Windows 10 - Tópico Geral

Alguém usa dois monitores e quando desligam o monitor ao voltarem a ligar as janelas estão no mesmo local ou passa tudo para o canto superior direito?

Estou a ficar doido com pequenos pormenores que o Windows 10 já devia ter resolvido. Não descarto que seja problema com o meu hardware mas é difícil de justificar com hardware.

Os passos para tirar screenshots nativamente também me deixam doido mas não queria entrar em off-topic. Mas como perceberam já sou um pouco ET nesta secção.

No meu portátil, para além do monitor do meu portátil uso diariamente um segundo monitor, como imagem estendida (não sei se é o caso) e quando desligo o segundo monitor e o volto a ligar fica tudo como estava. Não tem esse comportamento que referes.

Relativamente ao tirar os screenshots nativamente, não percebi bem a que te referes.
 
Boas!
Ninguém quer software hoje em dia, só apps e "web".
E o "Ninguém" (o sujeito da tua frase) para usar apps e "web" não precisa do Windows tradicional para nada.
A ideia da Microsoft de incitar o uso do Modo S vai acabar por lhes sair caro.

Windows Embraces New Space-Squeezing Photo Format
Support for the High Efficiency Image Format (HEIF) is coming to Windows 10. While it has little to no chance of overtaking JPEG as the de-facto image format, it is superior in terms of file size: HEIF files are generally 50% smaller, despite being identical in quality.

https://www.hardocp.com/news/2018/03/17/windows_embraces_new_spacesqueezing_photo_format

Microsoft wants to force Windows 10 Mail users to use Edge for email links
A desperate move to grab browser share

https://www.theverge.com/2018/3/16/17130566/microsoft-windows-10-mail-edge-default-links
 
A ideia da Microsoft de incitar o uso do Modo S vai acabar por lhes sair caro.

És capaz de me explicar esta renúncia emocial ao UWP? Porque é que o software de PC tem que ser atrasado mental com acesso admin? É por causa da Store? É por causa do Windows8/RT que deixou a língua queimada?

Estou a perguntar honestamente, como developer e como user de software, para mim software de uma store sandboxed é só vantagens. A pior desvantagem como developer, é que não podes simplesmente importar uma biblioteca .net e esperar que funcione.

Quem diz sandbox, não é por causa do papão da segurança webm, é por segurança real do user CONTRA A APLICAÇÃO. É não deixar instaladores custom com acesso admin escrever no disco C:\. É saber que 1 clique, desinstalas qq app SEM DEIXAR 1000 PASTAS E FICHEIROS ESPALHADOS por todo o lado. É saber que quando abres a app, o splashscreen nunca te vai tomar conta do ecrã até o loading acabar. É saber que se a app estiver a comportar-se mal em background, a framework suspende a app para ela deixar de ser parva e não te torrar a bateria.
 
Boas!
És capaz de me explicar esta renúncia emocial ao UWP? Porque é que o software de PC tem que ser atrasado mental com acesso admin? É por causa da Store? É por causa do Windows8/RT que deixou a língua queimada?
Estou a perguntar honestamente, como developer e como user de software, para mim software de uma store sandboxed é só vantagens.
Uso o W10 desde que saiu, e antes disso o 8 e 8.1. Saquei zero apps da Store. Pura e simplesmente, não sinto necessidade.
Ao instalar Windows instalo também uma série de programas que uso habitualmente, Firefox, Thunderbird, Faststone, Adobe Reader, Steam, Clonespy e mais alguns consoante vou necessitando, CPU-Z, HDTune, ASSSD, Wiztree...
Nem sei se há apps capazes de substituírem estes programas.

Isto, a nível particular, nos 3 trabalhos que tenho (relacionados com contabilidade e controlo de facturação), uso XP (computador colocado por uma multinacional há uns dois anos), W7 e W10. Zero apps da Store, dois programas de contabilidade, três de facturação, em Janeiro comecei a usar uma app "web" em fase beta, lenta e com bugs, não tenho acesso directo ao developer, as correções demoram...

Nem a nível particular nem profissional me vejo a usar o Modo S. Até mesmo o Android que uso acaba por ser usado quando estou sem acesso a um Windows e para chamadas.

