Equipamento Fuji: Novidades & Rumores

FUJIFILM X-T100 Key Features:

  • 24.2MP APS-C CMOS sensor and high-speed imaging processor equipped with Phase Detection AF system
  • 3” (approx. 1,040K-dot) high resolution LCD touchscreen can be tilted 3 ways
  • Standard output sensitivity of ISO200 – ISO12800
    • Extended output sensitivity: ISO100 – ISO51200
  • 4K video recording up to approx. 30 mins
    • Full HD 1920 x 1080 59.94p / 50p / 24p / 23.98p, Continuous recording up to approx. 30 min.
    • HD 1280 x 720 59.94p / 50p / 24p / 23.98p, Continuous recording up to approx. 30 min.
    • High Speed Movie 1280x720 / 1.6x / 2x / 3.3x / 4x, Continuous recording up to approx. 7 min.
  • Bluetooth® version 4.1 low energy technology
  • Wi-Fi® image transfer and remote camera operation
  • Improved battery life for still images - approx. 430 frames
  • Start-up period:
    • 0.4 sec., when High Performance mode set to ON
    • 0.8 sec., when High Performance mode set to OFF

6658077580.jpg
 
Já está registada:

X-T3-700x556.jpg

A anunciar em Setembro:

>26MP X-Trans sensor
>maybe stacked sensor (still do be confirmed by trusted sources, so grain of salt)
>new processor
>no IBIS
>shipping October/November
>touch screen
>better battery performance (probably by keeping same battery, since Fujifilm registered a new battery charger for NP-W126s batteries, as reported here)

______________//________________

É impressão minha ou a Fuji pegou na moda da Sony e lança câmeras de 2 em 2 meses e os intervalos de lançamento são inferiores a 2 anos!!
Não era suposto a politica de firmwares prolongar o ciclo de vida das máquinas?
 
Miguel esta é a x-t3, o lançamento está dentro do tempo de vida "normal" de 2 anos da x-t2.

A anterior é um segmento novo, não vem substituir nenhuma.

Não que concorde com este segmentar de gamas mas é uma ideologia que pelos vistos eles estão a adoptar.

Eu confesso que há um problema que tenho enfrentado com a minha x-t2, que é o AF pouco confiável.

Admito que pode haver mau manuseamento da minha parte também, nunca explorei a fundo as configurações do AF mas nunca tive problemas na 6D.

A prestação do AF seria algo que me faria pensar trocar a X-T2 por uma eventual sucessora.
 
Miguel esta é a x-t3, o lançamento está dentro do tempo de vida "normal" de 2 anos da x-t2.

A anterior é um segmento novo, não vem substituir nenhuma.

Não que concorde com este segmentar de gamas mas é uma ideologia que pelos vistos eles estão a adoptar.

Eu confesso que há um problema que tenho enfrentado com a minha x-t2, que é o AF pouco confiável.

Admito que pode haver mau manuseamento da minha parte também, nunca explorei a fundo as configurações do AF mas nunca tive problemas na 6D.

A prestação do AF seria algo que me faria pensar trocar a X-T2 por uma eventual sucessora.

Ciclos de 2 anos para topo-de-gama é muito curto. Julgo que mais nenhuma marca o faz. É desvalorizar o produto. Até pelos preços que as X-T2 já andam em relação à concorrência directa.
Quanto ao AF. Sempre foi o calcanhar de Aquiles da Fujifilm. Do que pude experimentar (uns 15 min) a X-H1 tem melhorias reais. Sendo um modelo mais recente não podia ser de outra forma.

O AF é daquelas coisas que nunca estamos 100% satisfeitos. Para mim o ideal neste momento era o S-AF da E-M1 II e o C-AF da Sony A7III! Era máquina imbatível! ;)
 
Hoje em dia não podes dizer que 2 anos sejam curtos para a flagship de uma marca (mesmo havendo os tão bem fadados firmwares).

Eu estava satisfeito com o AF da 6D, apesar de não ser essencial para o meu tipo de fotografia, é algo que me chateia e preocupa não poder confiar no AF.
 
Hoje em dia não podes dizer que 2 anos sejam curtos para a flagship de uma marca (mesmo havendo os tão bem fadados firmwares).

