Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
eu preciso é mesmo de dinheiro, que isso com 2 disco de 4 TB nao fica barato lol

No total gastei +/- 800 €. Realmente não é barato, mas nao estou limitado a um software.
Se comprar mais uma ram 100€ + 150/200€ para o Xeon.... lol
Fiz 2 vm's centos 7 minimal, estão a correr muito bem ( uma para Openvpn, outra para instalar shell in a box com SElinux desativado lol )
 
Última edição:
Ainda é algum, sem por em causa o resultado final que é muito bom.
Actualmente tenho um drink 320L que já nao tinha updates desde 2015, teve agora um que a tornou bastante mais rápida, também tenho o Raspberry a ler multimedia directamente da NAS (atualizei o SO) e para minha surpresa está bastante rapido
 
Baremetal aqui.
Apenas a pen com o loader do jun e pimba. Nem mexi nos VID e PID da pen.

E já fiz varios updates pelo webgui sem qualquer complicação.

Afinal tinha a placa de rede da vm windows 7 configurada em nat em vez de bridge, explica porque o assistente synology não encontrava o microserver, mas não explica porque o find.synology.com a correr no sistema anfitrião ligado diretamente á rede não o encontrava, talvez porque não apanhasse dhcp...
 
sim, para o que oferece nao é muito caro, mas ainda é um valor um pouco alto na casa dos 800€

Depende da qualidade e capacidade dos discos que lá meterem. Se forem discos de 10TB o total pode chegar perto de 2000€ mas se forem Toshibas 3GB descontinuados mas ainda em stock a coisa faz-se por pouco menos de 520€ para uma capacidade total formatada acima de 8TB por pouco mais do preço de um único disco de 10TB.
 
sim, para o que oferece nao é muito caro, mas ainda é um valor um pouco alto na casa dos 800€

Depende da qualidade e capacidade dos discos que lá meterem. Se forem discos de 10TB o total pode chegar perto de 2000€ mas se forem Toshibas 3GB descontinuados mas ainda em stock a coisa faz-se por pouco menos de 520€ para uma capacidade total formatada acima de 8TB por pouco mais do preço de um único disco de 10TB.

Onde está 3GB deveria ser 3TB
 
Boas pessoal.

Vou reactivar este tópico pois estou com ideias de montar um servidorzeco.
Neste momento estou dividido entre:

  1. Montar uma coisa peça a peça (tipo AMD FX43XX ou A10, Intel I3/I5) sem passar ali os 200€ para CPU/Mobo.
  2. Investir num HP Gen 8 (because Intel and iLO). Do que vi o CPU dos Gen10 é muito fraquinho, como é soldado não tenho como puxar mais performance e não tem iLO.
A minha dúvida é, o que compensará mais? Estou mais inclinado para um Gen8 com os seguintes pressupostos:

  • Já traz uma enclosure porreira;
  • Já traz a fonte de alimentação;
  • É low power e silencioso;
  • Tem iLO;
  • Permite trocar o pentium por um Xeon E3-1220 ou mesmo um 1265L.
  • Suporta até 32GB de RAM (mas está limitado a 2 pentes o que faz com que a RAM que vem de origem vá fora e não possa ser aproveitada).
  • Supostamente tem um MTBF superior;
Tenho um SSD e 3 HDDs parados em casa que irei usar para meter nessa enclosure. Não tenho um objectivo muito definido para o gajo, sendo a minha vontade experimentar uns hypervisors como proxmox ou esxi, brincar com xpenology, freenas, algumas distro linux, Android x86, montar um servidor elastix, montar um servidor de TS (eventualmente), servir se calhar de terceira linha de backup para o setup que vou falar a seguir, brincar um pouco com WS2016 e Azure stack e se calhar começar a criar um servidor de media à base de Emby ou Kodi (do que vi até agora não gostei do Kodi). De referir que já tenho os seguintes equipamentos de servidor/rede:

