Internet entre casa via wifi

jacar

Power Member
Boa noite,
Preciso internet numa habitação distante ( uns 300 metros em linha reta), pensei em comprar duas ubiquiti nanostacion M5 para fazer o envio e recepção da net. Alguém tem esta configuração ou alguma sugestão melhor? Se funcionar, sera que consigo colocar a box meo na casa que esta a receber a net?
 
Nanostation M5 é algo antiga e só permite até 150 Mbps, eu não recomendaria. Tens aqui o documento da Ubiquiti para a escolha do equipamento atual mais correto: https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/205197750-airMAX-Which-product-should-I-use-

Penso que para curtas distâncias dessas o mais recomendado seria normalmente o NanoBeam. Também ficarias muito bem servido com o mais discreto/barato NanoStation.

Agora, metendo a box da Meo à mistura é que não faço ideia. A nova box Sofia não funciona por Wifi? imagino que seja mais tolerante a latências e coisas dessas. Os produtos Air Fiber têm latência ainda mais pequena, mas são bem mais caros.
 
Boa noite,
Preciso internet numa habitação distante ( uns 300 metros em linha reta), pensei em comprar duas ubiquiti nanostacion M5 para fazer o envio e recepção da net. Alguém tem esta configuração ou alguma sugestão melhor? Se funcionar, sera que consigo colocar a box meo na casa que esta a receber a net?

Usa duas nanobeam m5, para velocidades ate 100Mb

ou duas nanobeam 5ac para velocidades até 400Mb

Sim consegues colocar a box, tenho dois sistemas que montei a funcionar perfeitamente.

mas precisas deste switch, para separar o multicast da box, logo depois na antena na casa receptora

https://www.tp-link.com/au/products/details/cat-41_TL-SG105E.html
 
Última edição:
Na casa recetora vou precisar de um router wireless, sabem se existe algum router barato que faça a gestão multicast em vez do switch?
Quanto as antenas estava a pensar colocar as nanostation loco NS-5ACL, devem ser equivalentes as que recomendam?
 
Sim eu quando falei em Nanostations quis dizer as 5AC. Disclaimer, eu percebo muito pouco disto e posso estar a guiar-te mal. Mas vendo este post de alguém que fez o que tu queres fazer parece-me que não ias ter problemas:

I can confirm that they support bridging. Setup is a breaze. I have your exact scenario, connecting my shop to my home with two 5AC Loco units. Set one to AP PtP and the other to Station PtP with WPA2 security and you're all set. I set everything up with the UMNS iPhone app and it worked great.

I basically followed this https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/205142890-airMAX-How-to-Configure-a-Point-to-Point-Link-Laye...

De referir que a versão Loco parece-me que precisa de um injetor PoE que não vem incluido, convém informares-te sobre isso.
 
A vossa explicação ajudou imenso, obrigado.
Já tinha reparado que não traz POE, mas mesmo assim fica mais em conta.
Agora só falta saber se consigo um router que faça essa gestão de multicast. Será que o Asus RT-N12E dá para o que pretendo?
 
Última edição:
Na casa recetora vou precisar de um router wireless, sabem se existe algum router barato que faça a gestão multicast em vez do switch?
Quanto as antenas estava a pensar colocar as nanostation loco NS-5ACL, devem ser equivalentes as que recomendam?
Não precisas de um router wireless precisas apenas de um acess point que liga ao switch.
 
@jacar

Conseguiste colocar IPTV + net na habitação a 300m com as duas NS-5ACL mais o switch tl-sg105E do lado cliente?

Pretendo ajudar um amigo numa situação idêntica, mas preciso ainda perceber como funciona a configuração das VLAN’s.

1) É necessário configurar o trunk (juntar as vlans na mesma porta) no router MEO, ou este faz automaticamente?

2) Do lado cliente é necessário configurar a separação das vlans?

Obrigado
 
@jacar

Conseguiste colocar IPTV + net na habitação a 300m com as duas NS-5ACL mais o switch tl-sg105E do lado cliente?

Pretendo ajudar um amigo numa situação idêntica, mas preciso ainda perceber como funciona a configuração das VLAN’s.

1) É necessário configurar o trunk (juntar as vlans na mesma porta) no router MEO, ou este faz automaticamente?

2) Do lado cliente é necessário configurar a separação das vlans?

Obrigado
Ainda não instalei, vai ser durante este mês, mas vou seguir as sugestões aqui apresentadas.
 
Back
Topo