Impressora 3D Anet A8

Venho fazer a minha review do mod que o @jbaiao me fez, mas antes de mais, e isto é a minha opinião pessoal, se querem comprar esta impressora e depois fazer o mod, se calhar recomendaria uma CR-10(original ou S) ou Anycubic Mega, por todos os seus componentes serem melhores. Este mod é apenas algo que recomendaria para quem já tem uma Anet A8. Mas se o dinheiro for MESMO um problema... nada mau para cerca de 250€! (Impressora + Mod)

Album de primeiras impressões: https://imgur.com/a/ks3NY
(Nas fotos podem ver duas impressões dos suportes de MOSFET diferentes, um tem as letras lixadas, outro tem as letras bem. Mesmo settings, sortes diferentes)

Estabilidade e Robustez: A estabilidade e robustez deste mod é excelente. Não mexe ou treme como acontecia um bocado na antiga "frame". Mesmo tendo uma mesa um pouco instável, mas que não seja gelatina, não se vai fazer sentir praticamente na impressão. A original pedia muita estabilidade externa, caso contrário, estava lixado.
Posso dizer que, por duas ocasiões, se fosse na antiga frame, teria estragado duas impressões de algumas horas e algum filamento (€€):
1. Da primeira, o filamento estava cruzado nele mesmo e o rolo, juntamente com o suporte, caiu em cima da frame. Se fosse na antiga, tinha dado um chega para lá. Na impressão não apareceu qualquer sinal.
2. Da segunda, sem querer, dei um biqueiro na mesa. Não se preocupem, eu estou bem, e a impressão também!

Qualidade de Impressão: Posso dizer que neste momento tenho velocidades de impressão altas e imprime muito bem, como podem ver nas fotos (eu até diria que a camera apanha detalhe que nem eu vejo a olho nu). Também sou novo no Simplify3D (usava CURA) e ainda estou a mudar algumas coisinhas ao meu gosto (com base nos settings fornecidos pelo @jbaiao), mas posso dizer que poupo tempo de impressão e tenho menos defeitos nos resultados. Penso que subi no mínimo cerca de 20mm/s.

Estética: Dá 5-0 à frame original. Muito bonito, acho que o amarelo fica muito bem com esta frame e acho que até tem melhor aspecto que qualquer uma das impressoras que mencionei anteriormente. Muito sexy ;).

Conclusão: Este mod é um must. A assistência que tive da parte do @jbaiao também foi espectacular, sempre se mostrou disponível a ajudar com alguma questão pertinente ou pergunta "estúpida". Foi e está a ser uma experiência espectacular. Não podia ter pedido melhor, sinceramente. Ainda bem que lhe mandei uma mensagem privada quando mandei hehe.
 
Boas,

Pessoal estava a pensar em fazer uma caixa para isolar o som, não sei se alguém já fez algo parecido do que estou a pensar mas agradecia ideias.
obrigado
 
Mesas LACK, mas isso ajuda em alguma coisa? Eu por acaso vou fazer isso, mas é mais por causa do pó, e da temperatura, no entanto sinceramente não sei se ajuda alguma coisa em relação ao som...
 
Há dois tipos de ruído. Um deles é transmitido através das vibrações da impressora, o outro transmite-se através do ar e vem dos drivers, motores e movimento da cama e extrusor (a deslizarem nos eixos).

Para cortar com as vibrações que se podem propagar para outras superfícies, usem um bloco pesado (de cimento é o melhor, mas de madeira já se nota uma grande diferença) e fixem a impressora a esse bloco (seja com zip ties, abraçadeiras, suportes impressos, etc.) com uma tira de borracha no meio. Se depois usarem um daqueles tapetes que se metem por baixo das máquinas de lavar e o meterem por baixo do bloco de cimento, ainda melhor.
Se usarem apenas os tapetes, já se nota diferença na transmissão da vibração para outras superficíes.

Para cortar o som dos motores, drivers e movimento da mesa e bloco de extrusão têm de usar as técnicas clássicas de isolamento de som, como colar material acústico nas laterais da caixa onde ficar a impressora.

Edit: existem ainda uns dampes para os nema, mas nunca os usei e não sei até que ponto podem ter impacto na qualidade da impressão.
 
De vários testes que fiz a que melhores resultados tive foi meter por baixo da impressora uma esponja rígida comprada nos chinocas, daquelas que se usa no chão para os miúdos brincarem.
 
As bolas funcionam, mas podem causar problemas na impressão, pois a impressora abana mais. Tens de a ter muito bem montada e apertada para que não hajam folgas. Qualquer folga vai fazer com que a estrutura abane.

Dos testes que fiz com a A8, os melhores resultados que tive foi aparafusando a A8 a uma tábua, usando uns ganchos impressos que se prendiam nos varões roscados do eixo Y. Só isto foi suficiente para reduzir o barulho e melhorar a qualidade de impressão.

Já não me lembro mas acho que também tinha um desses tapetes de espuma colorida por baixo da tábua.
 
Eu também acho que a Esponja é a melhor solução!

Edit: Solução Rápida para fechares a impressora para testares a redução de ruido, podes sempre colocar uma caixa do IKEA das grandes de forma a cobrir a impressora, nota-se logo diferença...As Ikea Lack são a moda :P
 
@Exhit os Igus não são rolamentos iguais, são mais pequenos uma coisita de nada...Se não forem bem colocados, se ficarem com Tensão...Escorregam bem? Os Igus, pode acontecer que em algumas velocidades que uses eles criem vibração, e uma das causas é mesmo isso...as paredes com marcas...

Mexes bem os Eixos com a mão?
 
@Exhit os Igus não são rolamentos iguais, são mais pequenos uma coisita de nada...Se não forem bem colocados, se ficarem com Tensão...Escorregam bem? Os Igus, pode acontecer que em algumas velocidades que uses eles criem vibração, e uma das causas é mesmo isso...as paredes com marcas...

Mexes bem os Eixos com a mão?
No eixo X reparei nalguma vibração quando mexo com as mãos. Não estava a perceber de onde vinha o barulho, mas sabia que vinha do Extruder. Se calhar é isso.

Obrigado pela dica. Vou experimentar os originais outra vez.
 
Última edição:
Back
Topo