  • Synology DS216J com 8TB WD Red - centro de todos os backups e dos meus medias por file browse (não catálogados em nenhum servidor de media especifico como Kodi ou DS Video, etc). Adicionalmente também está a ser usado como servidor de OpenVPN (que só activo remotamente por quickconnect quando necessito).
  • Iomega IX2 com 2TB - Slow backup por R-Sync de alguns shared folders do Synology referido acima;
  • Synology DS115J com 5TB - está a 300kms de distância do Synology de cima. Corre o Hyperbackup Vault com RPO de 1 semana e um servidor de VPN que costuma estar sempre ligado.
Em breve deverei dar um upgrade no meu setup de rede, que actualmente está a correr apenas com o router do operador, e irei para uma solução de router+switch linksys (um daqueles ac 3200), Router Synology + switch linksys, solução ubiquity de router+switch+aps (pouco provavel pois é demasiado overkill em termos de requisitos e custo) ou ainda optar por montar o meu router+switch recorrendo a openWRT e a algo tipo isto.
 
Boas pessoal.

Vou reactivar este tópico pois estou com ideias de montar um servidorzeco.
Neste momento estou dividido entre:

  1. Montar uma coisa peça a peça (tipo AMD FX43XX ou A10, Intel I3/I5) sem passar ali os 200€ para CPU/Mobo.
  2. Investir num HP Gen 8 (because Intel and iLO). Do que vi o CPU dos Gen10 é muito fraquinho, como é soldado não tenho como puxar mais performance e não tem iLO.
A minha dúvida é, o que compensará mais? Estou mais inclinado para um Gen8 com os seguintes pressupostos:

  • Já traz uma enclosure porreira;
  • Já traz a fonte de alimentação;
  • É low power e silencioso;
  • Tem iLO;
  • Permite trocar o pentium por um Xeon E3-1220 ou mesmo um 1265L.
  • Suporta até 32GB de RAM (mas está limitado a 2 pentes o que faz com que a RAM que vem de origem vá fora e não possa ser aproveitada).
  • Supostamente tem um MTBF superior;
Tenho um SSD e 3 HDDs parados em casa que irei usar para meter nessa enclosure. Não tenho um objectivo muito definido para o gajo, sendo a minha vontade experimentar uns hypervisors como proxmox ou esxi, brincar com xpenology, freenas, algumas distro linux, Android x86, montar um servidor elastix, montar um servidor de TS (eventualmente), servir se calhar de terceira linha de backup para o setup que vou falar a seguir, brincar um pouco com WS2016 e Azure stack e se calhar começar a criar um servidor de media à base de Emby ou Kodi (do que vi até agora não gostei do Kodi). De referir que já tenho os seguintes equipamentos de servidor/rede:

  • Synology DS216J com 8TB WD Red - centro de todos os backups e dos meus medias por file browse (não catálogados em nenhum servidor de media especifico como Kodi ou DS Video, etc). Adicionalmente também está a ser usado como servidor de OpenVPN (que só activo remotamente por quickconnect quando necessito).
  • Iomega IX2 com 2TB - Slow backup por R-Sync de alguns shared folders do Synology referido acima;
  • Synology DS115J com 5TB - está a 300kms de distância do Synology de cima. Corre o Hyperbackup Vault com RPO de 1 semana e um servidor de VPN que costuma estar sempre ligado.
Em breve deverei dar um upgrade no meu setup de rede, que actualmente está a correr apenas com o router do operador, e irei para uma solução de router+switch linksys (um daqueles ac 3200), Router Synology + switch linksys, solução ubiquity de router+switch+aps (pouco provavel pois é demasiado overkill em termos de requisitos e custo) ou ainda optar por montar o meu router+switch recorrendo a openWRT e a algo tipo isto.
Atenção que só suporta no máximo 16gb de RAM...
Quanto ao Processador eu tenho um e3-1240 no meu...
 