Mas a média da concorrência anda à volta dos 4 anos de intervalo. Haverá assim tanta tecnologia nova para aplicar na X-T3 que seja urgente encurtar para metade a vida da antecessora?

Bem vistas as coisas, a topo-de-gama agora até deve ser a X-H1. (excluido a MF).
 
Falo da realidade das mirrorless, quando tens a concorrência a lançar tão bons equipamentos não te podes dar ao luxo de esperar 4 anos pra responder.

Bem sei que a fuji não é uma concorrente directa, ao contrário da Sony e afins a fuji é para um pequeno nicho, mas mesmo esse nicho está atento ao que as restantes marcas vão lançando.

@schon a x-t2 está a 999€ com oferta do grip e cash back de 300€.
 
Esse é outro problema da politica de lançamento da Fuji, a desvalorização dos seus produtos.

Repara, quem comprou a máquina à menos de um ano vê uma desvalorização brutal no seu equipamento.
 
Mais ou menos.

Tens alguma razão, mas isso é como tudo. É o mesmo que comprares um iPhone em Agosto.

Não te esqueças que a fuji promove bastantes cashbacks e promoções, eu comprei a minha há ano e meio por 1400€.

Agora está a 999€ mas há um mês custava 1299€.

Acho que a fuji sofre de alguns problemas, o principal talvez seja até, a meu ver, os inúmeros equipamentos que existem. Não só pela canibalização como falaste mas também pela perda de foco.

A vantagem desta série X era a de estar numa corrida à parte, de não estar exatamente a competir com ninguém por ser um sistema muito próprio e virado para si.

Começa a perder-se.

Seja como for a oferta de objectivas só tem crescido e de forma muito pertinente, é um ponto muito positivo.
 
Esse é outro problema da politica de lançamento da Fuji, a desvalorização dos seus produtos.

Isto não faz qualquer sentido. Primeiro, é um "não problema" (pelo menos para os consumidores). Segundo, não é exclusivo da Fuji. É simplesmente uma consequência inevitável do progresso.

Ter mais opções é sempre melhor para o consumidor.


quem comprou a máquina à menos de um ano vê uma desvalorização brutal no seu equipamento.

A máquina não deixou de funcionar só porque saiu um novo modelo. E nesse tempo já deviam ter sido tiradas fotos suficientes para justificaram a compra quando ela foi feita.
 
Como não faz sentido?

Se quiseres vender ou trocar o equipamento, este vale 1/3 do valor normal de mercado.

As máquinas da concorrência também continuam a tirar fotos e a ter maior cotação no mercado.

Ninguém pode achar boa politica ter dezenas de modelos no mercado. Uns canibalizando outros... Tanto assim é que a Sony está a remendar o problema e a Olympus já o fez antes!

A Fuji vai perceber mais cedo ou mais tarde!
 
Saírem modelos só é inconveniente para quem compra o state of the art e depois pretende vender. Para quem compra muitas vezes modelos medianos ou de gerações anteriores para gastar menos e sem intenção de revender porque têm pouco valor, até é bom.

É mau é para a marca que tem de gerir isso tudo. Se a Sony lança o modelo X que tem um desempenho de 50 pontos e 4 anos depois o modelo Y com um desempenho de 80 pontos e a Fuji lança o modelo A, B, C e D com desempenhos de 50, 60, 70 e 80 pontos respetivamente, um modelo por ano, tirando a desvalorização na revenda e a confusão na hora da compra o comprador não perde nada, só tem mais opções.

Será mau também se por saírem muitos modelos deixarem de dar suporte aos produtos mais cedo por serem muitas gerações de produtos à atualizar .
 
Saírem modelos só é inconveniente para quem compra o state of the art e depois pretende vender. Para quem compra muitas vezes modelos medianos ou de gerações anteriores para gastar menos e sem intenção de revender porque têm pouco valor, até é bom.

É mau é para a marca que tem de gerir isso tudo. Se a Sony lança o modelo X que tem um desempenho de 50 pontos e 4 anos depois o modelo Y com um desempenho de 80 pontos e a Fuji lança o modelo A, B, C e D com desempenhos de 50, 60, 70 e 80 pontos respetivamente, um modelo por ano, tirando a desvalorização na revenda e a confusão na hora da compra o comprador não perde nada, só tem mais opções.

