Ryzen overclock - tópico geral

@Luka_ com a brincadeira do cldo_vddp, ia queimando a motherboard...

"Foi detectada uma sobre voltagem o seu sistema será desligado em 15 segundos para protecção da sua motherboard".

A mensagem estava em inglês, mas era isto.

Foi quando meti 0.975mv no cldo_vddp. Para mim, chega de experiências. Mais vale 16gb @ 3066, do que ficar sem pc e de bónus, ter de comprar hw novo por negligência.

~+3000mhz está completamente dentro dos padrões actuais. Daqui a uns anos actualizo e pronto. Estragar é que não...
 
Podes sempre vender esses DIMM comprar outros 2x8gb.

Ao preço que a ram está, ia perder muito. A malta não quer 4x4, quer 8x2. E a bem dizer, 16GB @+3000, dá para esta geração, para a próxima e para a seguinte. Depois, nem é pôr mais. É saltar para DDR5.

Mas antes, ainda mudo de gráfica porque é um pc de jogos. Só tenho um jogo que pede 16gb de ram btw...
 
Tens sempre a possibilidade de vender em 2x 2x4 para a malta que estivesse interessada num 2200g/2400g.
Quanto ao aviso, acho que deve ser mais por precaução, mas eu decidiria exactamente como tu, ainda por cima se não estivesse a atingir os resultados desejados.
 
A questão é que 200mhz, nem isso, já não compensa este trabalho. Eu meti na cabeça que tinha que dar 3200 porque já deu com 2 pentes, porque elas são 3200 e porque paguei "muito dinheiro" por elas. É quase psicológico. Um gajo que tinha ddr3 1600 durante 6 ou 7 anos está chateado porque só tem 16GB @ 3066mhz? Não faz sentido.

Mas é aquela coisa: "Não tá no máximo". O que tá errado é a maneira como penso, neste caso: "Não. Ele está no máximo. A ram até podia ser 4000, o hw no conjunto não dá mais".

E outra coisa, o preço da ram mudou portanto não vale de nada penalizar-me "com a ram é cara". Comprei aquilo que podia pagar naquele momento. Se trouxesse umas flare em vez do kit de 8gb inicial, se calhar, tinha outra coisa mais fraca - cpu ou gpu. O que conta é que são 16g acima de 3000.

Vou ficar pelos updates da bios e pelas voltagens recomendadas (nunca aumentar, pelo menos).
 
O que já li nas minhas pesquisas, foi que 4 dimms tendem a ser mais instáveis quão maior for overclock do processador, não sei se já experimentaste também com o CPU stock e só então fazer nas memórias.
De qualquer forma, eu tentaria usar o tal programa para ver quais os timings e voltagens que ele recomendaria para 4 dimms, mas sempre depois de usar o typhoon burner para extrair o tal ficheiro HTML que contém o perfil XMP para servir de base, pois o programa necessita de saber as latências em ns para paralelizar noutras frequências.
 
@Luka_ obrigado mas acho que não vou fazer mais nada (para já) além de updates de bios (caso saia algum). O importante é ter pc, quee por acaso é bom (muito bom até) e depois logo se vê...
 
Última edição:
@Tecno Nerd Que board e bios tens? eu por acaso tive esses problemas na minha B350 no inico e só conseguia 2666, por vezes conseguia 2933 mas depois do cold boot nada voltava para 2133, ou seja estive dois ou três meses com elas a 2666 mas isso foi á bastante tempo depois com os updates da bios lá ficaram a 3200 manual ou por XMP, isso é mesmo os teus sticks que são esquisitos ou então a board e bios que ainda não suportam.
 
@Tecno Nerd Que board e bios tens? eu por acaso tive esses problemas na minha B350 no inico e só conseguia 2666, por vezes conseguia 2933 mas depois do cold boot nada voltava para 2133, ou seja estive dois ou três meses com elas a 2666 mas isso foi á bastante tempo depois com os updates da bios lá ficaram a 3200 manual ou por XMP, isso é mesmo os teus sticks que são esquisitos ou então a board e bios que ainda não suportam.

O meu "problema" é ter 4 dimms. Com 2 ele faz 3200MHz. Assim, consigo 3066MHz x 4 (16GB). Por acaso, não me posso queixar a nível das bios. A última saiu ainda este mês (em Maio), mas não houve melhorias ao nível da compatibilidade das memórias (neste release, pela 1ª vez). Estou a falar de um MSI x370 sli plus.

Pá, eu acho que controlador de memória deve estar no limite. 3200MHz (em dual channel, nas 4 ranhuras) é tanto como a velocidade base deste cpu...
 
O meu "problema" é ter 4 dimms. Com 2 ele faz 3200MHz. Assim, consigo 3066MHz x 4 (16GB). Por acaso, não me posso queixar a nível das bios. A última saiu ainda este mês (em Maio), mas não houve melhorias ao nível da compatibilidade das memórias (neste release, pela 1ª vez). Estou a falar de um MSI x370 sli plus.

Pá, eu acho que controlador de memória deve estar no limite. 3200MHz (em dual channel, nas 4 ranhuras) é tanto como a velocidade base deste cpu...

