Instalação de rede em casa com ATI

mdap01

Membro
Bom dia,

Sou novo no forum e um não entendido nas questões de rede, por isso recorro à vossa ajuda.
Vou mudar de casa e fazer obras. Nela pretendo instalar um quadro ATI (acho que é esta a designação) e tomadas de rede (RJ45) pela casa, num total de 8, e tomadas de televisão (cabo coaxial) num total de 4.
O operador será MEO por fibra.
A questão é que equipamentos necessito e a forma de ligação para que todas as tomadas RJ45 e tomadas de TV funcionem, em função da gestão que se fizer no ATI.
Dado que vou fazer obras irei contratar um técnico da área, mas gostaria de saber à partida o que é necessário, para depois não ter surpresas.

Agradeço desde já.
 
Para fazer a ligação a todas as tomadas, um bom switch de rede. Penso que para a necessidade das 8/9 portas (digo 9 porque uma liga o router) tem de comprar um de 12, mas é sempre bom ter portas livres, porque as portas também avariam, e posteriormente poderá necessitar de ligar mais alguma coisa.

Conselho de quem já passou por isso: se vai fazer obras, faça o pedido que o buraco da parede onde vai o ATI, seja profundo o suficiente para os equipamentos não ficarem lá todos enrolados em fios e em cima uns dos outros.
Se vão usar uma caixa para o ATI, que seja maior que o necessário.
Digo isto, porque já me deparei com muitos ATIs que por causa da falta de espaço depois o switch não cabe lá dentro. Resultado: tem de fazer uma puchada dos cabos todos de dentro do ATI para fora para ligar ao switch. Ou nos casos em que cabe lá dentro o router e o switch, ficam tão apertados que no verão sobreaquecem e fritam.
A caixa do ATI deve ser ventilada se os equipamentos ficam lá. Nada de caixas 100% fechadas.
Box TV ou equipamentos do gênero, o melhor é ligar a tomada direto ao router em vez de passar pelo swich. Dependendo do switch, poderá bloquear ligação a box, ligado ao router livra-se de problemas imediatos ou futuros de ligação do equipamento.

Posto isto, fale já com os entendidos relativamente ao equipamento que vai comprar (switch) para saber as medidas que precisa se quer meter tudo dentro do ATI.
 
Agradeço a sua resposta, a qual me ajudou a perceber melhor.
No entanto gostaria de lhe perguntar (se souber), para um fornecimento de serviço MEO, que equipamento deverão ficar dentro do armário ATI?
- A Box ficaria junto à televisão, sendo que a seria ligada, por cabo coaxial, à tomada existente na parede.
- O router, se tiver de ficar dentro do ATI, irá inviabilizar a utilização de WI-FI. Assim, caso fique junto à televisão teria de ter uma tomada de rede para injetar sinal até ao ATI e uma segunda tomada de rede que receberia o sinal vindo do ATI
- Existe depois uma outra caixa mais pequena onde entra a fibra.

Acontece que noutros operadores, (desconheço no caso da MEO) há uma ligação de fibra desde esta caixa mais pequena ao router. Assim parece-me, caso esta caixa e o router tenham de ficar dentro do ATI, terei mesmo problemas com wi-fi.

Obrigado
 
Boas.
Parecendo-me que continuam a fazer instalações como há 3 anos atrás quando trabalhava na área das telecomunicações/redes, o armário ATI ou o local escolhido para o efeito, terá de levar no mínimo 2 equipamentos.
O aparelho pequeno a que se refere é o ONT, é o aparelho que faz a transformação do sinal de fibra para rede e sinal analógico/digital de TV.
O ONT deverá ficar no ATI, até para facilidade de ligação as TVs em toda a casa, e junto com o ONT deverá ficar o switch.
No caso do router tem razão, dependendo do tamanho da casa e da localização do ATI, poderá ficar sem sinal wifi na maioria da casa.
No entanto isso poderá ser solucionado com a colocação de um AP nas zonas com mais dificuldade de acesso.
Tem equipamentos da China, que até fazem bem esse trabalho e são bastante baratos.
Equipamentos como este:
minidiva4.jpg

MZpR9d

B01CONULEK

Eu até sugeria o seguinte (quando vai fazer obras para o efeito, é mais fácil dar as sugestões que em casas com tudo já feito que temos de utilizar o que está): Em tempos fiz uma instalação a um cliente com quando ATI, em que ao lado do quadro tinha outra porta idêntica ao do quadro ATI, no entanto essa porta lá dentro não tinha nada. Os 2 "quadros" estava ligados por tubagem, o que me permitiu instalar equipamentos no espaço vazio, e passar os cabos até ao quadro ATI.

Uma vez mais, tudo isto são sugestões, e dependem do espaço de que dispõe, e acredito que tudo o que aumente na instalação irá encarecer a obra. No entanto se vai fazer obras, se possível que fique bem feito e a pensar no futuro. Hoje são 3 equipamentos, amanhã podem ser 6 (não sei o que o mercado das telecomunicações/domótica/e outros gadgets, vai inventar a seguir para meter fechado e ligado ao ATI). E quanto mais espaço reservar para espançoes, tanto a nível dos armários como das tubagens, mais hipóteses terá de um técnico futuramente não lhe dizer que tem de furar paredes para passar um cabo no rodapé pela casa toda...
 
Bom dia pessoal,

Tenho um ATI da Teka.

https://imageshack.com/a/img923/7213/qgZwHN.jpg

Instalaram-me a ZON Fibra mas o técnico pareceu-me nao perceber muito do esquema então nao consigo ter internet em todas as divisões.

Tenho o router numa caixa em baixo do ATI. Que ligações tenho que fazer para poder ter Internet por cabo, nas diversas divisões da casa?

Obrigado

DL
 
Back
Topo