Alguém aqui do fórum vê alguma vantagem em usar o Modo S?
 
Então pessoalmente, não tens motivos para "migrar". Isso não me parece justificar
A ideia da Microsoft de incitar o uso do Modo S vai acabar por lhes sair caro.

Vantagem do modo S?
Windows Rot Free: windows acabado de instalar é sempre mais rápido por causa do legacy, se não tiver legacy, não tem rot.
Segurança: as apps não conseguem dar cabo do OS.
Segurança: fonte de software fidedigna (Store), não há cá download.com ou sourceforge com malware embutido.
Segurança: acesso nativo às funcionalidades TPM e Keylocker sem 700 bibliotecas sacadas da net.
Instalação de 1 clique e, mais importante, DESINSTALAÇÃO DE 1 CLIQUE.
Definições "Roaming": definições associadas à app guardadas e sincronizadas automaticamente. Para quem não sabe, isto tem custo ZERO de desenvolvimento.
Utilização de recursos: apps mal comportadas não destroem baterias, são suspensas pelo SO.
Suporte touch nativo: para quem não se lembra, o Chrome não teve suporte para toque durante anos, sempre a embirrar contra a microsoft.
Suporte HiDPI obrigatório: desde a 1ª versão do framework que DPIs variáveis são suportados.

Contra-pontos?
 
Desculpem me intrometer na conversa. Eu sou utilizador Windows 10 desde que saiu, já tive um Surface Pro 4 e Lumias e apesar da conturbada vida do sistema, penso que atualmente as coisas estão a ir no rumo certo.
Sou um defensor das Apps da Store apesar de achar que o Modo S não é para todos, pelo menos para já. Utilizo o máximo de apps que posso da store, mas ainda falta muitas aplicações e acima de tudo falta qualidade. Para mim a grande vantagem da store é o suporte para HiDPI, eu utilizo um portátil ligado a um monitor, em que o Portátil tem 125% de ampliação e o monitor está nos 100%, isto só funciona bem com apps da Store e mesmo assim, algumas como o Outlook 2016 não funciona quando mudo de monitor.
Espero que isto dê o salto e que comece aparecer mais aplicações na store.

@MoDu Qual é a tua opinião em relação ao Edge? VS Concorrencia?
 
A store actual é simplesmente terrivel, 90% das apps são useless, apps de redes sociais tem um design muito mau e outras apps tipo twitch volta e meia crasham, o que não acontece no browser.

Eu acredito que o futuro dos SOs para o cidadão comum vai mesmo ser algo do genero do W10s e apesar de não gostar não sou contra porque é mesmo assim a evolução, cada vez o cidadão comum tem a vida simplificada. Só peço é que se realmente quiserem levar essa ideia para a frente que metam apps decentes na loja, que sejas iguais às apps que instalamos manualmente e não versoes podres das mesmas.

Em relação ao edge, neste momento não tenho nada contra, serve-me tão bem quanto o chrome tirando uma ou outra falha, apenas não gosto nada da maneira como a microsoft quer que usemos certas coisas à força.
 
Acredito que o futuro seja o windows s, mas infelizmente as empresas não estão a apostar na loja e aqui a microsoft não pode fazer muito, apesar de todos os incentivos que já deu para que isso acontecesse é uma mudança que irá demorar algum tempo.
 
Claro, um ecossistema de aplicações não aparece de um dia para o outro. Que o diga a Blackberry e a Aptoide. A microsoft foi burra e puseram a carroça à frente dos burros, o Windows RT nem de perto estava pronto para existir, mesmo agora, anos depois, ainda seria algo "meh".

@MoDu Qual é a tua opinião em relação ao Edge? VS Concorrencia?

Não tenho bitaites, detesto browsers e não trabalho com web. Para mim é tudo igualmente mau, desde que dê para sincronizar os separadores sem se esquecer (motivo pelo qual não uso o Edge, de vez em quando "esquece-se" dos separadores que tinha aberto).
 