Pois mas não desanimes que na próxima talvez já esteja resolvido, eles continua adicionar mais e mais ao controlador por isso acho que é uma questão de tempo.
 
@hug0b0ss @Roberto1973 zen1 com 4 dimms. E, mesmo assim, ele faz 3200MHz. Só que só faz com 2 dimms, e não com 4. Se daqui a uns anos mudar o cpu fica resolvido. Na geração actual, 16GB 3066MHz, nunca serão um botleneck até porque em gaming a vram tem prioridade sobre a ram e essa é de facto a tarefa mais exigente que faço. E também faço multitasking mas não faço nenhum video editing por isso nem vale a pena moer por ~134MHz. Ficava mais bonito no papel, só isso.
 
Última edição:
@SideWalkerO que significam 8 fases de alimentação virtual para o cpu? É que tem a MSi x370 sli plus.

Cada "fase" é um circuito abaixador de tensão DC do tipo Buck Converter. Estes circuitos na sua forma mais básica são constituídos por dois transístores (mosfets) a fazer de interruptores, um à entrada e um no retorno, e um indutor (os "cubos"). Devido à maneira como estes circuitos funcionam, a voltagem que produzem não é continua, mas oscilante, atingindo o valor pretendido, caindo ligeiramente, subindo de novo ao pretendido, caindo ligeiramente, etc. Isto a frequências de algumas dezenas ou centenas de kilohertz.
Um módulo de regulação de voltagem para um CPU normalmente emprega vários destes conversores, com as "ondas" de tensão produzidas por cada um desfasadas umas das outras, de modo a que os picos de uns cubram as quebras de outros, daí as várias "fases". Assim, mais fases resultam em voltagem mais estável, tempos de reacção a mudanças da carga mais baixos (melhor regulação) e, normalmente, melhor eficiência. Além de maior potência disponível.

A tua board usa um controlador (o que gera os sinais PWM que controlam os mosfets de cada circuito conversor) de 4+2 fases. As +2 são usadas para alimentar a parte do soc e igp e as 4 são usadas para alimentar os núcleos. O que a MSI fez neste caso foi usar o dobro dos componentes básicos em cada fase, em paralelo. 4 mosfets e 2 indutores. Na prática isso resulta num circuito de 4 fases, com a capacidade de regulação e eficiência de 4 fases, mas com alguma potência extra e, mais importante, longevidade acrescida e melhor performance térmica porque a carga, eléctrica e térmica, é distribuída por mais componentes.
Isto é um truque muito usado por praticamente todos os fabricantes em boards de média gama, porque sabem que o pessoal conta fases pelos indutores. Daí teres 8 fases "virtuais".
Na prática, 4 fases devem ser perfeitamente capazes de regular a voltagem para um Ryzen, ainda para mais com o que eles (não) overclockam. E as 8 fases "virtuais" não deixam de ter vantagens de potência e longevidade em relação a 4 simples com componentes de qualidade semelhante. ;)


Quanto à memória, a própria AMD mencionava suporte oficial para velocidades mais baixas com 4 dimms do que com 2, no lançamento dos Ryzen originais. As Trident Z RGB 3600MHz, que são as únicas de que temos 4 dimms iguais, fazem 3200MHz sem dificuldade no 1700, com dois dimms, mas se bem me lembro não passaram dos 2933 ou 3066 com os 4 dimms...
Se tiver um tempito torno a experimentar, com estas BIOS mais recentes.
 
Última edição:
@Obrigadão @SideWalker por dares algum tempo para me explicares isto, sem dúvida que já aprendi mais alguma coisa hoje, e com o teu post, já tenho um excelente ponto de partida se quiser pesquisar e aprofundar o assunto. Nunca prestei atenção nas fases de alimentação de uma motherboard, mas no futuro já vou estar mais atento.

Se tiver 8, 10 ou 12 tudo ao mesmo preço, ou por um diferencial irrisório pego a que tiver melhor circuitos.

Nas memórias, praticamente já esqueci. +3000MHz, não é botleneck. 16GB também não. E, nenhum componente de hw é eterno. Ou seja, se daqui a uns anos comprar outro cpu a questão resolve-se. Actualmente, também não penaliza o desempenho do dia-a-dia.

Os updates da bios no entanto, vou continuar a fazer. Pode ser que a AMD e a MSI me dêem alguma "prenda". Depois de comprar um equipamento, o que vem a seguir por updates é bónus.
 
Boas, já tinha aberto um topico noutra secçao do forum nem reparei bem, mas parece que abri no sitio errado nao vi que já existia um topico dedicado aos ryzen...
Como o meu sistema anterior já nao dava conta do recado decidi montar um sistema budget amd ryzen e passei o antigo para ficar a fazer de htpc.

