c# & .NET Core or Java & "other framework"

Daniel Saraiva

Power Member
Viva malta,

Passei para o ultimo ano da minha licenciatura em informática, e estou já a pensar num projecto para apresentar no final do curso. A ideia também por, durante este processo, aprender e melhorar as capacidades como developer.

Bem, a minha ideia passa por desenvolver uma web app (ainda não tenho a ideia bem definida) e como o que aprender durante este ano que vem na execução deste projecto vai ser útil na procura por trabalho estou aqui para vos perguntar algumas questões, mais relativas a frameworks.
Na universidade aprendi C#, ou seja tenho o conhecimento básico deste tipo de linguagens OO.(Construção de classes, herança, abstração, etc)

1)Olhando para o mercado de trabalho, acham que valerá a pena desenvolver algo em ASP.NET Core utilizando já algum conhecimento que tenho do c#?

2)O .NET Core já está "maduro" o suficiente para fazer algo na WEB como o que estou a pensar?

3)Acham que esta viragem da microsoft para algo mais opensource vai trazer vantagens para um programador .NET e as oportunidades irão continuar a surgir no mercado de trabalho?

4)Por fim, dada a adopção enorme que Java tem no mercado, poderia aprender esta linguagem e implementar outra framework qualquer disponível.

Sei que o post é grande mas digam me o que acham desta minhas dúvidas.

PS: Gosto bastante do C#
PS2: Se alguém quiser desenvolver sobre o que acha do .NET Core e da sua adopção no mercado pela empresas está à vontade :)

Cumpts
 
Comecei a trabalhar com C# à cerca de 9 meses tendo apenas experiência de JS e PHP e gosto bastante. Até agora, em contexto de trabalho, ainda não houve nada que não conseguisse fazer com relativa facilidade.
 
Não podes comparar Java vs C# tens que comparar as plataformas e ecosistemas.
  • JVM (Java Virtual Machine) e tens linguagens relevantes que correm na JVM como Kotlin, Scala, Clojure.
  • CLR tens C#, F# e VB (Esta ultima está morta).

Vai sempre existir mercado para ambas as plataformas e linguagnes! São ambas confiáveis e sim .NET Core está a ter uma otima adoção no mercado. Agora a verdade é que .NET nunca vai ter tanta adopção como Java.
 
Obrigado aos dois pelas respostas.
Pois pelo que vejo, mesmo lá fora, Java tem mais adoção(tirando UK).

Acho que vou tentar o desenvolvimento em Java sempre aprendo uma nova linguagem.

@DarkT algum sitio onde consigas verificar a adopção do mercado a novas tecnologias, ou é do contacto que tens no mundo de trabalho?
 
@Daniel Saraiva tens sempre outra opção: JavaScript (com uma série de tecnologias/paradigmas: Angular, REACT, UI5, Moustache, NodeJS,...) e podes sempre também pensar em persistência orientada a objecto em vez de tabelas, tal como as bases de dados relacionais.

Este, do que estou a ver, é um paradigma diferente para desenvolver uma Web App que é também bastante interessante e obriga a aprender uma nova forma de trabalhar, na qual não te baseias em ecossistemas fechados, mas sim a um sem fim de opções.

É apenas mais uma coisa para baralhar.
 
Boas, sou programador C# à alguns anos e já passei por essas mesmas questões. Como foi referido, a diferença não está na linguagem mas sim na sua plataforma, o seu framework, que pode dar maior abertura ou não. Pelo que tenho visto, o Java domina realmente, mas a maioria das empresas está a investir no .Net. Basta olhar para sites de recrutamento. Quanto ao Core não tenho muito a dizer pois é recente e não tenho grande experiência. Do que tenho visto informação como tutoriais, vídeos, etc surgem todos os dias e penso que em breve terá uma grande taxa de adoção junto da comunidade dev.
 
Obrigado aos dois pelas respostas.
Pois pelo que vejo, mesmo lá fora, Java tem mais adoção(tirando UK).

Acho que vou tentar o desenvolvimento em Java sempre aprendo uma nova linguagem.

@DarkT algum sitio onde consigas verificar a adopção do mercado a novas tecnologias, ou é do contacto que tens no mundo de trabalho?