Será mau também se por saírem muitos modelos deixarem de dar suporte aos produtos mais cedo por serem muitas gerações de produtos à atualizar .

A questão prende-se simplesmente no facto da Fuji não saber bem por onde ir. Não sabe se o IBIS é ou não o futuro, não sabe se a X-H1 é ou não uma camera focada para o video (o mercado parece dizer que não), não sabe se lança uma MF barata ou se eventualmente vai para FF...

As indefinições são muitas. Enquanto isso vai entupindo o mercado com cameras atrás de cameras...

Vamos a meio do ano e a Fuji lançou 5 cameras. E estão anunciadas mais 4 até ao fim do ano. XF10, XT3, GFX 50R e GFX 100S. Com um bocadinho de sorte ainda aparece outra de ultima hora.
A Olympus 1.
A Sony e Canon, 3.
 
Miguel mas isso é a ideia que tens da marca.

Eu não acho nada que a fuji esteja perdida.

Não me parece que a fuji queira ir para FF.

Para quê? A filosofia da marca é muito concreta e está muito dependente do sensor apsc, tal como a Olympus está dependente do sensor m43.

Uma das grandes mais valias do sistema X são as objetivas e o tamanho/look dos corpos.

O objectivo muda completamente com o sistema MF.

Sinceramente acho que a fuji sabe muito bem o seu caminho e o que quer.

O que eu acho, também, é que anda a olhar muito para a concorrência e a querer ser o que não é.

A X-H1 é um bom exemplo disso.

É boa para o que se destina, não é a melhor, não foi feita para ser a melhor.

Se olhares para ela como uma concorrente a "melhor equipamento para vídeo" nunca vais ficar satisfeito.

A X-H1 é uma oferta muito válida para vídeo dentro do sistema X, com uma óptima oferta de objectivas.

A sony tem equipamentos excepcionais para vídeo mas quando olhas para uma que esteja a gravar tem uma objectiva Canon à frente.

Sinceramente, gosto da filosofia da Fuji, gosto muito da postura deles relativamente aos clientes e do trajecto que têm seguido.
 
Não tinha noção que a Fuji tinha lançado tantas máquinas em tão pouco tempo. Daqui a pouco tem mais máquinas que lentes :wow:
 
Tão pouco tempo?

Então, em 7 meses anunciou 3 equipamentos, nenhum deles concorrente:

- X-A5
- X-T100
- X-H1

Ao contrário da Sony com o lançamento da 6300 e 6500, nenhuma destes equipamentos é concorrente.

Não discuto a pertinencia dos lançamentos, não vejo qualquer necessidade de uma X-T100 mas lá está, não se insere nem na categoria da X-T20 nem das X-A's.

É um híbrido, tem viewfinder e dá para lentes intermutaveis, tem um ecrã selfie para video e fotos, é pequena e mantém o look "fuji".

A X-H1 veio para uma posição que não havia até então na marca.

A X-A5 veio substituir a X-A3, que tinha dois anos.

Eles como marca não se podem dar ao luxo de depender de um mercado que é um nicho. Eu acho que eles sabem o que querem, e neste momento estão a tentar chegar a mais gente.
 
A questão prende-se simplesmente no facto da Fuji não saber bem por onde ir. Não sabe se o IBIS é ou não o futuro, não sabe se a X-H1 é ou não uma camera focada para o video (o mercado parece dizer que não), não sabe se lança uma MF barata ou se eventualmente vai para FF...

As indefinições são muitas. Enquanto isso vai entupindo o mercado com cameras atrás de cameras...

Vamos a meio do ano e a Fuji lançou 5 cameras. E estão anunciadas mais 4 até ao fim do ano. XF10, XT3, GFX 50R e GFX 100S. Com um bocadinho de sorte ainda aparece outra de ultima hora.
A Olympus 1.
A Sony e Canon, 3.

Eles nunca quiseram ir para FF. Podem mudar de ideias agora, mas mudar de ideias não significa não ter um plano.

Quantas câmaras lançou a Canon ou a Nikon este ano? Não tenho termo de comparação mas 5 modelos não me parece um exagero, sendo de segmentos diferentes.
 
Back
Topo