Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

@Rikardz estás a misturar :)

O gateway da Xiaomi apenas serve de gateway para aparelhos xiaomi. Isto é, precisas de um "gateway" que faça um genero de ponte entre o Xiaomi e outros aparelhos, como os sonoff ou broadlink.

Não precisas de usar um rpi, podes usar um computador para o mesmo. Tal como não precisas de usar HA, mas outro sistema identico.

Sim eu compreendi. Mas, alternativamente a um PC ligado, ou Rasp Pi... existe algo que se venda já 'pronto' a isso?
Para integrar estes 3 produtos?
 
Podes dar 1 olho, uns tópicos abaixo, o Smarthings, por exemplo.

Acho que já integra parte do que procuras.

Também tens sistemas de outras marcas, como da Fibaro.
 
Boas,

Alguém pode esclarecer a diferenças entre...

  • Aqara Wall Switch (Single)
  • Aqara Wall Switch LN (Single)
  • Aqara Wireless Switch (Single)
  • ?
158Ish9.png



Neste momento já tenho:

-Gateway
-Sensor temperatura, humidade, pressão atm (aqara)
-Aqara Wireless remote switch (2 uni)
-Lampada Xiaomi Yeelight
-Aspirador Xiaomi v1

-4x Sonoff touch switch
-2x Sonoff pow

À espera que chegue:
-Sensor de porta/janela
-Aqara Smart Wireless Switch

Tenciono comprar:
-Xiaomi Smart Human Body Sensor
-AQara Cube Smart Home Controller
-Lampada Xiaomi Yeelight

--------

Pedia a vossa ajuda/opinião para:
-Vejo que os botões que comprei, mesmo o smarts switch que ainda não chegou... só tem 'single-click' Haverá modo de criar double-click ou long press? (Cube fará isso de forma diferente, mas gostaria de saber se os interruptores não dão mesmo hipotese)

-Qual a maneira que me recomendam, para conseguir interligar a gateway e tudo xiaomi com sonoff? O @jamiro sugeriu Smarthings, mas pareceu ser um bocado caro.
-Li algures sobre openhab... se eu entendi bem, não necessite de um gerenciador fisico, mas dependerei de internet não é?
-Tendo em conta esta integração que procuro entre sonoff e xiaomi... o que fariam?
-Gostaria de fazer activar o meu AC conforme temperatura, com manualmente de modo remoto... Já me sugeriram o Broadling RM, mas parece-me que terei o problema de integração...(estou a pensar bem)? da marca xiaomi existe o Xiaomi Mi Smart Remote Control, mas não vejo exactamente à venda como outros artigos, o que me faz pensar sobre a sua qualidade. Alguém o tem? Com esse a integração é chapa 5? Ou não dará, visto que não o vejo nas opção de adição 'child' à gateway (apesar de estar disponível nos artigos fora da gateway) ?
 
Então existe a versão que não precisa de neutro (que se liga na parede)
a versão wireless (é tipo comando não se liga na parede)
e a versão que precisa de neutro (que se liga na parede)

Não percebi se falas de interruptores ou de botões.
Quanto ao botão da xiaomi, o aqara tem single click e double click. A versão antiga xiaomi (n aqara) tem long press e mais outros acho.
Os interruptores de parede só clickas e mais nada.

O melhor para integrar isso tudo quanto a mim é o HomeAssistant (é o que uso)
 
Não percebi se falas de interruptores ou de botões.
Quanto ao botão da xiaomi, o aqara tem single click e double click. A versão antiga xiaomi (n aqara) tem long press e mais outros acho.
Os interruptores de parede só clickas e mais nada.

O melhor para integrar isso tudo quanto a mim é o HomeAssistant (é o que uso)

Certo, mas o aqara tem single e double? Apesar de estar à espera que chegue... li que só tinha single, ok ;) espero para ver.
Os interruptores de parede, é pena não dar mais do que o single click.

O homeassistance necessita é que eu compre mais um 'gateway' certo? Ou em alternativa, crie um gateway com o recurso a um raspberry pi3.
Pensei bem?
 
Sim tem single e double. Tenho um e confirmo.
O homeassistant necessita de hardware para correr, pode ser um raspberry pi que é o que muita gente usa por ser barato e pouco gastador.
O combo homeassistant hardware é na prática um gateway sim.
 
Boas,

Já recebi o Smart Wireless Aqara. Tem o tal single click e double click.

Duas perguntas...
-Quando configuramos automatismos... mesmo após gravar com sucesso, só após uns 2 ou 3 minutos é que começa de facto da funcionar o automatismo... também vos acontece? (ontem tive um automatismo de botão simples com luz que tinha a funcionar há dias, deixou de funcionar do nada, n fiquei nada contente)
-Chateou-me que na app, no automatismo do aqara, na parte que devia dizer "singleclick" e "doubleclick" ... estava escrito em chinês. Assumi, correctamente, que o single era o de cima... mas chateou-me. Isso também vos acontece? Alguma forma de evitar? estou a aguardar por uma promo para comprar o Smart cube, que terá 6 funções... e não quero nada que tenha as opções em chinês.
 
Quase tudo o que é Aqara na mi home as opções para automatismos estão em chinês.
Como lido com automatismos no Hass não me chateia muito.
 
Preciso aqui de uma ajuda de quem tem sonoff touch de embutir na parede. Sei que a medida para os parafusos é de 60mm.
Alguém que tenha me pode dizer a medida exacta da estrutura redonda do interruptor? É que a minha caixa tem os 60mm entre os buracos para os parafusos mas depois a largura para colocar o interruptor não tem mais de 51 a 52mm.
Muito obrigado
 
Uma dúvida aos mais entendidos.. estava a pensar comprar o sensor de temperatura da xiaomi. Aquilo funciona apenas o sensor ou tenho de adquirir juntamente com o hub? A ideia para já seria colocar no quarto do bebé para saber a temperatura que está.
 
Uma dúvida aos mais entendidos.. estava a pensar comprar o sensor de temperatura da xiaomi. Aquilo funciona apenas o sensor ou tenho de adquirir juntamente com o hub? A ideia para já seria colocar no quarto do bebé para saber a temperatura que está.
Penso que podes usar este mas se quiseres saber a temperatura remotamente ai precisas do gateway.
 
Então mas esse liga ao telemovel? Pensei que esses ligassem diretamente à App MiHome e desse para ver a temperatura sem ter o gateway, tal como ligam as yeelight e assim...
 
Este sensor tem ecrã logo não precisas de ligar a nada, agora se quiseres ver remotamente a temperatura ou criar automação sim precisas do gateway (para este equipamento em concreto, o gateway é outro não sei por que razão a xiaomi fez assim, este sensor só comunica por Bluetooth).
 
Back
Topo