Programas para impressão 3D

Boas, penso que ainda não existe...
Para quem estiver interessado, e principalmente para quem tiver mais experiência nestes e queira dar a sua opinião, ou acrescentar outros...


MatterControl - grátis
Cura - grátis
slic3 - grátis
CraftWare, CraftPrint - grátis
jedicut - grátis - para corte de esferovite e materiais afins
DXF2GCODE - grátis
3D Builder - grátis - penso que só funciona em win10


voxelizer - pago- multicor
Simplify3D - pago

assim que possa acrescento os links.
Ainda há espaço para muito mais...
 
Andava à procura de algo parecido, mas era para colocar uma questão relacionada com o funcionamento do software de impressão, porque as impressoras não fazem isto, se não me engano, têm que ser mesmo o programa, sendo assim, peço desde já desculpa ao autor do tópico, que se calhar vou entrar em off topic (ou não), a minha questão é a seguinte:

No final da impressão, como faço para que seja feita retracção do filamento, e o eixo Z levante x milímetros? No Simplify3D já existe alguma opção que possa selecionar para fazer isto? Ou só lá vai mesmo com códigos?
 
Pois, estive à procura no programa mas não encontrei, ainda pensei que no "Ooze Control" (no Simplify3D) pudesse usar uma dessas opções para o que queria mas não :(

Entretanto encontrei uns códigos, que ainda vou ter que rever a ordem em que os inseri, vou testar levantar primeiro, e depois fazer a retracção, ainda só fiz isso, se aconselharem mais algum(ns) são sempre bem vindos, o que eu tenho agora no "Ending G-Code" é o seguinte;
G92 E0 ; define a posição atual do extruder para zero
G1 E-30 F100 ; retraí 30 mm (de filamento) à velocidade de 100 mm/min (provavelmente vou diminuir a retracção)
M104 S0 ; desliga o extruder
M140 S0 ; desliga a cama
G91 ; usa as coordenadas relativas atuais (provavelmente vou colocar este, e os próximos dois, códigos no início)
G1 Z50 F1800 ; levanta o eixo Z 50 mm à velocidade de 1800 mm/min
G90 ; volta para as coordenadas absolutas
M84 ; desliga os motores

Entretanto como retraio filamento, no inicio da impressão seguinte, vou ter que fazer o contrário (descobri da pior maneira, como é óbvio :D ).

Depois disto ainda "apareceu" outro problema, ao imprimir uma peça, na primeira camada, os espaços que deviam ficar vazios quando o nozzle passa deixa uma linha (não é teia, é mesmo linha), será que deixei a cama demasiado perto do nozzle? De qualquer forma isso* não é controlado no "Ooze Control"?

Já meto as fotos...

EDIT:
pT2bYV7.jpg
xrE9hvV.jpg

EDIT 2: * a retracção
 
Última edição:
Start gcode:
G1 Z10 F4000 ; lift nozzle
G92 E0 ; zero the extruded length
G1 F180 E10 ; extrude 10mm of feed stock


End gcode:
G1 E-10 F300 ;retract the filament a bit to release some of the pressure
G1 Z10 ;move extruder up 10 mm
G1 X0 Y195 F4800 ;expose the platform


Estes são os procedimentos para "antes" e "depois" do gcode de impressão.
Tudo o que é relacionado com rectract, velocidade, settings, etc, da impressão é feito nos respetivos campos de configuração do slicer.
 
Obrigado, entretanto já tinha experimentado o que mencionei acima, e ainda modifiquei algumas opções, e valores no programa, especialmente os que são referentes à retracção do filamento, os que tinha por definição, pensei eu, que eram um exagero mas afinal parece que não :D

Aproveitei para refinar o código, mais uma vez obrigado, e já agora não querendo abusar da ajuda, mas já abusando, porquê definir a velocidade ao levantar o eixo Z no inicio, e não no fim?

EDIT: Entretanto fotos da última impressão: https://imgur.com/gallery/SJQYm
No meio não ficou muito bem porque não meti suportes, mas em principio fica assim mesmo, pode ser que até ajude...
 
Última edição:
Eu acrescentaria o Ideamaker (free).

Excelente slicer e considerado por muitos como um dos melhores.
Eu pessoalmente já testei muitos e este foi o que funcionou melhor e tem muitas vantagens em relação a todos os outros.

 
A nível de software as impressoras funcionam todas com os mesmos software ? A Ender 3 e a Anycubic i3 mega trabalham com os mesmos softwares ? Ou alguma delas tem limitações? Obrigado
 
Back
Topo