Duvida - Mudar ou não de emprego

tens de equacionar , os cenários todos possíveis, prós e contras, visto que ainda és novo, se ainda não estás agarrado a nada, tu melhor que ninguém é que podes saber se vale apena ou não mandares-te de cabeça para uma nova aventura(etapa) na tua vida, mas se estás mesmo a ver que a empresa actual não vais passar da cepa torta, então como eu disse se não estiveres agarrado a nada, muda-te para a outra empresa e logo vês independentemente do que possa vir a acontecer, mas tens de ter em mente como eu disse as empresas que vingam estão em constante mudança, o que nos obriga a acompanhar e nem sempre essas mudanças nos agradam e temos de viver com isso...

Obrigado pelos teus conselhos e tempo despendido comigo :)

Esta já é a 3ª empresa onde estou. É a primeira vez que estou com dúvidas antes de mudar. Nunca me aconteceu antes
 
Obrigado pelos teus conselhos e tempo despendido comigo :)

Esta já é a 3ª empresa onde estou. É a primeira vez que estou com dúvidas antes de mudar. Nunca me aconteceu antes

é normal que exista sempre algum receio, mas desde que seja para melhor não há que pensar muito no assunto, sobretudo, quando não estamos dependentes de nada, pois apartir do momento que começamos a ter dependências, mudanças deste género começam a ser um problema, portanto a decisão final é tua...
 
Se estás bem onde estás e estão a fazer-te uma boa contra-proposta... Se fosse eu ficava no mesmo sítio mais um ano.
Se eu fosse a ti tentaria ao longo do ano ver se conseguia aumentar o ordenado com renegociação do mesmo... Isto caso venhas a ter mais trabalho a ser feito e/ou mais responsabilidades.

@edit: e não te esqueças que onde trabalhas já conheces o clima é o modo de trabalho... No outro já não.
 
Esquece a questão monetária.. fica mais fácil a escolha?
Aqui a real questão é se estas motivado atualmente...

Ambas as proposta são boas e acho que não ficas a perder em nenhuma delas.

Depois diz nos o que decidiste fazer, abraço e boa sorte ;)
 
Tens de ponderar as coisas a nivel de evolução. Nesta area estamos sempre à procura de crescer. Pensa como numa pergunta que é frequente em entrevistas de emprego.

O que queres estar a fazer daqui a 5 anos?

E depois pensa en cada uma das empresas a que estás e a outra como cada uma das empresas te pode ajudar a conseguir estar onde queres estar daqui a 5 anos.
E pensa nas empresas onde estiveste o que te levou a mudar o que te faltava e o que buscavas e nestas 2 empresas tens isso?

Daqui a 5 anos queres estar como developer sénior talvez. Vais aprender mais para lá chegar? Queres evoluir aprender novas linguagens ter novas experiências? Um programador junior é alguém que precisa de apoio, mentorship (desculpa não me veio à cabeça a palavra em português) para te ajudar a crescer. Nessas empresas tens isso? Ou vai ser mais do mesmo não aprendes grande coisa e metem-te a render?

Infelizmente grande parte das consultas são assim. Largam-te bum cliente não te dão formação nem apoio e só querem saber se o cliente está satisfeito de ti és apenas mais um. Escolhe bem a consultora onde trabalhas.

Eu sou developer há 20 anos e já passei por boas e más.
 
Tens de ponderar as coisas a nivel de evolução. Nesta area estamos sempre à procura de crescer. Pensa como numa pergunta que é frequente em entrevistas de emprego.

O que queres estar a fazer daqui a 5 anos?

E depois pensa en cada uma das empresas a que estás e a outra como cada uma das empresas te pode ajudar a conseguir estar onde queres estar daqui a 5 anos.
E pensa nas empresas onde estiveste o que te levou a mudar o que te faltava e o que buscavas e nestas 2 empresas tens isso?

