Nova máquina

Olá a todos,

Tenho ao longo do último ano explorado mais a fotografia (casual e amadora) e sinto que estou a chegar a um limite com a minha máquina actual (especialmente em fotos com menor luminosidade ou à noite) onde é extremamente difícil tirar uma foto que não fique tremida (sem tripé) ou com demasiado ruído. Comecei também a trazer edição das fotos que tiro e a diferença é enorme (acho que me começa a fazer falta um .raw). Tenho andado a ver a Canon 200d e a Nikon 5600.

Que me aconselham? Obrigado!
  1. O QUE: Máquina fotográfica DLSR
  2. POR QUANTO: estava a apontar aos 500-600 mas pode ser menos se não se justificar para o que quero.
  3. PARA FAZER O QUE: para utilizar nos meus passeios e viagens. Será sobretudo para paisagens e fotografia de rua. Iniciar-me em modos mais manuais.
  4. PARA USAR ONDE: sobretudo de dia mas quero também ser capaz de tirar fotos à noite na rua (ou em ambientes com menos luz) sem ter necessidade de utilizar um tripé para ter uma foto decente (capaz de imprimir por exemplo num formato A4).
  5. COMO ÉS: Casual, mas com vontade aprender e progredir.
  6. JÁ TENS: Canon SX420 is
  7. COMO É A TUA "REDE": predominante em Canon, mas com algumas Nikon e Fuji.
  8. ONDE COMPRAR: Onde for mais barato.
 
Atençao que 50mm 1.8 é uma lente bastante fechada que só serve para situações especificas (equivale a 75 mm em Full-frame).

Fotografar à noite com modos manuais é todo um novo mundo. aberturas muito grandes reduzem-te a profundidade de campo (apenas focam numa distância específica e não toda a foto) o que por vezes é uma qualidade, noutras é um grande problema. Que tipo de fotos com menos luz tiras? Paisagens, retratos, cidade, dentro de casa?

Se tens uma rede Canon, isso é um argumento forte, no entanto nessa gama de preços ficas melhor servido com Nikon e tens uma opçåo um pouco mais wide que é a 35mm 1.8 (cerca de 200€).

Se quiseres ir pela Nikon, recomento D3300 ou superior, só corpo, mais uma Sigma 17-50 2.8. Deve ficar pelos 600 a 700 €, mas tens de ver os preços atuais... Senão D5300 ou superior com lente de kit 18-55 com VR e depois fazer um investimento maior com a 35mm (já vais para os 800€ provavelmente). Se o que a série D5XXX tem a mais não for muito relevante (ecrã articulado, mais pontos de foco, HDR), ficas bem melhor servido com a Sigma 17-50 2.8 e a D3XXX.
 
Atençao que 50mm 1.8 é uma lente bastante fechada que só serve para situações especificas (equivale a 75 mm em Full-frame).

Fotografar à noite com modos manuais é todo um novo mundo. aberturas muito grandes reduzem-te a profundidade de campo (apenas focam numa distância específica e não toda a foto) o que por vezes é uma qualidade, noutras é um grande problema. Que tipo de fotos com menos luz tiras? Paisagens, retratos, cidade, dentro de casa?

Se tens uma rede Canon, isso é um argumento forte, no entanto nessa gama de preços ficas melhor servido com Nikon e tens uma opçåo um pouco mais wide que é a 35mm 1.8 (cerca de 200€).

Se quiseres ir pela Nikon, recomento D3300 ou superior, só corpo, mais uma Sigma 17-50 2.8. Deve ficar pelos 600 a 700 €, mas tens de ver os preços atuais... Senão D5300 ou superior com lente de kit 18-55 com VR e depois fazer um investimento maior com a 35mm (já vais para os 800€ provavelmente). Se o que a série D5XXX tem a mais não for muito relevante (ecrã articulado, mais pontos de foco, HDR), ficas bem melhor servido com a Sigma 17-50 2.8 e a D3XXX.

A fotografia à noite será sempre para foto de rua ou em interior com luz menos intensa. Será que mesmo assim terei problemas com a profundidade do campo? No caso de querer tirar a uma paisagem usarei sempre um tripé para ter menos abertura e mais profundidade.

No caso de optar pela Nikon acho que preferia a série D5XXX porque de facto acho que valorizo aqueles extras. Portanto, em relação à 200D as maiores desvantagens serão o menor número de pontos AF e o preço? (Se bem que me iria atirar já um bocado para fora do meu budget com a Nikon 5XXX + 35mm ..) Uma 50mm para rua não serviria de todo? Mesmo que me afaste mais um pouco das cenas? Isto porque queria ter uma opção relativamente em conta que me permitisse tirar fotos à noite porque pelo que li as lentes dos kits não são grande coisa neste ambiente concreto.

Obrigado
 
Última edição:
Espreita a Canon 24mm f/2.8 STM, nesse caso. É um pouco mais cara do que a 50mm e tem menos abertura, mas é consideravelmente mais útil e é óptima para rua. Para noite, é razoável. F/2.8 não é uma abertura enorme, mas já se considera luminosa, e essa a 200D é uma acompanhante perfeita para ela, considerando o seu tamanho.

Acho, sinceramente, a 200D a câmara ideal para iniciação neste momento.

E sim, 50mm é muito apertado para fotografia de rua.
 
Obrigado pela sugestão!

Sim a opção da Canon 200d + 28mm agrada-me e parece-me interessante. Agrada-me a ideia de poder ter essas opções numa máquina relativamente compacta (quando comparada com os restantes modelos da gama). Então à partida não terei problemas com fotos em menor luminosidade (seja rua ou interior de casa) com a abertura da 28mm?

Mais uma vez obrigado pela ajuda!
 
Então à partida não terei problemas com fotos em menor luminosidade (seja rua ou interior de casa) com a abertura da 28mm?
24, sim, como disseste...a objectiva é porreira para uso diário e fotografia de rua, falando duma forma geral. Acho-a muito boa sobretudo para fotografia em interiores, tipo dentro de casa, ou em saídas com amigos, e coisas assim. É wide o suficiente para se fotografar sem termos que nos afastar, e não é wide ao ponto de notarmos grandes distorções.

F/2.8 é uma abertura aceitável para as situações de pouca luz, e a verdade é que a partir daí os preços disparam. Uma 35mm f/2.0 na Canon já é uma objectiva para 500€.

Alerto que a 24mm f/2.8 STM não é uma lente para retrato, pelo menos não para retratos muito próximos. Produz resultados agradáveis se quiseres fotografar alguém a meio corpo e manter o contexto do que se passa à volta, por exemplo. Apenas não esperes conseguir grande coisa de fundos desfocados com ela, pois não tem características para isso.

Isto lido até parece que eu adoro a lente...mas o facto é que a tive durante um ano e nunca se tornou numa das minhas favoritas. Mas dei-lhe algum uso e reconheço-lhe valor.
 
Back
Topo