Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Não...não perde qualidade porque o adaptador não tem elementos ópticos, e não aumenta vinhetagem porque ele no fundo é só um espaçador para colocar a lente à distância do sensor para a qual ela é feita para estar.

Ele serve só para dar espaço desde o sensor até à lente, porque numa reflex, naquele espaço, estaria o espelho.
 
Pegando aqui nestas coisas das cores: é preferivel um monitor mediocre (nem sei bem definir o que é isso, mas certamente nada dedicado a foto/vido) + um calibrador OU um monitor com nome de ser mas sem calibrador? Não é para imprimir nem para coisas sérias.

Regra geral, é preferível monitor + calibrador pelas seguintes razões:

- a calibração tem de ser repetida com alguma regularidade para compensar o envelhecimento normal do monitor

- a calibração de fábrica pode não ser aquela que desejamos (ex.: monitor calibrado para 250 nits)

- usando um calibrador podemos conseguir uma calibração consistente entre múltiplos monitores


As maiores queixas que tenho com os actuais é a diferença de cor dependendo do angulo vertical

Esse problema é característico dos painéis TN. A única solução para este problema é trocar por um painel que não sofra disso. Por exemplo, os painéis IPS não têm este problema e por isso são os mais desejados para fotografia.
 
Esse problema é característico dos painéis TN. A única solução para este problema é trocar por um painel que não sofra disso. Por exemplo, os painéis IPS não têm este problema e por isso são os mais desejados para fotografia.
E em geral qualquer painel IPS é suficientemente bom para ser calibrado ou ainda assim vale a pena procurar por uma coisa em condições? A verdade é que olho para dos mais caros aos mais baratos e parece-me tudo tão igual...
Se calhar deixo isso para outro tópico para quando eu decidir investir.
 
Quem é que daqui usa óculos?

Pergunto isto, porque recentemente mudei os meus, e escolhi umas lentes com filtro da luz azul, isto porque passo demasiado tempo em frente ao PC, e quem percebe disto diz que este tipo de lentes é melhor e protege os olhos...

Ora como é normal, isto faz com que a imagem que eu vejo no PC tenha um cast um bocado para os amarelos.

Alguém lida com uma situação semelhante?
 
Hmm isso é como a função da moda que é o “modo nocturno” em tudo e mais alguma coisa. São também filtros de luz azul. O iOS passou a ter, macOS também, Windows também já tem, e tenho ideia que Android já por aí foi.

Não sei se as lentes são mais eficientes do que a manipulação por software que é feita pelos sistemas operativos, mas se um já o faz...talvez não precisasses muito de o ter de forma permanente.

Para editar são uma bodega. Nem sequer um vídeo atino a ver com aquilo, muito menos fazer edição, tenho que desligar sempre tudo.

Cheira-me que acabaste de te meter numa bela alhada :P

Conselho: óculos a partir de 65€ na Wells :biglaugh:
Por acaso dei-me ao luxo de lá fazer uns há meio ano, de propósito para fotografar. Tenho miopia + astigmatismo, a coisa ficou-me pelos 65€ certos mesmo.

É que os meus principais têm lentes fotocromáticas (já me arrependi tanto...) e ainda por cima estou estável há mais de 10 anos, pelo que quaisquer óculos que eu compre são sempre para durar.
 
Última edição:
Eu para já, como não são assim tão perfeccionista, não me chateia muito. Vou olhando por cima das lentes para ver se está ok e siga.

Quando os comprei não pensei nisso. E mesmo que pensasse, como passo demasiado tempo à frente do PC dificilmente a escolha recairia nuns normais.
 
Mais uma coisa, criei hoje conta no Instagram que servirá para partilhar as fotos que coloco no Flickr.

Ainda estou a tentar perceber como isto funciona. Penso que só dá para fazer up através do telemóvel não é?

Ando aqui a pensar em como fazer o processo de postar no Flickr + Insta + Facebook… Ando para aqui a ver o serviço IFTTT, mas também ainda não me decidi muito bem o que fazer e quando o fazer.

Provavelmente irei usar o Flickr como repositório primário de todos as fotos e ir partilhando no Insta e no Facebook tentando manter algum fluxo semanal no Insta.

A verdade é que logo na 1.ª foto partilhada no insta, o feedback foi bem maior do que no Flickr. E obviamente quando se partilha algo gosta-se sempre de um feedback, nem que seja um like :p
 
como passo demasiado tempo à frente do PC dificilmente a escolha recairia nuns normais

Como já foi dito, em computador podes fazer o mesmo por software. Um dos meus monitores até tem um botão só para isso.

Lentes coloridas são boas é para conduzir, porque ai é que não tens alternativa (não dá para ajustar o azul do céu!)
 
Conselho: óculos a partir de 65€ na Wells :biglaugh:
Eu disse isto, meio a brincar, meio a sério, porque realmente mandei fazer um par de óculos para fotografar. Logo a médio prazo ficaram-me mais baratos do que as lentes de contacto (que também uso, embora menos vezes).
Por 65€ trouxe uns óculos graduados para miopia + astigmatismo, e sem armação à volta (estou habituado a usar desses).
Achei um gasto aceitável. As lentes para mim ficam mais baratas do que para a câmara :biglaugh: (e posso usá-los para tudo na mesma).
 
A cor azul tem maior influência à noite. Funciona como um estimulante, daí os modos "nocturnos" dos diferentes dispositivos.
A cor amarelada desses modos está mais próxima do vermelho (que tem pouca ou nenhuma influência no nosso sono/visão nocturna) do que do azul. Aliás, quando ando a fotografar à noite as estrelas, uso uma lanterna de luz vermelha. Posso olhar directamente para ela sem que a minha visão seja afectada. No entanto, se olharmos para uma luz duma lanterna "normal", são precisos mais 20 a 30 minutos para a nossa visão se adaptar ao escuro.
Portanto, a menos que façam essas coisas antes de se irem deitar, não me ocorre nenhum problema em "levarem" com a luz azul.
 
Back
Topo