Não me baseio em nenhum sítio basta ires a qualquer site de recrutamento e Java é dominante. E vai continuar assim pela maturidade e crescimento da sua plataforma e o facto de existirem sempre novas linguagens a correr sobre a JVM. Kotlin neste momento é das linguagens com maior adopção. Depois o facto de grandes empresas usarem JVM, Netflix, N26, Revolut etc...
 
Ok Malta, obrigado.

Entretanto tenho duas propostas uma para app support e outra para .NET numa software house.

App support parece me ser um trabalho bem dinâmico nesta empresa mas .NET acho mais vantajoso de futuro.
[emoji848][emoji848]
 
Em relação ao .Net Core depende das empresas. Para a mim, é completamente inviável, por decisão nossa. A falta de features e a instabilidade nas versões não nos atrai para já. Talvez na 3.0.
Para empresas que tenham apenas produtos e que não tenham sistemas externos a influenciar, é alternativa viável. Para empresas com vários projetos, muitas vezes para clientes, não aconselho a ninguém.
 
Não me baseio em nenhum sítio basta ires a qualquer site de recrutamento e Java é dominante. E vai continuar assim pela maturidade e crescimento da sua plataforma e o facto de existirem sempre novas linguagens a correr sobre a JVM. Kotlin neste momento é das linguagens com maior adopção. Depois o facto de grandes empresas usarem JVM, Netflix, N26, Revolut etc...

Concordo.
Estou inscrito em muitos sites de recrutamento em Portugal e no estrangeiro e a oferta de java para c# é de 30 para um. Nem considero as linguagens da moda que funcionam em cima da jvm porque se adicionamos esses ao pacote entao a diferença é grotesca.
E sim, os nomes mais sonantes cada vez mais usam java. A MS ficou a dormir e agora a sua linguagem ficou estagnada ou a definhar.
Se é para iniciar uma carreira então é java all the way.
 
Concordo.
Estou inscrito em muitos sites de recrutamento em Portugal e no estrangeiro e a oferta de java para c# é de 30 para um. Nem considero as linguagens da moda que funcionam em cima da jvm porque se adicionamos esses ao pacote entao a diferença é grotesca.
E sim, os nomes mais sonantes cada vez mais usam java. A MS ficou a dormir e agora a sua linguagem ficou estagnada ou a definhar.
Se é para iniciar uma carreira então é java all the way.

Sigo bastante atentamente a oferta das linguagens da Microsoft e o que não falta é trabalho para as mesmas, inclusive acho que de à uma ano para cá tem havido cada vez mais procura. Os mercados internacionais tem apostado bastante na plataforma .Net devido à excelente qualidade das linguagens, por serem muito completa, terem uma vasta lista de complementos que tornam a framework cada vez melhor.
Não digo que Java não seja bom, reconheço as qualidades da linguagem, mas está longe de ter a mesma qualidade para tantas áreas como por exemplo asp.net c#. Java se tem a cota que tem hoje é por causa do Android e ou muito me engano ou dentro de 2/3 anos as coisas irão começar a inverter. A Microsoft só pecou por demorar a introduzir o xamarin no VS, fez com que muitos programadores tivessem de aprender Java para poderem entrar no Android e IOS, mas neste momento isso está ultrapassado e são cada vez mais os programadores a usar c# para desenvolvimento mobile.
 
Sigo bastante atentamente a oferta das linguagens da Microsoft e o que não falta é trabalho para as mesmas, inclusive acho que de à uma ano para cá tem havido cada vez mais procura. Os mercados internacionais tem apostado bastante na plataforma .Net devido à excelente qualidade das linguagens, por serem muito completa, terem uma vasta lista de complementos que tornam a framework cada vez melhor.
Não digo que Java não seja bom, reconheço as qualidades da linguagem, mas está longe de ter a mesma qualidade para tantas áreas como por exemplo asp.net c#. Java se tem a cota que tem hoje é por causa do Android e ou muito me engano ou dentro de 2/3 anos as coisas irão começar a inverter. A Microsoft só pecou por demorar a introduzir o xamarin no VS, fez com que muitos programadores tivessem de aprender Java para poderem entrar no Android e IOS, mas neste momento isso está ultrapassado e são cada vez mais os programadores a usar c# para desenvolvimento mobile.
Acredito que nao falte trabalho em C# e que seja muito boa mas pelo que tenho visto a oferta em java é esmagadora.
Agora é tudo springs e micro-serviços etc e tal, nem estou a incluir o android. Mas se o C# esta a crescer tb é bom para mim dado que agora estou a apostar a minha carreira nessa stack tecnológica.
 
