Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Essa TRANS-DATA LTE KYZ 7.5/8/10 é capaz de ser porreira. Já disse em diversos comentários para esquecerem as antenas de TDT, a impedância é de 75ohm e não de 50ohm.

Vale a pena comprar essa antena?

Epá é que o meu serviço esta muito mau ja desde o natal, nem vale a pena queixar-me, mandam-me dar uma volta... isto é ridiculo!!
Eu já desisti, a soluçao passa por mudar de serviço, NOS 4G é HORRIVEL e das PIORES que ja tive aqui na minha zona.
Até a vodafone 3G na altura das Pens e com trafegos limitados era melhor... É VERGONHOSO.

Mas quero saber se vale a pena a antena... a única coisa que eles me dizem no apoio ao cliente é que é do "congestionamento" . mas isso a mim nao me interessa,a eles ainda menos.

Esta maravilha ate irrita um gaijo!! tenho dias que é 0.10MB de Download e 2.0 de Unpload. de noite de 12 a 17 de download... essa nos que vá meter as antenas no cu porque só la é que devem funcionar bem alem disso só deve custar a cabecinha...peço desculpa mas isto é irritante e por mais que um gaijo lique pra eles , a historia e o procedimento é sempre o mesmo.. sempre... se for preciso os cães do apoio ao cliente ainda respondem com arrogância a um gaijo...

Estou a usufruir de um descopnto de 50% mas quê? para pagar metade e ter um serviço que tem dias que nem um Facebook abre, que nem jogar um gaijo pode porque é constantemente a lagar ao máximo.
Se arranja-se uma solução de continuar a pagar os 50% e melhorar a coisa era mel... agora assim nao!!


PIOR SERVIÇO DE SEMPRE NOS 4G , NAO RECOMENDO A NINGUÉM.
 
Boa tarde a todos,
sou novo aqui e o que sei é dos comentarios que foram sendo feitos aqui. A minha pergunta é: se essa antena da transdata GSM/UTMS/LTE permite ampliar simultaneamente sinal de dados (tanto faz se 3G ou 4G) e adicionalmente sinal de "voz". Ou seja, numa zona com fraca cobertura de rede poderia melhorar nao só o sinal 3G mas tambem digamos o das "chamadas"? Se sim, precisaria de algum componente adicional?
Obrigado desde já
 
boas,

tenho um B593s-22 e vi num site da china uma antena externa 4G -
11dbi 4G 3g ao ar livre antena LTE 3g 4g

que diz:
LDP antena

FrequencyRange: 806-960 (MHz) & 1700-2500 (MHz)
Impedância de entrada: 50 (Ω)
VSWR: < 1.5
ganho: 8/9 dBi para 824-960; 9/10 dBi para 1710-2500
onda Vertical beam angel: 55 graus
onda horizontal beam angel: 65 graus para 824-960 mhz, 50 graus para 1710-2500 mhz
Tipo de conector: N K
utilizado para receber o sinal (GSM DCS, PCS, WCDMA e 4G LTE)

Será que com isso, consigo apanhar um sinal melhor?
Tenho a Meo.. mas a net não é grande coisa...


Que modelo recomendam ?

obg pela ajuda
 
As antenas na maioria dos casos não resolvem nada o problema das operadoras portuguesas e falo no geral é a falta de investimento nas infraestruturas porque já passei o mesmo que o #Overdoze, e consegui realmente cancelar contracto com a NOS e um ano mudei para a Vodafone 5 estrelas, mas neste momento as estrelas também já estão a cair e a ritmo acelerado, devido ao problema comum nas 3 operadoras congestionamento das antenas e nada há a fazer senão colocar mais coisa que eles não querem fazer €€€ fora do bolso. Em resumo e na minha opinião comprem antenas quando realmente o sinal for fraco, de resto não vale a pena, e quando comprarem comprem de qualidade porque fraco não vale a pena, mas isto é só a minha opinião, Bem haja a todos
 
Atenção que as modernas antenas de TDT trazem um filtro LTE, ie, um filtro que bloqueia as frequências que foram transferidas da televisão para o serviço 4G. Exemplo:

https://www.*****/product/antena-da...ce=*****&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo
 
