Ryzen overclock - tópico geral

Parceiros,

o que consigo alcançar com o meu setup?
Não quero andar nos limites. Fiz o overclock automático do Aisuite 3 e ficou a 3.9ghz com o Watercooler e com cooler amd 3.85ghz.

Ryzen 1700
Asus B350 F Gaming
Corsair H115i
G-Skill Aegis 8gb 3000mhz
GTX 970 4GB
 
Ter em atenção que às vezes mais vale tentar um overclock e encontrar a estabilidade nas voltagem que deixar as mesmas em auto, o meu com tudo em auto (stock clocks e voltagens) manda se para os 1.35v e com overclock a 3.8 faz 1.272v ainda faz muita diferença e nota se nas temperaturas.
 
Eu para encontrar o melhor overclock no CPU recomendo a:

1 - deixar as memórias o mais stock (e estáveis) possível

2 - colocar a voltagem do vNB a 1,15v (indispensável nos Ryzen)

3 - colocar a LLC (Load Line Calibration) no modo que mais estável mantém a voltagem (sem aumentar ou diminuir independentemente da carga)


4 - colocar a voltagem do CPU a 1,1v e começar a testar as frequências em intervalos de 100mhz, isto é:

- CPU 1,1v -> começar com, por exemplo, frequência 3.2Ghz -> teste OCCT linpack avx on 10 minutos.
Se passar, siga para 3.3GHz. Se não passar, aumentar o mínimo possível a voltagem até estabilizar nos 3.2GHz. Ir apontando numa tabela tipo (isto é um exemplo, atenção)

3.2 Ghz - 1,1v
3.3 Ghz - 1,1275v
3.4 Ghz - 1,15v
3.5 Ghz - 1,19v
3.6 Ghz - 1,2275v
3.7 Ghz - 1,285v
3.8 Ghz - 1,35v
3.9 Ghz - 1,4125v

Assim ficam a saber exactamente do que o vosso CPU precisa para cada frequência.

Podem também aproveitar os gráficos do OCCT para ver temperaturas etc...
 
Última edição:
1 -instalas hwinfo ve voltagem cpu vid e temperatura cpu e vrm. Sem usar oc no cpu e ram.

2- Colocas voltagem cpu vid na bios da mboard com pequeno aumento voltagem.

3- Depois vai aumentando mhz do cpu e faz teste occt avx estabilidade do cpu.
 
Última edição:
Eu prefiro começar por 1,1v pois por vezes o VID é mais alto que o necessário para frequências mais baixas e assim fico a conhecer o meu CPU de baixo para cima [emoji14]
A maneira que recomendas é de facto melhor e mais rápida apenas para encontrar o máximo OC :)
 
Eu comeco sempre pelo vid faco oc para ver temperaturas atingidas pelo cpu e vrm e depois faco oc no cpu.

Boas
podes explicar-me isso do VID?
Estou baralhado...

Então é assim:
O meu R5 1600 "Stock" com stock cooler....tinha na board 1.238V

Aumentei a velocidade do CPU até 3.70Ghz e fui reduzindo as voltagens ate passar no stress test.
Atualmente aparece na board 1.199V mas a correr os testes passa para 1.232v .....tenho DOCP para as Rams ficarem a 2933 e LLC em High
Temperaturas a correr testes ( já deixei o OCCT 1 hora e passou e o Realbench também):
OCCT - max 74º
AIDA64 - max 67º

Temperaturas a jogar CPU ronda os 55º e a GPU chega por vezes a 70/75º.

Agora o VID? no HWinfo aparece a 1.237 max..... é ou deverá estar assim?

Isto está nos parâmetros normais de um OC de noob?

Um abraço e todas as opiniões serão bem vindas.

 
o vid é como sao testados cpu para serem testados na fabrica depois sao gravados no cpu e vao ser utilizados para funcionar o cpu mas normalmente sao sempre elevados.
 
O VID é uma voltagem de referência, mais nada. Daí que é aconselhável encontrares a voltagem ideal para a frequência que pretendes. No teu caso, experimenta colocar o LLC em medium, pois ele está a variar demasiado a voltagem para cima, na minha opinião... Poderás é ter que colocar a voltagem um pouco acima do que está, pois na minha opinião é melhor ter uma voltagem constante que variável...
 
Mas dá para alterar ?
Isso está confuso.....para mim:-)
Podes alterar na bios mas esse cpu colocado em varias mboard da sempre mesmo vid, tenta fazer coisa colocas o cpu e ddr4 em stock sem oc ve voltagem do cpu. Depois coloca bios fixo comecas fazer oc ate ele dar erro ou crash. Verifica sempre temperaturas do cpu e vrm da mboard.
Depois tem corrigir vdrop do cpu com LLC da mboard na bios, com cpu estavel faz teste. Menos variacoes maior estabilidade no oc.
 
Última edição:
Podes alterar na bios mas esse cpu colocado em varias mboard da sempre mesmo vid, tenta fazer coisa colocas o cpu e ddr4 em stock sem oc ve voltagem do cpu. Depois coloca bios fixo comecas fazer oc ate ele dar erro ou crash. Verifica sempre temperaturas do cpu e vrm da mboard.
Depois tem corrigir vdrop do cpu com LLC da mboard na bios, com cpu estavel faz teste. Menos variacoes maior estabilidade no oc.
Eis os dados "stock".....
Vid e CPU vcore com mais voltagem....

Normal?
b2ee637d432129acf7008747623a5dc3.jpg
 
Eu para encontrar o melhor overclock no CPU recomendo a:

1 - deixar as memórias o mais stock (e estáveis) possível

2 - colocar a voltagem do vNB a 1,15v (indispensável nos Ryzen)

3 - colocar a LLC (Load Line Calibration) no modo que mais estável mantém a voltagem (sem aumentar ou diminuir independentemente da carga)


4 - colocar a voltagem do CPU a 1,1v e começar a testar as frequências em intervalos de 100mhz, isto é:

- CPU 1,1v -> começar com, por exemplo, frequência 3.2Ghz -> teste OCCT linpack avx on 10 minutos.
Se passar, siga para 3.3GHz. Se não passar, aumentar o mínimo possível a voltagem até estabilizar nos 3.2GHz. Ir apontando numa tabela tipo (isto é um exemplo, atenção)

3.2 Ghz - 1,1v
3.3 Ghz - 1,1275v
3.4 Ghz - 1,15v
3.5 Ghz - 1,19v
3.6 Ghz - 1,2275v
3.7 Ghz - 1,285v
3.8 Ghz - 1,35v
3.9 Ghz - 1,4125v

Assim ficam a saber exactamente do que o vosso CPU precisa para cada frequência.

Podem também aproveitar os gráficos do OCCT para ver temperaturas etc...
Bom dia
@Luka

Explicas me o ponto 2.?
 
Ter em atenção que às vezes mais vale tentar um overclock e encontrar a estabilidade nas voltagem que deixar as mesmas em auto, o meu com tudo em auto (stock clocks e voltagens) manda se para os 1.35v e com overclock a 3.8 faz 1.272v ainda faz muita diferença e nota se nas temperaturas.
Nunca tinha reparado, mas no meu caso não sei o que devo fazer… sei que não preciso nem perto dos 1.35v para ter o cpu a 3.6 mas se eu fizer overclock por causa do que eu penso que seja um bug da minha asus b350 o cpu fica 24\7 a 3.6 GHZ e se calhar ainda é pior.

O teu cpu faz downclock certo?
 
Back
Topo