Suporta até 32GB de RAM

Yep, máximo 16Gb. Infelizmente não há pentes de 16Gb de RAM ECC Non-Registered.

Acabei de comprar um Gen 8 :D Para já fica com o Celeron e 8Gb de RAM. A DDR3 usada está mais cara que há 2/3 anos quando fiz upgrade ao meu N54L.

Quanto ao Processador eu tenho um e3-1240 no meu...

v1 ou v2? É que se for o V1, 80w de TDP é puxadote. Tens que cooler?
 
Yep, máximo 16Gb. Infelizmente não há pentes de 16Gb de RAM ECC Non-Registered.

Acabei de comprar um Gen 8 :D Para já fica com o Celeron e 8Gb de RAM. A DDR3 usada está mais cara que há 2/3 anos quando fiz upgrade ao meu N54L.



v1 ou v2? É que se for o V1, 80w de TDP é puxadote. Tens que cooler?
É o v2. Tou a usar o cooler original...
Apenas desliguei o turbo boost na bios...
 
No eBay custa tanto como o 1260L. Estou indeciso entre os dois, mas talvez compre o 1260L.

Sendo as vantagens do 1230 V2 é ter PCI-E 3.0 e suportar memórias DDR3 1600.
Ter mais frequência acaba por não se notar já te tens de desligar o turbo boost para não sobreaquecer.
O PCI-E 3.0 não traz grande vantagem para o uso que eu vou dar ao slot PCI-E já que vai ter uma placa HBA que apesar de suportar pci-e 3.0, não deve existir grande diferença de performance para 2.0
A RAM é um pouco indiferente. A diferença de performance não se deve notar muito e geralmente arranjar 16Gb de RAM 1600 é mais caro que 1333 e como tal devo comprar a RAM de 1333.

Enfim, dilemas :P

@vgoncalves consegues correr o CPU Mark para ver qual é o impacto no score com o Turbo Boost desligado?
 
Aqui fica o resultado do CPU Mark, até nem tá muito mau, pensava que fosse pior, pois o meu está virtualizado em esxi com 2 VM's a correr...

EHQphsJ.jpg

DbYzQui
 
eBay. Há uns poucos por lá. Mas são um pouco caros, cerca de 100€.

E também ando a tentar adaptar um cooler melhor. O cooler de 65w é caríssimo.
 
eBay. Há uns poucos por lá. Mas são um pouco caros, cerca de 100€.

E também ando a tentar adaptar um cooler melhor. O cooler de 65w é caríssimo.
Eu também comprei o meu no ebay, consegui na altura por cerca de 90e com portes... Mas andei sempre debaixo de olho e demorei prai 2 meses para conseguir um por bom preço...

O 1265 não compensa é muito caro porque tem gráfica incorporada...
 
Eu também comprei o meu no ebay, consegui na altura por cerca de 90e com portes... Mas andei sempre debaixo de olho e demorei prai 2 meses para conseguir um por bom preço...

O 1265 não compensa é muito caro porque tem gráfica incorporada...
Existe no ***** a 102€ já com portes... Não compensa?
Tenho medo é que aqueça muito com o cooler passivo de origem
 
Foste censurado.... :P Manda por PM o nome :D

Segundo o @vgoncalves funciona bem. Desligando o Turbo Boost deve ter um TDP semelhante ao 1265L V2.

O 1265 não compensa é muito caro porque tem gráfica incorporada...
Acho que é caro porque é o CPU que toda a gente tenta meter no Gen8.
Porque como o cooler de 65w são 150€ (+portes) no eBay e há lojas que vendem peças da HP em que custa quase 300€ é normal que a malta tente comprar o CPU com TDP de 45W.

E para quem estiver interessado, já há Gen10 refurbished no eBay a bom preço.

Ah, também há o Xeon E3-1220L V2 para quem quer poupar energia :D
 
Última edição:
Back
Topo