RetroPie

Boas, ja tenho um pi2 e tenho retropie instalado, a minha duvida é: se eu nao tivesse um comando da x360 (que tenho) como é que configurava um comando generico da mega drive de 6 butoes para navegar no menu do retropie?
 
Boas, ja tenho um pi2 e tenho retropie instalado, a minha duvida é: se eu nao tivesse um comando da x360 (que tenho) como é que configurava um comando generico da mega drive de 6 butoes para navegar no menu do retropie?

Hã? Como é que configuravas um comando de mega drive, se não tivesses o comando da x360 que tens? Que tem o comando da x360 a ver com a situação?
 
Hã? Como é que configuravas um comando de mega drive, se não tivesses o comando da x360 que tens? Que tem o comando da x360 a ver com a situação?
Esqueça, eu nao sabia como dar "skip" as teclas que não conseguia configurar por não ter botoes suficientes (comando sega), mas ja sei que é só carregar "baixo" e passa a frente.
 
Boas,

A procurar informações sobre a SNES mini classic cheguei ao conhecimento do Retropie...

Acabei por ir buscar o RPI 3 B+, que foi o meu primeiro contato com linux, e depois de muitas voltas e algumas dores de cabeça a sentir-me um iliterado na coisa, deixo o alerta para quem se possa deparar com o mesmo...

Para o 3 B+ é necessário o Retropie beta 4.3.15 que está disponível em tópico no forum da pagina do Retropie, o 4.3 não funciona.
 
Quando tive o primeiro contacto com o RPi e com o RetroPie também senti algumas dificuldades, especialmente com o facto de o RPi não ligar, ou pelo menos não emitir imagem, após cada reinício. Estava relacionado com o tipo de monitor e definições de imagem.

Aproveitei a ocasião para redigir um pequeno guia no fórum oficial, de como instalar o RetroPie e deixá-lo a correr, ou seja, um first setup:

https://retropie.org.uk/forum/topic/5242/retropie-fails-to-boot-after-every-shutdown/29

I came up with the following summarized procedure to get RetroPie up and running, so it might come in handy to you and others:
  1. Download the latest RetroPie pre-built image;
  2. Extract it using WinRAR, 7-Zip, etc.
  3. Write the extracted image file using Win32 Disk Imager (on Windows) to the SD card;
  4. Boot RetroPie and configure your controller;
  5. In the RetroPie configuration menu select "raspi-config" or press F4 and type "sudo raspi-config";
  6. Select "Expand filesystem" and reboot when prompt or type "sudo reboot";
  7. Once restarted, update your system packages by pressing F4 and then typing "sudo apt-get update", and once completed "sudo apt-get upgrade", replying with "y" pressing Enter;
  8. Reboot ("sudo reboot");
  9. F4 again and type "sudo ~/RetroPie-Setup/retropie_setup.sh";
  10. Update RetroPie-Setup script;
  11. Update all installed packages (kernel too if you want);
  12. Perform reboot;
  13. F4 again and type "sudo nano /boot/config.txt"
  14. Uncomment (remove "#") lines "hdmi_force_hotplug=1" - this solved my issue of not having image at first boot after power cycling; and "hdmi_drive=2" - this solves the issue of not having sound over HDMI;
  15. Exit and save by pressing "Ctrl+X", press "y" and type Enter to overwrite file.
  16. Reboot or shutdown - when shutting down from the shell/command line type "sudo halt" or "sudo shutdown -h now".
  17. There are numerous ways to add roms to your RetroPie, but the easiest is to do it over network, by using a PC and adding roms to "/RetroPie/roms/gaming system folder" when your RetroPie is turned on - your RetroPie should be visible in the network devices window.

Even if you shut down the system from the GUI/menu, you can always turn the system back on without power cycling and preserving the mUSB plug, by shunting GPIO pins 5 & 6 by simply placing a jumper, a paper clip, installing a PC-style reset switch, etc (be careful to not shunt GPIO pins 1, 2 and 4 as those have voltage: https://developer.microsoft.com/en-us/windows/iot/docs/pinmappingsrpi ).

To change screen resolution refer to https://www.raspberrypi.org/documentation/configuration/config-txt.md down in the "HDMI_mode" and "Which values are valid for my monitor?" sections.

A little off-topic, but if you ever need to change your keyboard layout, type in the shell "sudo nano /etc/default/keyboard" and in "XKBLAYOUT="gb" change "gb" to the letters of you keyboard layout - for example, "es" for Spanish, "fr" for French, etc.

Pode ser útil para quem esteja com dificuldades no primeiro contacto.

O último parágrafo pode ser útil para quem como eu, usa um teclado com layout não-PT, como um Rii Mini (o meu é layout espanhol), e anda às turras com as teclas.
 
