Aconselhamento Sistema Áudio

Sim, esses 60w do Hegel não tem nada a ver com os 60 de m AVR mais "comercial"
O Audiolab não tem estofo para pegar nas tuas colunas como elas merecem.

Se es de Lisboa, vai ao importador da primare e roksan (é o mesmo) e se estiver lá o Sr Delfim Yanez vais ver que vale a visita só por falar um pouco com ele. Percebe muito, muito.
E vês se há possibilidade de experimentar em casa 1 ou 2 modelos...
Ao mesmo tempo, podes comparar com o Hegel.

Dá trabalho, mas o investimento justifica.
 
O audiolab 8000a tem 50/60w (depende do modelo/ano) RMS @8ohm e tem um transformador toroidal de 250VA. São bons numeros e tenho visto ele a meter a tocar colunas mais difíceis... Aliás, o amplificador advance acoustic que tive também só tinha 60w e puxava bem umas kef r900, depreendo que as r500 sejam ainda mais fáceis de meter a tocar bem...

Esse audiolab é grande amplificador dentro do que de barato se arranja nos usados... Tens um em Setúbal por 220€... Se estavas a equacionar comprar um Hegel h90 ou o h160, só entre os dois gastas mais dinheiro de diferença...

Ou então vais a uma loja e eles vão acabar por te resolver o problema de outra forma mas ficas sujeito ao que há...
 
Tive a ver e ouvi foi as q900, as r500 têm algumas particularidades... Têm uma sensibilidade um bocado baixa, 88dB, mas também não querem uma potência por aí alem... 150w máximo... Epá tens de começar por algum lado, sem custos era emprestarem te algo... A minha opinião é que com 50/60rms isso já tem de tocar muito bem... Temos de ver que no tempo dos amplificadores a válvulas os amps davam 40w e já tinham uma força interessante... 50w RMS de um amplificador stereo já é um degrau de potência bastante relevante, sendo que são amplificadores com fôlego, mesmo a baixos volumes têm boa entrega de corrente!
 
Tenho um Audiolab 8000A e confirmo que aquilo faz mexer muito bem as colunas. Já o tive aqui no sistema há umas semanas para testar as ELAC UniFi 5S, e os seus "parcos" 60W nunca ficaram atrás dos 140W do Denon.
 
Ontem à noite estive a ver um filme com muitos efeitos especiais, obviamente liguei o sistema actual e fiquei super contente, se ao menos para ouvir música fosse assim...

Conclusão, tenho de concordar que "cada coisa no seu lugar", um AVR é para ver filmes e um amplificador ou integrado é para ouvir música.
 
Boas, cá estou eu novamente e com notícias.

Acabei por adquirir o HEGEL H190 e no imediato reparei na descomplicação (clareza) dos sons, onde no AVR o som parecia que tinha sido metido num recipiente, mexido (tipo cocktail) e depois servido, no HEGEL notam-se os sons com grande clareza.

Dito isto, infelizmente ainda não tenho um sistema perfeito (dou-me por quase vencido), sendo que vou tentar explicar:

Mais do que um problema das colunas ou do integrado, penso que o problema agora será da minha sala... Continuo a lutar com a ressonância dos graves, em música do tipo clássica, jazz e acústica com o som até metade (50 de 99) consigo uma audição muito confortável e só com meia esponja nos pórticos (julgo que se chama assim), se aumento um pouco mais o volume já tenho de colocar a totalidade das esponjas... Para música mais mexida onde os baixos são mais fortes e presentes tenho logo de colocar a totalidade das esponjas e mesmo assim a ressonância é mais do que evidente, assim como o chão (soalho flutuante) começa também a vibrar e isto sem nunca ultrapassar o volume na casa dos 60’s e poucos (o max. é o 99).

Dito isto, já tentei ouvir em vários locais da minha sala e se me aproximo um pouco das colunas ganho no som, mas perco no meu conforto… Mudar o "layout" da minha sala está fora de questão, sendo que as colunas já estão bem mais afastadas da parede do que inicialmente idealizei e pretendia. Enfim é tudo um "trade off" e depois desta "grande aventura" só voltarei a investir depois de ter um quarto/sala dedicado exclusivamente para ouvir música o que não estou a ver acontecer num futuro próximo.

