Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Pois, foi o que eu disse.
A sujidade do sensor não depende apenas do numero de disparos.
É bem pior não se ter cuidado a mudar lentes, por exemplo.

Disse também que só limpava o sensor quando via marcas nas fotos que fazia.
Até faço o teste da parece branca (ou céu azul, que também funciona bem) - aponto a camara a f/8 ou mais para o céu/parede e no lightroom aumento bastante no dehaze. Tudo o que é sujidade vai aparecer e bem :)
Estando o sensor ainda limpo, vou limpar para quê?!
 
Tens de compreender que a "mania das limpezas" é uma doença real.

Isso de limpar o sensor a cada 1500 disparos só porque sim é um absurdo, mesmo tendo em conta que os sensores de mirrorless estão muito mais expostos que os sensores de DSLR.
 
Vou deixar aqui uma montagem com as 2 imagens a comparar.
O ficheiro raw exportado pelo lightroom e o jpeg. Ambas sem edição.

PngE7X6.jpg
 
Não conhecia este problema das "minhocas" da Fuji. As citações do @APedro são bastante informativas. Acho engraçado os comentários que saltam logo para a conclusão de que "Bayer é melhor que Trans-X e ponto", quando na realidade ambos são compromissos com limitações.

Sem ter acesso aos ficheiros RAW é impossível saber até que ponto o problema pode ser mitigado ajustando as opções do LR. Mas parece-me que é um artefacto típico do sharpening/NR, eventualmente agravado por um algoritmo de demosaicing de Trans-X menos eficaz. Infelizmente a Adobe não permite ajustar o algoritmo de demosaicing. Seria interessante experimentar vários para ver se há algum mais eficaz para este tipo de cena, que é previsivelmente problemático.
 
Não conhecia este problema das "minhocas" da Fuji. As citações do @APedro são bastante informativas. Acho engraçado os comentários que saltam logo para a conclusão de que "Bayer é melhor que Trans-X e ponto", quando na realidade ambos são compromissos com limitações.

Sem ter acesso aos ficheiros RAW é impossível saber até que ponto o problema pode ser mitigado ajustando as opções do LR. Mas parece-me que é um artefacto típico do sharpening/NR, eventualmente agravado por um algoritmo de demosaicing de Trans-X menos eficaz. Infelizmente a Adobe não permite ajustar o algoritmo de demosaicing. Seria interessante experimentar vários para ver se há algum mais eficaz para este tipo de cena, que é previsivelmente problemático.
Pois, eu abri o RAW no photoshop e estava igual.
Vou experimentar abrir noutro software para ver se será da Fuji ou do Lightroom.

Só noto esse efeito em fotos com objectos mais distantes. Como é o caso.
Poderá ser alguma definição que tenha? A camara veio recentemente da garantia, foi trocar o vidro do sensor que tinha uma mancha. E veio com as definições de origem. E já não sei tudo como estava anteriormente.
 
Como foi dito nos posts anteriores, o "problema" está no algoritmo que a Adobe usa para converter raws dos sensores Fuji X-Trans. Não há nada que possas fazer para o eliminar a não ser usar software de outro fabricante; nos posts anteriores podes ver alternativas, que têm sempre vantagens e inconvenientes. Fora isso, podes tentar minimizar o problema fazendo um sharpening, redução de ruído e "clarity" menos agressivos, fazendo "a olho" conforme o que te parecer menos mal.
 
Eu como estava a pensar comprar uma fuji andei a estudar isso a fundo, e a conclusao a que cheguei e' que deves evitar usar sharpness no lightroom. Edita a foto no lighroom a teu gosot, exporta para PS e usa um filtro high pass e nao teras minhocas.
 
Eu já desde o tempo da Fuji S6500d (EXR) que é impensável usar adobe para revelar os RAWs. Alias, no LR/PS as imagens saem com o dobro da resolução e com um efeito semelhante. Eu converto os raws em tiff num outro sitio sitio qualquer e abro, então, nos adobes.
 
Alguém tem ou conhece algum sistema bastante portátil para backup/storage de fotos? Se a capacidade ajudar, preciso de cerca de 1TB (idealmente 2x1TB para duplicar). Isto vai andar às costas algumas vezes, por isso o peso é importante.

A ideia é ter 2 discos 2.5" para fazer backup de cartões SD (possivelmente em duplicado) durante algum tempo, sem ter que levar portátil.

Vou estar 1 semana fora e acabei por fazer um esquema complicadissimo de fios, hubs e tablet para conseguir isto mas só o trabalho de ligar tudo não me convence. Já vi algumas coisas mas ou são completamente poibitivas de preço, ou nem sequer se vendem na europa ou só levam 1 disco (ou tem espaço próprio).

Se não existir nada lá vou ter de passar uns tempos a inventar qualquer coisa com um rasperrypi e impressoras 3d.
 
Última edição:
Alguém tem ou conhece algum sistema bastante portátil para backup/storage de fotos? Se a capacidade ajudar, preciso de cerca de 1TB (idealmente 2x1TB para duplicar). Isto vai andar às costas algumas vezes, por isso o peso é importante.

Orçamento?

Vê o WD My Passport Wireless: Leitor de cartões SD, bateria integrada, USB 3, 1 a 4 TB, WiFi AC.
 
Não tenho propriamente orçamento porque nem sei quanto custam estas coisas.

Esse parece ser uma solução. Um bocado caro (porque teria de andar com 2 desses e fazer a cópia 2 vezes)

Vou refinar a ideia:
- a bateria não me diz rigorosamente nada (bem como wifi, ...)
- ter 2 discos em simultâneo diz muito e facilmente retiráveis lá de dentro

Se calhar estou a querer de mais
 
Para solução "pronta a usar", não vejo outra alternativa. Há a Gnar Box, mas tenho ideia de ser bem mais cara (até porque usa ssd).
 
Back
Topo