Boa tarde a todos,
Sou novo neste fórum. Tinha problemas com a minha net 4g na vodafone com o router B3000 (Huawei B593), procurei por todo lado e acabei por encontar a loja online www.*****, liguei para lá, esclareceram-me tudo e encomendei 2 antenas Yagi de 25dBi para exterior e 2 cabos de 6 metros, montei tudo, configurei o router e simplesmente foi do dia para a noite, não tem comparação possível.
Deixo os links da antena: http://*****/antenas/19-antena-yagi-wireless-25dbi-3g4g-lte-sma.html e dos cabos http://*****/cabos-e-adaptadores/22-cabo-ou-extensao-de-5-metros-sma.html
Para além da solução recomedada, o atendimento foi excelente e a entrega em menos de 24 horas.
Muito bom, recomendo.
 
Boa tarde a todos,
Sou novo neste fórum. Tinha problemas com a minha net 4g na vodafone com o router B3000 (Huawei B593), procurei por todo lado e acabei por encontar a loja online www.*****, liguei para lá, esclareceram-me tudo e encomendei 2 antenas Yagi de 25dBi para exterior e 2 cabos de 6 metros, montei tudo, configurei o router e simplesmente foi do dia para a noite, não tem comparação possível.
Deixo os links da antena: http://*****/antenas/19-antena-yagi-wireless-25dbi-3g4g-lte-sma.html e dos cabos http://*****/cabos-e-adaptadores/22-cabo-ou-extensao-de-5-metros-sma.html
Para além da solução recomedada, o atendimento foi excelente e a entrega em menos de 24 horas.
Muito bom, recomendo.
não é o mesmo modelo: https://www.*****.com/pt/25dBi-H...l?rmmds=cart_middle_products&cur_warehouse=CN
?
 
Tens um testemunho em cima com cabos de 6M. O problema são as frequências acima dos 2Ghz. Se for na dos 800Mhz o cabo não é tão critico.
 
Atençao que me informaram que a instalaçao destas antenas sem autorizaçao do operador seria ilegal e sujeito a coimas elevadas. Dado que sao bidireccionais (alem de amplificadoras) seria necessario autorizaçao de utilizaçao ddas frequencias. Alguem tem confirmaçao disto?
 
Existem alguns valores de referencia para percebermos se a o sinal que temos no router está "normal"?

É que neste momento não sei se mesmo investindo alguma coisa em antenas e etc se isso me traria um aumento de velocidade :/
 
Última edição:
Sou utilizador Nos 5P. Locais: Setúbal, Zambujeira do Mar, Quelfes ( Olhão ) e o que verifico é o o seguinte a Nos tem boa cobertura de rede, mas a potência do sinal emitido é sempre o mesmo, fraco. Durante a noite das 2 horas até às 7 horas tenho velocidades da ordem dos 25 a 40 Mbps, durante o dia quando existem mais utilizadores ligados à rede, a velocidade de download baixa para uns míseros 0,20 Mbps e muitas vezes nem se consegue medir. Concluí que o problema não era da intensidade do sinal, mas sim da potência emitida pelo mesmo.Também fiz os mesmos testes com a Vodafone e a TMN e aí verifiquei que a variação da potência emitida pelas redes eram sempre boas mesmo durante o dia nas horas de ponta, havendo situações em que as redes emissoras das diferentes operadoras, estavam colocadas na mesma infraestrutura ( Torre ). O que concluir que a Nos ( Optimus ) não quer gastar dinheiro na energia para dar mais potência ao sinal emitido.
Se a Nos fizer a parceria com a Vodafone nas redes de fibra e 4G e não resolver o problema da potência emitida de certeza que vai perder clientes " eu sou um deles" para a Vodafone, que de acordo com a Deco??, Opensignal e outros avaliadores de velocidade, intensidade, ping etc Colocam sempre a Vodafone em 1º lugar e a Nos em último, com o qual eu concordo, depois das experiências que tenho feito.
Se não derem cevada ao burro como querem que ele ande depressa?
 
