Dúvidas VPN MAC/IOS

joel.26

Membro
Boa noite,

No âmbito de algumas formações a que tenho vindo a assistir em matéria de Protecção de Dados Pessoais (quase todas a propósito do Regulamento Geral de Protecção de Dados que entrará em vigor a 25 de Maio), uma das recomendações mais comuns feitas pela generalidade dos formadores, do ponto de vista da segurança do utilizador, prende-se com a utilização de um VPN com vista a uma maior protecção no caso de ligações a redes wi-fi externas.

Ora, tendo em conta que a minha formação de base é jurídica (sendo os meus conhecimentos, no plano informático, quase todos apreendidos numa lógica de learn by doing, muitas das vezes, com a preciosa ajuda deste fórum) tentei fazer alguma pesquisa a fim de procurar uma solução adequada para a minha utilização, de molde a garantir o maior grau de segurança possível das ligações que efectuo, quer a partir do meu computador pessoal (um MacBook Pro), quer a partir do meu telemóvel (um iPhone Plus 7). Isto porque, para além dos meus dados pessoais, recorro muitas vezes a estes equipamentos para, por exemplo, aceder ao meu e-mail profissional.

Da (breve) pesquisa que realizei, verifiquei que empresas como a Kaspersky ou a Avast já oferecem soluções deste tipo. Todavia, tenho algumas reservas quanto à escolha do operador a contratar, pois que, como leigo nesta matéria - e perdoem-me se for uma percepção desprovida de qualquer lógica - tenho receio em colocar determinados (meta)dados referentes às ligações que realizo num VPN que não me ofereça suficientes garantias de privacidade.

Sendo assim, será que me podiam dar algumas luzes relativamente a esta matéria? Alguma sugestão quanto a um VPN seguro (de preferência, com ponto de conexão na Europa)?

Antecipadamente grato pela atenção,

Cumps.

Joel
 
Boas.
Não quero estar a dizer que esta é melhor que aquela.
A solução que melhor me adaptei no seu funcionamento e utilização geral, foi a solução da Comodo que tem uma opção gratuita de utilização.
Sem dúvida tem diversas opções que pode utilizar, no fundo será escolher aquela que lhe ofereça mais rapidez na utilização do serviço, o problema dos serviços ainda para mais quando falamos nos gratuitos, é a lentidão dos mesmos. Para abrir uma página, por vezes desesperamos!
 
Boas.
Não quero estar a dizer que esta é melhor que aquela.
A solução que melhor me adaptei no seu funcionamento e utilização geral, foi a solução da Comodo que tem uma opção gratuita de utilização.
Sem dúvida tem diversas opções que pode utilizar, no fundo será escolher aquela que lhe ofereça mais rapidez na utilização do serviço, o problema dos serviços ainda para mais quando falamos nos gratuitos, é a lentidão dos mesmos. Para abrir uma página, por vezes desesperamos!

Boa noite.

Muito obrigado pela sugestão! Desconhecia essa solução (até porque, como disse, apesar de ser um grande adepto de tudo o que sejam novas tecnologias, este mundo da cibersegurança é ainda algo novo para mim).
 
NordVPN
IPVanish

São boas escolhas a considerar, esquece os serviços gratuitos. A maioria guardam logs, e se o teu objetivo é ter privacidade então certamente as grátis não são a tua escolha.
 
Boa noite,

No âmbito de algumas formações a que tenho vindo a assistir em matéria de Protecção de Dados Pessoais (quase todas a propósito do Regulamento Geral de Protecção de Dados que entrará em vigor a 25 de Maio), uma das recomendações mais comuns feitas pela generalidade dos formadores, do ponto de vista da segurança do utilizador, prende-se com a utilização de um VPN com vista a uma maior protecção no caso de ligações a redes wi-fi externas.

Ora, tendo em conta que a minha formação de base é jurídica (sendo os meus conhecimentos, no plano informático, quase todos apreendidos numa lógica de learn by doing, muitas das vezes, com a preciosa ajuda deste fórum) tentei fazer alguma pesquisa a fim de procurar uma solução adequada para a minha utilização, de molde a garantir o maior grau de segurança possível das ligações que efectuo, quer a partir do meu computador pessoal (um MacBook Pro), quer a partir do meu telemóvel (um iPhone Plus 7). Isto porque, para além dos meus dados pessoais, recorro muitas vezes a estes equipamentos para, por exemplo, aceder ao meu e-mail profissional.

Da (breve) pesquisa que realizei, verifiquei que empresas como a Kaspersky ou a Avast já oferecem soluções deste tipo. Todavia, tenho algumas reservas quanto à escolha do operador a contratar, pois que, como leigo nesta matéria - e perdoem-me se for uma percepção desprovida de qualquer lógica - tenho receio em colocar determinados (meta)dados referentes às ligações que realizo num VPN que não me ofereça suficientes garantias de privacidade.

Sendo assim, será que me podiam dar algumas luzes relativamente a esta matéria? Alguma sugestão quanto a um VPN seguro (de preferência, com ponto de conexão na Europa)?

Antecipadamente grato pela atenção,

Cumps.

Joel

Nos serviços free o produto és tu e nos pagos o consumidor és tu, é uma máxima que se aplica no mundo das VPN mesmo havendo a tal lei de proteção dos dados repara que muitas VPN estão no continente Norte-Americano e da maneira como as coisas estão existe as famosas caçadas ás bruxas e já houve o escândalo de uma VPN que vendeu dados pessoais dos clientes incluido o AVG que em tempos fez o mesmo.....

Eu uso IpVanish e é das melhores VPN que por ai andam e já sou cliente deles há mais de 1 ano..... Introduziram á pouco tempo o protocolo IKEV2 que é um protocolo extremamente seguro e que "foge" ao Traffic Shapping dos ISPs..... Para teres uma ideia consigo fazer um download ao máximo da minha ligação da República Checa, desde que no filtro tenham o ping abaixo dos 50 ms, coisa que com OpenVPN não dava mesmo.

Agora o enquadramento da lei na proteção dos dados pessoais não sei se esse tal enquadramento se aplica no caso dos ISP e recolhas de dados de navegação versus nas leis Anti-pirataria que muitos países tem....

A Microsoft continua a usar telemetrias no Windows 10 para recolha de dados o que legalmente visto não é assim tão legal como isso, a ver como a UE irá reagir fase ao Windows 10 e a Microsoft neste aspecto.

Mas uma VPN que ganha dinheiro com o serviço que oferece aos clientes como a IpVanish que é uma vpn de topo não se pode dar ao luxo de ter escândalos do tipo dai que estarás muito mais defendido quando á tua privacidade.

Agora falar de privacidade a 100% na Internet o que é isso? Isso não existe...... Da mesma forma que a moderação deste fórum pode ver o teu ip para razões de moderação e logo ai já não estás assim tão em "privacidade"....

Ou os sites que te podem ver o teu ip e o teu ISP de origem...... Uma VPN dá-te mais privacidade nesse aspecto agora o resto do enquadramento da lei pode não ter nada a ver se tu vais usar um serviço para download de coisas protegidas pelo copyright ai acho que a lei da proteção dos dados já não se aplica....

Até porque se vais fazer algo que não é legal e que tem leis próprias.........

por isso pensar que uma VPN serve para tudo e mais alguma coisa pode ser um erro se esse tudo e mais alguma coisa é pirataria ai também podes ser penalizado....
 
Back
Topo