Ryzen overclock - tópico geral

Olha agora com 3.9 e 1.3250vcore dá-me:

y57ZROJ.png
 
Com o meu R5 1600 consegui pôr as minhas ram's a 3266Mhz (Crucial Ballistix Sport White @2666Mhz stock) depois do update que fiz para a bios da minha motherboard (
Gigabyte AB350M GAMING 3)

Mais alguém tem tido resultados parecidos ?
 
Chips hynix? O meu DIMM 3000 GSkill aegis faz boot a 3333mhz com o Memory Try It da Msi, mas da erro no memtest, tenho de ver quais os timings recomendados com o Ryzen Memory Tool.
 
Honestamente, não faço ideia...

Já tive as rams a 3400Mhz, mas depois passei para 3466 e deu erro, e tive que tirar a pilha, voltar a pôr, desde aí que não voltou a dar (tenho que testar outra vez mais tarde...)
 
@SideWalker nunca consegui meter as minhas Corsair Vengeance 4x4 a 3200mhz numa msi sli plus e um 1700x. Alguma vez conseguiste? Ou sabes de alguma dica que me possa ajudar?

O máximo que consigo, são 3066mhz, ajustando a frequência da ram manualmente. Tenho feito os updates da bios, o último este mês até.

O que significam 8 fases de alimentação virtual para o cpu? É que tem a MSi x370 sli plus.

E faz 3.95ghz com 1.35v no core e 1,2v no SoC. Acho que para 4ghz, eram 1.45v. Por 50mhz não compensa, nem eu tenho refrigeração para esses valores. Nem sei se é board para isso. Mas até 1,35v é sempre tranquilo,
 
Posso estar a dizer um calinada mas as memorias com essas boards é mais problemático...

Já foste a algum fórum com essa board em especifico?
Tb sei que dois módulos de memorias é mas fácil de fazer OC do que 4, isto pelo menos na minha X470.
No entanto isto é tudo teoria, pois ainda não a tenho a funcar, tendo eu apenas fragmentos de leitura em fóruns.
 
@SideWalker nunca consegui meter as minhas Corsair Vengeance 4x4 a 3200mhz numa msi sli plus e um 1700x. Alguma vez conseguiste? Ou sabes de alguma dica que me possa ajudar?

Pesquisa cldo_vddp e tenta diminuir/aumentar esse valor, pode ajudar. Era algo que eu queria afinar no meu sistema para tentar estabilizar o meu dimm de 8gb nos 3333mhz (dá sempre erro no memtest, independentemente das voltagens/latências) mas como não sei o valor a que se encontra actualmente (a bios apenas deixa alterar, e com o hwinfo, aida64, etc não encontro o valor actual em uso) tenho que esperar que a msi disponibilize uma maneira de ler esse valor...
 
Pesquisa cldo_vddp e tenta diminuir/aumentar esse valor, pode ajudar. Era algo que eu queria afinar no meu sistema para tentar estabilizar o meu dimm de 8gb nos 3333mhz (dá sempre erro no memtest, independentemente das voltagens/latências) mas como não sei o valor a que se encontra actualmente (a bios apenas deixa alterar, e com o hwinfo, aida64, etc não encontro o valor actual em uso) tenho que esperar que a msi disponibilize uma maneira de ler esse valor...

Já consegui arrancar a 3200 (4x4) aumentando a dram voltage 1.45v. O VPP, (circuito adicional de voltagem nas ddr4) já experimentei 2.5v e 2.7 (mais não arrisquei).

dram ch_a, ch_b nem sequer sei o que é, não mexi. Mas os valores de referência são 0.600v.

Também já experimentei cl18 e cr 2N (pode ser placebo mas pareceu aguentar mais tempo com 2N).

Com 2 dimms arrancava e funcionava bem, só com xmp.
 
Isto é offtopic e deveria estar na thread de overclock dos ryzen, mas aqui vai:

0e632026_c75f8520_curve.jpeg


Alterando a voltagem do cldo_vddp, fazes a onda mover-se, passando assim uma dada frequência da zona instável/morta para uma zona estável pretendida.

Não sei se isto resolveria o teu problema por teres 4 dimms, mas acho muito provável que sim. Ter em conta que tanto pode funcionar reduzir como aumentar a voltagem, cada combinação de cpu-memória tem a sua própria "identidade", pelo que podes mudar um dos dois e o comportamento da onda ser totalmente diferente.

Artigo original aqui: http://www.overclock.net/forum/13-a...-2-overclocking-dram-am4-30.html#post26457559
 
Isto é offtopic e deveria estar na thread de overclock dos ryzen, mas aqui vai:

0e632026_c75f8520_curve.jpeg


Alterando a voltagem do cldo_vddp, fazes a onda mover-se, passando assim uma dada frequência da zona instável/morta para uma zona estável pretendida.

Não sei se isto resolveria o teu problema por teres 4 dimms, mas acho muito provável que sim. Ter em conta que tanto pode funcionar reduzir como aumentar a voltagem, cada combinação de cpu-memória tem a sua própria "identidade", pelo que podes mudar um dos dois e o comportamento da onda ser totalmente diferente.

Artigo original aqui: http://www.overclock.net/forum/13-a...-2-overclocking-dram-am4-30.html#post26457559

Obrigado, eu percebo a lógica mas até agora não encontrei um valor cldo_vddp que funcione nesta máquina.

