Clouds grátis com backup ilimitado, serão fiáveis? Abelhas, Userscloud, Fufox, etc

Preciso de uma cloud com as seguintes características:

-mínimo 30Gb
-permita escolher quais as pastas que quero backup (em vez de estar limitado à tradicional pasta da aplicação)
-versoning
 
Com o amazone S3 consegues ter o armazenamento com o tamanho que quiseres. E a google tambem disponibliza >10Tb
 
mas falamos de valores mais altos!
no caso do onedrive paguei menos de 100€ por 4 anos, quando andava na faculdade e era ilimitado, desceu para 10tb e depois para 1..
e o da amazon eram, salvo erro 80€/ano ilimitado e desceu para 1tb
 
Quanto será que custaria montar um servidor com 100Tb e respectivo backup?

Para os discos seria necessário 5000€ (200Tb), será preciso mais?
Uma ligação 1000/200 37€ por mês (para empresas), ou entre 22,5€ (100/100) a 45€ (1000/200) para particulares.
Quanto para um data center, para gerir isto?
Mais alguma coisa, para além do espaço (físico e virtual)?
Quanto ao virtual um gratuito chega?

EDIT: Ar condicionado 12000 btu a partir de 300€ já com instalação.

Manutenção mensal fixa: mensalidade do fornecedor de serviço, e conta da luz.

Isto dá uma mensalidade, assim por alto, de 100€ por mês, a dividir pelo número de utilizadores, sem contar com o investimento inicial obviamente (5350€ para já, possivelmente 6000€?).

Isto a dividir por 12 (meses), dá 500€, a dividir por 10 (utilizadores), dá 50€ por mês por utilizador, ou seja 60€ por mês no primeiro ano, e está pago o investimento inicial, depois podia baixar até um mínimo de 10€ por mês, mas era aconselhável ser um pouco mais.

Cada utilizador ficava com 10Tb...

EDIT: Fazendo as contas de outra forma, dá 72€ por 1Tb, por ano (no primeiro ano), 12€ ou pouco mais nos anos seguintes...

EDIT*
 
Última edição:
Bem, eu iria para um BackBlaze Storage Pod 6.0 que custa qualquer coisa como 5000€, sem drives. Depois comprava 60 Western Digital 10 TB Reds talvez uns 300€ cada, 60*300€ = 18.000€. Parece-me é que isto era só para storage, para fornecer o serviço a utilizadores seria preciso outro servidor para servir de web server e fazer a gestão das partilhas e tal. Mais 5000€ talvez. Portanto, 28.000€ total até agora, para 600 TB.

(Isto são números de quem está totalmente por fora e nunca montou nada disto).
 
Tinha que ser logo, para começar, uma solução dessas de 5000€?
Não podia ser algo menos profissional?
Ou pelo menos mais barata?

A ideia aqui, era descobrir se reunindo um grupo de pessoas, interessadas em investir em algo assim, a longo prazo iria ficar com um serviço possivelmente mais barato, ou nem por isso.

Discos de 10Tb a 250€ para já, duvido, os discos de 4Tb da última vez que os vi eram os mais baratos (por Tb), e estavam com esse valor (25€/Tb), o resto era daí para cima...
 
Ah uma cena mesmo baratinha... estou a ver. Bem, com um PC normal de caixa jeitosa ampla podem-se lá meter 10 discos de 10TB, a 325€ cada. Assim ficava tudo junto 100 TB por uns 4000 €. Mas assim não cabia num rack.
 
Portanto algo assim:
server%28small%29.JPG

dava perfeitamente, certo?
Podia gerir tudo a partir só de um pc normal? (contas, backup, etc...)
 
Era sempre preferível, mas acho que deixava de ser viável o custo era demasiado alto, para um projecto destes (demasiado pequeno para suportar estes custos), entretanto estive a fazer contas, e só começa a fazer sentido com 100Tb (200Tb total), 20 discos...

Mas mesmo assim é um pouco arriscado caso alguma coisa corra mal...

Para meia dúzia de pessoas amigas, aproveitado um pc velho, e dividindo os custos de manutenção, não é nada mau pensado, mas de resto, ou teria que ser algo mesmo profissional, ou então é para esquecer infelizmente :(
 
Back
Topo