• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

portatil gaming, comprar agora ou esperar?

trashVM

Power Member
Boas pessoal.
Estou com algumas duvidas se devo comprar um portatil gaming agora ou se devo esperar mais umas semanas.
Estava a pensar em comprar o lenovo y520 mas como ja saiu a 1 ano (janeiro de 2017 se nao estou em erro)
estou um bocado de pé a traz.
O que me aconcelham?
 
Esperam-se novos processadores com mais núcleos nos próximos meses. (pode demorar 2 meses como 4 ou 5, neste momento não se sabe). E novas gráficas provavelmente só no próximo ano, ou quanto muito só mais para o final deste.

Dito isto, tu é que sabes se queres esperar ou avançar já. O facto do modelo ter algum tempo é irrelevante.
 
Neste momento possivelmente o preço. Está “impossível” comprar um desktop, os preços subiram desalmadamente no último ano. Ram’s, SSD’s, gráficas, está tudo caro.
 
@JXulo ao certo que faz um desktop igual ao portátil por menos. Não tem que pagar a mobilidade e autonomia...
O aumento de preços verifica-se nos componentes, que abrangem tanto desktops como portáteis (principalmente memórias).

@prodigyGamer ainda não há data concreta para os novos processadores/gráficas, portanto acaba por ser uma escolha tua. Se fosse no meu caso e não precisasse do portátil, esperava mais um bocado (os novos vão sair mais caros e talvez se arranjasse uma promo jeitosa nos modelos atuais), no entanto tu é que tens que avaliar a tua necessidade.
 
Concordo, ainda ontem tive a fazer orçamento de uma build de Desktop, com as mesmas especificações do portátil que tenho em vista, e fica mais caro que comprar o próprio portátil, mais um bom ecrã. Quando há coisa de um ano, a mesma build ficava quase 600€ mais barata que o portátil em si.
 
@JXulo ao certo que faz um desktop igual ao portátil por menos. Não tem que pagar a mobilidade e autonomia...
O aumento de preços verifica-se nos componentes, que abrangem tanto desktops como portáteis (principalmente memórias).

Olha que não. Nas gamas médias em portáteis já montados a diferença entre portátil e desktop já basicamente não existe. A única diferença relevante é teres menos 10-20% de performance no portatil e obviamente tudo mais pequeno (teclado, ecrã, etc...).
Claro que isto não faz sentido e a culpa é da especulação de preços. Mas é um facto.
 
Com as mesmas specs? Ainda no outro dia fiz uma build desktop em consideração um desktop e o desktop ficou invariavelmente mais barato.
Não podem é adicionar monitores completamente superiores aos que vem com o portátil, nem RAM's com heatsinks e boards com tecnologia de todo.

Obviamente que se quiseres pagar mais pelo desktop é fácil, pegas numa board Maximum Hero e lá se vai o orçamento quase todo.
 
@XRS Olha aqui um exemplo que fiz a correr:

i7 7700 - 280€
MB 250 normal - 70€
GTX 1060 6Gb - 330€
Fonte qualidade - 50€
2x4Gb DDR4 - 90€
caixa generica - 30€
SSD 250Gb - 75€
Monitor IPS simples- 120€
Conjunto rato+teclado simples - 30€
Total desktop: 1075€

Portateis equivalentes:
NL5 Zwame GTX1060 - 1049€
PROMO A7 ZWAME GTX1060 - 1129
Lenovo Y520 - 1190€ (frequentemente em promoção abaixo disso)
MSI GL62 (este sem SSD) - 1049€

Ou seja, preços equivalentes. Mais 50€, menos 50€. Não vejo grandes diferenças nas gamas médias como disse. E meti dos preços mais em conta no desktop, nada de extravagante. Se desceres para a 1050Ti possivelmente até arranjas melhor preço em laptop.

Ou seja, o aumento de preços nas memorias e nas gráficas não afectou os portateis da mesma forma que afectou os desktop.
 
@Miguel_Pereira então no meu caso em específico foi mesmo coincidência face à config que fiz.
Também não se podem esquecer do tamanho do monitor que faz diferença bem como outras "funcionalidades" extra que o desktop acaba por ter sempre em deterimento da mobilidade e autonomia. Não podes esquecer que se é para jogar, muito provavelmente o OP tem que comprar um teclado e um rato para ligar ao portátil o que vai aumentar mais o preço.

Mas arranjam-se gráficas ITX 6GB a <300 Euros (está difícil é verdade, mas existem), 8GB de RAM a 80€, isso já são menos 40 ou 50 euros do que os valores apresentados. Mas no entanto, concordo contigo nesse sentido e geralmente é isso que acontece.

Já que falamos de promoções e como exemplo do meu ponto de vista, a minha build de desktop ficou-me por volta 1500€ (já com monitor). Em comparação de portáteis (o mais próximo que encontro), custa sensivelmente 2000€, onde o processador não é unlocked e é da geração anterior. A RAM tem um clock mais baixo (no portátil é 2400Mhz) e o ecrã (obviamente menor, mas não está em causa), é apenas full hd sem IPS (mas tem 120hz). Se for para ter um ecrã mais parecido ao meu monitor, o mesmo portátil já vai para os 2300€ (IPS 4k) - o meu monitor é QHD IPS. A única coisa que o portátil tem a mais é um disco de 2TB que eu não tenho, mas é percetível que não vale 500€ ou 800€ de diferença.

Mesmo que compres para o desktop um teclado porreiro da steelseries, um rato, uma wi-fi killer AC e uma webcam e um HDD de 2TB para teres "tudo o que o portátil" tem, não vais gastar nem perto os 500€/800€ de diferença. Ainda te sobram umas boas massas.

Esta é a minha opinião, mas também tem a ver com a tecnologia utilizada obviamente.
Por isso é que comentei o que comentei.

(E o meu desktop ficou bem mais caro porque optei por uma versão unlocked e uma board mais carota do que que o normal para fazer OC. Se não fosse o meu objetivo, talvez ainda baixasse uns 200€ no total da build - porque me obrigou a comprar um cooler xD)

Não leves a mal a minha opinião. Não é de todo minha intenção por em causa o que foi dito. Apenas comentei porque em casos em específicos a diferença é muito grande mesmo.

Apesar de ser possível jogar com qualidade num portátil, na minha opinião o desktop é o ideal para esse efeito, principalmente porque são os tipos de máquinas que mais carecem de upgrades regulares.
O único motivo que me leva a comprar um portátil é a mobilidade (daí um dia destes talvez possa adquirir um ultrabook apenas para trabalho).

Cumps :)
 
Na minha opinião não faz sentido estar a adicionar o preço do monitor ao portátil. Quem compra um portátil vai jogar nesse ecrã, se for para jogar noutro monitor mais vale ir logo para um desktop.

Quanto aos preços depende das configurações mas de forma geral a diferença neste momento é mínima e nem sequer existe em algumas configurações. Não esquecendo obviamente que um equivalente desktop será sempre um pouco melhor devido aos motivos já enunciados.
 
@JXulo tens razão no que dizes tho, os preços subiram que dói.
Estou a pensar fazer upgrade ao meu desktop de uma 1060 para uma 1080 e possivelmente comprar um HDD de 1TB mas como isto anda, não há de ser para breve.
 
@onlyymq parece que vamos ter boas notícias (afinal mudou de ideias e já vai para um desktop) já que os preços começaram a descer um pouco e o esperado é que continue a descer.
 
Back
Topo