Boas!
Contra-pontos?
Tem um, enorme. Consegues fazer qualquer coisa com Windows fora do Modo S, inclusive correr apps da Store, se te limitas ao Modo S ficas reduzido às apps da Store.
Não tem nada a ver com a parte técnica do Modo S ou das apps da Store, tem a ver com ficar limitado à Store. Fora do Modo S tens acesso ao melhor e ao pior de dois mundos (W32 e UWP), com o modo S ficas limitado ao melhor e pior que existe na Store. Pessoalmente, não estou disposto a abdicar do melhor que existe fora da Store.
 
@ímpar o modo s é uma opção, no futuro julgo que se irá inverter essa mesma opção, passando o modo s a ser o normal e teremos W32 como modo legacy, pois a maioria do software principalmente a nível empresarial foi "pensado" em W32.

A meu ver só falta alguns "big players" apostar na store, steam, adobe, autodesk, e ai acredito que a industria começe a migrar, digo isto, mas não faço ideia das limitações/custos de uma api para a outra.
 
Nem a loja da Apple (de Macintosh, não a outra) está a correr particularmente bem, quanto mais a Microsoft que tem um enquadramento muito pior...

A loja tem montes de vantagens mas curiosamente parece-me que são todos para a MS (ou a Apple). Não vejo grandes vantagens práticas para os utilizadores e para os developers então só vejo desvantagens.
 
Boas!

Tem um, enorme. Consegues fazer qualquer coisa com Windows fora do Modo S, inclusive correr apps da Store, se te limitas ao Modo S ficas reduzido às apps da Store.
Não tem nada a ver com a parte técnica do Modo S ou das apps da Store, tem a ver com ficar limitado à Store. Fora do Modo S tens acesso ao melhor e ao pior de dois mundos (W32 e UWP), com o modo S ficas limitado ao melhor e pior que existe na Store. Pessoalmente, não estou disposto a abdicar do melhor que existe fora da Store.

Claramente estás com medo que te roubem o pudim. Tem calma, ninguém te leva o pudim. A questão nunca foi o pudim, ainda temos mais 10-20 anos de legacy garantido, tem calma.

Mas se eu puder carregar num botão e o pc dos meus pais deixa de precisar de manutenção (porque as apps agora não conseguem estragar o OS), por favor, LIMITEM tudo o que der para limitar. O poder das apps modernas é precisamente a inversão de black-list para white-list: antigamente era tudo à granade, a Microsoft tinha que lançar updates a corrigir o kernel para que o photoshop não rebentasse em máquinas 32 bit com 3GB RAM. Agora, se não estiver explicitamente declarado no manifesto da app "eu quero usar um bocado de espaço no disco rígido" ou "eu quero aceder à câmara, sff", simplesmente o software não funciona e pronto.


Nem a loja da Apple (de Macintosh, não a outra) está a correr particularmente bem, quanto mais a Microsoft que tem um enquadramento muito pior...

Pudera, ninguém faz software, só fazem web. Diz-me um software moderno que o pessoal use que não seja: calendário, mail ou editor de texto.... Pois, tudo no browser ou no telemóvel (onde felizmente, software nativo é rei). Mas sim, a questão das lojas em desktops não estar a pegar significativamente é algo a considerar.

A loja tem montes de vantagens mas curiosamente parece-me que são todos para a MS (ou a Apple). Não vejo grandes vantagens práticas para os utilizadores

Deixei aqui uma lista rápida de várias grandes vantagens para os users e developers.

e para os developers então só vejo desvantagens.
Desvantagens que me lembre:
- 30% de taxa de distribuição por loja. É mau porque é um valor elevado, mas tendo em conta o serviço providenciado por esse valor (distribuição, updates automáticos, sincronização, etc..) não de ignorar também.
- Software que mexa no SO, só funciona se o SO tiver API para tal funcionalidade. Isto limita coisas que antigamente só funcionariam assim (f.lux, acesso a acelerómetros), mas que felizmente estas coisas vêm rapidamente (modo noturno nativo, API de sensores).
- Suporte a sistemas legacy nulo: ou corre UWP ou então já só tem atualizções de segurança.

Falta-me qq coisa importante aqui, que não me estou a lembrar.
 
Os 30% é uma desvantagem descomunal porque na prática limita logo a loja a apps da brincadeira porque nenhum developer a sério (estilo Adobe por exemplo) vai querer partilhar 30% de aplicações que custam centenas ou mesmo milhares. Isso fazia sentido nos primórdios da store do iOS com apps de 1, 2 e 3€.

