[Media Player] Dúvida, NAS e BOX

Scumalhan

Power Member
Boas, gostaria de solicitar a vossa ajuda, por favor :)
Necessitava, se possível, me aconselhassem sobre a melhor(es) solução para:
a. Tenho colectânea de filmes e series no PC que gostaria de ver na TV da sala.
b. Ter a possibilidade de ter acesso a KODI

Atualmente tenho de ter o pc ligado e através do PLEX, por Chromecast, passo para a TV. Queria fazer isto através de uma Box ou algo semelhante. Mas pelo que li a Box tem, por norma, pouco espaço e demora muito a transferir os ficheiros, correto? Por outro lado o NAS não tem a possibilidade de se instalar o KODI..

Terei de adquirir as duas opções?
Muito obrigado
 
Já pensaste em colocar esse material num disco externo e liga lo á tua rede por exemplo através do router ? Para o Kodi tens de usar sempre uma Box,....
Também podes comprar uma box Windows, instalares o Kodi e colocar via usb o disco externo!!!!

Haverá certamente gente mais habilitada e com mais ideias!!!!
 
Tanta hipótese que tens...isto não há uma solução ideal, depende sempre do que queres e do que valorizas mais.

Primeiro de tudo, é problema ter o pc ligado? se sim, precisas de algo onde colocar os filmes, pois se estão no pc ele vai precisar de estar ligado.
Depois, quão importante é ter de ser o Kodi? E porquê?
Mais, quanto dinheiro pretendes gastar na brincadeira? É de preferência grátis, ou não te importas de gastar dinheiro?
 
Tanta hipótese que tens...isto não há uma solução ideal, depende sempre do que queres e do que valorizas mais.

Primeiro de tudo, é problema ter o pc ligado? se sim, precisas de algo onde colocar os filmes, pois se estão no pc ele vai precisar de estar ligado.
Depois, quão importante é ter de ser o Kodi? E porquê?
Mais, quanto dinheiro pretendes gastar na brincadeira? É de preferência grátis, ou não te importas de gastar dinheiro?

Obrigado pelo reply!
Respondendo às tuas questões:
a. Sim, pretendo deixar de ter o PC ligado. Possivelmente irei necessitar de um NAS ou uma BOX com disco, certo? Uso o Plex e ChromeCast atualmente para fazer o stream para a TV.
b. Este ponto é mais um opcional, neste momento não o uso KODI mas não sei se amanhã não passarei a usar, poderá ficar para futuro.
c. Estou ciente que terei de gastar dinheiro, à volta de 200€ é suficiente?

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Se pretendes deixar de ter o PC ligado, ou compras um NAS ou metes os filmes num disco externo e ligas a uma box dessas que agora se vendem aos molhos. São 2 soluções bem diferentes, com preços diferentes e vantagens distintas. Tens que ver o que mais se adapta às tuas necessidades.

Usas o PLEX actualmente por algum motivo em especial? És só tu a usar ou tens amigos/família a usar o teu PLEX? Apenas vês numa tv ou vês no PLEX também no telemóvel/tablet/etc? Isto vai mudar de futuro (filhos)?

Caso a resposta seja positiva a alguma destas coisas, a minha sugestão é manteres-te com o PC. Uma box não te resolve o problema e um NAS que faça transcoding (pior se forem vários equipamentos) acredito que seja caro.

Caso a resposta seja não para tudo, penso que o mais barato/fácil seja a box com disco externo. Perdes muita coisa que tens actualmente com o PLEX (eu tenho e actualmente tenho as séries a sacar automaticamente, organiza na pasta certa, saca as legendas e fica tudo pronto sem eu me mexer). O NAS é caro, sozinho não te permite ter o KODI (só por PLEX) e tens sempre a questão do transcoding.

Mas como te digo, isto é muito subjectivo e vai mais de encontro ao que tu valorizas mais.
 
Ja agora...a tua TV é smartTv com ligação a NET? Tem android TV?
isso também pode ajudar (ou não) na resolução do teu caso.
Um exemplo: Se for por exemplo uma android TV com ligação a net de casa, um pequeno WD my cloud ligado ao router e podes ter o caso resolvido.
 