Daqui a 5 anos queres estar como developer sénior talvez. Vais aprender mais para lá chegar? Queres evoluir aprender novas linguagens ter novas experiências? Um programador junior é alguém que precisa de apoio, mentorship (desculpa não me veio à cabeça a palavra em português) para te ajudar a crescer. Nessas empresas tens isso? Ou vai ser mais do mesmo não aprendes grande coisa e metem-te a render?

Infelizmente grande parte das consultas são assim. Largam-te bum cliente não te dão formação nem apoio e só querem saber se o cliente está satisfeito de ti és apenas mais um. Escolhe bem a consultora onde trabalhas.

Eu sou developer há 20 anos e já passei por boas e más.

O que queres estar a fazer daqui a 5 anos? Talvez Project Manager. Onde estou atualmente será impossível. Na nova proposta será possível

Onde estou actualmente tudo o que vou aprendendo de novo tem sido sozinho. Ou por cursos que compro ou por projectos que vou fazendo em casa. Eu gosto bastante de aprender, e quanto mais aprender mais rico será o meu CV para o futuro.
 
Esquece a questão monetária.. fica mais fácil a escolha?
Aqui a real questão é se estas motivado atualmente...

Ambas as proposta são boas e acho que não ficas a perder em nenhuma delas.

Depois diz nos o que decidiste fazer, abraço e boa sorte ;)

Mesmo esquecendo a parte monetária, embora ajude, mas não me dá certezas.

Obrigado. Darei noticias em breve
 
@manelele a desculpa do "não sou eu que decido é o meu chefe" é standard de negociações de ordenados.

Se a proposta fosse igual mantinhas-te na que estavas?
Se sim, tentas falar com o teu project manager e diz que se não te igualarem a proposta vais aceitar a que te fizeram.

Acho que a decisão é e se a proposta fosse igual? (aqui pesas tudo, formação, ambiente, coeficiente de cagaço a mudar de empresa, carreira, etc)
 
@manelele a desculpa do "não sou eu que decido é o meu chefe" é standard de negociações de ordenados.

Se a proposta fosse igual mantinhas-te na que estavas?
Se sim, tentas falar com o teu project manager e diz que se não te igualarem a proposta vais aceitar a que te fizeram.

Acho que a decisão é e se a proposta fosse igual? (aqui pesas tudo, formação, ambiente, coeficiente de cagaço a mudar de empresa, carreira, etc)

Isso já eu falei, e não igualaram a proposta.

Se a proposta fosse igual, os pontos positivos de cada:
Formação - Nova proposta
Ambiente - Actual (não conheço o novo)
coeficiente de cagaço a mudar de empresa - Já mudei de empresas, nunca tive grandes problemas
carreira - provavelmente a nova empresa, esta como não é area de desenvolvimento de software, pouco ou nada poderei subir em termos de carreira. Enquanto que a nova empresa, desenvolve bastante software
 
Dá para perceber que estás mais inclinado para a nova proposta, é como te disseram, se não tens muitas dependências arrisca.

Afinal de contas dizes que não vais subir na carreira no trabalho que estás atualmente.
 
Bom dia. Ando à 1 semana a tentar decidir algo, mas está complicado. Sou developer back-end

Actual emprego:
- Recebia 1300 brutos, ao dizer que me ia embora, ofereceram-me 1700 brutos, mais um bonus que pode chegar aos 4000€ dependendo dos objectivos atingidos
- Sou o único developer
- Gosto do ambiente da empresa e dou-me bem com o pessoal
- Trabalho sempre no mesmo projecto (disseram que ia ter mais projectos no futuro, que há muitas ideias)
- Progressão na carreira sem grandes perspectivas
- demoro até ao escritório cerca de 30 minutos de transportes publicos



Nova Proposta:
- 1900 brutos - ( Em 6 meses passaria a 2100 brutos)
- Equipa de ~20 developers
- Vários Projectos, em várias tecnologias, todas back-end
- demoro até ao actual escritório cerca de 15 minutos a pé ( Há a possibilidade de mudarem de escritório e de ter de ir de carro e demorar 1 hora)

Ao inicio estava certo na mudança, mas após a contra-proposta, e ver que fizeram um esforço para que eu ficasse, tenho andado indeciso.

