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Skies of Arcadia (SoA), lançado no Japão como Eternal Arcadia, é um RPG desenvolvido pela Overworks para a derradeira consola da Sega, a Dreamcast, em 2000. Com o falecimento prematuro do aparelho da Sega, alguns de seus melhores jogos nunca chegaram a ter a devida atenção e reconhecimento que mereciam tanto pela média, como pelos jogadores, sendo SoA um desses exemplos.
O jogo conta a história de Vyse, um jovem pirata, que juntamente com a sua amiga de infância Aika, salva uma misteriosa rapariga chamada Fina, que estava a ser perseguida pelo Império Valuan. Após perceberem que o plano do Império era reviver antigas armas, os Gigas, com enorme poder destrutivo, de forma a poder controlar o mundo, os três amigos resolvem tentar escrever o seu nome na história de Arcadia. Neste palco, é apresentada a épica batalha entre a tripulação de Vyse, os Blue Roges e a Armada Imperial do reino de Valua, uma batalha que foi para mim, inesquecível.
O jogo apresenta uma excelente panóplia de personagens, sendo de destacar Vyse, que nos faz relembrar como era bom o tempo em que os RPG’s possuíam protagonistas divertidos e pouco preocupados com seus problemas emocionais e crises de existência, como tanto está na moda hoje em dia. Outro dos pontos fortes de SoA é o sentimento de aventura e descoberta inerente ao longo de toda a história, pois sentimos que fazemos parte da tripulação de Vyse e, como ele, estamos também a descobrir um magnifico mundo novo.
A narrativa do jogo é excelente, tendo momentos de excelente humor, momentos comoventes e não é dada aos habituais clichés deste género. O mundo de SOA é outros dos pontos fortes do jogo pela sua originalidade, com o mundo a ser constituído por ilhas voadoras, sendo o barco o meio de transporte primordial deste mundo fantástico. Ao contrário de outros jogos do género, neste temos um barco desde o inicio do jogo, permitindo, desde logo, que possamos explorar o mundo a nosso bel-prazer.
SOA é um RPG à moda antiga, com combates por turnos e random encounters. A inovação prende-se no facto de haverem combates entre embarcações, nas quais temos uma grelha onde escolhemos determinadas ações num turno, ao bom estilo de um strategy RPG. Estes combates podem demorar bastantes minutos, mas são bastante divertidos, sendo de destacar os combates navais contra os Gygas, que são um dos momentos mais épicos da aventura.
Palavra de grande apreço para a excelente OST do jogo, tendo alguns temas verdadeiramente memoráveis, sendo um dos melhores trabalhos de Yutaka Minobe e Tatsuyuki Maeda. Em 2000 é lançado um CD com a OST, que, tal como o jogo, teve direito a poucas cópias, sendo por isso um item muito apetecível para colecionadores.
Skies of Arcadia foi uma pérola jogada por poucos na Dreamcast, e foi o melhor trabalho feito pelo extinto estúdio Overworks, que mais tarde se fundiu a um outro estúdio chamado WoW Entertainement para dar a luz ao Sega WoW, responsável por uma obra prima underrated chamada Valkyria Chronicles, um Tactic RPG lançado em 2008 para PS3 onde Vyse e Aika são personagens recrutáveis!
Há uns anos surgiu o rumor que a sequela de SOA seria com os descendentes dos heróis originais. Não foi por falta de empenho do Vyse que este projeto não foi para a frente.
Embora não tenha sido um campeão de vendas, SoA rapidamente se tornou um jogo de culto e uma referência no catálogo da Dreamcast, sendo um caso clássico daquele jogo que na sua época passa algo despercebido, mas que com o passar do tempo vai sendo obtendo o reconhecimento que merece junto da comunidade gamer. Ainda hoje são poucos os jogos que oferecem ao jogador um sentimento de "partir para uma aventura" tão forte com esta obra da Sega.
Em 2002 foi lançado Skies of Arcadia Legends, um port do jogo de culto da DC para a Game Cube, que introduzia uma nova personagem (Piastol) e novas missões, sendo um dos melhores RPGs da consola da Nintendo. Chegou a haver rumores de que a Sega estaria a preparar uma sequela deste clássico para a Game Cube, mas a verdade é que até hoje os fãs não foram presenteados com essa alegria.
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