Ryzen 5 2400G, asus prime b350m-k, 1x8gb ddr4 aegis 3000mhz (vou adicionar outro stick igual brevemente), a board está com a bios 4011 Update AGESA 1.0.0.2a + SMU 43.18 já "reflashada" por mim.
Uma das situaçoes que tenho andado "ás aranhas" é com esta nova maneira de ajustar o vcore do cpu por offset (a bios nao tem opçao de manual), ainda nao me entendi com isto e visto que o cpu com tudo em default na bios a board chega a dar 1.5v+, ando farto de ler por ai mas por vezes ainda fico mais confuso, para começar nao tenho encontrado qual voltagem default será deste cpu, depois em todos os artigos que tenho lido acerca de oc nos ryzen aconselham a ter o offset em + 0.xxxxx , no meu caso tenho de ter em - senao ainda aumenta mais a voltagem, tenho agora em - 0.13125 com cpu clock ratio em 39.00, apu em default, ram a 3000mhz com o perfil xmp, desta maneira a board está a dar ao cpu 1.352v até aqui tudo bem, a situaçao é que o maximo que consigo baixar o offset é para -0.14375 nao ficando estável aos mesmos 3900mhz, agora voçes vao-me dizer que o cpu está no limite com o meu cooling/board, pois bem, mas mal meto offset a - 0.15000 mesmo fazendo underclock muito abaixo da velocidade de origem deixa de fazer boot e a board fica toda atrofiada, tendo que desligar o botao lá atras na fonte esperar um pouco para depois arrancar outra vez. eu nao sou propriamente leigo nisto de overclocking, aqui há uns anos andava sempre a trocar testar de sistemas, andei com custom watercooling, prometeias etc no tempo dos fx, core2 duo.

Performance boost - disabled
Cpu calibration load line - auto
Pessoal que tenham "combo" parecido metam ai as vossas experiências ...

Eu para já só queria deixar o cpu com temperaturas aceitaveis em full load com o stock cooler da tanga que isto tras lol, mas pelos vistos a board nao deixa baixar mais a voltagem nem fazendo underclock.
Encontrei por ali na minha "tralha" que vai ficando por aqui de sistemas que já tive (boards, cpus, rams...) um cooler que já nem me lembrava que tinha aquilo, um cooler master geminII, alguem sabe se existem adaptadores para montar aqui neste socket am4, e se vale a pena gastar dinheiro a tentar aproveitar este ou se vale mais comprar outro cooler mais recente melhor ?
 
boas alguém me pode explicar o que são todas estas voltagens e para que servem ? Sei que vddcr cpu é a voltagem do processador e dram voltage é da memoria, mas o resto não sei para que servem ou se realmente preciso trabalhar com alguma para estabilizar overclock.
gNUT3e.png


e já agora o que significa o load line calibration e os outros 2 a baixo
fdOqE0.png

Obrigado
 
(...) mas o resto não sei para que servem ou se realmente preciso trabalhar com alguma para estabilizar overclock.

Pelo que tenho lido, podes precisar de aumentar o VDDCR SOC (Sistem-on-a-Chip do processador, que inclui o controlador de memória) com memórias de frequência elevada e timings apertados (DDR4-3000+, CL14-15). Eu neste momento tenho o valor original (1,10V) com DDR4-3000 CL16 (Ryzen 1700, ASUS Prime B350 Plus).

e já agora o que significa o load line calibration e os outros 2 a baixo

Normalmente há uma queda de tensão (voltage drop) proporcional à carga/corrente/potência do processador, por especificação técnica do fabricante (AMD). Algumas motherboards têm a possibilidade de compensar essa queda de tensão de forma a que a tensão de alimentação do CPU varie menos entre as situações de idle e load, e isso é chamado de Load Line Calibration nas motherboards da ASUS (talvez até em todas, não sei bem).

A penúltima opção serve para a motherboard gerir automaticamente (Optimized) o número de fases activas (para dissipar menos potência no VRM*/evitar consumo desnecessário). Esta opção deverá estar desactivada para facilitar a estabilidade em overclock (como sugerido/segundo o texto na BIOS, mas não é obrigatório ser desactivada/colocada em Extreme para fazer overclock).

A frequência de comutação é a frequência de comutação dos transístores (do VRM*) que alimentam o CPU (que geram a tensão VDDCR CPU a partir da alimentação de +12V do CPU). Isto não é muito importante, mas essencialmente:
i) menor frequência equivale a resposta mais rápida a variações de carga do CPU (daí facilitar estabilidade em overclock, pois aí as variações são maiores/mais bruscas uma vez que o consumo/corrente/carga do CPU é maior)
ii) maior frequência equivale a uma regulação mais fina (menor oscilação do valor de VDDCR CPU)


*VRM - Voltage Regulation Module, composto por um conjunto de transístores, bobinas, condensadores e electrónica de controlo daqueles.

Exemplo:
https://www.tweaktown.com/reviews/8175/msi-x370-gaming-pro-carbon-motherboard-review/index3.html
8175_18_msi-x370-gaming-pro-carbon-motherboard-review_full.jpg


Ali em cima, os chips (quadrados pretos) são transístores (FET), os "paralelepípedos" cinzentos são as bobinas (em inglês, inductors ou ainda, mais abrangentemente, coils ou chokes) e os cilindros pretos/cinzentos são condensadores. O chip quadrado que está isolado será o controla os transístores (o chip que gera/regula a tal frequência de comutação).
 
Última edição:
Back
Topo