O que fariam na minha posição ?
Mudava. Nem pensava nisso.

Essa empresa actual deu-te mais 400, só sob ameaça. Nunca te vão dar nada, vai ser sempre na retranca.
Obrigado a todos pelos vossos conselhos.

Decidi aceitar a proposta da nova empresa e assim em breve inicio um novo capitulo profissional.
Só vi no fim, good call, no regrets. Para a frente é que é caminho.
 
Já vi tarde, mas vejo que aceitaste o novo desafio. Acho que fizeste bem. Eu estou a pensar fazer o mesmo mas a minha situação tem tanto de parecido com a tua como de diferente.

No meu caso estou a receber pouco mais de 800€, estou a 40 min de casa se for de mota, ou 45 de carro. De transportes estou a mais de 1h30. Sou o único developer e estou a fazer um esforço do caraças para tirar a empresa do caminho da falência. Estou com quase 4 ordenados em atraso (não fiquei 4 meses sem receber, durante uns tempos o boss pagava aquilo que dava para pagar e foi acumulando)

Estou neste momento a desenvolver um projeto que tem já 3 ou 4 possíveis clientes todos eles a pagar uma quantia grande de dinheiro porque isto está a ser desenvolvido quase como se fosse de propósito para cada um deles.

Portanto e por me estar a envolver demasiado na dinamização desta empresa não me sinto bem em sair da empresa. Não é por ter pena dos meus colegas ou do patrão, é mais por mim, porque me sinto demasiado envolvido, não quero deixar as coisas a meio. Se der, muito bem, se correr mal, então aí vou embora.

Por outro lado, aqui na zona não é fácil encontrar um local onde me paguem assim 1300€ ou mais.. lol... Se aparecesse uma empresa a oferecer esse valor eu queria lá saber do que deixava a meio.. venha de lá o novo desafio :D O mais normal aqui nesta zona, pelo que tenho conhecimento, anda abaixo dos 1000€.

Já fui a várias entrevistas mas umas não me encheram as medidas, outras foi o contrário. Quero com isto dizer que não estou com palas nos olhos, vou de vez em quando vendo as oportunidades que vão aparecendo
 
Am fim de um ano, já deve estar a caminho do próximo aumento :p

Ve a data dos posts antes de comentar, a maioria já devia ter sido fechada.
 
Bom dia. Ando à 1 semana a tentar decidir algo, mas está complicado. Sou developer back-end

Actual emprego:
- Recebia 1300 brutos, ao dizer que me ia embora, ofereceram-me 1700 brutos, mais um bonus que pode chegar aos 4000€ dependendo dos objectivos atingidos
- Sou o único developer
- Gosto do ambiente da empresa e dou-me bem com o pessoal
- Trabalho sempre no mesmo projecto (disseram que ia ter mais projectos no futuro, que há muitas ideias)
- Progressão na carreira sem grandes perspectivas
- demoro até ao escritório cerca de 30 minutos de transportes publicos



Nova Proposta:
- 1900 brutos - ( Em 6 meses passaria a 2100 brutos)
- Equipa de ~20 developers
- Vários Projectos, em várias tecnologias, todas back-end
- demoro até ao actual escritório cerca de 15 minutos a pé ( Há a possibilidade de mudarem de escritório e de ter de ir de carro e demorar 1 hora)

Ao inicio estava certo na mudança, mas após a contra-proposta, e ver que fizeram um esforço para que eu ficasse, tenho andado indeciso.

O que fariam na minha posição ?

Devido à questão do carro (poderes demorar 1 hora), ficava na actual.
Dinheiro não é tudo, pensa naquilo que não está incluído no ordenado (refeições com melhor/pior qualidade, trajecto mais rápido), etc.
 
Devido à questão do carro (poderes demorar 1 hora), ficava na actual.
Dinheiro não é tudo, pensa naquilo que não está incluído no ordenado (refeições com melhor/pior qualidade, trajecto mais rápido), etc.

o post já tem um ano, o user ao tempo que já deve ter mudado de poiso...
 
Back
Topo