Uma outra grande desvantagem (pelo menos a loja da Apple, não sei se a da Microsoft já permite isto) é a questão dos upgrades pagos que não existem ou obrigam a relançamentos da aplicação e jiga jogas desse estilo.

Essas "grandes vantagens" ... São vantagens sem dúvida, agora grandes já não sei... A questão da segurança é positiva para certo tipo de utilizadores. O resto... meh.

A questão do sandboxing é algo que a meu ver até parecia boa ideia mas que a continuar está a contribuir para matar SOs desktop, está a levar à estupidificação das aplicações e à eliminação das vantagens tradicionais destas aplicações e sem estas vantagens para que é que é preciso mesmo um SO de desktop?
 
Concordo contigo, na parte das comissões, é algo que terá que evoluir, nem que seja a oferecer tiers diferentes, talvez até progressivos com o número de vendas. Ou isso ou Stores alternativas, mas acho que isso é um buraco que ninguém quer abrir, nem o google.

Quanto à morte do desktop, acho que estás errado. O seu assassinato já estava predeterminado há muito, com a onda Web e anti-Microsoft dos 2005's. Isto foi na pior altura de desenvolvimento desktop, antes do 8 sair, onde todos os frameworks nativos estavam já deprecados, uma lástima para quem quisesse começar um projeto novo.

Qual questão dos upgrades pagos? A minha preocupação como developer, é ver quando é que a massa crítica dos users já atualizou o Windows para poder subir o SDK mínimo. Desde que saiu, que o Win10 tem atualizações grátis, se isso mudar, é outra história.
 
Eu não disse nem acho que o desktop vai morrer. O que disse é que as stores com a promoção de apps web e afins não contribuem (muito pelo contrário) para a valorização daquelas que são as plataformas mais potentes.
A questão dos upgrades tem a ver com a dificuldade dos developers fazerem funcionar modelos que passam por vender upgrades. Lá está, não afecta apps da pipoca e alguns tipos de jogos mas afecta apps mais poderosas. E destas a que ainda não se viraram para subscrições. Mas essas tb nao estão em stores...
 
As stores suportam subscrições. Nada garante que grandes pesos da indústria não tenham acesso a comissões mais baixas.

Contudo, aqueles 30% cobrem servidores, updates, pagamentos, devoluções, acesso a várias ferramentas de monitorização, tratamento do iva em diferentes países, distribuição em diferentes países.
 
Nunca gostei desta store do W10, podiam simplesmente copiar uma das melhores coisas que existe no linux e implementar no windows com uma GUI e um sistema de pagamentos: Os repositórios de software.. Ter acesso a basicamente todo o software maduro que se usa actualmente (não aquelas versões capadas que existe na store actual), tudo vindo de uma fonte segura, sem precisar de ir a site X,Y,Z buscar os programas que usamos como se faz actualmente, poder fazer o update de tudo com um clique ou comando é algo que não existe no windows infelizmente. E se cada distro linux consegue manter os seus proprios repositórios, a Microsoft, tem mais que recursos para o fazer bem. É algo assim tão dificil de implementar no universo windows ou está me a escapar algo?
 
Nunca gostei desta store do W10, podiam simplesmente copiar uma das melhores coisas que existe no linux e implementar no windows com uma GUI e um sistema de pagamentos: Os repositórios de software. (...)udo vindo de uma fonte segura, sem precisar de ir a site X,Y,Z buscar os programas que usamos como se faz actualmente, poder fazer o update de tudo com um clique

Portanto, nunca gostaste da Store, mas o que descreves é exatamente a Store do Windows? A Microsoft não é burra para replicar o dependency hell do Linux, já aprenderam com 25 anos de DLL hell. Experimenta tirar as palas da religião do OpenSource e talvez aprecies que o sistema das Stores é o melhor sistema de distribuição de software que alguma vez existiu, seja da M$ ou não.

Dica: experimenta abrir a store. A sério, só uma vez. Saca uma app fixe com um clique, e ela estará sempre atualizada SEM interação. Não gostas? 1 CLique e 100% da app saiu do teu pc.
 
Back
Topo