Por último vou colocar uns painéis de absorção dos graves (bass traps) e um painel acústico de madeira (130x100cm) que também serve como peça para embelezamento da sala.
 
Boas, cá estou eu novamente e com notícias.

Acabei por adquirir o HEGEL H190 (...)

Por último vou colocar uns painéis de absorção dos graves (bass traps) e um painel acústico de madeira (130x100cm) que também serve como peça para embelezamento da sala.

Parabéns pelo HEGEL... grande máquina!

Não compres os bass traps às cegas. Isto porque cada um será mais ou menos eficaz em frequências diferentes. Se tiveres possibilidade de experimentar, é preferível. Se puderes ter alguém que te faça uma medição à resposta da sala, ainda melhor.
 
O Hi-fi em condiçoes é caro e dá trabalho.. Mas quando chegas ao ponto "rebuçado" é espetacular.

Para teres uma ideia da frequencia/s ressonante, experimenta este video para tentar identificar.
 
Sera que nao padeces do mesmo problema que a maior parte das pessoas, colunas a mais para a sala/espaço??

pode ser.

Lembra-nos qual o tamanho da tua sala, e se possível a disposição da mesma...

Sala com 37m2.

Sala rectangular, sendo que está dividida (sem paredes a dividir) na área de lazer e na área de refeição.

Sala:
https://drive.google.com/open?id=1ULX_JVYzUpcvtdumpEmIktCfIpgkmzAJ
open
 
Última edição:
A disposição da sala ficava melhor com as colunas no topo da zona da mesa.
Mas à falta dessa possibilidade, tenta desviar da parede, e do canto.

Além disso, experimenta desacoplar as colunas do chão, com spikes, esponjas, cortiça etc.. experimenta várias hipóteses.
A sala não é pequena, é pena é as colunas estarem "arrumadas" a um canto. Deviam ter distâncias iguais da parede lateral à coluna.
Daí ser preferível estar na parede do topo.
 
Sala com 37m2.

Sala rectangular, sendo que está dividida (sem paredes a dividir) na área de lazer e na área de refeição.

Sala:
https://drive.google.com/open?id=1ULX_JVYzUpcvtdumpEmIktCfIpgkmzAJ
open
Na tua configuraçao as colunas usam metade da sala ( uns 18 m2)...
Se tivesses as colunas a usar a sala toda, onde existe a janela ou o movel ai sim, agora onde elas estao nao existe espaço para respirararem e falta saber a relaçao com a parede traseira e lateral!
 
Além disso, experimenta desacoplar as colunas do chão, com spikes, esponjas, cortiça etc..

Atenção, que ao contrário do que tenho lido muita gente a referir, os spikes não vão desacoplar as colunas. Esponjas, cortiças, borachas, etc sim. Spikes pelo contrário - o facto de a contacto ser feito apenas nuns pontos minúsculos, apenas garante que nesses pontos a pressão é muito elevada e a coluna fica bem "agarrada" à superfície onde está poisada, fazendo um acoplamento muito eficaz. Se o chão for de pedra, os spikes são recomendados; se for de alcatifa, também (para que perfurem a alcatifa e façam o contato com a superfície rígida que está por baixo). Agora se for um pavimento de soalho flutuante, é bom desacoplar para que as vibrações das colunas não se transmitam ao soalho, evitando ressonâncias indesejáveis. Nestes casos em que o pavimento poderá ser ressonante, o ideal é usar materiais que façam o isolamento da coluna, mas que ao mesmo tempo garantam uma elevada estabilidade da mesma.

Por exemplo, neste momento tenho as minhas colunas assentes nos pés de origem, sem spikes, apenas com as borrachas. Mas faço intenção de mandar cortar umas bases de pedra bem grossas e pesadas. Depois irei testar diversas soluções, não só entre as colunas e as pedras, como entre as pedras e o chão (de madeira flutuante)
 
A disposição da sala ficava melhor com as colunas no topo da zona da mesa.
Mas à falta dessa possibilidade, tenta desviar da parede, e do canto.

Além disso, experimenta desacoplar as colunas do chão, com spikes, esponjas, cortiça etc.. experimenta várias hipóteses.
A sala não é pequena, é pena é as colunas estarem "arrumadas" a um canto. Deviam ter distâncias iguais da parede lateral à coluna.
Daí ser preferível estar na parede do topo.