O Android também cobre uma grande faixa de sinal muito forte com apenas o indicador de barra mais alto. Caso você não esteja familiarizado, o sinal geralmente é medido em dBm. dBm é a relação de potência em decibéis da potência de rádio por um miliwatt. Um sinal de -60dBm é quase perfeito, e -112dBm é mau. Se você estiver acima de -87 dBm, o Android informará um total de 4 barras de sinal.
Se você quiser verificar apenas onde você está em números brutos, você pode verificar a tela de status no menu do Android. Basta abrir o menu, rolar para baixo e selecionar Sobre o telefone e, em seguida, selecione Status. Nesta tela, você poderá ver seu sinal exibido em dBm e em ASU. ASU é apenas uma representação da taxa na qual o telefone é capaz de atualizar sua localização conectando-se às torres próximas a ele. Basicamente mede a mesma coisa que dBm, mas em uma escala mais linear. Você pode converter ASU em dBm com esta fórmula: dBm = -113+ (2 * ASU).

TMN: -72dBm asu 21 Ping 22 Download 17 Mgbs Upload 4,77 Mgbs
NOS: -79dBm asu 17 Ping 45 Download 6,61 Mgbs Upload 2,41 Mgbs
 
Boas pessoal, peço desculpa pela ausência do fórum, mas por motivos de saúde não me foi possível responder às pm nem consultar o fórum. Aos users que me mandaram Pm irei responder no final da tarde. Além disso irei compartilhar mais um projecto convosco do novo material que mandei vir e postar o antes e o depois com mais detalhes. Cumps
 
Bem venho então compartilhar mais um projeto para ajudar neste tópico.
Recentemente a NOS resolveu reposicionar a antena mais próxima para outra localização porque esta a nascer uma empreitada perto da minha casa. Estava a uma distancia de mais ou menos 2 KM de uma antena que emitia na frequência dos 1800MHz. Com este reposicionamento fiquei sem linha de vista para essa antena além de que a nova localização da antena fica por detrás do Estadio Algarve, zona one moro actualmente. Sobram-me assim duas hipóteses. 1 antena que emite na frequência dos 800MHz que fica a 10 kilometros da minha morada e que com o meu setup actual (consultar posts anteriores) a velocidade varia entre 30 Mbits e 4Mbit durante as horas mais criticas. São valores péssimos para o uso que dou a internet. Como a antena que uso cobre todas frequências do 4g resolvi usar um modem usb e usar comandos AT para fixar as frequências. Exprimentei 800MHz com os valores que relatei, experimentei 1800MHz no qual apenas fico com 5Mbits mas com uma latência baixíssima boa para jogos e por ultimo testei com a frequência 2100MHz o qual também me da uma velocidade baixa mas também um ping baixíssimo excelente para jogos. Se for necessário irei explicar também como fixar as frequências nos modem USB e também nos router B310 usando 2 aplicativos. Para isso irei dividir este post em varias fases, para conseguirmos acompanhar a evolução e perceber se de facto há melhorias ou se será um investimento dispendioso que não ajuda em nada. Espero desta forma conseguir ajudar o próximo, e que se consiga uma uma internet razoável nesta batallha que é o 4G. Cumprimentos a todos
 
Internet 4G Tutorial

1ª FASE - Material

1- PEN HUAWEI 4G E392 - Preço medio 20-30€

Resolvi escolher esta pen pela experiencia que tenho neste tipo de equipamento, alem de ser de fácil configuração, também é fácil encontra-la a preços razoáveis nos classificados. Cobre uma vasta gama de frequências e isso irá permitir testar qual a melhor frequência no meu caso e em conjunto com comandos AT poderei fixa-la numa so frequência evitando assim roaming (troca de antenas) e com isso variações na velocidade assim como pings elevados.

Foto da PEN USB
Xpjql4j.jpg


2- Antena direcional 8DBI com suporte para parabolica de TV - Preço medio 20€

Não consigo indicar a referencia deste equipamento, mas posso indicar a loja a quem necessitar após os testes para sabermos se realmente funciona.
Escolhi esta antena porque é MIMO e porque pode ser adicionada a uma parabolica de TV comum ficando assim com um ganho total de 22 dbi usando um prato de 60cm. Este ganho poderá ser maior ao utilizar um prato maior e estes dados são fornecidos pelo fabricante do equipamento. Saberemos mais após os testes.

