Fazer ou não upgrade Macbook Pro Late 2011

Rdrochari

Power Member
Boa noite, precisava de ajuda numa decisão.

Possuo um Macbook Pro Late 2011 com processador i5 2.4, 4Gb de RAM e disco HDD de origem e o SO é o High Sierra.

Ora o Macbook está bastante lento e apenas com o browser aberto gasta logo 80% da RAM.

Gostaria de saber se vale a pena o upgrade para 8Gb de RAM e disco SSD de 240Gb ou se é um PC que já não tem solução.

Saliento que uso o PC para desenvolvimento Web, Unity e navegar na Web.

O que me dizem?

Agradeço
 
Eu tenho um modelo igual, portanto, RAM e SSD nisso e parece que tens um computador novo. Inclusive até podes pôr 16GB de RAM que ele suporta.
 
Eu tenho um modelo igual, portanto, RAM e SSD nisso e parece que tens um computador novo. Inclusive até podes pôr 16GB de RAM que ele suporta.
Agradeço as respostas :)
Eu li em algures que este Mac apesar da Apple dizer que a memória é a 1333 também aceita a 1600. Qual a RAM do seu?
O seu está a rodar o high sierra?
Melhores cumprimentos
 
Agradeço as respostas :)
Eu li em algures que este Mac apesar da Apple dizer que a memória é a 1333 também aceita a 1600. Qual a RAM do seu?
O seu está a rodar o high sierra?
Melhores cumprimentos
Eu já fiz a troca há 6 anos e na altura andei com a mesma dúvida (por serem um pouco mais baratas na altura), mas não arrisquei e fui por 1333MHz. Portanto, não te consigo ajudar nesse aspecto.
 
Confirmo, se comprares pelo menos 8gb de ram e um SSD ficas com uma máquina impecável (eu tenho uma igual). No entanto há a possibilidade de não suportar o próximo sistema operativo. Provavelmente ainda irá suportar, mas para o seguinte quase de certeza que não irão dar suporte, por isso também é um factor a ter em conta.
 
Boas,

Eu tenho um desse mais i7, substitui o disco para SSD e meti 16g e começou os problemas Aquecimento altíssimo...mas ficou rápido lololol
 
boas, chegaste a fazer alguma coisa ao teu macbook? O meu late 2011 está lento como tudo, basta abrir o fb no safari e la se vão 90% de memória... Já agora que ssd aconselham?

Sim, coloquei um SSD da crucial de 250gb e mantenho os 4gb de RAM. O computador ficou como novo, nunca esteve tão rápido. O high sierra está muito fluido. Consigo ter photoshop, Firefox com bastantes separadores, unity sem problemas.
O próximo será a RAM mas sinceramente para já não sinto a necessidade.
Resumidamente o ssd fez renascer o meu Mac :D
 
Tenho exatamente a mesma máquina.
Logo a seguir a acabar a garantir passei para 8 GB RAM e disco SSD de 120 GB (na altura os discos SSD eram caros como tudo).
Entretanto há uns 2 anos atualizei o disco para 480 GB a menos de metade do preço que dei na altura pelo de 120 GB.

Quando mudei para a nova configuração, parece que fiquei com uma máquina nova.
Rápido como tudo.

Uso todos os dias e hoje em dia arrasta-se.

Já encomendei a atualização:
MacBook Pro 2018 com 16 GB RAM, processador i7 (melhor versão dentro do disponível) e disco de 512 GB.

Em resumo:
Se a máquina está boa, então vale a pena investir nos 8 GB RAM (eu apostaria nos 16) e disco SSD e aguentar o máximo que a máquina der.
Se a máquina já não está boa, então acho que é uma boa altura para se fazer o upgrade, pois internamente deu um grande salto e já é a 3ª geração desde que mudaram o MacBok Pro em 2016 (nunca se deve comprar as versões novas).
 
Última edição:
SSD e RAM aumentam drasticamente a velocidade de qualquer portátil seja Mac ou não.....os discos rígido ao envelhecerem deterioram a performance....poderá ser apenas esse o seu problema.....meta um SSD primeiro pode fazer-lo mesmo voce e faça um teste deve melhorar bastante
Cumprimentos
 
Última edição:
Um disco SSD já não custa o que custava.
Como menos de 100 € compra-se um disco com 480 GB.
Substituir um disco num MacBook Pro de 2011 não podia ser mais fácil (já o fiz 2 vezes).
É só retirar os parafusos da base, o disco está logo à vista, retirar os parafusos, substituir pelo novo, colocar os parafusos (não esquecer de algo tão básico), colocar a tampa e os parafusos.
Assim que se fizer o boot, o sistema automaticamente vai buscar a imagem de origem, depois é ir à Apple Store, para descarregar a versão mais atual do macOS, reiniciar e fazer um clean format.

Com menos de 100 € vai dar a sensação de ter uma máquina nova.
 
Eu tenho precisamente esse modelo. Quando o comprei na altura pus logo 8gb. Recentemente notei a performance a deteriorar-se e comprei um Samsung Evo 850 de 500 GB. Fiquei com um Mac novo. Não parece o mesmo. Sabia que um SSD aumentava bastante a performance de um computador mas ver a diferença em acção é mesmo outra coisa.
Eu até ando a pensar em mudar de Mac mas por outro lado tenho pena de me desfazer deste, especialmente agora com o upgrade do SSD. Além disso também gosto da facilidade com que este modelo ainda é actualizável. A única desvantagem é já não levar com o Mojave.
 
Se a performance melhorar, acho que vale sempre a pena fazer o upgrade.
São máquinas caras e que (pelo menos eu), espero usar tantos anos quantos possíveis, até que nem com upgrades vá lá.
Nunca mudar de máquina quando houver alterações exteriores grandes (ex: MacBook Pro 2016).
 
Back
Topo