TDT - Tópico Oficial

Digam-me so uma coisa, actualmente ja ha mais privados com canais, pralem da sic e tvi, mas estão todos no cabo. Estamos a falar obviamente da CMTV e pouco mais. Há alguma coisa na lei que impeça ter mais canais privados, va entidades privadas, pralem do que estão actulamente na FTV ?? Basicamente o que estou a perguntar é o que aconteceu quando se abriu a televisao aos dois actuais operadores de tv, sic e tvi, em que julgo teve que se alterar a lei da tv para eles poderem operar em sinal aberto.... ja ta tudo previsto na lei ou tem q haver alguma alteração para mais privados na tdt??
 
ja ta tudo previsto na lei ou tem q haver alguma alteração para mais privados na tdt??

Basta um decreto-lei - não tenho aqui a coisa presente mas acho que isso já foi feito em 2016, só ficou a faltar a regulamentação da entrada dos canais e o parecer obrigatório mas não vinculativo do regulador (ERC).
Este processo tem de ser feito com muito cuidado porque causa das privadas, dificilmente poderão impedir de mais canais mas pagam bem pela licença de emissão em sinal aberto e as condições concorrenciais alteram-se com a entrada de mais canais. Por isso é expectável muito estrebucho, lamurias e ameaças de luta legal por parte das nossas amadas generalistas. Isto, claro, se o concurso não for um mero pro-forma para meter a TVI24 e SIC Notícias na TDT :-/
 
Eu não me importava de pagar 1 ou 2 euros por mês (mesmo obrigatoriamente), para que a rede de TDT em Portugal tivesse mais qualidade de emissão/difusão e distribuisse mais uns 20 canais diversificados, com qualidade de imagem, em HD e som 5.1.
Penso que seria aceitável e sustentável financeiramente.
 
Eu não me importava de pagar 1 ou 2 euros por mês (mesmo obrigatoriamente), para que a rede de TDT em Portugal tivesse mais qualidade de emissão/difusão e distribuisse mais uns 20 canais diversificados, com qualidade de imagem, em HD e som 5.1.
Penso que seria aceitável e sustentável financeiramente.
Toda a gente que paga a fatura da luz, paga mais de 3 euros por mês para a RTP, mas atenção que a SIC e TVI também recebem dinheiro do estado, por fazerem algum "serviço público". O problema é que um mux na TDT não dá para isso tudo, o que está em estudo, é abrir um novo mux, para os canais HD, o problema é que, já está mesmo a ver, que esse mux vai ser em DVT-2 e com a codificação H.265, de forma ao povinho ter comprar novas televisões ou novas "boxes" para ter acesso a esses canais. Além disso a Altice vai sempre chorar-se que lhes fica muito caro abrir um novo mux, e lá vão querer cobrar mais uns quantos milhões, quando duvido que tenha custe muito mais ter dois muxes em vês de um. Uma vez que o que custa mesmo é criar a estrutura e essa já está criada.
Por isso se quiseres pagar um ou dois euros por mês para ver se o serviço melhora, já o podes fazer, basta ligares para um 760 da RTP, SIC ou TVI e eles de certeza que vão investir esse dinheiro para mudarem para HD e melhor som (só que não).
 
Novos canais na TDT até ao fim deste ano
Governo entrega em maio o regulamento para atribuição de duas novas licenças.
img_757x498$2016_11_16_15_46_15_576241.jpg

Se tudo correr como o previsto, é já em maio que o Governo entrega à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) o regulamento para a atribuição de duas novas licenças para a Televisão Digital Terrestre (TDT), sabe o CM.

A ERC terá depois de emitir um parecer sobre este regulamento, que incluirá a tipologia das estações que poderão ir a concurso. Ao que o CM apurou, uma das licenças deverá ser para um canal infantil. O Executivo transformará depois o regulamento em portaria e caberá ao regulador lançar os concursos para atribuição das licenças. O processo deverá ficar concluído até ao fim do ano.

De acordo com o ministro da Cultura, ouvido ontem no Parlamento, estas duas novas licenças irão contribuir "decisivamente" para a sustentabilidade dos operadores de televisão, já que o aumento do número de canais em sinal aberto "reduzirá os custos da TDT". Ou seja, RTP, SIC e TVI vão pagar menos à Altice/MEO, empresa responsável pela gestão da rede. Atualmente, pagam 2,5 milhões de euros por cada canal.

Sobre o impasse vivido na RTP - que espera há mais de dois meses pela nomeação de uma nova administração - Castro Mendes afirmou que o atual conselho de administração "está plenamente em funções", não havendo, portanto, "uma situação de gestão".

O ministro confirmou ainda que as Finanças e o Conselho Geral Independente já chegaram a acordo sobre o terceiro nome a integrar a próxima administração.

Fonte:https://www.cmjornal.pt/tv-media/de...dt-ate-ao-fim-deste-ano?ref=tv-media_destaque
 
...
Por isso se quiseres pagar um ou dois euros por mês para ver se o serviço melhora, já o podes fazer, basta ligares para um 760 da RTP, SIC ou TVI e eles de certeza que vão investir esse dinheiro para mudarem para HD e melhor som (só que não).

Não me refiro à taxa de audiovisual, nem a pagar aos canais de TV nem a nrs 760....
Refiro-me a "pagar" os custos de uma infraestrutura independente de difusão de TV (a PT / MEO até quer vender as torres.....!!!)
com boa qualidade de difusão técnica, sustentável e paga por nós, em que os canais que quisessem (sob determinadas regras) poderiam emitir, aumentando dessa forma a oferta televisiva ao publico nesta plataforma.

Hoje em dia há que ser realista em relação á sustentabilidade das infraestruturas e meios, nada é de graça para ninguém, mas tem de ser justo.
 
