[Excell] Fazer scroll só em parte do documento

MauCao

Power Member
Boas!

Sou formador e utilizo grelhas em excell para avaliar os meus alunos. O método que utilizo é tipo tabela de dupla entrada em que as colunas representam os vários parâmetros de avaliação do trabalho e as linhas os nomes dos alunos.

Para não andar constantemente a mover a folha de calculo para cima e para baixo para ver a que corresponde cada coluna e a cotação máxima e depois voltar a descer para o nome do aluno gostaria de arranjar uma forma de os valores que consulto (linhas 1 a 6) ficassem sempre fixos no ecrã, por exemplo na metade superior, e ao fazer scroll percorresse apenas os nomes dos alunos, que começam na linha 8.

Alguém sabe fazer isto?

Obrigado
 
no excel vai a tab "Ver" e tens la o botão fixar painéis.

Freeze-Panes-Figure-1.jpg
 
Excelente! Já me poupaste uma trabalheira.

Já agora mais uma dúvida. Na deslocação vertical ficaram como eu queria, mas na deslocação horizontal surgiu uma linha vertical entre as colunas I e J e ficou a rolar só a partir daí. Ou seja, ao chegar ao limite do ecrã (coluna AA, no meu caso) e avançar para a direita, em vez de avançar tudo e desaparecer a coluna A as colunas A a I ficam fixas e desaparece a coluna J passando a ficar a K a seguir a I. Isto já é secundário mas o saber não ocupa lugar.

Muito obrigado!
 
Na imagem que coloquei tens 3 opções é usar a que queres, ou usas a top row, ou usas a freeze panels mas metes o cursor na primeira coluna.

As imagens e texto são bastante intuitivas, é só leres.
 
Back
Topo