Frequências FM livres ?

ScanneR

Power Member
Alguém tem um qualquer "FM Transmiter" que use para ouvir o seu iPod no auto-rádio?
Se sim, qual é a frequência que usam? De preferência quem seja na zona do Porto pois as frequências livres devem depender muito de local para local.
Pergunto porque tenho um transmissor FM e por muitas ferquências que use há sempre uma qualquer interferência de uma rádio qualquer. Às vezes até parece que há rádios a transmitir em cada 0.10 da frequência do rádio :(
Somos um pais pobre mas temos rádios até dar com um pau.

Thanks.
 
Não tenho um, não te posso ajudar directamente, mas dou-te umas dicas

Cada frequência atribuida a uma rádio é atribuida com um intervalo de 0.3 Mhz. Este valor pode reduzir-se para 0.2xxxxx Mhz quanto mais se aproximar dos 87.5 Mhz ( minimo permitido ). Infelizmente o espectro rádioeléctrico na zona das grandes cidades, e do que conheço, em todo o Douro Litoral, está completamente preenchido. A melhor hipotese é tentares preencher esse intervalo dos 0.3 Mhz, mas conta sempre com algum ( mínimo ) ruído.
 
Não tenho um, não te posso ajudar directamente, mas dou-te umas dicas

Cada frequência atribuida a uma rádio é atribuida com um intervalo de 0.3 Mhz. Este valor pode reduzir-se para 0.2xxxxx Mhz quanto mais se aproximar dos 87.5 Mhz ( minimo permitido ). Infelizmente o espectro rádioeléctrico na zona das grandes cidades, e do que conheço, em todo o Douro Litoral, está completamente preenchido. A melhor hipotese é tentares preencher esse intervalo dos 0.3 Mhz, mas conta sempre com algum ( mínimo ) ruído.

de acordo com a lei da UE, a transmissão RF na banda FM é ilegal ....
 
O truque para utilizar esses dispositivos passa também pelo posicionamento do iPod dentro do carro, de forma a minimizares as interferências.
Tenta várias posições dentro do carro até obteres o sinal mais limpo. No fundo estás a competir com outras rádios.
 
Penso que n deve haver problemas com as frequências visto que o emissor esta mais perto da antena do teu carro, de qq maneira é uma questão de testares:)
 
Agora imagina q tens um rádio com leitor de cd's daqueles q vêm com o carro.. Não tens entradas extra e n há outra alternativa barata a n ser um destes transmissores. Diga-se de passagem a solução da cassete também não deixa de lado algum ruído.
Se não costumas ouvir rádio podes smp tirar/desligar a antena.
Um amigo meu tem isso e utiliza sem problemas aqui em Lisboa, não tem qualidade CD mas também n costuma haver interferencias de outras rádios.

Cumps
 
e queres transmitir de dentro do carro po auto-radio do mm carro? qual a necessidade? nao tens outras formas de ligar o ipod ao auto radio?

A outra solução era a da "cassete" mas como o meu rádio é dos que tem a entrada da cassete tapada, isto é, tem uma especie de porta, acho que o cabo ia ficar "esmagado" ou pelo menos ia impedir que a tampa ficasse devidamente fechada. Outra vantagem do sistema de rádio é que se for um dos "bons", com RDS, podes ver no visor do rádio a informação da música. Eu sei, é uma "mariquice" mas dá jeito :)
 
Última edição:
Penso que n deve haver problemas com as frequências visto que o emissor esta mais perto da antena do teu carro, de qq maneira é uma questão de testares:)
Infelizmente tenho e de que maneira :( Não consigo arranjar nenhuma frequência que não tenha qualquer ruido de uma qualquer estação de rádio. Ainda por cima o rádio é de busca automática e é dificil escolher frequências "manualmente" :( Acho que vou mesmo experimentar a solução "cassete" e ver se dá resultado. Thks.
 
Como raramente ouço rádio, bastou-me tirar a antena do carro e o iTrip funciona bem na maioria das frequências, tanto no Porto, como em Coimbra.
Também já pensei em fazer uma coisa semelhante. Ir atrás do rádio e meter uma espécie de "interruptor" para a antena :) Isto é, quando quizesse/precisasse de ouvir rádio "activava" a antena externa, senão activava a "interna" :)
 
Última edição:
Qual o emissor? Para um carro mais antigo comprei um no Chinês aqui da rua e foi para esquecer, interferências em todo o lado(Lisboa), mais tarde como precisava de um carregador comprei o emissor da Xiaomi que tb é carregador e MT MT MT raramente há interferência.
 
Back
Topo