Última edição:
mas atenção que a SIC e TVI também recebem dinheiro do estado, por fazerem algum "serviço público"

Fazem? Onde? O único "serviço público" que me lembro é o Cartaz e Autores que dão ao mesmo tempo na SIC e TVI na madrugada de sexta que foi uma contrapartida para a diminuição da publicidade na RTP1.

o problema é que, já está mesmo a ver, que esse mux vai ser em DVT-2 e com a codificação H.265, de forma ao povinho ter comprar novas televisões ou novas "boxes" para ter acesso a esses canais

Entre ter mais canais com mais qualidade e melhor utilização do espectro ou ter menos canais, tecnologia obsoleta mas compatível com mais equipamentos prefiro de longe a primeira opção. Quem quer qualidade e mais canais pode ter de fazer um pequeno upgrade de poucas dezenas de euros, não é propriamente uma fortuna. Seja qual for a opção tomada haverá sempre alguém a vociferar contra, não existe nenhuma solução milagrosa que agrade a todos.

Além disso a Altice vai sempre chorar-se que lhes fica muito caro abrir um novo mux, e lá vão querer cobrar mais uns quantos milhões

A Altice não manda na TDT, não escolhe os canais e nem sequer é ela a escolher os parâmetros técnicos. Em relação a estar interessada a gerir mais muxes está no seu pleno direito de não querer ir a jogo mas não faz grande sentido comercial porque seriam mais uns milhões garantidos a entrar. Por outro lado, desde que a PT é gerida pela Altice não há nada a apontar ao comportamento da firma no que toca à TDT.
 
Ao que o CM apurou, uma das licenças deverá ser para um canal infantil
Espero que isto se confirme assim ao menos não vamos levar com mais canais de noticias, a SIC que se candidate com a SIC K, não estou a ver os outros players internacionais concorrerem nem a Nos/AMC com o Panda e Biggs...
 
Eu pela internet através de listas IPTV no kodi consigo ver esses canais todos e muitos outros. Já que não consigo ver pela tdt vejo por wifi crackiado de borla na mesma sem pagar um cêntimo.
 
Lá andei mais uma vez a fazer de técnico de tdt para desenrascar a vizinha idosa que não tem tvcabo...
Aqui em Espinho apanha-se o canal 42 do Monte da Virgem e o canal 56.
Por volta da Páscoa o canal 42 (mais estável) estava sem sinal (manutenção??? problema técnico???) e tive que sintonizar a televisão no canal 56. Na altura tuve um palpite que ainda ia ter que mudar para o canal 42 antes do Verão.
Só não acerto no Euromilhões... Hoje, ao fim de uns dias mais quentes o sinal do canal 56 já estava cheio de interferências outra vez.
É incrivel como ainda não abandonaram o SFN para apostar no MFN em definitivo e de forma estável.
 
Novo concurso para TDT lançado este ano
Ministro da Cultura está a trabalhar no novo caderno de encargos para entregar o regulador.
img_757x498$2018_06_06_00_04_56_744875.jpg

O ministro da Cultura disse ontem, no Parlamento, que a atribuição das novas licenças para dois canais privados na Televisão Digital Terrestre (TDT) avançará "certamente" este ano. Luís Filipe Castro Mendes assegurou aos deputados que está a trabalhar no novo caderno de encargos, que depois será entregue à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

O prazo para avançar com as novas licenças da TDT "dependerá da decisão e da apreciação que será feita pelo regulador", disse. Recorde-se que a entrega do regulamento para a atribuição das duas novas licenças para a TDT estava prevista para maio.

Durante a audição, o ministro foi ainda questionado acerca do PREVPAP (Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública), ao que respondeu que "está a decorrer", com o Governo a receber 404 requerimentos na RTP, dos quais 51 tiveram parecer favorável e 11 desfavorável, e 48 na Lusa.

Sobre a ideia de "instabilidade" na RTP, devido ao atraso na tomada de posse da nova administração (CA), Castro Mendes disse que esta "é negada pelos factos". "O mandato do CA só terminou em junho e até lá [a empresa] esteve em normal gestão, cumprindo todas as regras legais", referiu.

Sobre a revisão do novo modelo de apoio às artes, o ministro fez saber que está a trabalhar em sugestões dos agentes culturais e com a DGArtes e irá apresentar, no final de setembro, uma proposta.

Fonte:https://www.cmjornal.pt/tv-media/de...ra-tdt-lancado-este-ano?ref=tv-media_destaque
 
Novo concurso para TDT lançado este ano
Ministro da Cultura está a trabalhar no novo caderno de encargos para entregar o regulador.

O ministro da Cultura disse ontem, no Parlamento, que a atribuição das novas licenças para dois canais privados na Televisão Digital Terrestre (TDT) avançará "certamente" este ano.

Mas isso não foi dito no ano passado?
 
E é só pra 2....doiszinhos canais...se fossem 3 isto demorava pelo menos +2 anos....com 4 ou 5 canais então seria coisa para uma década...
É que isto de fazer um caderno de encargos dá uma trabalheira enorme jamais vista...e cansa muito e depois ainda ter de entregar á ERC...é quase como subir uma ladeira de 10 kms a pé.....
Depois a ERC (os 3 gatos pingados que por lá andam que se fartam de trabalhar de sol a sol) teêm de ler aquilo muito bem para não deixar escapar nada e por via das duvidas o melhor é enviar para um gabinete de auditores ou para alguém emitir parecer juridico, no fim dirão (se tudo correr bem) que não se opõem....e depois lá hão-ve vir os 2 canais que toda a gente já sabe.....e 1 ano depois estão a emitir.

UFA...que canseira!
 
Back
Topo