Na tua configuraçao as colunas usam metade da sala ( uns 18 m2)...
Se tivesses as colunas a usar a sala toda, onde existe a janela ou o movel ai sim, agora onde elas estao nao existe espaço para respirararem e falta saber a relaçao com a parede traseira e lateral!

Obrigado pelas respostas.

Infelizmente mudar o "layout" da minha sala está fora de questão... No entanto tenho a consciência que as colunas não estão no sítio correcto mas terão de ficar +/- assim.

É com base nesta arrumação que estou a tentar conseguir melhorar o som. Quando for suficientemente "Rico" :wink: para ter uma divisão para ouvir música aí vou tentar ter tudo a preceito, até lá tenho de me contentar e tentar melhorar sem causar grande impacto na sala.
 
Atenção, que ao contrário do que tenho lido muita gente a referir, os spikes não vão desacoplar as colunas. Esponjas, cortiças, borachas, etc sim. Spikes pelo contrário - o facto de a contacto ser feito apenas nuns pontos minúsculos, apenas garante que nesses pontos a pressão é muito elevada e a coluna fica bem "agarrada" à superfície onde está poisada, fazendo um acoplamento muito eficaz. Se o chão for de pedra, os spikes são recomendados; se for de alcatifa, também (para que perfurem a alcatifa e façam o contato com a superfície rígida que está por baixo). Agora se for um pavimento de soalho flutuante, é bom desacoplar para que as vibrações das colunas não se transmitam ao soalho, evitando ressonâncias indesejáveis. Nestes casos em que o pavimento poderá ser ressonante, o ideal é usar materiais que façam o isolamento da coluna, mas que ao mesmo tempo garantam uma elevada estabilidade da mesma.

Por exemplo, neste momento tenho as minhas colunas assentes nos pés de origem, sem spikes, apenas com as borrachas. Mas faço intenção de mandar cortar umas bases de pedra bem grossas e pesadas. Depois irei testar diversas soluções, não só entre as colunas e as pedras, como entre as pedras e o chão (de madeira flutuante)


As minha colunas estão montadas com Spikes e por baixo tem umas pequenas bases redondas (tipo moedas) de 65mm de diâmetro (ambos vinham com as colunas).

Também já tinha lido e ponderado mandar fazer umas bases em granito quadradas para colocar de baixo das colunas e montadas com os Spikes. No entanto não tenho a certeza, pois questionei um suposto entendido (de um importador de referência) que me desaconselhou totalmente, o som iria ficar muito "frio", seja lá o que isso quer dizer...
 
Desabafo:

Que grande "Aventura" e eu que só queria ter melhor som do que tinha (BOSE)...

Até acredito que o meu som é melhor, só não sei se com o tempo que já perdi, valor gasto na compra do AVR da Yamaha (novo, que ninguém quer, mesmo a preço de grande saldo) que foi um erro e no investimento do "setup" que tenho, colunas e amplificador (mais de 5.500,00€), provavelmente teria ficado melhor por um sistema de topo da BOSE, Sonos, ou equivalente...

Agora já está, é olhar para a frente e como os Ingleses dizem "move on".
 
Tinhas ficado mais bem servido com as kef r100/r300 pois as tuas colunas estao castradas pelo espaço (colocaçao) e esse é esencialmente o grande culpado.
Quando compraste as colunas nao conversaste com o lojista onde e como as mesmas iam ficar nem as testaste primeiro em tua casa?!?
Faz um teste, pega nas colunas e amp e coloca as mesmas num dos extremos da sala e ve a diferença (depois voltas a colocar no sitio mas so para teres noçao) ah e tenta ter no minimo as colunas 60/70cm (idealmente 1m) afastadas da parede traseira (qual a distancia actual?).
Felizmente o "bom" som nao é comprar uma boa coluna, juntar um bom som e uma boa fonte e ja esta, muitas vezes o "pior" toica melhor!

Acho que ja contei por aqui mas isso faz me lembrar ha uns 20 anos quando trabalhei em audio, apanhar "n" clientes com as revistas what hifi e so queriam ouvir sistemas com 5 estrelinhas e muitas vezes gostavam mais de combinaçoes com 2/3/4 ou sem estrelas!
 
Back
Topo