Overclock e temps

KingdomHearts

Power Member
Bem, estou pela primeira vez a fazer overclock a um processador e estou a basear-me somente no que vejo na internet.
Tenho um 8700k e como cooler tenho um Kraken x62. Por enquanto não estou a pensar fazer algo muito agressivo, estou à procura do "sweet spot" de voltagem para 4.8GHz e depois vejo para 4.9GHz. Se não houver muita diferença de temperaturas, vou para o 4.9GHz, se não fico-me por 4.8GHz.

Agora as dúvidas, eu sei que o conceito de estabilidade é um bocado relativo, mas já li que o Prime95 é para casos "worst-case scenario". Tenho estado a utilizar o XTU da Intel. É suficiente? O meu uso vai ser principalmente jogos.

Com 1.23V de Vcore tive um BSoD, com 1.25V já fiz dois testes de uma hora cada e não tive problemas.

Mas a minha pergunta vai mais para as temperaturas. As minhas temperaturas não vão acima dos 75 graus, por mais tempo que deixe a correr. Isto porque quando chega a 75 graus, passam para ~60 graus muito rapidamente. Eu deduzo que seja porque as ventoinhas aumentam os RPM's. Então o gráfico das temperaturas fica assim (a 100% de load passado quase uma hora):

C8Ram4B.png


Os picos são os tais 60 graus / 75 graus.

A minha pergunta é, vale a pena mexer na curva das ventoinhas? Se sim, até porque o barulho não me incomoda muito (tenho uma ventoinha bem maior a gerar calor aqui no quarto, só se ouve isso xD), como o faço? É que ainda não encontrei uma easy way propriamente....

Obrigado desde já pela ajuda ;)
 
75 graus no prime 95 nesse processador não é nada mau, mas acima disso podes vir a encurtar a vida útil do CPU. Em relação à estabilidade, é como dizes, é muito relativo. Por exemplo no meu caso, posso usar 4.7 com voltagens quase stock e no prime95 dá-me logo warnings num dos cores, mas numa utilização normal, pode estar meses sem dar nenhuma BSOD ou crashar. Na minha opinião o prime95 ajuda a testar a estabilidade, mas o que ele faz melhor é dar-te as temperaturas máximas possíveis. Testar a estabilidade de um overclock não é deixar o prime a correr, é usar o PC normalmente. Podes deixar o prime a correr durante 24 horas sem erros, e mal o fechas e abres o browser tens logo uma BSOD.
 
Bem, estou pela primeira vez a fazer overclock a um processador e estou a basear-me somente no que vejo na internet.
Tenho um 8700k e como cooler tenho um Kraken x62. Por enquanto não estou a pensar fazer algo muito agressivo, estou à procura do "sweet spot" de voltagem para 4.8GHz e depois vejo para 4.9GHz. Se não houver muita diferença de temperaturas, vou para o 4.9GHz, se não fico-me por 4.8GHz.

Agora as dúvidas, eu sei que o conceito de estabilidade é um bocado relativo, mas já li que o Prime95 é para casos "worst-case scenario". Tenho estado a utilizar o XTU da Intel. É suficiente? O meu uso vai ser principalmente jogos.

Com 1.23V de Vcore tive um BSoD, com 1.25V já fiz dois testes de uma hora cada e não tive problemas.

Mas a minha pergunta vai mais para as temperaturas. As minhas temperaturas não vão acima dos 75 graus, por mais tempo que deixe a correr. Isto porque quando chega a 75 graus, passam para ~60 graus muito rapidamente. Eu deduzo que seja porque as ventoinhas aumentam os RPM's. Então o gráfico das temperaturas fica assim (a 100% de load passado quase uma hora):

C8Ram4B.png


Os picos são os tais 60 graus / 75 graus.

A minha pergunta é, vale a pena mexer na curva das ventoinhas? Se sim, até porque o barulho não me incomoda muito (tenho uma ventoinha bem maior a gerar calor aqui no quarto, só se ouve isso xD), como o faço? É que ainda não encontrei uma easy way propriamente....

Obrigado desde já pela ajuda ;)
A nivel da temperatura parece-me bastante aceitavel se estás com overclock a 4.9 ghz. Mas nesse caso para veres as temperaturas máximas uso diário se calhar era bom jogares um jogo pesado um cpubound tipo um Battlefield 1 para veres se realmente é necessário ou não mecheres nas curvas das fans e da Bomba. Mas uma forma muito fácil de alterares tudo isso é o próprio programa da NZXT o CAM .
 
Eu acho quentinho, meu com AIO da Aerocool e pasta térmica da marca, ronda me os 27/30 ide tem alguns picos a cheirar os 40. Em load por ex a jogar fica me nos 65/70. Isto com as ventoinha em standard e configuração pré definida da ASUS. Em silêncio vai me aos 75 mais que isso não.
 
Back
Topo