Ja agora...a tua TV é smartTv com ligação a NET? Tem android TV?
isso também pode ajudar (ou não) na resolução do teu caso.
Um exemplo: Se for por exemplo uma android TV com ligação a net de casa, um pequeno WD my cloud ligado ao router e podes ter o caso resolvido.

Sim tenho smarTV com android.
 
então...uma ideia: Instalas o Kodi na TV. Compras um WD my cloud e ligas ao router…..e pronto….TV »» Kodi »» WD My cloud »» filmes.
e ta feito!
 
Pois...mas também ha o reverso da medalha….tipo...não consegues configurar o Kodi instalado dessa maneira a dar 24 fps na TV….mas fora isso funciona na boa!
 
Na minha opinião seria preferível instalares o plex na TV (pelo que percebi tens uma smarttv) e arranjares mesmo uma NAS para armazenar o conteúdo. Dentro do orçamento que tens creio que já és capaz de arranjar algo.
Posso dizer-te que em tempos utilizei uma QNAP TAS 268 e dava para o efeito (esta tinha até duplo sistema operativo, QTS e Android) e podias ligar directamente à TV, por HDMI, e instalar o Kodi ou Plex na própria NAS.
 
Infelizmente não dá para instalar o Kodi na TV, embora seja SmartTv, este modelo com WebOs não permite instalar o Kodi.
Quanto ao Plex, este dá sim.
 
Pois... WebOs....Sendo assim, e uma vez que só com o Plex, não estou a ver de momento outra maneira sem ser com um PC ligado a servir de plex server, ou uma NAS que de para instalar o mesmo....mas ai o valor $$$$ ja sobe um pouco mais.
Mas o setup pode ser o mesmo, ou seja ligas o NAS ao router e acedes pelo Plex na TV aos filmes.

Ou então....box android ligada a TV com Kodi instalado e ai ja podes ter um WD mycloud ligado ao router.
è uma questão de fazer contas e escolher o que mais te da jeito.
 
Infelizmente não dá para instalar o Kodi na TV, embora seja SmartTv, este modelo com WebOs não permite instalar o Kodi.
Quanto ao Plex, este dá sim.
A TV tem entrada USB certamente.
Experimenta ligar directamente na TV uma PEN ou um disco rigido com filmes.
A WebOS certamente tem leitor multimedia.
 
Eu também ando num dilema semelhante. e para o que pretendo não há uma solução all in one.
Se por um lado o NAS dá jeito para armazenamento e download station, por outro, se quiseres que faça de servidor plex de filmes em 4K HDR, se a TV não descodificar o formato, o plex vai fazer transcode, e para um formato desses, vai exigir um NAS poderosíssimo (caro).
o ideal é ter um NAS com servidor plex, e uma box android que leia a maior parte dos formatos, assim evita-se o transcode e é on the fly
 
o ideal é ter um NAS com servidor plex, e uma box android que leia a maior parte dos formatos, assim evita-se o transcode e é on the fly

Um WD mycloud ligado ao router e uma box android em rede com o kodi instalado (ou o Coreelec) que leia 4k e tens a coisa arrumada.
um WD my cloud de 3 TB (+/- 170 euros) e uma box android razoavel, por exemplo beelink GT1 (+/- 70 euros) e ja tens o que precisas.
 
WD mycloud é um NAS muito fraquinho, btw, convem ter plex server, é uma solução muito mais atrativa e não simplesmente para reproduzir filmes.
Uma solução que tambem já equacionei é uma zidoo x9s, tem porta sata e USB3, é bastante versatil, e tem função de NAS embora muito simples
 
Ok...mas para o efeito que é, backup de ficheiros e reproduzir filmes na rede interna funciona bem (eu tenho um...). Porque para ti o plex é importante em comparação ao Kodi?
 
Hoje em dia, não uso o kodi, cofesso que cada vez menos.
não é uma questão de ser mais ou menos importante, são gostos. quem sabe se daqui a algum tempo não mudo de ideias :)
o Plex é mais simples e tem uma interface bem mais agradável na minha opinião.
mas tens razão, para backup o WD serve perfeitamente.
alias, nem estou muito dentro da gama de produtos da western digital mycloud, e portanto para não dizer disparates, não vou dizer mais nada :)
e ja estamos a ir para o off topic
 
Última edição:
Back
Topo