Fotos da antena sem o suporte
3DYLpkv.jpg

PTiSj3B.jpg


3- Prato de parabolica NOS TV - Preço medio 20 - 60 €

Resolvi escolher este prato por querer um projeto um pouco mais personalizado, claro que qualquer parabolica de tv pode ser utilizado, mas como quero manter a estética da coisa para ja será este.

Foto do prato ja com o suporte no local correcto
3hbDiqD.jpg


4- Cabo coaxial SATEC RF 5 - Preço medio 8€

Resolvi escolher este cabo porque apresenta uma qualidade superior em relação ao seu preço. Este cabo de 50 OHM apresenta uma baixa perda por metro e no meu caso como pretendo usar frequências acima dos 800MHz isto é bastante importante. Este cabo é multifilar e apresenta blindagem metálica com malha e o revestimento é fabricado em PVC de alta durabilidade para uso exterior. É o cabo que uso atualmente não meu antigo setup e funciona perfeitamente bem por isso resolvi adquirir 3 Metros.

Foto do cabo com os conectores crimpados
Zpiqjg9.jpg


5- Conectores para a PEN - Preço medio 10€

Aqui a escolha foi mais difícil porque tive de levar em consideração a pen que utilizo, este modelo usa conectores TS9 e é difícil encontrar conectores que apresentem baixas perdas. Felizmente encontrei uma loja portuguesa que os fornece. A loja so vendia conversor de TS9 para FME Macho mas como apresenta baixa perda e alta qualidade resolvi adquirir 2 unidades para utilizar a tecnologia MIMO. Vale relembrar que a antena que adquiri não tem cabo e tem 2 conectores N Fêmea. Como tal foi necessário crimpar os dois cabos com os respetivos conectores (ver Fotos).

Imagem do conector retirada do site
6WUzYAo.jpg


6- Firewall distro - Preço medio - Gratis sem suporte

Apos varias comparações resolvi adotar duas distros, Ipfire que irei utilizar numa primeira instancia porque me permite ver a potencia do sinal da pen mas como usa configuração PPP irá limitar a minha velocidade de Download (Consultar Forum da distro). E após os testes de cobertura irei trocar para PFsense por apresentar baixas latências e um monte de funcionalidades que se encontram em routers profissionais.

7- Computador velho - Ao vosso criterio

Este computador irá ser o nosso "Router" com fios e fará a gestão da ligação a internet. Será a nossa maior segurança na internet em conjuto com a distro utilizada. É possível também utilizar um raspberry Pi ou similares, mas claro, as características importam, isto porque será um servidor e quanto mais recursos tiver mais funcionalidades poderemos usar e dar estabilidade a nossa rede impedido assim congestionamento. Irei abordar esse tópico mais tarde se alguém se interessar.

8- AP Wireless - Preço medio 20€ - 70€

Por ultimo fica o nosso ponto de acesso sem fios, hoje em dia ninguém vive sem wifi em casa, seja para telemóveis tablets ou portáteis assim como impressoras ou outros consumíveis. Aqui é importante a cobertura wireless que queremos em casa e APS com maior cobertura tendem a ser mais caros. Claro que podemos utilizar qualquer router que tenhamos em casa desde que bem configurado. Irei abordar o assunto mais tarde

Espero que o meu post esteja de acordo com as regras e que o meu projeto sirva de inspiração para todos. Irei dar seguimento a montagem do material logo que possível

Cumprimentos a todos
 
boas,

pergunta: em relação à antena direcional 8DBI - é preciso colocar a parabolica em direção a antena emissora 4G.. ou seja não consegues ter o chamado dois em um? ter a TV por satélite e ter a antena direcional a funcionar tb... correto?

estou a perguntar isso porque nunca tinha ouvido falar desse tipo de antena... por isso despertou-me um certo interesse e vou seguir esse projeto :)

obg
 
Back
Topo