Já consegui fazer o boot e entrar no windows, mas meter estável acima de 3066 x 4, não. Este imc gosta de voltagem porque só chego à marca dos 3200 x 4 com 1.45v

Para quem quer 3300, 0.866mv de cldo_vddp, ajuda. Pena não haver formula matemática para isto. Por tentativa e erro é aborrecido.
 
Já consegui fazer o boot e entrar no windows, mas meter estável acima de 3066 x 4, não. Este imc gosta de voltagem porque só chego à marca dos 3200 x 4 com 1.45v

Não percebi se estás a colocar 1,45v nas memórias ou no vNb/vSoc, se for neste último o máximo recomendado são 1,2v, mais que isso pode fritar o teu CPU, pelo menos um user já matou um 1800x por usar LLC a mais no vNb/vSoc, cuidado com isso.

Para quem quer 3300, 0.866mv de cldo_vddp, ajuda. Pena não haver formula matemática para isto. Por tentativa e erro é aborrecido.

Uma vez que isto depende de cada combo, sim, é chato não ser universal e podermos utilizar uma fórmula para calcular qual o melhor valor para cada sistema, agora, já se sabe que afinar memórias é uma dor de cabeça, portanto... :P
 
Usar 4 DIMM em OC da muita dor cabeca num ecosystema AMD.
O vNb/vSoc dépende muito do CPU e ddr4 usado.
O cpus usam +vNb e Apu usa +vSoc pelo GPU.
 
Última edição:
@Luka_ 1.45v nas dimms e foi só temporariamente, para ver se estabilizava. Já está novamente a 1.35v @ 3066mhz x 4. No SoC 1.20V + variação (offset). vcore 1.35v @ 3900ghz x 8 + smt.

Quanto ao cldo_vddp, parece treta do gajo. Já fiz uns 20 cold boots, com n valores diferentes daquela lista e nada. Se fosse isso, em auto, a máquina não detectaria o "buraco certo" para a frequência que eu pretendo - 3200mhz?
 
Isso seria uma maravilha, a máquina em auto detectar qual a voltagem ideal do cldo_vddp para uma dada frequência em overclock...

O problema é mesmo este, em overclock nada é garantido e tudo tem de ser obtido...

Mas se quiseres uma ajuda extra, podes sempre usar o Ryzen Dram Calculator, o programa que o 1usmus escreveu. Aconselho a usar o typhoon burner para exportares os timings do XMP para um ficheiro html e depois importares esse ficheiro para o Ryzen Dram Calculator, pois a função R-XMP não funciona mt bem, no meu caso não lia correctamente, só depois de criar o ficheiro html é que funcionou bem.

De qualquer forma, ao invés de 60 hms para um só ou dois dimms, ao simular utilizar 4 dimms nesse programa, ele aconselha a colocar o ProcOdt a 53ohms. Podes também tentar reduzir esse valor...
 
Isso seria uma maravilha, a máquina em auto detectar qual a voltagem ideal do cldo_vddp para uma dada frequência em overclock...

O problema é mesmo este, em overclock nada é garantido e tudo tem de ser obtido...

Mas se quiseres uma ajuda extra, podes sempre usar o Ryzen Dram Calculator, o programa que o 1usmus escreveu. Aconselho a usar o typhoon burner para exportares os timings do XMP para um ficheiro html e depois importares esse ficheiro para o Ryzen Dram Calculator, pois a função R-XMP não funciona mt bem, no meu caso não lia correctamente, só depois de criar o ficheiro html é que funcionou bem.

De qualquer forma, ao invés de 60 hms para um só ou dois dimms, ao simular utilizar 4 dimms nesse programa, ele aconselha a colocar o ProcOdt a 53ohms. Podes também tentar reduzir esse valor...

É uma questão de ver com calma. O programa tem alguma complexidade para assimilar tudo de uma vez. Os Ryzen são picuinhas, um preset errado e a máquina nem arranca.

Esse programa do 1usmus calcula o quê exactamente? Não é o cldo_vddp para 3200mhz porque isso ele já se defendeu dizendo que é diferente de máquina para máquina.

Se calhar, é limitação física do imc que não aguenta 3200 x 4 @ 16GB. Sempre ouvi dizer que os IMCs da Intel são superiores aos AMD. Agora estou ver porquê...

O da AMD sendo suficiente para a maioria, não está ao mesmo nível da Intel - mesmo os imcs dual channel.
 
O cldo_vddp tem de ser à unha, não há programas para isso.

O programa do 1usmus calcula quais os timings e voltagens que deves usar para as tuas memórias (chips) a uma dada frequência. Eu costumo usar esse e o Ryzen Timing Checker para verificar timings e voltagens.
 
Boas
A vossa ajuda. Comprei uma Asus Rog Crossair VII (X470) + Ryzen 2700X + G.Skill Flare X 3200 8x2, juntamente com um SSD M2, a instalar na slot debaixo.

Inicialmente se arrancar, para reconhecer o SSD, devo alterar alguma opção especial na bios? Sei de alguns users que tiveram dificuldade em que fosse reconhecida.
Igualmente ponho a opção quanto as memorias, para ficarem a 3200 e não 2400....mais tarde depois começo a "brincar" com isto...

A partida será para instalar o W10 64 Pro, finais de 2017, ou a versão 1755. Já agora, depois instalo as drivers da AMD, correcto?

Obrigado em adiantado!
 
Back
Topo