Eu meti o meu com um random de vários videos e imagens bacanos, a cada vez que ligo vai um diferente. Os vídeos são um bocado para o grandes, quando me fartar tiro e deixo só as imagens.
 
Eu meti o meu com um random de vários videos e imagens bacanos, a cada vez que ligo vai um diferente. Os vídeos são um bocado para o grandes, quando me fartar tiro e deixo só as imagens.

Eu uso recalbox estou à espera que metam a opção change splash screen e que dê para meter vídeos, vai ser com cada um...
 
Boas, pessoal tenho um "problema" com o pi2 (retropie), que é o seguinte:

Ligo o pi2 as TVs mais antigas por SCART e tenho este cabo:
IMG_20180826_132235.jpg


e ligo a ficha amarela (de video) a qualquer uma dessas cores (verde, azul e vermelho) e todas passam a imagem, mas fica desturcida, como aqui:
IMG_20180826_132128.jpg


A imagem nao fica fixa conforme essa foto, fica a tremer e como podem ver ela está a passar a imagem que ate diz Sega Master System.

Alguem sabe como resolver e de onde é o problema? de salientar que está por SCART (21 pinos ou la como se chama) por isso não precisa de sintonização da TV.

O cabo scart em questão é este:
IMG_20180826_133057.jpg


Obrigado.

OBS: não comprei os cabos em lado nenhum, tinha aqui em casa e não me lembro como é que os obtive.
 
Última edição:
Não querendo dizer asneira (quem perceber melhor que confirme) mas nunca terás imagem correcta com essa mistura de cabos.

O cabo de cima tens o sinal dividido em RGB (Red, Green, Blue) e se o ligares ao amarelo do cabo de baixo (amarelo = vídeo, vermelho e branco = som esquerdo e direito), irás ter apenas parte do sinal (Red, Green ou Blue) a chegar à televisão e não todo.
 
Não querendo dizer asneira (quem perceber melhor que confirme) mas nunca terás imagem correcta com essa mistura de cabos.

O cabo de cima tens o sinal dividido em RGB (Red, Green, Blue) e se o ligares ao amarelo do cabo de baixo (amarelo = vídeo, vermelho e branco = som esquerdo e direito), irás ter apenas parte do sinal (Red, Green ou Blue) a chegar à televisão e não todo.

Pois, tens razao nem pensei nas cores do cabo, ou seja sao todas de video ne? Nao percebo muito bem disto, mas da para perceber que ambas as cores transmitem video. :facepalm:
 
@jfmc00hot , a sugestão que eu te deixo, mesmo que não gostes muito, seria da seguinte forma, mas dá para desenrascar, que é a seguinte:
compra um conversor hdmi - vga, e se tiveres um monitor de computador com cabo vga, com o tamanho da tua televisão, consegues usar o raspberry pi na boa, separando o vídeo por hdmi e o som pelo jack, ligando o raspberry pi a umas colunas de computador.
 
@jfmc00hot , a sugestão que eu te deixo, mesmo que não gostes muito, seria da seguinte forma, mas dá para desenrascar, que é a seguinte:
compra um conversor hdmi - vga, e se tiveres um monitor de computador com cabo vga, com o tamanho da tua televisão, consegues usar o raspberry pi na boa, separando o vídeo por hdmi e o som pelo jack, ligando o raspberry pi a umas colunas de computador.
Eu tenho TV hdmi, mas gostava de jogar como antigamente nas tvs antigas...Sabe onde se pode comprar o tal cabo ou um já proprio para o AV do PI? cps
 
@jfmc00hot, eu tenho um cabo para isso, só que, não resultou muito bem, nos modelos raspberry pi 2 e 3, mas no raspberry pi modelo b (anterior ao 2), o que tem os encaixes para as bananas scart, nesse deu, a 100%.

Edit:
Não deu a 100% o cabo, ou seja, só dava som e não dava imagem.
 
@jfmc00hot, eu tenho um cabo para isso, só que, não resultou muito bem, nos modelos raspberry pi 2 e 3, mas no raspberry pi modelo b (anterior ao 2), o que tem os encaixes para as bananas scart, nesse deu, a 100%.

Edit:
Não deu a 100% o cabo, ou seja, só dava som e não dava imagem.
Pois, lá terá de ser com a tv hdmi, obrigado pela ajuda.
 
@jfmc00hot, mesmo que queiras um bocado de nostalgia, há monitores de pc, daqueles brancos (daqueles pesados, não os finos mais recentes), que se tiverem diagonal suficiente, até a brincadeira é fixe! ;)
 
Olá pessoal, novo projecto em andamento, mas este é o tipo de coisa que não posso perguntar a opinião a família... Ideias para avançar ou alterar???? Bons jogos...

IMG-20181028-191638.jpg
[/url] [/IMG]
 
Back
Topo