xukuru

Obrigado pela resposta. Presumo que os 30s para o céu foi para não apanhar trails nas estrelas correto? Para o "chão" foi preciso 2 minutos para ficar com uma exposição decente? Parece-me imenso. Mas percebo, local totalmente escuro…
 
E 2 minutos foi porque mantive f2.8. Se tivesse ido a f4 e ISO 800 (para ter melhor detalhe), seria bem mais (8 minutos se fiz bem as contas). Apesar de não parecer, aquela zona tem uma povoação a menos de 1km, e apesar de ser pequena, é suficiente para iluminar a montanha.
 
@MylleZ , os cálculos não são assim tão difíceis de fazer :205:A ideia não é fazer com que pareça dia. É manter a exposição, mas com um ISO mais baixo por causa do ruído e detalhe. Aquilo que baixas no ISO, sobes no tempo ;-)

O meu comando tem intervalómetro. Tendo em conta o que eles custam (qualquer comando dos chineses serve), mais vale comprar logo um com intervalómetro. Se um dia se lembrarem de fazer um timelapse, já têm o material.
 
Tendo em conta o preço do material fotográfico, os intervalometros da newer são baratos. 20€. Estou a pensar em adquirir um. Isso é o filtro nd 1000. São é logo mais uns 50€ em. Material
 
Se desse para programar o tempo de exposição ou bloquear o botão de disparo. Porque quando é em bulb uma pessoa tem que ficar a carregar...
 

Castelo de Santa Maria Feira
by Gi Cristovao, on Flickr

@matavelhos , tanto um cabo disparador como um intervalómetro fazem isso. A vantagem do intervalómetro é poderes programar disparos para um timelapse, programares o tempo de exposição em bulb e eventualmente mais algumas coisas. Mas para usares o modo bulb da máquina, um simples cabo disparador serve. Todos eles bloqueiam o botão de disparo.
 
Back
Topo