3)Acham que esta viragem da microsoft para algo mais opensource vai trazer vantagens para um programador .NET e as oportunidades irão continuar a surgir no mercado de trabalho?

Na minha opinião as mudanças na MS mataram completamente quem gostava de .NET aplicado numa perspetiva de Frontend.

Se for nessa perspectiva, foge disso o mais rapidamente possível.
 
Na minha opinião as mudanças na MS mataram completamente quem gostava de .NET aplicado numa perspetiva de Frontend.

Se for nessa perspectiva, foge disso o mais rapidamente possível.

Mataram? As mudanças na Microsoft estão a abrir portas a cada vez mais programadores. Basta olhar para Core.net que além de ser múltiplataforma é open source, visual studio para outros sistemas, visual code, etc. São algumas das mudanças que estão a melhorar e muito a oferta para os programadores.
 
@DiogoLamego lê melhor a minha frase ... numa perspectiva de quem desenvolve Frontend destinado a Windows nunca vi a situação tão negra.

Vejo o .NET a ser usado como o suporte do Software usado em SOs não Microsoft (escondido nas sombras, ser o Server e não o Client). Claro que para quem gosta de Backend as mudanças são positivas pelos motivos que referes, mas para quem gosta de uma perspectiva Frontend assente em tecnologias MS (XAML) a situação está preta.
 
@DiogoLamego lê melhor a minha frase ... numa perspectiva de quem desenvolve Frontend destinado a Windows nunca vi a situação tão negra.

Vejo o .NET a ser usado como o suporte do Software usado em SOs não Microsoft (escondido nas sombras, ser o Server e não o Client). Claro que para quem gosta de Backend as mudanças são positivas pelos motivos que referes, mas para quem gosta de uma perspectiva Frontend assente em tecnologias MS (XAML) a situação está preta.

Ah OK, desculpa não interpretei dessa forma. Nisso tens completa razão... O XAML está morto, não há informação, parou no tempo...
A Microsoft (e outras claro) tem que se dedicar a soluções para o front end... Falta alternativas ao javascript e sempre pensei que a Microsoft com o tempo fosse lançar algo para combater, mas até agora nada
 
@DiogoLamego lê melhor a minha frase ... numa perspectiva de quem desenvolve Frontend destinado a Windows nunca vi a situação tão negra.

Vejo o .NET a ser usado como o suporte do Software usado em SOs não Microsoft (escondido nas sombras, ser o Server e não o Client). Claro que para quem gosta de Backend as mudanças são positivas pelos motivos que referes, mas para quem gosta de uma perspectiva Frontend assente em tecnologias MS (XAML) a situação está preta.
Isso não é so um problema Microsoft, o java sofre do mesmo, o futuro vai ser maioritariamente web-based.
UI que nao seja web vai ser um nicho de mercado.
 
@DiogoLamego não creio que o XAML tenha parado no tempo (ainda hoje continua a ter características que outros não têm, ou só têm através de suporte 3rd Party). No entanto concordo que está morto, sem o desenvolvimento de Software que o use não há volta a dar.

Sinceramente, penso que não era necessário re-inventar a roda, aliás, existem diversas tentativas em trazer o XAML para a Web.

@kronozord continuo a ser muito céptico, mas também sou suspeito pois não gosto de Web (embora tenha experiência na área). Admito que tem evoluido muito, mas no momento da verdade (VS. software nativo) é impossível não notar as diferenças. Aliás, em menos de 1 minuto qualquer pessoa mais atenta percebe se está a usar uma App nativa ou algo a correr num Wrapper. Quando conseguirem abstrair completamente isto, aí dou o braço a torcer (desejo que não, pois já chega não gostar das alternativas que tenho, quanto mais ser 1 única).
 
Back
Topo