híbridos Windows com Core i7 com 3 anos de vida e coisas mais, baterias maravilha não? Ai ai ai ai ai.
 
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So' para relatar a minha experiencia.

iPhone 6 16GB comprado na Vodafone na altura do lancamento. Fui 'a Apple Store aqui do s'itio, paguei 38SGD =~ 23.5EUR e de um dia para o outro trocaram-me a bateria.

Quando o fui entregar fizeram uns testes para atestar o estado da bateria e disseram que precisava relamente de ser trocada. O telefone parece outro!
 
Continuo sem perceber como é que há gente que acha que isto é tudo esquema para comprar iPhones novos quando por 29 mocas tens um telemóvel praticamente como novo que vai durar mais uns dois anos.

Já agora, o programa do preço reduzido é até Dezembro, não é preciso ter pressa para mudar a bateria. As do 6 e 6+ vão demorar mais a repor os stocks. As do 6s irão demorar menos porque já existia aquele plano de substituição gratuita que apareceu o ano passado.
 
Continuo sem perceber como é que há gente que acha que isto é tudo esquema para comprar iPhones novos quando por 29 mocas tens um telemóvel praticamente como novo que vai durar mais uns dois anos.
Era antes de se descobrir onde estava o gato.
Agora a Apple está a tentar lavar a sua imagem
 
Era antes de se descobrir onde estava o gato.
Agora a Apple está a tentar lavar a sua imagem
Sim, mas mesmo assim, se assim fosse o caso, também não lançavam o programa do 6s.

A Apple fez mal em não dizer nada quando o patch foi introduzido, é verdade, mas eles podiam perfeitamente não ter dito nada e afastado os resultados dos testes de Geekbench para o lado alegando a condição do aparelho ou um bug de performance causado por algo externo ao OS.
 
Sim, mas mesmo assim, se assim fosse o caso, também não lançavam o programa do 6s.

A Apple fez mal em não dizer nada quando o patch foi introduzido, é verdade, mas eles podiam perfeitamente não ter dito nada e afastado os resultados dos testes de Geekbench para o lado alegando a condição do aparelho ou um bug de performance causado por algo externo ao OS.

Sim. Isso é o que normalmente infelizmente outros fazem. Era bola para a frente, o telemóvel estava a portar-se dentro dos paramentros e siga. Depois lá saia uma nova funcionalidade para avisar o estado da bateria. Daí achar que nesta história toda observa-se o pior é o melhor da empresa.

Mas face á forma como a empresa tem lidado e bem com a situação a meu ver o que acredito, é que possivelmente só poucos teriam pensado lá dentro neste side effect, e houve um chico esperto graúdo que sabia de tudo e deu o ok. E não me parece ter sido o Tim. Se calhar nem o Tim sabia de tudo. Uma coisa cozinhada entre o Schiller e o Fred quem mais?

Não sei. Mas parece-me que internamente a empresa deve ter que fazer alguma coisa pois alguém lá de cima deu o ok sabendo de tudo, colocando a empresa numa situação muito frágil ... numa altura nada fácil em que a concorrência parece ter metido o pedal a fundo.
 
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Sim. Isso é o que normalmente infelizmente outros fazem. Era bola para a frente, o telemóvel estava a portar-se dentro dos paramentros e siga. Depois lá saia uma nova funcionalidade para avisar o estado da bateria. Daí achar que nesta história toda observa-se o pior é o melhor da empresa.

Mas face á forma como a empresa tem lidado e bem com a situação a meu ver o que acredito, é que possivelmente só poucos teriam pensado lá dentro neste side effect, e houve um chico esperto graúdo que sabia de tudo e deu o ok. E não me parece ter sido o Tim. Se calhar nem o Tim sabia de tudo. Uma coisa cozinhada entre o Schiller e o Fred quem mais?

Não sei. Mas parece-me que internamente a empresa deve ter que fazer alguma coisa pois alguém lá de cima deu o ok sabendo de tudo, colocando a empresa numa situação muito frágil ... numa altura nada fácil em que a concorrência parece ter metido o pedal a fundo.
De certeza que o Tim era dos menos cientes da situação até chegar a altura de ter que dar a cara por ela.

Mas sinceramente, acho que também demorou um bocado aos próprios engenheiros da Apple a cair-lhes a ficha, senão nem teriam lançado o programa do 6s e tinham feito alguma correção antes de terem que fazer este desconto atual.
 
Relato aqui a minha experiência com a bateria do 6.
No fim de fazer diversos telefonemas para diversas lojas, só uma me resolveu o problema.
Loja no parque das nações (ipartiu), cheguei e mudaram-me a bateria do iPhone 6 em apenas 5 minutos e só tive de pagar os tais 29,90€ ao contrário de muitas outras lojas que me queriam cobrar a mão de obra além dos 29,90€ e também exigirem que o equipamento fique lá durante algum tempo.
Conclusão 5* de loja e pessoal impecável, aconselho vivamente.
 
Relato aqui a minha experiência com a bateria do 6.
No fim de fazer diversos telefonemas para diversas lojas, só uma me resolveu o problema.
Loja no parque das nações (ipartiu), cheguei e mudaram-me a bateria do iPhone 6 em apenas 5 minutos e só tive de pagar os tais 29,90€ ao contrário de muitas outras lojas que me queriam cobrar a mão de obra além dos 29,90€ e também exigirem que o equipamento fique lá durante algum tempo.
Conclusão 5* de loja e pessoal impecável, aconselho vivamente.
Se eu tivesse pressa também já tinha mudado, agora eu estou a aguardar por baterias da Apple e não as chamadas “iguais às originais” de lojas como essa

Mas já notaste alguma diferença na utilização do equipamento - para além da maior duração da bateria?
 
Se eu tivesse pressa também já tinha mudado, agora eu estou a aguardar por baterias da Apple e não as chamadas “iguais às originais” de lojas como essa

Mas já notaste alguma diferença na utilização do equipamento - para além da maior duração da bateria?
Ainda é cedo, mas antes de instalarem a bateria, mostraram-ma e alem de ter o logo da apple é igual à que tinha no telemóvel, aliás comparei-a com a que tinha.
Não tinha referencias nenhumas dessa loja, mas pelo que vi fiquei satisfeito, o que acontece é que as lojas com maior afluência de clientes esgotam os equipamentos num instante e as lojas mais pequenas como esta, apesar de terem um estoque mais reduzido de equipamentos, chega para a clientela.
 
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